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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Ogro
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    25/04/2006
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    Freio do CJ5 prendendo




    Olá amigos,

    como vcs sabem estou há tempos procurando um CJ5 pra reformar. Estou "quase" encontrando o meu. Sábado testei um 63 todo original, exceto uma grande folga na direção e falta de pneus (completamente careca) em rodas aro 15, o resto está jóia . Bateu a chave, pega de prima sem pisar no acelerador. Fiquei surpreso pois nem minha viatura de uso diário faz isso...
    Ontem fui ver um 73 mais equipadinho, mas igualmente original de mecânica e demais itens. O jipe agrada mas tem alguns probleminhas tipo o freio, quando vc pisa ele prende e não solta exceto se puxar de volta com o pé. A luz de óleo também tá acendendo. Fiquei de voltar na oficina e conversar melhor com o mecânico, mas queria uma opinião de vcs aí que entendem do assunto.
    São problemas simples de se arrumar?
    Esse lance do freio é normal???

    Abraços,
    Eric

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Se vc vai comprar para reformar e o freio segurando vc pode comprar e trocar o sistema de freios a tambor por disco (de preferência nas 4).
    O freio do jeep a tambor é uma merd@ tá sempre desregulando, depois de pegar barro tem que desmontar inteiro, se molhou ficou sem freio.
    Esta é uma das primeiras providências a ser tomadas.
    Um conselho faça reforma 1o da mecânica só depois pense em acessórios e funilaria.

    []s

  • #3
    Usuário Avatar de Ogro
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    Amigo.
    Quanto se gasta em média para colocar freio-a-disco?

    O mecânico também já sugeriu que o melhor mesmo ao invés de acertar a folga na direção é trocar a caixa de direção.
    Sempre ouço o pessoal falando que fica bem melhor a caixa vw (gol e santana)... mas ela aguenta bem por exemplo numa trilha???

    Abraços
    Eric

  • #4
    Olá pessoal!

    Ogro, eu eço a sua licença para aproveitar o seu tópico e também deixar aqui a minha dúvida relativa ao sistema de freio do Cj5: recentemente percebi que muitas vezes a luz de freio tem ficado acesa mesmo sem eu sequer tocar naquele dispositivo. Para apagá-la, preciso puxar o pedal do sistema para cima de maneira semelhante à feita pelo Ogro conforme descrito nos posts acima.

    O que está causando isso? Há como resolver? Ainda não possuo pedaleira suspensa...


    Desde já muito obrigado, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #5

    Antes de ir ao mecânico...

    Ogro,

    Antes de entregar ao bel prazer do mecânico diagnosticar o que está havendo com o freio do seu provável futuro Jeep, agache-se do lado esquerdo do carro e veja que os pedais de freio e embreagem têm duas molas(uma para cada pedal). Veja se as molas estão no lugar. Se estiverem veja se não estão estiradas. De repente é somente isso que está impossibilitando o retorno do pedal. Se estiver tudo okay, aí o problema será literalmente freio mesmo.
    Meus freios também são originais e já tive esse problema.

    Abs,

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Ogro, existem kit's de freio a disco a venda, aqui no forum mesmo vendem o UBD, com duas pinças por disco (freia que é um absurdo), normalmente o que se instala são as pinças da kombi na frente e de kadet na trazeira (para possibilitar o uso do freio de mão), a pinça do kadet é a parte cara no negócio.

    Qual "up grade" a fazer no seu caso, freio a disco com servo freio e hidrovácuo, direção hidráulica de opala/S10/F1000 e pedaleira suspensa.

    Porque, pelo tipo de pergunta vc quer fazer trilha e com a preocupação na caixa de direção, mostra que estas não serão leves, então a pedaleira suspensa evita que o pedal "engripe" ou acabe enrroscado em alguma coisa ou numa torção mais forte na própria lata.

    Na minha opinião caixa de gol/santana é boa para pneus pequenos, trilha leves e passeios, para trilhas pesadas e pneus grandes pegue a caixa mais robusta que conseguir achar (de preferência da caminhonetes pesadas), eu mesmo uso de F4000 na Rural e Landau no Jeep (no CJ5 já comprei com esta caixa e não gostei, mas como é hidraúlica e está funcionando bem deixei, porem assim que acabarem as prioridades troco por uma da S10).

    cmte, o seu caso é mais provável que seja a mola (quebrada, cansada ou esteja enrroscada).

    O jeep tem alguns itens muito bons, como os eixos, itens que se melhorados ficam bons, como a reduzida e itens que devem ser trocados, caixa de direção e sistema de freios.

    Lembre-se a reforma de um Jeep nunca termina, vc pode até diminuir o nível do "up grade" e demorar mais para fazer intervenções, mas a reforma nunca termina, porque sempre dá para melhorar. O importante é fazer um planejamento para não ter que refazer serviço.

    []s modificados.

  • #7
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Completando, um sistema completo de freio a disco nas 4 instalado, acredito que sai entre R$ 1400,00 e R$ 3000,00 dependendo do sistema (disco de S10, 2 pinças por roda), do que for feito e da sua localização, no meu CJ coloquei 4 discos/pinças de kombi e instalei o freio de mão no cardãn, para mim ficou bom, eu uso pneus 35".

