-
DougBRSP,
Pode ficar tranquilo! Faço por minha conta e risco :concordo: !! Na verdade um outro amigo aqui do fórum (não me lembro o nome dele) tbm já tinha me dito antes que essa era uma alternativa (gambiarra, na verdade) pra tentar miniminzar os efeitos do shimmy!
Claro que eu gostaria de resolver da melhor maneira possível, trocando os jumelos por outros melhores, trocando sistema de barras, mas a grana tá curta, e acho que aquela máxima "quem não tem cão caça com gato" vale sempre, principalmente pra nós jipeiros... :wink:
Abraço,
Vitor
-
DougBRSP, abrir a convergencia é o metodo mais simples de minimizar o shimmi em alguns casos´é o que resolve .. no caso de jumelão em parte é isso que resolve , mas ainda falat a cunha p/ melhorar o caster mas p/ quem tem sistema de direção original a convergencia tb se altera com a adoção dos jumelões
[]'s
-
Beto, então isso não seria uma prática tão gambi assim?
Vc sabe se fazendo isso está forçando alguma coisa na ponta de eixo/rolamentos? Os pneus imagino que desgastem mais, já a mecânica disso não sei..
[]s
-
Caros amigos.
Até onde sei, é OBRIGATORIO abrir um pouco a covegencia das rodas dianteiras, é EXATAMENTE por isso que aparece o SHIMMY.
Até mesmo os carros de passeio tem shimmy se vc deixar a convergencia reta.
Só estou afirmando isso, porque conversei com dois profissionais que fazem alinhamento e balanceamento.
Espero ter ajudado
[]'s
(DU)
-
A muito tempo coloquei esses jumelos maiores.
eu mesmo os fiz, com um espaçador no meio preso com porcas.
Nunca tive problema de shimmy. lógico, alinhei as rodas e até hoje ando sem problemas.
talvez pq a altura do meu jumelo não seja tão grande qto as comercializadas por aí, mas o jeep ficou um pouco mais alto só, não muito.
[]'s pensando em levantar a carroceria + um pouco...
-
Manda alinhar, se o problema continuar faça uma revisão nos rolamentos do Shimmy, cada munhão tem que virar com 6 kgf, por isso que tem uns calçõs nos rolamentos, para dar mais ou menos aperto nos rolamentos que são cônicos...
-
Lembrando que as rodoas só vão fechar se o sistema de direção for o Original ou outro que utiliza o mesmo principio... Caso contrario as rodas irão permanecer alinhadas, porem o volante vai desalinhar um pouco para compensar...
-
DougBRSP, como ja foi dito , o "normal" é um pouco aberto mesmo
muito aberto vai gastar pneu e forçar rolamentos
[]'s
-
Boa noite pessoal.
Vou passar minhas experiências. Uso os jumelos altos no meu CJ por necessidade das adaptações. Faço op alinhamente de acordo com o especificado no manual do CJ, nem mais aberto, nem mais fechado. A única vez que tive problema com "shimming" foi quando estourou um rolamento do munhão, bastou trocar e regular que ficou tudo bom. Eu uso a cunha para corrigir o angulo, a mesma que não foi inventada pelo pessoal da garra 4x4, acho que devem ter sido inventadas junto com as molas. Qualquer moleiro por aí sabe da utilização das cunhas, elas são vendidas prontas e qualquer moleiro ou mecânico que se preze sabe que ao se modificar a altura dos jumelos deve-se corrigir a posição do eixo, geralmente com o uso de cunhas ou reposicionando a sapata que apoia o feixe no eixo (tira e solda no lugar correto). Lembrem-se: lâmina de mola quebrada, pneu descalibrado, rolamentos de roda ou de munhão com jogo, terminal de direção com folga e alguma outra coisa que devo estar esquecendo podem causar "shimming".
[ ]s
Hudson.
-
O meu está com jumelos altos desde que comprei e nunca tive problema com eles....mas estou pensando em colocar originais atraz e deixar os altos apenas na frente.
O que vocês acham disso?
-
Cara, é simples... a CUNHA geralmente resolve... o pino mestre do Munhão desalinhado causa Shymming.... eu fabrico Cunhas para toda Linha de automoveis e utilitarios que possuem feixe de Molas.... é normal em alguns veiculos causar o maldito problema ao mudar a Flexa do feixe de molas ( Mudar o arqueamento )...
[]´s Moleiros ....
-
Trocar jumelos com SPOA, mantenho o original?
Tem algum problema colocar os jumelos d epoliuretano com 15 cm? :pensativo: