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Uma única alavanca para Tração e Reduzida

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  • 31/07/2012, 08:59
    HenriqueRS
    4 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por alfreis Ver Post
    Amigos,

    Esse processo de fresar é para reparar ou para melhorar alguma coisa?

    Abs


    Alexandre
    Sao Paulo - SP
    Frontier, Samurai e CJ3

    Sabe quando a marcha fica escapando? É pra corrigir isso. Na maioria das marchas das caixas de marchas as engrenagens estão sempre acopladas umas com as outras. O desacoplamento se dá porque a engrenagem que fica no eixo principal gira solto sobre ele. Pra engatar essa marcha, o eixo principal tem uma luva que corre sobre ele e engata do lado da engernagem, onde tem vários dentes ao redor dela que funcionam da mesma forma que um entalhado em um eixo. Se a marcha começou a escapar é porque esses dentes desgastaram, formando um ângulo que empurra a luva pra fora quando faz força, escapando a marcha. Aí tem algumas soluções:
    -amarrar a alavanca de marcha na posição pra que segure a luva no lugar :parede:(que pode gerar um problema ainda maior, porque os garfos não são projetados pra ficar segurando a luva na posição, deveriam servir só pra posicioná-los);
    -colocar uma mola mais forte na esfera que define as posições da alavanca (vai deixar o cambio mais duro pra engatar as marchas e vai gerar os mesmos problemas da primeira opção, sem falar que tem muitas chances de não ser suficiente para resolver o problema);
    -botar a engrenagem e a luva nova (aí tem que torcer pra que o par dessa engrenagem não tenha algum desgaste, porque, se tiver, o cambio vai roncar por causa do engrenamento da engrenagem nova com a desgastada);
    -ou, finalmente, mandar "fresar" a engrenagem. A ídeia é esmerilhar um pouco de cada um desses dentes de engate da engrenagem, não os dentes de engrenamento com a outra engrenagem, e a parte interna da luva, pra mudar o ângulo com que eles se encostam, pra que quando a engrenagem faça força, ao invés da luva ser empurrada pra fora, ela seja puxada pra posição engrenada.

    Eu não acredito que isso seja suficiente pra enfraquecer a caixa de marchas. Teria que tirar muito material desses dentes pra que eles passem a ser o ponto fraco do engrenamento. Imagine o seguinte, a engrenagem da segunda marcha estava escapando e foi fresada para resolver o problema: a força do motor vem pelo eixo piloto, por engrenagens passa para o grupo (ou carretel) e depois, também por engrenagens, vai pra engrenagem da segunda marcha, que gira solto sobre o eixo principal. Dessa engrenagem, o torque vai pra luva através dos dentes que foram esmerilhados. A luva sim gira junto com o eixo principal, transferindo o torque pra ele. Aí o torque sai da caixa para a CT, depois pro cardã, diferencial e, finalmente, rodas.
    Acontece que no engrenamento das engrenagens toda a força passa por 2 ou 3 dentes de cada vez, no máximo, enquanto que os dentes que foram esmerilhados trabalham todos juntos, dependendo da engrenagens deve ter uns 30 dentes, são menores e estão levemente enfraquecidos, mas trabalham juntos, eu gostaria de ver uma engrenagem com todos esses dentes cisalhados ao mesmo tempo pela força que passou por 2 ou 3 dentes da engrenagem...

    O que eu acredito que seja um problema é o seguinte: as engrenagem de caixa de marcha normalmente são feitas de um aço +- tenaz, pra suportar solavancos, e recebem um tratamento chamado cementação, que serve pra endurecer a superfície do aço, numa profundidade de alguns décimos de mm. Aí fica uma peça com núcleo macio mas superfície duríssima, dando resistência ao desgaste e alguma tolerância à pancadas. Ao esmerilhar esses dentes se perde a camada cementada, podendo acelerar o desgaste desses dentes. Não acho que isso seja crítico pela forma como esses dentes trabalham, mas a perda de dureza acontece.

    Eu mandei fresar os dentes de engate do eixo piloto e da luva da caixa de marcha do meu Jeep, porque a 3ª marcha tava escapando. Ainda não testei, mas acredito que tenha ficado bom.


    Aqui dá pra ver o funcionamento da caixa. O eixo de baixo é o carretel, as 4 engrenagens dele na verdade são uma peça só. No eixo de cima, da esquerda pra direita tem o eixo piloto, rolamento do eixo piloto, a engrenagem do eixo piloto, os dentes de engrenamento da 3ª marcha (também do eixo piloto), sincronizado da 3ª marcha, luva de engrenamento da 2ª e da 3ª marcha (ela gira junto com o eixo principal, que está no seu centro), sincronizado da 2ª marcha, dentes de engrenamento da 2ª marcha (gira junto com a engrenagem da 2ª marcha), engrenagem da 2ª marcha (gira solto sobre o eixo principal), eixo principal, engrenagem da 1ª marcha e ré (aqui o sistema de engrenamento é diferente, essa engrenagem gira junto com o eixo principal, e o engrenamento se dá ao correr essa engrenagem ao longo do eixo principal, engrenando na engrenagem do carretel (1ª marcha) ou naquela engrenagem avulsa, num eixo separado, como tá na foto, o que seria a marcha ré. Depois tem uma arruela posicionadora do rolamento e o rolamento e, por fim, a engrenagem que manda o torque pra CT.
    Anexo 361763

    Aqui o eixo piloto com os dentes de engrenamento da 3ª marcha esmerilhados e a luva também esmerilhada
    Anexo 361764Anexo 361765

    Esse aqui é o eixo principal da CT. No meu Jeep essa peça tava bem boa, mas se a CT estiver escapando da posição "normal", o problema está naquele entalhado que fica na lateral esquerda da engrenagem menor e no miolo da engrenagem maior, que, nesse caso, faz o papel da luva no engrenamento.
    Anexo 361766

    Era isso, me estendi mais que queria, de novo, hsauhasuhs :concordo:
  • 31/07/2012, 17:52
    georgevalle
    Valeu Henrique, melhor explicação nem se desenhasse... você ja notou que no engate da reduzida sempre ocorre o desgaste ao contrario? Quer dizer ao usar o freio motor... ja vi várias CT com o encaixe desgastado justamente desta forma e assim a alavanca da reduzida quando na posição direto ao tirar o pé do acelerador pula para o neutro mas fazendo força nunca assim como tambem devido ao grande encaixe nunca vi reduzida escapar na posição reduzida salvo quando a carroceria empurra a alavanca.
  • 31/07/2012, 23:08
    Pablo.pinto2007
    É impressionante o que dizem à respeito de cortar a engrenagem... comigo aconteceu uma vez, aí eu li todas as recomendações desse post famoso aqui do site... aí troquei a engrenagem.. pra não fazer o papel "errado" de cortar a engrenagem... beleza...
    tive duas consequencias com isso... fiquei com a reduzida cantando mais que o que era antes... e em pouco tempo a engrenagem também escapou.. aí é demais... mandei cortar e tá até hoje!!!
    Também tive que usar a mulher pra escora no dia que vinha de uma viagem a 100 por hora e a danada me escapa... aí veio na escora...
  • 01/08/2012, 09:11
    HenriqueRS
    Citação:

    Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Valeu Henrique, melhor explicação nem se desenhasse... você ja notou que no engate da reduzida sempre ocorre o desgaste ao contrario? Quer dizer ao usar o freio motor... ja vi várias CT com o encaixe desgastado justamente desta forma e assim a alavanca da reduzida quando na posição direto ao tirar o pé do acelerador pula para o neutro mas fazendo força nunca assim como tambem devido ao grande encaixe nunca vi reduzida escapar na posição reduzida salvo quando a carroceria empurra a alavanca.

    haha, valeu, bom que ajudou :concordo:
    Não sabia disso da caixa de transferencia, interessante. Por que será que o desgaste tem essa preferencia? Talvez tenha a ver com folga nas buchas de bronze que guiam essa engrenagem... Sorte que minha CT tá boa...

    Citação:

    Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    É impressionante o que dizem à respeito de cortar a engrenagem... comigo aconteceu uma vez, aí eu li todas as recomendações desse post famoso aqui do site... aí troquei a engrenagem.. pra não fazer o papel "errado" de cortar a engrenagem... beleza...
    tive duas consequencias com isso... fiquei com a reduzida cantando mais que o que era antes... e em pouco tempo a engrenagem também escapou.. aí é demais... mandei cortar e tá até hoje!!!
    Também tive que usar a mulher pra escora no dia que vinha de uma viagem a 100 por hora e a danada me escapa... aí veio na escora...

    Bah, que coisa, em? Nada pior que trocar uma peça da caixa, que exige uma mão de obra considerável e ainda sai caro, e o problema continuar :parede: nesse caso até piorar :putz:. Ainda bem que depois deu tudo certo...

    Isso pesou bastante na hora que decidi fresar o eixo piloto e a luva. Se eu fosse trocar essas duas peças, pra não roncar eu teria que trocar o grupo também, porque o eixo piloto engrena nele. Trocando o grupo, vai junto todas as outras engrenagens. Ou seja: nem pensar, se for trocar só se troca as peças com problemas mesmo, e ai ronca.
    Sem falar que, em termos de qualidade, original é original, e tá lá a mais de meio século fazendo força, firme e forte :concordo:
    Esse é o legítimo caso que o serviço tem cara de gambiarra mas fica melhor que por peça nova :mrgreen:
  • 01/08/2012, 09:56
    Pablo.pinto2007
    Citação:

    Postado originalmente por HenriqueRS Ver Post
    haha, valeu, bom que ajudou :concordo:
    Não sabia disso da caixa de transferencia, interessante. Por que será que o desgaste tem essa preferencia? Talvez tenha a ver com folga nas buchas de bronze que guiam essa engrenagem... Sorte que minha CT tá boa...



    Bah, que coisa, em? Nada pior que trocar uma peça da caixa, que exige uma mão de obra considerável e ainda sai caro, e o problema continuar :parede: nesse caso até piorar :putz:. Ainda bem que depois deu tudo certo...

    Isso pesou bastante na hora que decidi fresar o eixo piloto e a luva. Se eu fosse trocar essas duas peças, pra não roncar eu teria que trocar o grupo também, porque o eixo piloto engrena nele. Trocando o grupo, vai junto todas as outras engrenagens. Ou seja: nem pensar, se for trocar só se troca as peças com problemas mesmo, e ai ronca.
    Sem falar que, em termos de qualidade, original é original, e tá lá a mais de meio século fazendo força, firme e forte :concordo:
    Esse é o legítimo caso que o serviço tem cara de gambiarra mas fica melhor que por peça nova :mrgreen:

    Concordo!!! No meu caso o problema voltou depois de pouco tempo... mas voltou, não era pra ter voltado... mas é assim mesmo é vivendo e aprendendo!!! Cortar nem sempre é o mais indicado, mas pelo visto é a melhor opção!!!

    Forte abraço!

    PAblo
  • 28/11/2012, 21:15
    HenriqueRS
    Venho dizer que a caixa de marcha do meu Jeep ficou excelente :dance: A terceira não escapa mais e nenhuma marcha arranha (só a primeira e a ré, que são secas, haha)
    O Jeep já ta com 60km e por enquanto não percebi problema algum. Pra falar a verdade, ouvi uma arranhada mínima numa troca de marcha rápida de 3ª pra 2ª quando tava subindo um morro, mas foi mínimo, coisa que já ouvi até da caixa de marchas do carro do meu pai, que é dos dias atuais, haha, então tudo bem :mrgreen:
  • 10/06/2013, 16:44
    lucciano amaral
    Amigos ressucitando o topico, quero adaptar uma unica alavanca no assoalho da minha rural, o sistema original era no painel e esata faltando peças, quero saber dos amigos que fizerem o serviço se ficou bom e qual o sistema usar, se foi comprado na jipepar

    Alavanca tração reduzida Jeep adaptação - JIPEPAR

    valeiwwwwwwww
  • 30/06/2013, 21:05
    Leonardo Raffi
    ola ja eu restou querendo o sistema tração e reduzida na coluna de direção...
  • 30/06/2013, 22:05
    Kako
    Leonardo,

    O sistema da Rural e F75, não era na coluna de direção, era em baixo do painel, na coluna de direção só a troca de marchas.

    Se a sua T-Case, for a do Jeep, é só trocar o focinho, e fazer as alavancas como quiser.

    Abraço!
    Kako
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