x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 69
  • #49



    [quote="Keko - CJ5"]Fala Beto,

    Então, no meu caso, tenho o tanque embaixo, com uma chapa protegendo ele, tá tudo ok?

    Fala Keko
    Como eu disse,esta é a mina opinião, mas como eu não faço a inspeção veicular também não posso afirmar se tá tudo ok!
    Seria interessante se alguem aqui do forum que já tivesse passado pela inspeção, se pronunciasse, pois acredito que os critérios para a inspeção seja muito mais técnicos do que simples opiniões pessoais.


    Markito,

    Li rapidamente a RTQ24 que vc anexou e só encontrei a parte que copio abaixo que faz referencia ao sistema de alimentação em veículos modificado:
    (trecho da RTQ24)

    7.3.8.4 Sistema de alimentação de combustível
    Com o veículo posicionado no fosso ou elevador, verificar vazamentos, fixação e estado geral dos componentes.
    A tampa do reservatório de combustível deve estar adequadamente posicionada e oferecer a
    devida vedação quanto a vazamentos.
    O reservatório de combustível não deve possuir oxidação, amassados profundos, sua fixação deve estar adequada , devendo estar localizado em posição protegida contra colisões.A tubulação de combustível deve estar em perfeito estado de conservação, não devendo
    apresentar vazamentos, amassados, cortes, grandes vincos, posicionada em local apropriado (fora do habitáculo) e devidamente conectada e fixada.
    Critério(s) de reprovação: É motivo de reprovação a constatação da(s) seguinte(s) ocorrência(s),
    dentre outras previstas em regulamentação específica:
    • Vazamento de combustível.
    • Conservação/fixação deficiente.
    • Não existência/deficiência da tampa do reservatório.

    Acho que o detalhe mais importante para nossas adaptações seria PROVAR que o local escolhido ofereça condições de segurança e proteção, para isso precisariamos saber melhor os critérios do ponto de vista do orgão inspecionador.

    Convido a todos para continuarmos esta discussão pois esta adaptação foi feita o é pretendida por outros companheiros.

  • #50
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Mas...

    Oque, ou quais são as condições de segurança?

    Eis a questão.

    Quem determina isso? O vistoriador?

    []'s cada vez mais confusos com a legislação que na verdade não serve pra nada nada, salvo pra caixinha do vistoriador.

  • #51
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    segurança

    Entrando de novo nesse assunto>

    De acordo com uma conversa que tive com um vistoriador, é consenso entre eles que tanques modificados especialmente dos jeeps, que em geral são veículos mais altos, esteja colocado de forma protegida e na parte de traz não é considerado protegido pois num impacto traseiro existiria a possibilidade de rasgar o tanque e causar um grande incêndio.

    Mas é possível que outros não achem assim, desta forma estaremos na mão da opinião dos vistoriadores mesmo, até que uma regra clara seja publicada. Por via das duvidas, eu aconselho a colocar um tanque central, ou seja, entre eixos.

    Adicionalmente, em relação aos tanques suplementares, como os nossos galões, existe a possibilidade de dar zebra também. Do mesmo modo que o tanque principal, o galão não poderia ser colocado lá no suporte e ficar desprotegido como até hoje tem sido colocado na traseira do jeep.
    Assim como dentro do jeep nem pensar.

    A minha solução para este problema é colocar o suporte de estepe numa posição que fique por "cima" do galão e o proteja de um impacto direto.
    Querem um exemplo? vejam como eu montei no meu CJ.

  • #52
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Fala Leopoldo,

    E pra quem já tem o tanque atrás, como eu e o Giovani... rezamos??

    [ ]´s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #53
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Eu já to rezando.
    Ave Maria cheia de graça rogai por nós engenhoqueiros ..............
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #54
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Salve, pessoal! Fala, Beto!

    O material que coloquei para download é a Portaria 030, que dá as diretrizes para os vistoriaores se guiarem. Porém, como muitos já ressaltaram, ela dá margem a dúvidas. Afora isso, ela não traz a normatização relativa aos reservatórios de combustível. Essa se encontra nas RTQ 24 e 25. O problema é que eu já revirei o site do INMETRO, porém, não as encontrei. Precisamos estudá-las bem para evitar quaisquer problemas durante a obtenção do Certificado de Segurança Veicular ou durante a própria vistoria!

    Vou continuar procurando! Entretanto, se algúem achar antes, coloque aqui para download também!

    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #55
    Daez PessoALL, blz?

    Pow, se alguém da vistoria encrencar com o tanque atrás da viatura, é só falar que é fixado igual aos modelos Engesa.... hehehehe e que nunca vimos um destes de churrasqueira (pelo menos eu nunca vi...)

    mas EU, pessoalmente ainda prefiro fixar o tanque sob os bancos do motorista.... mesmo que seja o original, dois originais (um sob cada banco) ou um daqueles inteiros que vao de um lado a outro...)

    ENQUANTO ISSO, alguém poderia me dar uma ajudazinha no tópico em que pergunto sobre uma resina pra proteger o tanque por dentro? hehe

    []'s a todos!

  • #56
    sALLve,

    Pessoal eu sou da mesma opinião que o Leopoldo, estamos nas mãos dos vistoriadores, mas uma idéia para quem já fez esta adaptação seria proteger o tanque com uma chapa de metal. Este talvez possa ser o argumento para o vistoriador - se tivermos as especificações do material que foi usado para a proteção e a resistência do mesmo e também os reforços feitos na fixação desta chapa ao chassi para resistir a impactos, talvez possamos argumentar alguma coisa.
    Pessoalmente deveriamos pensar em um sistema correto de protegermos os tanques visto que este espaço traseiro é adaptável aos tanques de combustível.
    Em tempo, acho que a minha pick up corsa03 tem o tanque em baixo da caçamba - sem dúvida muito mais baixa que qualquer jeep, mas poderiamos considerar que também é na parte traseira do veículo.

  • #57
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    tanque

    Fala Gente.....

    Eu, eu, eu, eu, eu... EU, eu aqui ó, EU, o dia que for mexer no meu tanque, vou arrancar a caixa de ferramenta debaixo do banco e esticar o tanque até lá...

    Ela só serve pra juntar terra, barro e outras tralhas que só servem pra fazer barulho.

    []'s


    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #58
    Gente, pra qualquer alteração no veículo, tem que ter um "CSV" (Certificado de Segurança Veicular), pode-se conseguir isso em oficinas credenciadas pelo DETRAN (são aquelas que liberam estes CSVs para carros que eram a Gasolina e passaram pra Diesel, por exemplo), com o CSV em mão, nao tem como o vistoriador encrencar....

    interessante que deveria constar em qualquer veículo o CSV pra freios a disco, alterações na carroceria, mas ALTERAÇÕES NA SUSPENSÃO, DIREÇÃO, nao liberam CSV por que são PROIBIDAS pelo CONTRAN.....

    falows?

  • #59
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1

    Re: tanque

    Citação Postado originalmente por monge
    Fala Gente.....

    Eu, eu, eu, eu, eu... EU, eu aqui ó, EU, o dia que for mexer no meu tanque, vou arrancar a caixa de ferramenta debaixo do banco e esticar o tanque até lá...

    Ela só serve pra juntar terra, barro e outras tralhas que só servem pra fazer barulho.

    []'s


    Eugênio

    Eu, eu, eu, eu Luiz Cabral nao faria isso, monge. No 54 do meu pai tinha um tanque assim. Alem de feio, quando inclinava muito para a lateral faltava gasolina do outro lado, ai o jeep falhava. Uma marmota só.
    []'s com tanque original
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • #60
    Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,008
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Boa Noite ! !

    Tenho dois tanques de gasolina em meu jeep, um embaixo do banco traseiro e outro embaixo da carroceria, lá no final do chassi, ou seja, na parte de trás. os dois estão interligados e o abastecimento é efetuado pelo tanque superior que através da interligação abastece o tanque inferior, no qual está ligada a bomba elétrica de gasolina. Acontece que a bóia para a medição do nível de combustível, está colocada no tanque superior. Bem, o tanque superior possui aproximadamente 70 litros de gasolina e o inferior aproximadamente 60 litros. Bem, quando completo os DOIS tanques ( haja grana..... rs rs rs rs ) a boia marca tanque cheio. Logo após esvaziar o tanque superior, mesmo ainda restando aproximadamente 60 litros de combustível no tanque inferior, o medidor do painel marca ZERO ! ! ! eu tinha uma idéia de transportar a bóia para o tanque inferior, porém acredito que ao completar os dois tanques, irá vazar gasolina pela bóia ( original do jeep willis ), pois a mesma não foi feita para suportar pressões. Pensei em colocar um outro tanque, alinhado com o de baxio ( interligado por magueira ) somente para colocar a bóia, porém o efeito "pressão" irá acontecer da mesma forma quando os dois tanques forem completados. Alguém sabe se existe alguma forma de colocar uma bóia no tanque inferior que aguente pressão quando os dois tanques estiverem completos???


    ABS

    GRATO ! ! !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade