Sabe quando a marcha fica escapando? É pra corrigir isso. Na maioria das marchas das caixas de marchas as engrenagens estão sempre acopladas umas com as outras. O desacoplamento se dá porque a engrenagem que fica no eixo principal gira solto sobre ele. Pra engatar essa marcha, o eixo principal tem uma luva que corre sobre ele e engata do lado da engernagem, onde tem vários dentes ao redor dela que funcionam da mesma forma que um entalhado em um eixo. Se a marcha começou a escapar é porque esses dentes desgastaram, formando um ângulo que empurra a luva pra fora quando faz força, escapando a marcha. Aí tem algumas soluções:
-amarrar a alavanca de marcha na posição pra que segure a luva no lugar :parede:(que pode gerar um problema ainda maior, porque os garfos não são projetados pra ficar segurando a luva na posição, deveriam servir só pra posicioná-los);
-colocar uma mola mais forte na esfera que define as posições da alavanca (vai deixar o cambio mais duro pra engatar as marchas e vai gerar os mesmos problemas da primeira opção, sem falar que tem muitas chances de não ser suficiente para resolver o problema);
-botar a engrenagem e a luva nova (aí tem que torcer pra que o par dessa engrenagem não tenha algum desgaste, porque, se tiver, o cambio vai roncar por causa do engrenamento da engrenagem nova com a desgastada);
-ou, finalmente, mandar "fresar" a engrenagem. A ídeia é esmerilhar um pouco de cada um desses dentes de engate da engrenagem, não os dentes de engrenamento com a outra engrenagem, e a parte interna da luva, pra mudar o ângulo com que eles se encostam, pra que quando a engrenagem faça força, ao invés da luva ser empurrada pra fora, ela seja puxada pra posição engrenada.
Eu não acredito que isso seja suficiente pra enfraquecer a caixa de marchas. Teria que tirar muito material desses dentes pra que eles passem a ser o ponto fraco do engrenamento. Imagine o seguinte, a engrenagem da segunda marcha estava escapando e foi fresada para resolver o problema: a força do motor vem pelo eixo piloto, por engrenagens passa para o grupo (ou carretel) e depois, também por engrenagens, vai pra engrenagem da segunda marcha, que gira solto sobre o eixo principal. Dessa engrenagem, o torque vai pra luva através dos dentes que foram esmerilhados. A luva sim gira junto com o eixo principal, transferindo o torque pra ele. Aí o torque sai da caixa para a CT, depois pro cardã, diferencial e, finalmente, rodas.
Acontece que no engrenamento das engrenagens toda a força passa por 2 ou 3 dentes de cada vez, no máximo, enquanto que os dentes que foram esmerilhados trabalham todos juntos, dependendo da engrenagens deve ter uns 30 dentes, são menores e estão levemente enfraquecidos, mas trabalham juntos, eu gostaria de ver uma engrenagem com todos esses dentes cisalhados ao mesmo tempo pela força que passou por 2 ou 3 dentes da engrenagem...
O que eu acredito que seja um problema é o seguinte: as engrenagem de caixa de marcha normalmente são feitas de um aço +- tenaz, pra suportar solavancos, e recebem um tratamento chamado cementação, que serve pra endurecer a superfície do aço, numa profundidade de alguns décimos de mm. Aí fica uma peça com núcleo macio mas superfície duríssima, dando resistência ao desgaste e alguma tolerância à pancadas. Ao esmerilhar esses dentes se perde a camada cementada, podendo acelerar o desgaste desses dentes. Não acho que isso seja crítico pela forma como esses dentes trabalham, mas a perda de dureza acontece.
Eu mandei fresar os dentes de engate do eixo piloto e da luva da caixa de marcha do meu Jeep, porque a 3ª marcha tava escapando. Ainda não testei, mas acredito que tenha ficado bom.
Aqui dá pra ver o funcionamento da caixa. O eixo de baixo é o carretel, as 4 engrenagens dele na verdade são uma peça só. No eixo de cima, da esquerda pra direita tem o eixo piloto, rolamento do eixo piloto, a engrenagem do eixo piloto, os dentes de engrenamento da 3ª marcha (também do eixo piloto), sincronizado da 3ª marcha, luva de engrenamento da 2ª e da 3ª marcha (ela gira junto com o eixo principal, que está no seu centro), sincronizado da 2ª marcha, dentes de engrenamento da 2ª marcha (gira junto com a engrenagem da 2ª marcha), engrenagem da 2ª marcha (gira solto sobre o eixo principal), eixo principal, engrenagem da 1ª marcha e ré (aqui o sistema de engrenamento é diferente, essa engrenagem gira junto com o eixo principal, e o engrenamento se dá ao correr essa engrenagem ao longo do eixo principal, engrenando na engrenagem do carretel (1ª marcha) ou naquela engrenagem avulsa, num eixo separado, como tá na foto, o que seria a marcha ré. Depois tem uma arruela posicionadora do rolamento e o rolamento e, por fim, a engrenagem que manda o torque pra CT.
Anexo 361763
Aqui o eixo piloto com os dentes de engrenamento da 3ª marcha esmerilhados e a luva também esmerilhada
Anexo 361764Anexo 361765
Esse aqui é o eixo principal da CT. No meu Jeep essa peça tava bem boa, mas se a CT estiver escapando da posição "normal", o problema está naquele entalhado que fica na lateral esquerda da engrenagem menor e no miolo da engrenagem maior, que, nesse caso, faz o papel da luva no engrenamento.
Anexo 361766
Era isso, me estendi mais que queria, de novo, hsauhasuhs :concordo: