x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1

    Bloqueio de porca presta?




    Amigos do fórum, eu tentei usar a pesquisa, mas nunca me dou bem comela. Mas lá.
    Estou pensando em colocar no meu CJ5 bloqueios de porca.
    Eu andei pesquisando e pelo que vi qualquer torneiro consegue fazer. Não é nada de outro mundo. É até bem simples.
    Minnha única dúvida seria o aperto das porcas. O quanto apertar? Apertar um pouco, mais ou menos ou o famoso "até sair água"? O ideal seria saber em torquer qual seria o aperto para que eu tenho um bloqueio em torno de 80 a 85%.
    Alguém usa este tipo de bloqueio?
    O que podem dizer a respeito? Vale a pena? O resultado é bom?

    Bloqueio de porca presta?-bloqueio-porca-02.jpgBloqueio de porca presta?-bloqueio-porca-01.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Nunca usei, mas pelo que entendo:
    Quanto mais aperta mais bloqueia. É questao de decidir antes de mais nada quanto vai querer ! Isso na montagem do conjunto. Se for andar na trilha somente, levando o jeep de carretinha, aperta ate sair sangue e assume as dificuldades de dirigir 99% bloqueado.
    Se vai dirigir no asfalto nao vai poder apertar muito, senao vai judiar muito dos semi-eixos e dos pneus. Mas quanto ? Depende dos penus, de quanto vai andar no lama e no asfalto e assim vai. Fica bem complicado.
    O problema maior é que as arruelas que vao debaixo das porcas gastam muito rapido e o efeito bloqueio vai sumindo. Para corrigir tem que desmontar, reapertar e remanchar as pontas novamente. Quanto rapido ? Depende de quanto apertou !
    Nao tem nada degraça ! Se econimoza aqui..gasta ali !
    Compre um bloqueio inteligente tipo kaiser ou um selecionavel, é bem mais caro, mas é garantido e confiavel.
    Imagina se teu torneiro da uma errada na escolha do material ou na tempera e uma destas porcas quebra e embola na coroa/pinhao....la se foram uns 500 pilas !

  • #3
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Nunca usei, mas pelo que entendo:
    Quanto mais aperta mais bloqueia. É questao de decidir antes de mais nada quanto vai querer ! Isso na montagem do conjunto. Se for andar na trilha somente, levando o jeep de carretinha, aperta ate sair sangue e assume as dificuldades de dirigir 99% bloqueado.
    Se vai dirigir no asfalto nao vai poder apertar muito, senao vai judiar muito dos semi-eixos e dos pneus. Mas quanto ? Depende dos penus, de quanto vai andar no lama e no asfalto e assim vai. Fica bem complicado.
    O problema maior é que as arruelas que vao debaixo das porcas gastam muito rapido e o efeito bloqueio vai sumindo. Para corrigir tem que desmontar, reapertar e remanchar as pontas novamente. Quanto rapido ? Depende de quanto apertou !
    Nao tem nada degraça ! Se econimoza aqui..gasta ali !
    Compre um bloqueio inteligente tipo kaiser ou um selecionavel, é bem mais caro, mas é garantido e confiavel.
    Imagina se teu torneiro da uma errada na escolha do material ou na tempera e uma destas porcas quebra e embola na coroa/pinhao....la se foram uns 500 pilas !
    O problema na minha visão, não é nem no material... é se essa porca afroucha? vai moer tudo...

    Eu não sou adepto do bloqueio traseiro, mas do dianteiro fiz uma loucura, embora ainda não testei, pois ojeep está em reforma, soldei as planetárias... como só utilizamos o 4x4 em terrenos de pouca aderência... não terei muito problemas... penso eu!!!

    Forte abraço!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #4
    Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Posts
    621
    Agradecimentos: 7
    Um amigo meu " comprou " um bloqueio desse tipo, digo comprou porque ele mandou a caixa satélite pra um carinha que não sei quem é, e ele mandou de volta montado igual na primeira foto acima, e cobrou 350...

    Logo fiquei interessado em fazer um desses pra mim...

    Bem, como o meu demorou a ficar pronto, fiquei observando o jeep do meu amigo...

    resultado, nem eu nem ele achamos que funcionou...

    Em virtude disso, nem coloquei o que eu fiz no jeep... e ele acabou soldando o dele...

    No entanto, no caso da porca afrouchar, pelo que vi no bloqueio de meu amigo, ela é soldada, quanto ao material usado, aparentemente é bom... agora quanto a funcionamento do bloqueio, acho que depende muito do aperto da porca, pois esse bloqueio é do tipo que bloqueia por atrito, fricção...

    Contudo, eu cheguei a uma conclusão, ou aperta bem para bloquear 100% ou nunca se sabe se vai bloquear... e se for pra ser 100% mais barato soldar do que fazer desse jeito...

    Hoje eu to com um bloqueio 100% EATON Detroit Locker no meu jeep no eixo traseiro onde eu iria por esse bloqueio tabajara... saiu muito mais caro mas vale a pena...
    Christian Ullmann
    Cj5 1972 - MWM 2.8 + 260F + RTR; Eixos HD; Suspensão Four link; Guincho Dandaro TX13; Pneus Texas 37"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Porca do cubo de roda
      Por Hudson Buck no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 03/02/2014, 20:37
    2. Porca da roda traseira Vitara
      Por Cleyson Guimarães no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 16/02/2013, 08:55
    3. Porca do Cubo e freioTraseiro
      Por Edinilson Silveira no fórum JPX
      Respostas: 6
      Última resposta: 16/01/2011, 00:06
    4. porca das rodas
      Por jeorge no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 13/11/2010, 13:14
    5. Porca de roda do Troller 2003
      Por Insano no fórum Troller
      Respostas: 7
      Última resposta: 04/01/2008, 22:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade