Olá pessoal,
Sou novato no fórum e, infelizmente, estou entrando tarde no mundo jipeiro.Estou atrás do meu primeiro jeep. Ñ será uma dessas viaturas maravilhosas toda incrementada que se vê por aí. O meu será daqueles simples que a gente usa com o parabrisas reclinado sobre o capus do motor, que terá um sto. antônio o suficiente para se esticar uma capotinha de verão, que terá também umas rodas de liga leve, moderadas. Ñ pretendo utilizá-lo em trilhas pesadas onde se depara com verdadeiras vossorocas e muita lama[lama?aqui só se vê lama durante uns 04 meses por ano. Estamos no Piauí, terra querida]. Pretendo, isso sim, usá-lo na praia[as nossas são também lindas, planas, limpase de pouco movimento, onde vc. ainda compra peixe nas mão dos pescadores e arma sua barraca e toma sua geladinha na maior tranquilidade e paz c/a natureza. Por qto. tempo, ñ sei, pois os turistas, parece, que estão chegando aos poucos. No mes passado, encontrei por lá um grupão de catarinenses viajando em 03 defender 110, 02 ranger rover e 02 troller. Estava vindo dos Lençóis Maranhenses e indo p/ Jericoacoara no Ceará.
Mas, voltando ao meu primeiro jeep, hoje de manhã vi um jeep à venda, um cj 5, ano 1970, um pouco judiado, onde a água do radiador mais parecia suco de ferrugem. O motor é um AP 1.8, à álcool, carburado, que, para minha surpresa, funcionou de pronto ao ser acionado, sem engasgos ou rateadas, redondo, apesar de estar frio. O câmbio é de 04 marchas à frente e 01 à ré(adaptado?). O sujeito que me mostrou o veículoñ soube me dizer. Possui pedaleira suspensa do opala e substituiram os feixes de mola por outros da toyota band utilizando apenas as 03 lâminas maiores. Ñ fiz o test drive porque estava c/ uma cruzeta quebrada, a que fica próxima do diferencial e havia um vazamento de fluido de freio na roda tras. esquerda. Ficaram de me avisar assim que esses defeitos fossem sanados para que eu possa fazer o teste de rua. De um modo geral o que seria necessário para levantar ele seria razoável, seria algo que ñ impediria sua compra. Mas, o que realmente me preocupa são as tais adaptações mecânicas das quais ñ entendo nada. Daí o motivo de estar procurando ajuda nesse fórum, pedindo àqueles que puderem e quiserem me dêem umas dicas de comoavaliar essas adaptações que foram feitas. O motor é apropriado ao carro? E as molas, por serem + compridas do que as normais ñ tornam o carro mais flexível, com comportamento + parecido c/ carro de passeio?Bem pessoal, quero agradecer as respostas às minhas perguntas e dizer que podem acrescentar qualquer assunto que achem necessário para a solução de minha ignorância sobre o tema.
Fernando Ximenes
Em tempo, o que é T-case?