x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    Thumbs down Óleo contaminado com água - BF-161.




    Tenho um Willys 67 com motor original BF-161.
    Ultimamente, por conta do meu trabalho, ele fica a maior parte do tempo parado e sempre demora pra pegar, o que eu considero normal (3 a 4 tentativas antes de esquentar).
    Pois bem, numa dessas tentativas, a bateria acabou arriando e eu tive que contar com a ajuda de um amigo meu que rebocou o Jeep com sua Pick-Up. Assim que o Jeep pegou, saiu muita água pela descarga, mas eu achei que essa água havia entrado no escapamento por conta de uma lavagem feita dois dias antes. Não dei muita importância.
    Hoje, depois de umas 3 semanas sem funcionar, fui tentar fazer ele pegar e vi que havia uma mancha leitosa no piso, logo abaixo do carter (antes havia somente óleo, por conta de um pequeno vazamento que eu nunca tirei). Daí então eu vi que havia água pingando pelo silencioso do escapamento; Lembrei na hora da água que jorrou pela descarga alguns dias antes.
    Fui correndo verificar a vareta do óleo do motor e não deu outra: ÁGUA NO ÓLEO! Uma mancha leitosa aderida na vareta.
    Toda essa história pra perguntar o seguinte:

    1) Perdi o motor?
    2) Vai ser caro pra consertar isso?
    3) Vale a pena pensar numa troca de motor por outro mais moderno?

    Um grande abraço.

  • #2
    Usuário Avatar de jose angelo
    Entrada
    16/05/2011
    Local
    navirai ms/MS
    Idade
    53
    Posts
    99
    Agradecimentos: 0
    troca a junta do cabeçote
    Zézão

  • #3
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jose angelo Ver Post
    troca a junta do cabeçote
    Só isso?!?!?!
    E eu pensando que o motor tinha ido pro saco...
    Vou providenciar isso o mais rápido possível.
    Valeu, José Ângelo.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Firewall® Ver Post
    Tenho um Willys 67 com motor original BF-161.
    Ultimamente, por conta do meu trabalho, ele fica a maior parte do tempo parado e sempre demora pra pegar, o que eu considero normal (3 a 4 tentativas antes de esquentar).
    Pois bem, numa dessas tentativas, a bateria acabou arriando e eu tive que contar com a ajuda de um amigo meu que rebocou o Jeep com sua Pick-Up. Assim que o Jeep pegou, saiu muita água pela descarga, mas eu achei que essa água havia entrado no escapamento por conta de uma lavagem feita dois dias antes. Não dei muita importância.
    Hoje, depois de umas 3 semanas sem funcionar, fui tentar fazer ele pegar e vi que havia uma mancha leitosa no piso, logo abaixo do carter (antes havia somente óleo, por conta de um pequeno vazamento que eu nunca tirei). Daí então eu vi que havia água pingando pelo silencioso do escapamento; Lembrei na hora da água que jorrou pela descarga alguns dias antes.
    Fui correndo verificar a vareta do óleo do motor e não deu outra: ÁGUA NO ÓLEO! Uma mancha leitosa aderida na vareta.
    Toda essa história pra perguntar o seguinte:

    1) Perdi o motor?
    2) Vai ser caro pra consertar isso?
    3) Vale a pena pensar numa troca de motor por outro mais moderno?

    Um grande abraço.

    Bom dia prezado ! quando comprei meu CJ64 a junta do cabeçote estava queimada também, e o problema foi provocado por falha no radiador - a coméia estava furada e o dono anterior não verificava o nível com regularidade - foi necessário trocar a junta e dar um passe no cabeçote pois normalmente ele empena, e obviamente trocar a colméia do radiador, se não me falha a memória gastei entre R$1.200,00 a R$1.500,00 com isso, o motor ficou redondo ! depois dê uma olhada no tópico "instalação de vaso de expansão no BF-161" pode ser útil para você, boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
    Usuário Avatar de chinelao4x4
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Aparecida do Taboado M.S. (proximo JALES)/MS
    Idade
    52
    Posts
    843
    Agradecimentos: 0
    amigo, primeiro é alcool ou gas. , a vareta tava com borra ou o oleo que na vareta marca o nivel esta com cor cinza ou bege ?
    o nivel de agua abaixou e do oleo subiu ? será que não lavaram o motor e entrou agua pelo carbura ?
    da uma ligada nele, e deixa esquentar bem , e verifica a cor do oleo do carter...
    pode ser que não tenha perdido o motor, pois já entrei em um rio, onde só ficou pra fora o bandeira da antena, o jeep sumio na agua, depois fiz toda a troca de oleos , filtros e limpeza, durou 3 meses o bf 161 depois dessa, rsrsr
    boa sorte
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #6
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    41
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Firewall® Ver Post
    Tenho um Willys 67 com motor original BF-161.
    Ultimamente, por conta do meu trabalho, ele fica a maior parte do tempo parado e sempre demora pra pegar, o que eu considero normal (3 a 4 tentativas antes de esquentar).
    Pois bem, numa dessas tentativas, a bateria acabou arriando e eu tive que contar com a ajuda de um amigo meu que rebocou o Jeep com sua Pick-Up. Assim que o Jeep pegou, saiu muita água pela descarga, mas eu achei que essa água havia entrado no escapamento por conta de uma lavagem feita dois dias antes. Não dei muita importância.
    Hoje, depois de umas 3 semanas sem funcionar, fui tentar fazer ele pegar e vi que havia uma mancha leitosa no piso, logo abaixo do carter (antes havia somente óleo, por conta de um pequeno vazamento que eu nunca tirei). Daí então eu vi que havia água pingando pelo silencioso do escapamento; Lembrei na hora da água que jorrou pela descarga alguns dias antes.
    Fui correndo verificar a vareta do óleo do motor e não deu outra: ÁGUA NO ÓLEO! Uma mancha leitosa aderida na vareta.
    Toda essa história pra perguntar o seguinte:

    1) Perdi o motor?
    2) Vai ser caro pra consertar isso?
    3) Vale a pena pensar numa troca de motor por outro mais moderno?

