x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1

    motor OHC e cambio 4m fuçado? o que fazer?




    Rapaziada:
    Olha só, um CJ-5, 1980, motor OHC com sua respectiva caixa de 4 marchas que está com problemas. A tampa foi soldada ( sei lá por qual motivo) e ré escapando ( e não é apenas mola).
    Pesquisando no Forum, encontrei diversas opinioes a respeito da caixa 4m que equipa originalmente o CJ-5 80. Uns acham melhor que a de 3 m, outros acham pior, quebra mais facil.
    Tb achei uma informação que a tampa custa um olho-da-cara e dificil de achar. É verdade?

    Que faço? não me preocupo em arrumar e já mando botar uma clark 4m? E qual modelo seria?? Ou mando abrir a caixinha de surpresa??

    Penso no futuro botar um motor mais forte no lugar do OHC e dai a caixa de cambio se eu trocasse teria que aguentar o futuro motor...
    Obrigado,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    ratoruter, INHO, você deve ao menos ver quanto vai gastar nessa caixa, essa tampa você encontra usada por aí, eu já vi algumas... se o preço de arrumar o cambio for perto ou superior a caixa clark você troca, não esquece de cotar o preço da flange...

    Agora é muito esquisito o cara soldar a tampa... me desculpe, mas que servicinho porco...

  • #3
    Usuário Avatar de Alcione
    Entrada
    02/06/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    627
    Agradecimento: 1
    Uns acham melhor que a de 3 m, outros acham pior, quebra mais facil.
    Bom dia André;

    Possuo um CJ-5 ano 77 com motor OHC e acredito usar a mesma caixa que v. tem !! Estou rodando com o meu há 6 anos na cidade e em situações extremas e nunca, nunca, tive problemas com ela. Já ouvi muito comentários de que esta caixa não é boa, quebra fácil, é de difícil manutenção, etc.... Acredito que estes comentários são feitos ou por alguém que teve muito azar ou nunca teve esta caixa em seu Jipe.

    Esta tampa da caixa você pode encontrar usada, não creio ser tão difícil assim para achá-la !!!

    Agora é muito esquisito o cara soldar a tampa... me desculpe, mas que servicinho porco...
    _________________
    Concordo plenamente

    Abraços,

  • #4
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Cristiano:
    Foi o que pensei.. se custar quase uma clark nao pensarei duas vezes..
    Tu tens essa mesma caixa né? Qual clark daria nela?
    Só abrindo terei certeza de como tá ferrada a caixa. Andei cotando e apenas a engrenagem da ré custa L$160 (nova).
    Minha experiencia em mexer em caixa é traumatica, pelo custo que foi. Era um T-90 e tb a principio escapava apenas a ré.
    A tampa ja encontrei por L$250..
    Obrigado pelas opinioes!!
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Re: motor OHC e cambio 4m fuçado? o que fazer?

    Citação Postado originalmente por ratoruter
    A tampa foi soldada ( sei lá por qual motivo) e ré escapando ( e não é apenas mola)
    Não quer dizer coisa alguma !

    Simplesmente soldado é muito vago. Soldado aonde? no que? Qual o tamanho da solda?

    foto ?

    ré escapando pode ser mola+esfera da tampa, pode ser bracinho empenado.

    e para informação geral:

    4 m do OHC é um cambio + forte que o 3 marchas em alguns pontos,+ fraco em outros. Na media, acaba vencendo por ser mais moderno e novo que as pauleiras de 30 anos que rodam por aí.

    Sem dúvida é um cambio um pouco + complicado.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ratoruter
    Cristiano:
    Foi o que pensei.. se custar quase uma clark nao pensarei duas vezes..
    Tu tens essa mesma caixa né? Qual clark daria nela?
    Tem algumas vendendo por aqui e muita discussão a respeito... dá uma olhada ...

    Clark:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12035
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11715
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10196

    4 marchas;
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9842

    Sobre o assunto:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11504

    Citação Postado originalmente por ratoruter
    A tampa ja encontrei por L$250..
    Nova né! não tem necessidade de ser nova, gaste dinheiro com a engrenagem, se for o caso...

  • #7
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    ratoruter,

    R$ 250,00 é o preço da tampa do câmbio 4 marchas por aí mesmo, e não espere que seja nova, no máximo recuperada.

