x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    são bernardo do campo/
    Idade
    51
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0

    Ajuda!!! sistema de ignição




    Bom dia, caros.

    Motor bf 161 6cc

    Preciso da ajuda de vocês. Meu jeep tá apagado, o motor de arranque da sinal mas não liga.
    Já verificado:
    1-bateria carregada;
    2-testei o borne 15 da bobina (vermelha KW) e está com energia, e com a prê resistencia;
    3-com o platinado fechado e o primeiro estágio da chave de partida ligada o cabo central da bobina não dá faisca;
    4- o platinado não esta corroido nos pontos de contado, portanto acredito que esteja ok;
    5- a carcaça do distribuidor faz terra com o motor certo?. Ao testar com uma lâmpada teste colocando uma ponta do fio no (+) da bat. e o (-) tocando na carcaça do distribuidor não acende a lâmpada teste. Deveria acender, não? Me corrijam se estou errado.

    Então,creio que seja falta de terra e/ou condensador danificado, estou certo?

    Bom...Então coloquei um fio aterrando a carcaça do distribuidor e com a chave de ignição ligada percebi que a bobina começou a esquentar. Será que ferrei minha bobina??? . Não tô entendendo mais nada!!!

    aguardo auxilio dos colegas.

  • #2
    Usuário Avatar de Lúcio Fuentes
    Entrada
    08/03/2010
    Local
    piracicaba/SP
    Idade
    54
    Posts
    92
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Bernardão, estávamos com um problema parecido e resolvemos quando desmontamos o distribuidor e verificamos que os fios que saem da lateral do mesmo (logo abaixo da tampa), estavam com mal contato, refizemos as ligações e trocamos uma pequena peça que se encaixa ali e tudo voltou ao normal.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    são bernardo do campo/
    Idade
    51
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0
    Vou dar uma olhada. A questão da bobina ter ficado quente significa que ela já foi pro espaço?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    são bernardo do campo/
    Idade
    51
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bernardão_57 Ver Post
    Vou dar uma olhada. A questão da bobina ter ficado quente significa que ela já foi pro espaço?
    Esqueci de agradecer. Valeu Lúcio

  • #5
    Usuário Avatar de Jeep83
    Entrada
    25/01/2004
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    53
    Posts
    167
    Agradecimentos: 2
    Verifique se o aterramento do motor esta ok.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Bom dia prezado ! bobina quente significa que ela está ligada, até aí nada de anormal, mais detalhes ajudarão a esclarecer, boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #7
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Citação Postado originalmente por bernardão_57 Ver Post
    Bom dia, caros.

    Motor bf 161 6cc

    Preciso da ajuda de vocês. Meu jeep tá apagado, o motor de arranque da sinal mas não liga.
    Já verificado:
    1-bateria carregada;
    2-testei o borne 15 da bobina (vermelha KW) e está com energia, e com a prê resistencia;
    3-com o platinado fechado e o primeiro estágio da chave de partida ligada o cabo central da bobina não dá faisca;
    4- o platinado não esta corroido nos pontos de contado, portanto acredito que esteja ok;
    5- a carcaça do distribuidor faz terra com o motor certo?. Ao testar com uma lâmpada teste colocando uma ponta do fio no (+) da bat. e o (-) tocando na carcaça do distribuidor não acende a lâmpada teste. Deveria acender, não? Me corrijam se estou errado.

    Então,creio que seja falta de terra e/ou condensador danificado, estou certo?

    Bom...Então coloquei um fio aterrando a carcaça do distribuidor e com a chave de ignição ligada percebi que a bobina começou a esquentar. Será que ferrei minha bobina??? . Não tô entendendo mais nada!!!

    aguardo auxilio dos colegas.
    Prezado Bernadao boa noite;
    O teste que voce fez indica algo errado mesmo, mas a questão da bobina esquentar é porque com a ignição ligada e o platinado fechado o circuito da ignição está completo e apenas a resistência da bobina limita a corrente do circuito, esta condição não existe em sistemas modernos, mas deve ser evitada nestes sistemas pois pode queimar a bobina, já perdi duas por esse motivo, ligava a ignição para testar outras coisas e esquecia, estando a má sorte do platinado estar fechado a bobina não suporta muito tempo, portanto quando você fez uma ligação do terra no distribuidor e ligou a ignição com o platinado fechado é natural que esquentou, o tempo que passou assim é que vai determinar a perda ou não da bobina.
    Mas isto significa que o circuito está ok agora, mas conforme relato seu, devo explicar uma coisa, a faisca só sai no cabo central depois que o platinado abre, ou seja ele deve fechar para deixar passar corrente na bobina e depois abrir para "forçar" a centelha na parte de alta da bobina.
    Então pegue o cabo central da bobina e deixe em posição proxima ao bloco, deixe o distribuidor na posição de platinado fechado, ligue a ignição e com uma chave de fenda isolada abra o paltinado empurrando a parte móvel do platinado sem fazer contato com qualquer parte metálica, ao abrir deve saltar a faisca no cabo central da bobina para a o bloco do motor.
    Uma coisa que pode estar acontecendo com seu veículo e não foi mencionado é o estado dos cabos das velas e do rotor do distribuidor.
    Para testar o rotor feche o conjunto e retire o cabo individualmente de cada vela e aproxime do bloco, como fez com o cabo da bobina, só que neste caso faça alguém dar a partida no carro, deve saltar a faisca para o bloco, repita a operação para cada vela.
    Outra coisa, a distancia do cabo para o bloco é inferior a 1cm, lembre de puxar a cobertura do cabo para que a parte metálica fique aparente, isto facilita a faisca.
    Mas tenha cuidado com essa operação, se não se sentir seguro procure um profissional, a parte de alta da ignição convecional, e no seu caso você usa a bobina bosch vermelha, pode chegar a 10.000 volts, apesar de alta não tem potência para matar, mas pessoas que utilizm marca-passo e com problemas cardiacos não devem se arriscar ou estar bem isoladas para esta operação, uma pessoa normal não terá muitos problemas, eu mesmo já levei uma "pancada" dessas, mas era mais novo e "curioso", rsrsrs.
    Espero ter ajudado.
    Abs.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    são bernardo do campo/
    Idade
    51
    Posts
    54
    Agradecimentos: 0
    Agradeço a contribuição de todos!!!

    Neste final de semana, seguindo orientação de vocês, percebi que o aterramento do motor/ chassis estava precário. Refiz o aterramento com uma cinta nova e tudo se resolveu, pelo menos a parte da faísca no final do cabo da bobina.

    Aproveitando a empolgação, testei o avanço a vácuo do distribuidor e percebi que a mesa não desliza, rsss. Então, primeiramente desmontei a mesma e percebi que a membrana do avanço estava furada, vou ter que trocar o avanço. Também girei o eixo do rotor e o mesmo apresenta uma folga o que é normal devido o avanço centrífugo, o que não achei normal, pelo menos eu acho é, que o mesmo deveria retornar automaticamente, estou certo?. Continuando acabei desmontando todo o distribuidor para uma limpeza e manutenção geral limpando todos os componentes com o Kar80 e ao chegar no avanço centrífugo (contrapesos e molas) umas das molas estava torta e os pesos não estavam abrindo/fechando com facilidade, vou ter que trocar as molinhas, que por sinal alguém sabe onde as encontro para compra-las?.

    Após limpeza, dei uma lubrificada com WD40 na mesa e agora desliza facilmente. Para a montagem geral preciso trocar as molinhas do centrífugo e aguardar o p´roximo final de semana disponível, hehehehe.

    Depois disponibilizo as fotos para quem tiver interesse. Um abração a todos!!! e valeu!!!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    01/02/2019
    Local
    Quixada/CE
    Idade
    35
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Estou com um probleminha no meu distribuidor tem um fio no corpo dele queria saber se esse fio devo ligar na carcaça do carro

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    -bobina_eletrica.jpgSe este fio ..... é conectado por um parafuso e porca.
    O fio que sai do distribuidor é ligado na bobina....
    Se sua ignição é original..

    abraço.
    Bem vindo ao Fórum..
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/10/2018
    Local
    São jose/SC
    Idade
    35
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal sou novo aqui
    Tenho uma f75 e troquei o motor dela por um ap 1.6 flex injetado 1 bico com modulo da injecao do gol MI. Ela funcionou tudo certo mas um mecânico me falou que tenho que ligar uma sensor de velocidade que ficava na caixa do carro , mas como todos sabem as coixas de jeep e f75 não tem entrada pra nada . Gostaria de saber como posso resolver isso ?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sistema ignição HALL
      Por Gaioleiro Rodan no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 09/10/2009, 00:05
    2. sistema de ignição: Quais os cuidados??
      Por marcelo_inmetro no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/09/2009, 22:03
    3. sistema de ignição aprova d'agua
      Por sapo_bonatto no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/06/2009, 12:42
    4. DIS para 6cc - Sistema de Ignição sem uso do Distribuidor
      Por gnecchi no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 25
      Última resposta: 25/05/2009, 13:42
    5. Upgrade no sistema de ignicao
      Por Dic3 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 13/03/2009, 00:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade