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Convex Datacenter
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  • #1

    Injeção eletrônica em BF 161??? (leia o último tópico)




    Senhores da Lama é o seguinte:
    Mais uma vez em busca de rendimento em meu motor BF 161, fui na Carburauto em Anápolis(especialista no ramo aqui em minha cidade) e troquei uma idéia com o responsável, sobre aumento de força e velocidade e diminuição do consumo, ele me disse que ele vai estudar um jeito de colocar o carburador 2E do opala 6 CC dos últimos que sairão, e ele me garante que vai aumentar de 20 a 30 % força e velocidade e diminuir em 30% o consumo , e ele me fez uma proposta eu banco a base de tecnil para adaptar(creio que vou gasatr uns R$ 100,00) e ele põe o carburador dele e me deixa andar uma semana com ele para fazer o teste. Á e outra coisa ele não engole o caroço tão fácil como o original.

    nova mensagem embaixo

    Abraços

  • #2
    Visitante
    Oi,

    Eu fiz algo semelhante, quando tirei a I.E. botei um 2E no meu Samurai. Fiz uma flange de aluminio fundido que me custou R$ 60,00 (Essa peça serve pra prender e adaptar o carburador no coletor de admissão).

    Se for de tecnil eu creio que o proprio combustivel iria correndo essa base, o que a estragaria.

    E tambem acho que esses valores estao muito superfaturados, talvez voce encontre uma melhora, dado que o 2E é mais moderno, so que o 2E é recomendado para motores abaixo de 2.0, sendo economico. Ou seja, o consumo vai melhorar, mas a força e o torque provavelmente vao diminuir. Uma opcao seria o 3E para seu motor.

    []s!
    Osvaldo

  • #3
    Opala 95??

  • #4
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Se for de tecnil eu creio que o proprio combustivel iria correndo essa base, o que a estragaria.
    Fala Osvaldo!!!

    Corrosão no Tecnil??? Acho que se a base for feita desse material não terá problema algum, pois a base dos carburadores originais do motor Ford 2.3 OHC são de Tecnil, ou algum nylon similar. Não só desse motor, existem outros também...
    Quanto ao carburador 2E, não sei dizer, mas baixo consumo e aumento de potência caminham sempre para lados opostos!
    []'s

  • #5
    Mas e se fosse você tentaria, quanto ao carburador não sei realmente se é 2E só sei que é dos últimos opalas que sairam(6 cilindros)
    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de Cícero Franco
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    Estes plásticos não são atacados pelo combustível, exceto o poliestireno (e não o polietileno).

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #7
    Beleza Galera
    Já fiz a cagada só que foi um pouco diferente fui na carburauto e conversei de novo e falei que nem um dos meus amigos experientes concordaram com a idéia, aí ele me disse então vamos colocar injeção eletrônica , e disse que o outro ia ficar bom, mais esse vai ficar melhor ainda, só bastava eu bolar a base pois a injeção eletrônica é um pouco mais largo que o carburador original porém mais baixo e os parafusos não coincidem a uníca coisa que coincide é a largura do difusor +ou- um é 38mm e o outro é 39mm, resultado comprei 12 centimetros de tecnil por 100 mm de diâmetro e fui fazer a romaria nas torneadoras, fui em 5 e todos me disseram que o tecnil não aguenta e fica muito difícel e BLÁBLÁBLÁ fui em outra e o cidadão que era meu conhecido me disse que o tecnil não desgastava, e me mostrou uma moto CG 125, a saida do carburador era de borracha, ele me cobrou R$ 40,00 para fazer a peça e aliás entre o corpo de tecnil e o coletor de admissão vou colocar um calço de 10mm de celerom para evitar de derreter o tecnil através do calor. Agora existe uma adaptação que é colocar outro platinado dentro do distribuidor para alimentar não sei o quê, logo pensei outro platinado para me deixar na mão só que esse platinado vai trabalhar com uma corrente baixa(5 VCC) e portanto não vai colar esse platinado.
    vou relatar passo a passo essa aventura..


    Abraços[]' injetados(será )....

  • #8
    NINGUÉM SE HABILITA A DAR UM PALPITE PODE SER QUALQUER UM

  • #9
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Moreira,
    Bom seu mecanico deve ter lhe dado a idéia de colocar a Injeção de Ponto único é claro, Multi Ponto, nem pensar... Embora isso nos EUA seja comum ( colocar Injeção Eletronica em motores antigos ), mas lá eles felizmente tem kits prontos, e a coisa é meio Plug and Play. 8)
    A IE Single Point, é bem mais simples que as convenciobais, mas mesmo assim voce vai precisar de alguns sensores no motor, para que ela funcione a contento:
    - Sensor de rotação do Motor
    - Medidor de fluxo de ar, ou de massa de ar
    - Sensor de borboleta
    - Sensor de Temperatua do motor e do ar
    - Sonda Lambida
    - Bomba de gasolina elétrica
    Dependendo da IE que for adaptada lá, voce vai precisar de mais ou menos sensores, mas os básicos mesmos são essses...
    Outra coisa, a IE é programada segundo calculos minuciosos para cada motor, levando em conta sua potencia, seu torque, sua litragem, seu aquecimento, e destes calculos é que são gerados as curvas de atuação de cada um dos componetes da IE. Sei que hoje é possivel re-programar o chip da injeção, mas quem for fazer isso, vai precisa conhecer muito a fundo o BF.

    Por fim, IMHO, impossivel não é, mas vai ser um desafio e tanto...

    Analise bem se financeiramente vai valer a pena. Hoje voce encontra excelentes motores, como o Powertech ( 6 em linha ) e o Vortec ( 6 em V ) ja injetados, que ficam ótimos em Jeep, e por um preço bem atrativo ( de R$ 500.00 a R$3.000.00 ) 8) 8)

    []'s
    Gustavo

  • #10
    Obrigado pela aula Gustavo .
    Mas hoje estive lá para levar uma basesinha de tecnil coisa de 5mm para ficar entre o coletor e a base de tecnil(que ficou com 10 Centimetros) e ele já tinha montado o outro platinado no distribuidor, e colocou aquele condensador para fora, ele ainda está ajustando, a hora que ele ligou e acelerou fiquei muito entusiasmado o barulho do motor mudou e a aceleração ficou super rápida , e ele estava usando a bomba original ainda não tinha colocado a bomba elétrica(que também não sei se ele vai por) o único problema até agora é que não dava macha lenta, segundo ele, vai ser colocado um potênciometro e um módulo para regular a marcha lenta(não me perguntem como), amanhã trarei mais notícias, e vou imprimir o texto que o Gustavo(Iassis) escreveu e perguntar o que foi usado

    Abraços [] Injetados...(será )

  • #11
    Usuário
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    Eaí pessoal blz. Então, é a prieira vez que entro no papo.

    Sobre injeção no Bf, já estou usando no meu. Uso uma Injeforce programavel + base do carburador original + base que une a TBI do monza com a base do Carb. Original + 3 bobinas de fiat + roda fônica 60-2 + bomba eletrica. Ates usava a igniflex, usei a roda fonica + bobinas do kit igniflex. Custos: Injeforce R$ 1800,00 + as peças dá uns R$ 3.000,00.

    Abraço

  • #12
    Usuário Avatar de Rodrigotche
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    Medianeira/PR
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    Gastou tudo isso e ainda falha devia ter deixado o carbura hehhehehe
    Um abraço

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