Estou trocando o motor 250s pelo mpfi e como não estou "de posse" do mesmo e quero preparar o cofre do CJ preciso saber a distancia entre o final do bloco do motor (onde começa a bomba dágua) e o final da polia da bomba d'agua (próxima ao radiador) para comparar com o atual.
Será que tem alguém na rede esta hora que poderia medir isso pra mim???
E para que algum outro louco não fique sem esta resposta, lá vai.
São +ou- 13 cm, a distancia entre o bloco (onde a bomba d'agua é parafusada) e a ponta da polia da bomba d'agua. tanto para o motor 250s quanto para o mpfi.
Ou seja, a instalação é a mesma para um e para o outro, só mudando a entrada da bomba d'agua que no carburado é para a direita e do injetado é do mesmo lado da saída, esquerda.
Na verdade, os dois motores são praticamente idênticos pois o 4.1 foi uma evolução dos 250S. A diferença entre eles é praticamente o sistema de alimentação, pois o 250 é carburado enquanto o 4.1 é injetado, e o sistema de redimensionamento das válvulas e do cabeçote (trabalho realizado pela Lotus).
Existem diferenças de desempenho mas é graças ao excelente trabalho da Lotus.
O 250S era usado nos Opalas, Veraneios e C-20 enquanto os 4.1 MPFI PowerStroke foram utilizados no Omega e na Silverado.
Teoricamente, todas as medidas são bem parecidas, ou seja, onde cabe um, cabe o outro. Possuo um Diplomata 86 e conheço várias pessoas que fizeram a troca do 250 pelo 4.1 em Opalas. Inclusive estive pensando em fazer isso no meu, mas detruiria a originalidade do menino.
Praticamente identicos .... Mas não identicos.
O Powertech tem uma carapaça em cima dele, que precisa que seja feito um burado um pouco mais largo na caverna do motor, para que ele entre de acordo...
[]'s
Gustavo
Não só o sistema de injeção ou a parte superior, mas todo o sistema de polias na disnateira é bem diferente, e foi aí que surgiu a dúvida.
:P Mas o que vale é o que já falei antes, a troca é muito fácil, mecanicamente falando.
O lendário motor 250s que equiparam o Opalas (que era oferecido como opcional) na década de 80 era uma variação do 4.100.
Era um pouco diferente da versão que seria lançada dois anos depois: o volante do motor era do quatro-cilindros, não vinha com o amortecedor de vibração na outra extremidade do virabrequim e o ventilador era do 2,5-litros, de quatro pás em vez de seis.
A GM fez essa alteração a pedido de alguns pilotos que corriam, na década de 70, as provas de longa duração em Interlagos e não agüentavam mais perder para os Mavericks V8. Com isso o Opala passou a ser muito mais rápido que seu rival. Mas a Ford não perdeu tempo, lançou os conhecidos Quadrijet e, depois disso, os carros passaram a ter desempenhos semelhantes.