    Quanto a troca do câmbio original por um clark, o preço dos dois câmbios pode até ser próximo, já cansei de ver e ouvir pessoas falando que se o câmbio original tá ruim vale mais a pena trocar logo por um Clark, com certeza é um câmbio muito bom mas não se esqueça que você vai ter que gastar para fazer a adaptação, incluíndo a flange para acoplamento da T-case, que normalmente é uma paulada. Se você mesmo fizer o serviço, claro que sai mais barato, mas se mandar fazer, além das peças vai também a mão de obra, e aí, aquela troca de câmbio que sairia por R$ 1.500,00 que é o preço médio do câmbio acaba chegando em R$ 3.000,00 ou R$ 4.000,00... isso poucos falam, né!

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de Alcione
    Entrada
    02/06/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    627
    Agradecimento: 1
    Continuo achando que o melhor é abrir o cambio (onde está soldado) e verificar antes o que está ocorrendo para poder fazer uma análise correta !! Simplesmente falar em troca antes de toda verificação, é esquentar a cabeça a toa.
    Como já disse este câmbio é muito bom, eu utilizo e muitos amigos meus também tem este câmbio aqui em Curitiba ! Acredito que valha a pena sua manutenção, sem contar que com certeza sairá mais barato !!!

    Detalhe muito importante !!!!! Compre uma tampa original usada, é bem melhor que estas novas que estão fazendo ! Conheço pessoas que colocaram estas tampas novas, foi um caos ! Tinha marcha que não entrava, enrroscava, elas não são muito boas (pelo menos as que são vendidas em Curitiba)

    Abraços,

  • #9
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Alcione:
    Penso que vc tem uma viatura muito parecida ( configuração mecanica) com a minha!!!
    Faz pouquissimo tempo que tenho esta viatura e confesso ter um certo receio de motor OHC e sua caixa 4m. Entao a opiniao de quem tem uma config. similar é muito importante.
    Antes só tive jeep com motor BF. Queria um com motor opala agora, mas pintou esse ai mesmo.

    Mandei abrir a caixa e o grande problema era que os garfos da tampa foram soldados um pouco deslocado o que tava ferrando com a ré. As engrenagens, anéis etc.. estão bons.. é na tampa mesmo o problema, e por enqto optei em arrumar uma tampa para ele. ( ja gastei com o jeep, nao dava para extrapolar muito mesmo na arrancada..).

    A tampa aqui original me pediram entre L$ 250 a L$ 300 e tem um cara aqui q diz q tem uma zerada, original ford, que ele comprou um lote de 20 pçs um tempao atras e que agora só tem mais 2.. Quer L$ 500.

    Fico pensando se nao é dessas que falaste que tem a venda ai em Ctba e que nao prestam??? tem marca nessas tampas ( ou alguma identificacao)?
    Que preço cobram ai?
    E pelas usadas de ferro-velho??

    sds,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #10
    Usuário Avatar de Alcione
    Entrada
    02/06/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    627
    Agradecimento: 1
    Boa noite André

    Consultei aqui em Curiitba estas novas custam +/- 200,00 e me disseram que tem nos ferros velhos as originais por +/-300,00.
    Tenho a certeza que mesmo usada você terá melhor resultado com a original mesmo sendo usada.

    Quanto a composição mecânica do seu jipe, fique tranquilo !!!! Tenho o meu há bastante tempo, É MUITO BOM !!!! Bastante confiável, fazemos boas trilhas por aqui, bem pesadas........... e o conjunto aguenta tranquilo !!!

    Meu jipe está assim;

    - Motor OHC 2.3
    - Caixa 4m original
    - Eixos e diferenciais originais
    - Pneus 265 x 75 x 15 super tork (aqueles fronteiras anabolizados)
    - Guincho Ekron (excelente)
    - T-case original
    - O restante tudo normal prá um bom jipe

    Abraços,

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Achei um anúncio de venda da tampa, olha só:



    (Anunciado em: 19/06/2005)
    TAMPA DO CÂMBIO COM ALAVANCA, CARCAÇA E ALGUMAS ENGRENAGENS DO CÂMBIO 4MARCHAS FORD/WILLYS, SERVE EM JEEP, F-75, F-100 e OUTROS, PERFEITA.
    JOSÉ MILTON SOUZA
    SP - Votuporanga
    (17)3423.1215 / (17)9705.2425
    Indiferente
    zemirlto@ig.com.br

  • #12
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Obrigado, Cristiano!!
    Eu ja tinha mandado email para essa pessoa e o email retornou por nao ser mais valido.
    Em todo caso ja consegui a peça em 3 ferro-velhos da redondeza e tb numa loja off-road daqui do Sul ( jcchiarello4x4.com.br) (preços de 185-230,00). Alem de saber que tem um sr. aqui em Poa que tem uma nova, nova mesmo, por L$500.
    HILUX CD JAPA 1995

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade