x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/04/2012
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    43
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0

    Radiador Motor Ap no motor 4cc Opala?!




    Amigos,

    Quando resolvi colocar de volta o motor 4cc do opala, deixei o radiador do Ap, aquele um pouco menor com a "Cambuquinha", deixei esse para nao ter que mecher no cardan novamente (aumentar ou diminuir), tendo em vista que com motor Ap tive que refazer tudo!!!
    Quando ando no mato, fico sempre com medo do motor ferver por causa do Radiador, o que vcs acham?? Sera que aguenta o pau?

    Um abraço aos amigos. Muitas vezes voces são a solucao dos meus problemas...rs

    Raphael Quintino.

  • #2
    Usuário Avatar de Bidu
    Entrada
    01/12/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    66
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por quintino Ver Post
    Amigos,

    Quando resolvi colocar de volta o motor 4cc do opala, deixei o radiador do Ap, aquele um pouco menor com a "Cambuquinha", deixei esse para nao ter que mecher no cardan novamente (aumentar ou diminuir), tendo em vista que com motor Ap tive que refazer tudo!!!
    Quando ando no mato, fico sempre com medo do motor ferver por causa do Radiador, o que vcs acham?? Sera que aguenta o pau?

    Um abraço aos amigos. Muitas vezes voces são a solucao dos meus problemas...rs

    Raphael Quintino.
    Raphael, qdo. eu coloquei motor opala na minha viatura eu tentei deixar o radiador original do opala, porém, esquentava demais, tive até problema no cabeçote, depois disso coloquei o radiador original do jeep e aproximei o maximo da hélice e por segurança, como andamos muito tempo em baixa velocidade com nossas viaturas, eu coloquei uma ventoinha do monza na frente do radiador lgada invertida, acionada por um cebolão acoplado naquele "T" do tempra, agora pego o transito das 17:30hs em São Paulo e não passa de 80 graus. abraço.

  • #3
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    É, seguramente, se vc colocou um radiador de AP, ele é de alumínio, o que, comparando com o original do Jeep, ou com o original do Opala, que devem ser de cobre, ele (do AP), tem capacidade de troca termica maior, pois o alumínio é melhor condutor de calor, embora seja mais estreito.
    A minha experiência foi a seguinte, troquei o original por AP e deixei o radiador original, o jeep na estrada não esquentava nada (sendo que meu sistema já era de ventolinha elétrica), na cidade quando engarrafado o eletroventilador trabalhava mais... só que o danado do radiador furou e acabei tendo que retificar o motor por isso... troquei pelo da pampa (AP), e não senti diferença no tempo do eletroventilador, mas com certeza na instalação, no sistema fechado sob pressão, não reponho água... quer dizer, ficou mais confiável e ainda por cima original, ah, e instalei um sensor de temperatura decente, com fio de mercúrio, são os únicos em que confio hoje.
    Minha dica pro amigo, deixa o radiador do AP, e se o seu for o do santana, ele é maior que o da pampa, melhor ainda, e retirava a ventolinha mecânica, colocava elétrica e instalava além do cebolão que liga a ventolinha, um sensor de mercúrio no painel, não tem coisa mais confiável, e vc pode escolher a temperatura de funcionamento da ventolinha, comprando um cebolão pela temperatura, o meu é de 87 - 76, acho que é isso, ou seja liga com 87º e desliga com 76º... acredito que não terás problema com isso, mas eu tiraria a mecânica, pois não garante troca termica e ainda pesa na trilha... e quando o radiador pegar lama, aí é que vc não terá uma troca eficiente com a mecânica (que deve ter ficado mais longe do radiador).

    Forte abraço!!!

    PAblo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por quintino Ver Post
    Amigos,

    Quando resolvi colocar de volta o motor 4cc do opala, deixei o radiador do Ap, aquele um pouco menor com a "Cambuquinha", deixei esse para nao ter que mecher no cardan novamente (aumentar ou diminuir), tendo em vista que com motor Ap tive que refazer tudo!!!
    Quando ando no mato, fico sempre com medo do motor ferver por causa do Radiador, o que vcs acham?? Sera que aguenta o pau?

    Um abraço aos amigos. Muitas vezes voces são a solucao dos meus problemas...rs

    Raphael Quintino.

    Boa tarde prezado ! qual a configuração completa, ventilador elétrico ou mecânico ?
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    É, seguramente, se vc colocou um radiador de AP, ele é de alumínio, o que, comparando com o original do Jeep, ou com o original do Opala, que devem ser de cobre, ele (do AP), tem capacidade de troca termica maior, pois o alumínio é melhor condutor de calor, embora seja mais estreito.
    . . .

    Forte abraço!!!

    PAblo

    Boa tarde prezado ! desculpe mas o cobre é melhor condutor de calor, o alumínio é utilizado apenas por uma questão de custo . . . um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Boa tarde prezado ! desculpe mas o cobre é melhor condutor de calor, o alumínio é utilizado apenas por uma questão de custo . . . um abraço !

    Bom dia prezados ! só para ilustrar, calor específico de alguns materiais . . .


    Substância Calor Específico (cal/g.°C)
    água 1,0
    álcool 0,6
    alumínio 0,22
    ar 0,24
    carbono 0,12
    chumbo 0,031
    cobre 0,094
    ferro 0,11
    gelo 0,5
    hélio 1,25
    hidrogênio 3,4
    latão 0,092
    madeira 0,42
    mercúrio 0,033
    nitrogênio 0,25
    ouro 0,032
    oxigênio 0,22
    prata 0,056
    rochas 0,21
    vidro 0,16
    zinco 0,093
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #7
    Usuário
    Entrada
    03/04/2012
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    43
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Boa tarde prezado ! qual a configuração completa, ventilador elétrico ou mecânico ?
    Ventilador eletrico... Mas estou pensando em colocar mecanico juntos também!

    Abs

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por quintino Ver Post
    Ventilador eletrico... Mas estou pensando em colocar mecanico juntos também!

    Abs
    Boa tarde prezado ! com ventilador elétrico acho que você não vai ter problemas, mas é sempre bom no começo ficar de olho na temperatura, o ventilador mecânico para funcionar bem precisa estar bem perto do radiador e de preferência ter aquela carenagem direcionando o ar através do radiador, tive problema com isso na minha C-10 ! só resolveu depois que coloquei ventilador elétrico - e olha que o radiador dela é do 1113 - boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #9
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Boa tarde prezado ! desculpe mas o cobre é melhor condutor de calor, o alumínio é utilizado apenas por uma questão de custo . . . um abraço !
    Bem, então.. complicou... mas a impressão é que não... pois os radiadores de antigamente eram mais robustos (de cobre) em comparação aos de hoje (alumínio)... por isso deduzi que não... embora o alumínio, não tem só o custo como vantagem, o peso específico é menor (fica mais leve) e o fato de não oxidar como o cobre, além de carenagem de plástico...

    Obrigado pela correção!!!

    Valeu!

    Ah! Voto em ventolinha elétrica, com monitoramento confiável, em mercúrio.


    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Bem, então.. complicou... mas a impressão é que não... pois os radiadores de antigamente eram mais robustos (de cobre) em comparação aos de hoje (alumínio)... por isso deduzi que não... embora o alumínio, não tem só o custo como vantagem, o peso específico é menor (fica mais leve) e o fato de não oxidar como o cobre, além de carenagem de plástico...

    Obrigado pela correção!!!

    Valeu!

    Ah! Voto em ventolinha elétrica, com monitoramento confiável, em mercúrio.


    Pablo

    Bom dia prezado ! não foi correção, foi contribuição , quanto ao ventilador elétrico, meus problemas de aquecimento na C-10 acabaram depois que o coloquei, no início troquei bomba d'agua e o radiador, coloquei aditivo sem miséria, acertei o ponto e nada resolvia , em alta velocidade não tinha problema, mas em baixa o motor ia aquecendo a ponto de ter que parar e desligar se estivesse em um engarrafamento por exemplo, então percebi que subindo para o sítio ( 2 Km de 1ª ) o motor mantinha a temperatura alta mas estável, resolvi colocar o ventilador elétrico do Opala e finalmente acabou o problema, minha próxima mexida vai ser fazê-lo funcionar em 2 estágios para que a temperatura fique mais estável ainda . . . no meu CJ64 com radiador original, já instalei no radiador o sensor de temperatura, assim que sobrar um QSJ vou instalar um ventilador elétrico também, mas vou retirar o mecânico, acho que é uma perda de potência pequena mas . . . não sei como vai ficar a ventilação do cárter, não podemos esquecer que o BF-161 solta vapores de óleo dentro do cofre do motor e a ventilação constante dispersa esse vapor, vamos ver ! um abraço a todos !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #11
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! não foi correção, foi contribuição , quanto ao ventilador elétrico, meus problemas de aquecimento na C-10 acabaram depois que o coloquei, no início troquei bomba d'agua e o radiador, coloquei aditivo sem miséria, acertei o ponto e nada resolvia , em alta velocidade não tinha problema, mas em baixa o motor ia aquecendo a ponto de ter que parar e desligar se estivesse em um engarrafamento por exemplo, então percebi que subindo para o sítio ( 2 Km de 1ª ) o motor mantinha a temperatura alta mas estável, resolvi colocar o ventilador elétrico do Opala e finalmente acabou o problema, minha próxima mexida vai ser fazê-lo funcionar em 2 estágios para que a temperatura fique mais estável ainda . . . no meu CJ64 com radiador original, já instalei no radiador o sensor de temperatura, assim que sobrar um QSJ vou instalar um ventilador elétrico também, mas vou retirar o mecânico, acho que é uma perda de potência pequena mas . . . não sei como vai ficar a ventilação do cárter, não podemos esquecer que o BF-161 solta vapores de óleo dentro do cofre do motor e a ventilação constante dispersa esse vapor, vamos ver ! um abraço a todos !
    Beleza!!!
    É, alguma coisa realmente não estava bem dimensionado... capacidade de resfriamento o radiador tem de sobra... você poderia também mecher na válvula eletrostática, que faz disparar o relé para o eletroventilador, se você coloca uma temperatura menor, naquele ponto, lembre-se que ela é instalada no radiador, então não é a temperatura real do motor, mas sim do radiador, há um delay aí, mas normalmente dá certo. Existem diversas temperaturas dessas válvulas... mas o que deve ter sido seu caso, se quando parado em engarrafamento o eletroventilador atuava direto e o motor não esfriava, realmente é o ventilador que é pequeno, ou tá sem velocidade ou tá sem o defletor, ou com este ineficiente...
    Forte abraço e boa sorte no BF-161... a perda de potência realmente é pouca, mas na trilha quando vamos entrar em água, lama, isso tem uma forte influência, pois a água pegará nas aletas e fará um esforço ali, podendo danificar a bomba d'água ou até as aletas... já vi muitos trollers quebrarem aletas e levarem consigo a bomba d'água, Deus me livre de um...

    Valeu!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #12
    Usuário
    Entrada
    03/04/2012
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    43
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Boa tarde prezado ! com ventilador elétrico acho que você não vai ter problemas, mas é sempre bom no começo ficar de olho na temperatura, o ventilador mecânico para funcionar bem precisa estar bem perto do radiador e de preferência ter aquela carenagem direcionando o ar através do radiador, tive problema com isso na minha C-10 ! só resolveu depois que coloquei ventilador elétrico - e olha que o radiador dela é do 1113 - boa sorte e um abraço !
    Boa tarde gente,

    Então, esqueci de mencionar... quando desligo a viatura, a ventoinha fica ligada por quase 15 minutos, muito tempo ligado... acho estranho isso, essa demora pra desligar!
    Help.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo motor de opala 6 cil. A alcool c/ ignição e radiador
      Por Alexandros no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/12/2010, 20:45
    2. Motor 6cc opala..qual radiador usar?
      Por AllanVictor no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 29/07/2010, 01:00
    3. Compro radiador p/ motor opala 4c
      Por tlm67 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 02/11/2006, 15:08
    4. Radiador para motor Opala
      Por COLOMBO1 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 28/03/2006, 10:39
    5. Motor opala 6cc a alcool.... qual radiador devo colocar
      Por DinoGuimaraes no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/12/2004, 10:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade