É cardã sim, as kombis mais antigas (não sei exatamente que ano)usavam um cardã de cada lado (como já foi dito antes), ele é bem pequeno (deve ter uns 20 a 25 cm), eu usei no meu Jeep, foi só alongar ele e pronto, a cruzeta é idêntica à do Jeep!
Lembro que na época (em 1999) paguei 50 reais o par num desmanche, com cruzeta, luva, tudo certinho e completo, sem jogo nenhum!!!! Foi só alongar e colocar!!!
As kombis mais antigas usam uma especie de cardã sim, dois por sinal, um para cada roda traseira, acho que até o ano de 1978, e a cruzeta que ela usa tem a mesma especificação da cruzeta do jeep tbem.
Essa e novidade para mim tambem! Pensando melhor faz sentido em haver cruzeta pois a fabricacao de homocineticas e outros tipos de juntas so tiveram inicio de producao no Brasil em 75, com o lancamento do passat.
Sds.
CJ5 1976 - 6zão
GM 250 Clark 260F
Eixos Dana 44 LSD
Fábio, pode usar sossegado, fica como se fosse original!
Basta um bom torneiro pra cortar alongar e soldar denovo, tudo centrado, que fica beleza!
Eu uso no meu desde o ano 2000 e nunca tive problemas (também não faço um uso muito pesado do meu Jeep... mas não teria problemas pra esse uso), só o desgaste natural do sistema (joguinho na luva).
O da frente tive que fazer mais fino pra não pegar no motor de partida do motor de opala, meu Jeep não teve a suspensão alterada nem nada.
Se você encontrar os cardãs pode comprar tranquilo que dá pra usar!
Até mais!
Se a medida é a mesma, tanto de cruzeta como luva e espiga, o que importa se vai na Kombi ou na Enterprise???? A porr@ é a mesma e o preço também deve ser! E se comprar o cardã completo, ainda tem que trocar o tubo!!
Quando coloquei o diferencial dianteiro no jeep, o mecânico me falou para comprar o cardã da Kombi antiga e mandar fazer o tubo completo no torneiro, já que teria que aumentar mesmo... mas preferi arrumar um cardã de jeep, já que não encontrei o da Kombi com facilidade...
Estarei procurando um cardan de kombi para por no meu jeep ja q perdi o meu numa trilha... como é um CJ2a com motor 3800 de opala o cardam periga ser do tamanho de tao curto q ele é....
as kombis ano 77 (só nesse ano) sairam com cruzeta, ja fiz alguns cardãs com o conjunto luva estria dela que é spicer, só que o curso da estria é menor