    Uma dica se vc está procurando um Jeep para comprar, sempre sai mais barato pegar um já adaptado (desde que esteja bem feito).

  • #8
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    Bem, recomendo o freio a disco!
    Coloquei no meu jeep fazem 3 semanas...(atualmente ele esta internado trocando toda a parte elétrica)... comprei o SBD e troquei eu mesmo na garagem de casa...mas para tanto é necessário ter algumas ferramentas! No meu caso precisei usar até uma esmerilhadeira e esmeril pra dar uns ajustes e encaixar o disco!
    Antes eu tinha de bombar 3 vezes para o pedal ficar numa altura razoável ...agora, com os discos, ele esta lá em cima e trava as rodas se eu pisar um pouco mais firme!
    Ogro, recomendo também ver o cilindro mestre...se for original do jeep troque o reparo! É baratinho e nada como umas borrachas novas...
    Quanto a direção o meu esta com a da S10! Acho bem boa também!
    É nói!

  • #9

    Freios

    Ogro,

    O lance é o seguinte, você tem que pensar no que você quer. Aqui no Forum tem adeptos vários de várias linhas. Se quer manter original e carregar essa bandeira, ou se quer menos trabalho e conforto.

    Freio a lona lolhado perde o freio, sim às vezes se molhar muito (atoleiros, agua mesmo). O que diferencia aí são as trilhas que você pega. Tem gente que só gosta de atoleiro, o que n|ao diz muita coisa. Tem gente que prefere mais erosões, etc. Ou Seja, mais técnica.

    Esse negócio de que só freio a disco é mais seguro é meio balela. Tempos atrás só tinha carro a lona e nem por isso dava tudo errado.
    Aliás, disco sem servo freio ou hidro vácuo, você vai ter que fazer uma boa força para frenar, independente do tipo.

    Fazem mais de 2 anos que tenho os freios originais a lona e NUNCA fiquei sem freio. Tudo é uma questão de manutenção. Eu curto e não é nenhum problema.

    Qdo comprei meu CJ, o freio estava uma M.. e comprei tudo novo: Panelas, 4 burrinhos + o mestre, os flexíveis, lonas. Ficou perfeito e funciona 100% até hoje.

    Pergunta para a galera.. hoje em dia, dependendo das trilhas, gasta pastilha pra caramba também.

    Então o negócio é você perguntar mesmo e depois decidir o seu lance.

    Abraço. Bob.

  • #10
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Pergunta para a galera.. hoje em dia, dependendo das trilhas, gasta pastilha pra caramba também.
    Concordo com o Bob, aquele maldito silte (material fino porem altamente abrasivo), quando na pastilha causa um desgaste rápido, mas o lance é assim que sair da trilha jogar uma água ou passar em um rio, que convenhamos no caso do disco é muito mais facil de limpar que um tambor.

    Trilhas com barro realmente judiam do jeep e exigem uma manutenção mais específica (pergunte ao Rodrigo da Garra4x4 o que acha de lama), mas as trilhas que temos aqui, pelo menos as melhores tem de tudo um pouco e muitas vezes não dá para escolher (ficar só nas erosões).

    Sou adepto incondicional do freio a disco nas 4, só tive grandes problemas com o sistema do freio original do jeep, não é a questão de serem a tambor, pois as BLAZER que temos e que tivemos tambem já viram muito barro e nem por isso deram tanto trabalho e elas tem tambor atrás, o problema é o sistema arcaico que exige um ajuste constante e que permite a entrada de muito barro.

    Se tens alguma dúvida, faça como eu fiz, quando comprei o meu jeep com o sistema de freios original todo novo e revisado, a idéia era deixar como estava (mesmo porque comprei o jeep o mais pronto possível pois estava com a segunda reforma da Rural em andamento), fiz algumas trilhas e depois de muito trabalho de limpeza após cada trilha, tomar alguns cuidados adicionais, ficar com roda trazeira presa algumas vezes e passar muito nervoso, decidi pelo disco e hoje não me arrependo.

  • #11
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    01/01/2012
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    Pessoal, desculpe a intromissão, mas estou dando uma geral em meu sistema de freios e ao montar o cilindro de rodas deparei com a seguinte situação:
    Na posição 1 a sapata fica um pouco folgada e o retorno da mesma passa a não ser imediato e a roda ainda gira com certa dificuldade, mesmo estando suspensa no macaco...e ainda por cima quando vou retirar o tambor costuma agarrar..( fazendo isto sem mexer na regulagem atrás).Já na posição de maior pressão da mola (2) O tambor sai sem problemas e a roda gira livremente quando suspensa...e ainda por cima o sistema fica pressionado.Imagino que na posição de maior pressão seja melhor para diminuir a entrada de ar no sistema, penso também que poderia talvez com menor probabilidade aumentar o esforço de frenagem fazendo isso nas 4 rodas...não sei ao certo a posição original, que parece ser no furo bilongado idêntico, ao lado direito mas nele acontece os problemas que citei anteriormente. Gostaria de contar com quem já montou e desmontou isso e se lembra de como o sistema é montado originalmente.
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

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