Pessoal, uma dúvida:
por que não podemos ultrapassar a vel. de 40km/h com a 4x4 acionada? (a pergunta é puramente técnica, esqueçam o lado segurança).
Seria um problema de rolamentos - roda livre, etc? ou a caixa de transmissão não agüenta?
2- No 4x4 integral, diferencial central permite que existam diferenças entre as rotações dos 4 semi-eixos e entre sobre tudo....o diferencial dianteiro e traseiro.
Ou
Você acreditava que todo mundo girasse junto e na mesma velocidade????
Todos os 4x4 integrais , ou seja com câmbios full-time não tem limitação de velocidade com o diferencial central destravado.
Caso o full-time esteja com o diferencial central travado, então cai no mesmo caso do jeep, que é um part-time.
e 40 km/h ....é até alta demais, eu diria uns 20 km/h máximo.
Agora, a roda livre não tem rolamento. Nem que tivesse, o problema não é rolamento mas sim o cambio e o conjunto planetária/satélite
É lá que a coisa estoura.
Como cada roda vira sempre numa velocidade diferente uma das outras, existem permanentes diferenças a serem compensadas, a nível de torções nos eixos e de lá para cima do conjunto da transmisssão