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Convex Datacenter
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  • #1
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    RODAS DIANTEIRAS "SAMBANDO"!!!




    Pessoal,

    Estou com um probleminha, vejam se podem me ajudar. De um tempo pra cá minhas rodas dianteiras começaram a "sambar". Isso mesmo, ao passar por ruas com asfaltamento irregular ou com buracos as rodas dianteiras começam a "sambar", jogando toda vibração para o voltante e me obrigando a parar o carro para não perder o controle.

    O estranho é que num asfalto regular, como numa rodovia, e mesmo andando a 60km/h, isso não acontece.

    Antigamente era mais difícil de acontecer isso, mas hj de manhã depois que bati os molejos e troquei os jumelos por uns maiores, essa tremedeira passou a ser constante e acontece qdo passo até mesmo em uma simples irregularidade no aslfato, ficando praticamente impossível conduzir o carro.

    Toda hora qdo começa a tremedeira tenho que reduzir a velocidade para em torno de 10Km/h ou até mesmo parar, e sair de novo com o carro.

    O que pode ser? Será que só um alinhamento ou balenceamento resolve?

    Eu estou usando pneus frotreiras ressolados, com meia vida de uso, com 16 libras...

    Abraços,

    Vitor

  • #2
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Ummmm.....
    Jumelos maiores? Teu sistema de direção é o original? Com duas barras?

    Imdependente disso teu problema é shimmy... A pergunta acima é só para ver como poderemos te ajudar...

    Comece por aki...

    www.google.com.br
    Lá dentro digite exatamente assim...

    site:www.4x4brasil.com.br shimmy

    Vai aparecer uma serie de topicos aki do forum que tratam exatamente sobre o teu problema,, Dae é só vc dar uma pesquisada,,,

    []'s de quem já sofreu com esse mau depois do Fess

    PS: Não "bata" mais os feixes,,, Daki a um mes eles vão estar arriados denovo,,, COmpre um novo

  • #3
    Usuário
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    Márcio,

    Isso mesmo, coloquei uns jumelos maiores, ergueram o jeep cerca de 3 cm.

    Meu sistema de direção é original sim.

    Verifiquei na net sobre o Shimmy e cheguei a conclusão que é isso mesmo. Pelo que vi tbm, diversos problemas podem causar o Shimmy, desde uma simples folga num parafuso até rolamentos, etc..

    A questão agora é descobrir o que tá causando isso...vou levar num mecânico.

    Valeu pela dica.

    Abraço,

    Vitor

  • #4
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Seguinte...

    No sistema de direção original do jeep vc tem uma barra de direção saindo de cada roda e indo ate o centro do jeep ( olhando de frente) ali no centro do jeep elas são presas ao chassi por uma peça em forma de " L " que faz parte do sistema de direção...
    Desta forma temos uma das pontas presas na roda e outra no chassi. O eixo do jeep não é fixo em relação ao chassi, dae quando vc ergue o chassi em relação ao eixo as pontas das barras tb sobem, levando com elas o pneu, dae as rodas fecham ( olhando de frente) Caso vc coloque peso elas abrem...

    Quando vc colocou o jumelão vc aumentou em 3 centimetros a altura do chassi em relação ao eixo...

    Tuas rodas fecharam.

    Vc provavelmente não compensou isso...

    Existem varias maneiras para corrigir isso aki mesmo no forum...

    A foto abaixo ajuda entender o que eu quis dizer... Imagine este jeep sendo erguido, o que aconteceria as rodas?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos RODAS DIANTEIRAS "SAMBANDO"!!!-dire__o_sem_refor_o_iii_192.jpg  

  • #5
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    Márcio,

    E aconteceu isso mesmo, as rodas fecharam um pouco...

    Mas o problema não deve ser só isso, pois as rodas tremiam antes tbm, mas em menor intensidade...esse "jumelão" só ajudou a piorar...

    O que posso fazer pra compensar o fechamento das rodas??

    Abraço,

    Vitor

  • #6
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Pois é...

    O que pode ser é que vc já tinha um pouco por outros motivos,,, O sistema original tem 9 pontos onde pode ocorrer folga. Imagina 0,4cm em cada ponto? Tu vais ter 3,6cm de folga... isso já daria um chimmy violentissimo.. Acho que o jumelão foi a gota d'agua,,,
    Estas barras tem uma rosca interna,, é só afrouxar as braçadeiras que tem nas pontas e girar ate abrir o que vc precisa... Porem esta não é a melhor solução, alem de ser de dificil acerto logo vc tera problemas denovo.
    O mais correto é vc mudar o sistema de barras para um igual ao da foto abaixo... Uma barra ligando as duas rodas e outra ligando uma roda ao terminal... Dae as duas sempre ficam paralelas,,,


    Sugestão:
    Já que vais mexer, pq não parte para um outro setor?
    Tipo o da foto, é de santana, mas tem os de opala tb qua são bem faceis de istalar...

    [ ]'s...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos RODAS DIANTEIRAS "SAMBANDO"!!!-direcao_sem_refor_o_i_139.jpg  

  • #7
    Usuário
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    Márcio,

    Essas barras são do santana?

    Pelo que me lembro as de santana tbm não são duas, uma pra cada roda, ligadas ao terminal??

    Vitor

  • #8
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Nesta foto apenas a caixa de direção é do santana...

  • #9
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    21/07/2005
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    coloca uma barra ligando e alinhando as duas rodas e a barra da direção movimenta somente um lado.

    deve acabar com este problema.
    X Terra

  • #10
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Da uma olhada aki....

    Tem uma explicaçãozinha sobre as barras nas primeiras paginas do topico

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&start=340

    [ ]'s

  • #11
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    Citação Postado originalmente por vnogueira
    Márcio,

    E aconteceu isso mesmo, as rodas fecharam um pouco...

    Mas o problema não deve ser só isso, pois as rodas tremiam antes tbm, mas em menor intensidade...esse "jumelão" só ajudou a piorar...

    O que posso fazer pra compensar o fechamento das rodas??

    Abraço,

    Vitor
    Márcio,

    Pra fazer essa regulagem na barras é complicado? Preciso soltar as barras dos terminais e da roda ou não? Creio que terei que levantar o jeep para as rodas ficarem suspesas tbm...

    Vitor

  • #12
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    Não precisa soltar os terminais, nem suspender o jeep...

    Fazer as rodas abrirem é facil,,, o problema é achar o ponto certo.. Fazer ficarm parelhas...

    Isso que é o dificil...

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