x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47

Hybrid View

Usuário Avatar de Mauricio Mei
    Entrada
    12/05/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

O que faz a bobina esquentar ???

Amigos

estou com o seguinte problema no meu CJ5 (motor 4c Opala a alcool, com ignicao eletronica), quando uso ele por muito tempo e desligo o motor...ao tentar ligar novamente ele simplesmente nao pega....ai detectei que o problema era a bobina quente...

Entao troquei a bobina e o problema persistiu. Ou seja todas as vezes que uso o jipe por muito tempo, preciso de 2 litros de agua para esfriar a bobina e liga-lo de novo.

O que pode estar acontecendo ???

Valeu

Mei
    Mei
    Pajero Full HPE 5p, 3.8gas, 2008, blindada

Entenda pode ser que sim pode ser que não, quando reformei meu Jeep comprei tudo zero na parte elétrica, montamos o Jeep e a Bobina (Bosh)deu Problema, voltei na Loja e eles não deram nem bola disseram que era problema do eletricista que fez a ligação errada e parárárárá... sai grilado fui em outra loja de peças e contei a história o pessoal me disse que as bobinas falsas que vem do Paraguai, são idênticas as originais, comprei outra e pimba até ontém beleza, mas também pode ser, porquê você está usando Bobina de baixa potência, pois no seu caso, você que ultiliza ignição eletrônica, a certa, é a de alta potência.

Se fosse bão num era dado, era vendido

O meu tambem tem apresentado o mesmo problema, mas realmente acho que a causa e a bobina de baixa potencia, pois já troquei 3 vezes, agora vou colocar uma de alta potencia e ver ser resolve a encrenca.

Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    O problema certamente é a potência da bobina. Isto costuma acontecer com ignição eletrônica. Usa a de alta potência que não vai ter mais problema.

[]s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

Valeu pelo conselho.... boas trilhas para todos.....

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Existem bobinas que precisam de uma resistência no positivo. Os entendidos em elétrica podem explicar melhor.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

BOBINAS

Essas bobinas necessitam de um shunt (resistência) elétrica para fazer com que o valor da DDP chegue da chave num valor de 8VDC, enquanto que o retorno do arranque trabalha a 12VDC.

Na falta de um shunt, você pode usar um fio resistivo.
    O shunt pode ser encontrado em lojas de auto peças.

Eu usei o shunt da chevrolet veraneio por muitos anos, depois passei a usar o fio resistivo do chicote do landau.

É só comprar no desmanche o chicote e remover o fio.

A maioria dos carros possue este fio resistivo.

É só ir à cata.

Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Essas bobinas necessitam de um shunt (resistência) elétrica para fazer com que o valor da DDP chegue da chave num valor de 8VDC, enquanto que o retorno do arranque trabalha a 12VDC.

Na falta de um shunt, você pode usar um fio resistivo.
    O shunt pode ser encontrado em lojas de auto peças.

Eu usei o shunt da chevrolet veraneio por muitos anos, depois passei a usar o fio resistivo do chicote do landau.

É só comprar no desmanche o chicote e remover o fio.

A maioria dos carros possue este fio resistivo.

É só ir à cata.
    Ressusitando o tópico....estou com o mesmo problema em meu CJ5 porém no meu caso é o motor 6cc.
    Coloquei uma bobina nova (marflex)...e nada x nada.....continuou aquecendo. Basta eu forçar o motor um pouco na trilha e pronto.....se eu parar e desligar o bixo não pega de jeito algum. Agora se esperar esfriar...é só um tapa na chave e pronto!!!
    Desde que comprei que está assim.
    No meu caso que ainda uso o platinado acabei comprando o resistor.....será que resolverá?
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Luiz Fernando de C Ver Post
    Ressusitando o tópico....estou com o mesmo problema em meu CJ5 porém no meu caso é o motor 6cc.
    Coloquei uma bobina nova (marflex)...e nada x nada.....continuou aquecendo. Basta eu forçar o motor um pouco na trilha e pronto.....se eu parar e desligar o bixo não pega de jeito algum. Agora se esperar esfriar...é só um tapa na chave e pronto!!!
    Desde que comprei que está assim.
    No meu caso que ainda uso o platinado acabei comprando o resistor.....será que resolverá?
    ola Luis Fernando...bem....eu tinha esse problema no meu bf161... Troquei por uma de maior potência...resolveu em partes.porque do nada ela esquentava...DE VEZ EM QUANDO...ESTRANHO......levei em um bom eletricista....mandei o cara fazer uma geral na eletrica...
    o cara trocou algumas fiacoes velhas...refez todos os reles....tirou a chave geral e funcionou...nunca mais tive problema...sugiro vc levar num eletricista bom...o cara vai ficar uns dias com a vtr mas vai resolver....
    abs
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Citação Postado originalmente por andre_agostinho Ver Post
    ola Luis Fernando...bem....eu tinha esse problema no meu bf161... Troquei por uma de maior potência...resolveu em partes.porque do nada ela esquentava...DE VEZ EM QUANDO...ESTRANHO......levei em um bom eletricista....mandei o cara fazer uma geral na eletrica...
    o cara trocou algumas fiacoes velhas...refez todos os reles....tirou a chave geral e funcionou...nunca mais tive problema...sugiro vc levar num eletricista bom...o cara vai ficar uns dias com a vtr mas vai resolver....
    abs
    Valeu Agostinho...pois é...vc chegou a instslalar o resistor com a bobina de alta potência?
    No meu caso eu ja instalei esse resistor e eu vi em um jeep de um amigo também.. mas ainda não testei depois que coloquei. Se tiver como por favor você me passe a especificação da bobina que vc colocou eu agradeceria.....Mas tive reparando....a chave geral aqueceu um pouco quando tentei fazê-lo pegar um dia desses...suspeito também de um pouco de queda de tensão além do normal.
    Mas pode estar quente o que for...se der um "tranco" num espaço de menos de 2 m ele ja pega cara...por isso descartei as possibilidades de carburação e bomba de combustível....mas é uma novela mesmo....vale o seu preço com certeza na hora da trilha..
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Luiz Fernando de C Ver Post
    Valeu Agostinho...pois é...vc chegou a instslalar o resistor com a bobina de alta potência?
    No meu caso eu ja instalei esse resistor e eu vi em um jeep de um amigo também.. mas ainda não testei depois que coloquei. Se tiver como por favor você me passe a especificação da bobina que vc colocou eu agradeceria.....Mas tive reparando....a chave geral aqueceu um pouco quando tentei fazê-lo pegar um dia desses...suspeito também de um pouco de queda de tensão além do normal.
    Mas pode estar quente o que for...se der um "tranco" num espaço de menos de 2 m ele ja pega cara...por isso descartei as possibilidades de carburação e bomba de combustível....mas é uma novela mesmo....vale o seu preço com certeza na hora da trilha..
    Ola...coloquei sim um resistor....estou em viagem e retorno na quinta...passo pra vc a especificação ....
    No tranco pega porque vc força o sistema todo e a bobina é menos usada nesse caso...porém evite tranco ...embora o bf seja robusto o tranco vai detonando o motor por dentro por causa do choque causado nos postos podendo ferrar tudo por dentro do bloco...principalmente se tiver com pouca lubrificação na hora do tranco
    um abraço e boas trilhas.
    vale a pena tb checar se o tanque não esta sujo....pois sujeira nas mangueiras pode afogar o motor ...causar problemas pra pegar e, por insistência....causar superaquecimento da bobina. Já passei por isso tb...
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

Bobina quente

A ignição eletrônica "do Opala" usa o módulo Bosh de código "9 220 087 xxx" (aonde o xxx vai de 003 a 006). É a primeira coisa a verificar, se não bater, tem q conseguir em desmanche o módulo certo.

Esse tipo de ignição utiliza a bobina "vermelha" de código "KW 9 220 081 067". Se ñ for esta bobina, só vai dar problema: compre uma nova, da Bosch mesmo.

Agora começa a "pegadinha": apesar de estar escrito "12V" na bobina, na verdade ela trabalha é com 8V .... (só pode ser côrno quem inventou isso...). Então precisa colocar uma resistência de aproximadamente 1,5 Ohms antes do terminal positivo da bobina - é só isso, mais nada. Essa resistência pode ser QUALQUER uma, desde q seja capaz de dissipar 20Watts. Pode ir na Sta Ifigênia e pedir uma resistência de 1,5Ohms/20W, ou então pode ir em desmanche e pegar o fio resistivo q normalmente é utilizado (ñ esqueça de andar com um multímetro prá conferir o valor da resistência...). Detalhe: esse "fio resistivo" parece um fio comum (mais uma idéia de côrno...), então tem q tomar cuidado...

E, finalmente, para terminar a saga, é óbvio q o resto do sitema tem q estar passando bem: cabos de vela e velas. Aliás as velas têm q ser as corretas, como por exemplo as WR78G Super 4 da Bosch, q são resistivas e servem tanto prá gasol qto prá álcool.

[]'s,
    Eduardo Furlan
    http://caminho4x4.com

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem