Tá ai um Debate interessante para quem tem um Land Rover com Suspensão original com Bolsas de Ar no lugar de Molas , porem pensam em adaptar Molas Helicoidais por ter um custo de reparo muito menor e menos manutenção , Principalmente para quem utiliza o Off-road quase que semanalmente no Pesado. O Sistema Original das range Rover P38 são muito mais confortável , porem o Sistema da Land Rover não me convenceu e eu troquei as bolsas por molas . Lá na Europa existem Kits prontos para as P38 e Discovery ,mas não tem no Brasil Então o que eu fiz, adaptei a moda brasileira, procurei uma mola barata , nova e de boa qualidade mandei fazer os suportes de fixação e pronto....Nunca mais tive problemas com Sensores , cilindro vazando , mangueiras ressecadas , válvulas salenóides , compressor de ar etc.....tirei toda aquela parafernália do carro. E Voçê trocaria a Suspensão original do seu carro , por molas apenas pela mão de obra e custo de reparo menor , ou pagaria alto ainda pela originalidade ?
A minha tem as molas da Bearmarch que o antigo dono colocou. São muito macias e confortáveis para o asfalto mas pretendo troca-las pelas da marca terra-firma ou mandar fazer reforçadas p off -road. Existem kits em que as molas e amortecedores tem 2" a mais do que o padrão. É o máximo que este carro aguenta de elevação sem ter que aumentar as barras de direção e estabilizadora. O carro fica igual ao RR Evolution da foto. Vale muito a pena p quem gosta de colocar o carro no off-road. A maioria dos mecanicos recomendam as trocas na P 38 pois foi um sistema embrionário que deu muito problema. Hoje um mecanico antigo da land me disse que o ressecamento aliado ao movimento de sobe e desce e o local em que ela foi posicionada no carro, ou seja, muito exposta a agentes externos, é o que a faz ressecar com facilidade e romper-se, ao contrário das disco e RR atuais.
Curiosidade Leandro. Qual mola você adaptou? De que carro?