CONVERSANDO C/ UM MECANICO DOS ANTIGOS, ELE ME DISSE QUE ANTIGAMENTE VINHAM NOS CARROS UM ACESSÓRIO, P/ ENCHER PNEU, TIPO DE UMA VELA , VC TIRAVA UMA VELA DO CARRO E ROSQUEAVA ESSA VELA QUE TINHA UMA CONEÇÀO P/ MANGUEIRA, ENGATAVA NO PNEU E DAVA PARTIDA ENCHIA "RAPIDINHO"....... SERÁ QUE FUNUÇONA???
Creio que não vai dar certo, considerando alguns fatores:
1) Ao retirar a vela a gasolina não queima... então vai ar e gasolina para o recipiente que vc quer encher ( pneu por exemplo )
2) vai desequilibrar o motor ( falhando pois um cilindro "não vai queimar"
Porém vamos ver se alguem mais experiente confirme ou negue o que comentei.
Meu pai que foi mecânico, tinha uma mangueira dessas que ligava na vela para encher pneu. Funcionar, funciona, mas só numa emergência porque encher um pneu com uma mistura de gasolina e ar é criar uma bomba em potencial.
MAS ENTRE O ESPAÇO DE SE FECHAR A VALVULA DE ADMIÇÃO E ABRIR A VALVULA DE ESCAPAMENTO A O MOMENTO DE COMPRESSÃO, SE A GENTE COLOCAR UMA ESFERA NA PEÇA Q SUBSTITUI A VELA, DEIXANDO PASSAR SÓ AMISTURA, ACHO QUE FUNCIONA, O PROBLEMA É A MISTURA DE AR E GAZOLINA??? PARA UMA EMERGENCIA ACHO Q PODE DAR CERTO.... C/ TRES CILINDROS AINDA FUNCIONA. EXISTE UM COMPRESSOR (WACKER) P/ CONSTRUÇÃO CIVIL QUE USA UM MOTOR DE FUSCA, DE UM LADO 2 PISTOES SERVEM COMO COMPRESSOR E DO OUTRO LADO ELE FUNCIONA COMO MOTOR E TOCA ATÉ UM MARTELETE PNEUMATICO...
Num motor injetado pode ser mais facil, pois eventialmente pode desligar o fio do injetor.
Tem que ter uma valvula de rentenção para o ar que for para o pneu não voltar.
Eu tenho um e é da Ford, só não sei em que carro vinha, se nos Jeep ou nos caminhões a gasolina, vou perguntar pro meu pai. E o mais importante é que funciona sim, nós já enchemos até pneu de trator com ele, apesar de que um compressor elétrico é muito mais prático. Quando encontar tiro uma foto e posto aqui.
Um equipamento desse tipo era fabricado pela schrader na década de 60 e 70.
Não é a mistura que é bombeada para o interior do pneu, na verdade a depressão criada pela descida do pistão abria uma válvula e o ar externo era puxado para dentro de uma câmara, sem entrar em contato com a mistura que entrava no motor.
Com a subida do pistão, a compressão fechava essa válvula e abria outra em sentido contrário. Um diafragma movido pela compressão bombeava o ar da câmara da bomba para pneu.
Por isso não entrava mistura no pneu. Vinha com um manômetro e enchia razoavelmente rápido.
Mas vale a pena ficar tirando vela pra encher pneu? Não é mais fácil usar um desses elétricos que a gente compra até de camelô?
Muito pior que isso era aquele macaco inflável da Abner, que enchia com o gás do escape...alguém lembra?