    Um grande abraço.
    Olá Firewall,

    Segue o conselho do Angelo, verifique a junta de cabeçote.
    Acrescentaria uma verificada no cabeçote também. Leve em uma retifica e veja se há empeno, aproveite e peça para medir o cabeçote e se vc precisa de uma junta mais alta para compensar os passes que o cabeçote já levou na vida.
    No meu CJ5 6cc, precisei de uma junta de cabeçote de 4,5mm de altura para compensar. (feita sob encomenda)
    Lembre-se do aperto e reaperto do cabeçote e cuidado com os parafusus que podem quebrar.....
    Boa sorte.

  • #7
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    amigo, primeiro é alcool ou gas. , a vareta tava com borra ou o oleo que na vareta marca o nivel esta com cor cinza ou bege ?
    o nivel de agua abaixou e do oleo subiu ? será que não lavaram o motor e entrou agua pelo carbura ?
    da uma ligada nele, e deixa esquentar bem , e verifica a cor do oleo do carter...
    pode ser que não tenha perdido o motor, pois já entrei em um rio, onde só ficou pra fora o bandeira da antena, o jeep sumio na agua, depois fiz toda a troca de oleos , filtros e limpeza, durou 3 meses o bf 161 depois dessa, rsrsr
    boa sorte
    O motor é o BF-161 original a gasolina. A vareta está marcando acima do nível normal com uma cor bege acinzentada. Ou seja, o nível subiu por causa da água que foi parar dentro do motor.

  • #8
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Nelson Miller Ver Post
    Olá Firewall,

    Segue o conselho do Angelo, verifique a junta de cabeçote.
    Acrescentaria uma verificada no cabeçote também. Leve em uma retifica e veja se há empeno, aproveite e peça para medir o cabeçote e se vc precisa de uma junta mais alta para compensar os passes que o cabeçote já levou na vida.
    No meu CJ5 6cc, precisei de uma junta de cabeçote de 4,5mm de altura para compensar. (feita sob encomenda)
    Lembre-se do aperto e reaperto do cabeçote e cuidado com os parafusus que podem quebrar.....
    Boa sorte.
    O motor não apresentou sinais de aquecimento, segundo a indicação do termômetro do painel, mas vou mandar verificar o cabeçote quanto a um possível empeno.

  • #9
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    41
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Firewall® Ver Post
    O motor não apresentou sinais de aquecimento, segundo a indicação do termômetro do painel, mas vou mandar verificar o cabeçote quanto a um possível empeno.
    Lembro que usei no motor com um produto Bardal para retirada de borras, (nao lembro o nome do produto, mas era um frasquinho com um liquido vermelhinho) Fiz da seguinte forma:
    1) troca da junta, coloquei óleo velho, fiz aperto e reaperto do cabeçote quente.
    2) adicionei ao óleo velho que tinha o produto Bardal, deixei o motor funcionando uns 15 minutos
    3) reitirei o óleo velho com o produto e coloquei óleo novo e troca o filtro de óleo.
    Claro que nao deu tudo certinho e rapidinho como parece.....tive alguns probleminhas....(junta que comprei nao dava, cabeçote empenado, quebra de parafuso no bloco,.... parafuso espanando no reaperto.....
    Boa sorte!

  • #10
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Comprei um jogo completo de juntas SABÓ para o motor BF-161. Vou levar ele amanhã para o mecânico e pedir para trocar todas as juntas do motor.
    Além disso, o que mais eu peço para ele verificar, caso o problema da água no motor não tenha sido causado pela junta do cabeçote?
    Lembro que o motor não esquentou, por isso eu não estou esperando que o cabeçote esteja empenado.
    Essa é a primeira vez que isso acontece com o meu Jeep e eu não sei ao certo o que devo fazer.
    Grande abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Olá,

    Estou de volta para atualizar as informações sobre o caso.
    O Poçante já está rodando novamente. A junta do cabeçote foi trocada e não foi preciso fazer nada no cabeçote. Não havia empeno nenhum. Além disso, o motor foi lavado com óleo diesel para remover os vestígios de água dentro dele.
    O BF-161 parece até que ficou rodando mais "leve". Até o barulho do motor ficou mais suave. Pode ser que seja só impressão minha, afinal de contas a espera foi longa.
    Um grande abraço a todos, em especial aos que contribuíram para o tópico.

  • #12
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    41
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Parabéns Firewall!

    Agora é só meter a botina no poçante!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como identificar oleo contaminado caixa/diferenciais??
      Por rafaelfernandez no fórum Land Rover
      Respostas: 11
      Última resposta: 19/07/2012, 12:43
    2. agua no oleo do bf 161
      Por carlossc no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 6
      Última resposta: 05/01/2012, 23:33
    3. Óleo na água
      Por Mauricio Rossetto no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 11/03/2009, 18:22
    4. óleo Do Motor Contaminado
      Por Sidnei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 13/02/2007, 17:00
    5. Blazer 2.8 - Óleo carter contaminado?
      Por guidojunior no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 13
      Última resposta: 08/12/2006, 20:18

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade