x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13

Tópico: alinhamento

  • #1
    Usuário Avatar de Delfim
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    S Paulo/SP
    Idade
    58
    Posts
    238
    Agradecimentos: 0

    alinhamento




    Pessoal,
    Qual a convergência para alinhamento da direção do CJ5 ?
    Estou com pneus 750x16, que estão gastando por fora.
    Grato,
    Delfim.

  • #2
    Fala rapaziada,

    Aproveitando a dúvida do Delfim eu também estou com esse problema o pneu "gasta" somente do lado de fora só a roda esquerda os demais estão ok, o detalhe é que os amortecedores são novos.

    Como resolver esse problema ???

    Conto com a ajuda de vocês.

    Abraços.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    alinhamento

    é normal o pneu do jeep gastar mais do lado de fora no eixo dianteiro devido à geometria do eixo. Isso é de projeto.
    Se voce olhar o jeep de frente notará que os pneus formam um leve V.
    no jeep normalmete só se ajusta a convergência, pois o camber é fixo e o caster também, porém neste caso pode-se dar um pequeno ajuste usando calços angulares, mas na maioria das vezes, não se mexe com isso.
    se um lado gasta mais que o outro pode ser que a pressão dos pneus esteja diferente, voce judia mais de um lado nas curvas, uma das rodas livres esta travada ou simplesmente o eixo está torto, ou a mola de um dos lados esta arriada.

  • #4
    Usuário Avatar de Marcio Martin
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    47
    Posts
    521
    Agradecimentos: 0

    Vibração em buracos

    Ola amigos,
    Desculpe reavivar um tópico tão antigo, mas não colhi as informações que preciso aqui e nem em outros encontrados, até cheguei perto, mas não o suficiente, e pelo q percebi o LEOPOLDO, domina a arte não é??
    Bom o problema é o seguinte, tinha no meu CJ5 os pneus da F1000 750/16, o jipe estava legal, troquei pelos pneus da F250 (265/75/16), tive q usar espaçadores de 30mm, ficou bonito pra caramba, mas a dirigibilidade ficou terrivel, na estrada não conseguia passar de 40km/h qdo pegava buraco era quase impossivel segurar tinha q diminuir a até parar de chacoalhar, na cidade pior ainda.
    Oq fiz:
    1) Alinhamento e balanceamento, não resolveu
    2) Coloquei amortecedor de Direção da D-20 (uso a cx do santana, incluvise manti o amortecedor antigo tbm, ou seja, esta com 2), ajudou em 80%, ainda não testei na estrada. Mas na cidade ao testar percebi q nuns 60km/h qdo pega buraco ele vibra um pouco ainda, nada q assuste mas vibra.

    Segundo o mecanico, antigo dono do CJ, que colheu informações por aí, eu poderia fechar o alinhamento dianteiro das rodas em +/- 10mm, pq ele poderia "bater palmas" no alinhamento zero, daria pra fazer isso em casa com uma linha puxada dos pneus traseiros...isso procede? alguem tem alguma dica?

    Obrigado antecipadamente!!
    4X4 Brasil Razão: teclei erradamente entes de terminar o texto

  • #5
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    é normal o pneu do jeep gastar mais do lado de fora no eixo dianteiro devido à geometria do eixo. Isso é de projeto.
    Se voce olhar o jeep de frente notará que os pneus formam um leve V.
    no jeep normalmete só se ajusta a convergência, pois o camber é fixo e o caster também, porém neste caso pode-se dar um pequeno ajuste usando calços angulares, mas na maioria das vezes, não se mexe com isso.
    se um lado gasta mais que o outro pode ser que a pressão dos pneus esteja diferente, voce judia mais de um lado nas curvas, uma das rodas livres esta travada ou simplesmente o eixo está torto, ou a mola de um dos lados esta arriada.
    Leopoldo,

    Fui alinhar meus BFG MUD 33 e o cara disse que é bom deixa reto (sem a convergencia) para forçar menos (inclusive economizar gasolina).

    O que você acha????
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #6
    Usuário
    Entrada
    03/07/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    40
    Posts
    173
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Leopoldo,

    Fui alinhar meus BFG MUD 33 e o cara disse que é bom deixa reto (sem a convergencia) para forçar menos (inclusive economizar gasolina).

    O que você acha????

    Me falaram a mesma coisa...
    Jeep CJ-5 1977

  • #7
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Minha opinião...levemente convergente...
    Abraços
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #8

    convergente

    Eu olhando de frente para o jeep, a parte frontal do pneu fica mais aberta ou mais fechada que a parte de traz do pneu ? Pois o meu esta aberto na frete mais não sei se esta certo.

  • #9
    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Eu olhando de frente para o jeep, a parte frontal do pneu fica mais aberta ou mais fechada que a parte de traz do pneu ? Pois o meu esta aberto na frete mais não sei se esta certo.
    A palavra convergência quer dizer que linhas imaginárias que passassem pela linha de centro dos pneus, convergiriam para um ponto situado a frente do carro. Vejam o desenho que eu fiz, que tá com um angulo exagerado, é claro.

    Seu pneu esta divergente. Ele devem ficar convergentes para compensar a tendência natural das rodas dianteiras de "abrirem" quando o carro está em movimento. O valor do ângulo depende do projeto de cada carro. Suspensões alteradas... bem aí só bom senso e tentativas, mas certamente devem ficar convergentes.
    alinhamento Imagens Anexas

  • #10
    Citação Postado originalmente por Durval Ver Post
    A palavra convergência quer dizer que linhas imaginárias que passassem pela linha de centro dos pneus, convergiriam para um ponto situado a frente do carro. Vejam o desenho que eu fiz, que tá com um angulo exagerado, é claro.

    Seu pneu esta divergente. Ele devem ficar convergentes para compensar a tendência natural das rodas dianteiras de "abrirem" quando o carro está em movimento. O valor do ângulo depende do projeto de cada carro. Suspensões alteradas... bem aí só bom senso e tentativas, mas certamente devem ficar convergentes.
    É isso aí mesmo.

    Um dos motivos, dito pelos mecas, para a convergência dos 4x4 é dar maior tração.

    Faz sentido.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #11
    Usuário Avatar de Jedi Diego
    Entrada
    15/05/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    37
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    "Bom o problema é o seguinte, tinha no meu CJ5 os pneus da F1000 750/16, o jipe estava legal, troquei pelos pneus da F250 (265/75/16), tive q usar espaçadores de 30mm, ficou bonito pra caramba, mas a dirigibilidade ficou terrivel, na estrada não conseguia passar de 40km/h qdo pegava buraco era quase impossivel segurar tinha q diminuir a até parar de chacoalhar, na cidade pior ainda."

    então, comprei meu primeiro Jeep nessa última semana...

    um Willys 75 direção hidráulica e algumas outras coisas, por um bom preço depois de um ano procurando...

    no sábado vim dirigindo para SP capital desde Igaratá, quando estava na estrada perto de uns 40KM/h em terceira, o volante começava a jogar muito de um lado para o outro... que susto!

    lendo o tópico dos colegas acima, reparei que os pneus estão gastos da mesma forma, (Aro 16, Pirelli parece de um trator, guardada as proporções, é claro) e a barra de direção foi soldada, pois foi prolongada por causa da direção hidráulica...

    o que vocês acham, devo arriscar;
    * primeiro fazer balanceamento e alinhamento; ou

    *primeiro dar uma boa olhada na caixa de direção e depois mandar fazer
    balanceamento e alinhamento;

    * ou nada disso...

    sei lá, para vocês, jipeiros mais experientes pode soar meio infantil a pergunta, mas não queriar colocar a carroça na frente do burros e nisso torrar uma grana
    de imediato, e assim, acabar fazendo uma coisa que não teria tanta necessidade agora, pois há outras muitas para fazer com o tempo...

    ValeU!!!

  • #12
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    45
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jedi Diego Ver Post
    "no sábado vim dirigindo para SP capital desde Igaratá, quando estava na estrada perto de uns 40KM/h em terceira, o volante começava a jogar muito de um lado para o outro... que susto!
    E ai cara...

    "o volante começava a jogar muito de um lado para o outro" = shimmy


    Começe dando uma boa revisada em todos os componentes de suspensão e direção...

    Segue um topico que fala bastante sobre o assunto...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36083

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Alinhamento de direção Cherokee Limited 98
      Por Marcello Comodini no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 26/02/2009, 21:59
    2. Alinhamento CJ5 e Alerta p/ Melhorar
      Por Marcio Martin no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/03/2008, 19:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade