Claudio,
Muito legal !!! Estou aguardando.
Obrigado
Versão Imprimível
Como passar uma imagem de satélite do Google, ou outra imagem qualquer (jpeg) , para o seu GPS
Primeiro, obviamente, o GPS tem que ser compatível com esse recurso, Montana, GPSMAP 62 series, GPSMAP 78 series, eTrex 20 e 30, Oregon, Edge 800 são opções que funcionam.
Passo 1 – Salvar a imagem JPEG.
Se você tem um mapa em papel, passe no scanner e salve em seu computador como JPEG.
Se vai tirar a imagem do Google Earth, abra o Google Earth e aproxime a imagem que você quer na tela. Entre no menu Arquivo -> Salvar -> Salvar Imagem. Vai abrir uma janela, ali escolha o local e o nome para a imagem e salve.
Passo 2 – Fazer a superposição da imagem do mapa
Você vai ter que georeferenciar essa imagem e para isso vamos usar o Google™ Earth.
Localize no Google Earth o local de onde você tirou a imagem que vamos usar.
Na barra de menu, clique em Adicionar > Sobreposição de Imagem. Vai abrir uma janela grande.
Dê um nome para a Imagem no primeiro campo da janela;
No Segundo campo você tem que mostrar onde está salva sua Imagem no computador: Clique em Navegar, procure e escolha o arquivo de Imagem e clique Abrir.
O Google Earth vai abrir o arquivo e ele vai ficar em cima da imagem maior com umas barras verdes.
Passo 3 - Ajustar a Imagem
Agora você vai ter que colocar essa imagem exatamente em cima do local no Google Earth que ela pertence.
Para facilitar use a barra de Transparência entre 50% e 70% para ajustar a imagem em cima da outra.
Comece em um canto colocado o cursor em cima dele e apertando o mouse.
Mova as marcas verdes para ajustar os cantos, pontas, centro e rotação da imagem JPEG, você tem que colocar uma exatamente em cima da outra.
Uma vez acertada volte a transparência para 100%.
Selecione, na Janela da Superposição da Imagem na aba de altitude o campo Ordem Do Traçado, um número. Abaixo de 50 a imagem aparecerá abaixo do mapa, acima de 50 aparecerá acima do map. (teste as opções para ver a mais adequada a seu gosto)
Clique ok para salvar sua Imagem.
Ela vai aparecer na esquerda da tela do mapa GoogleEarth.
Passo 4 – Gravar a imagem no GPS
Conecte seu GPS no computador.
No Google Earth, sua imagem deve estar aparecendo a esquerda da tela de mapa com aquele nome que você deu lá em cima.
Clique com o botão direito do mouse em cima dela e escolha a opção Salvar Lugar Como.
Salve a Imagem no Seu Garmin, dentro da pasta Garmin, na pasta CustomMaps.
Salve no formato KMZ.
Ejete o GPS.
Visualize a imagem no Mapa do seu GPS.
Para desativar a Imagem vá em configurações de Mapa e no Seleção de Mapas desabilite a Imagem.
Espero que tenha sido fácil!!!
Eu uso ja a algum tempo o 60Csx ... ótimo GPS, mas pra digitar algo nele e sofrivel, sem contar q a tela é pequena..
Estava a tempos de olho num 620 map.. agora tem um 640 map ..
Mas ontem olhando preço dos 620 descobri esse montana e vim pesquisar aqui no forum. Ja li todo o topico, mas tenho um duvida.
ele tem tds funcoes que tem no 620 map ? ou no 60Csx ??
É facil digitar um endereço nele ? tamanho da tela é suficiente ?
Grato.
Oi Camilo,
O GPSMAP 620 ou 640, são iguais, é um equipamento muito legal, mas ele é automotivo ou náutico, só. Não tem todas as possibilidades de configuração que um Montana tem, e é bem maior, ou seja, pouco portátil. O Montana é mais polivalente e serve para trilha, caminhadas, bicicleta, carro, moto, barco,...
Se for comprar o Montana, não esquece do suporte veicular que é separado. Ele só fala as instruções de navegação com o suporte ligado.
Abraço,
Claudio
Acabei de comprar o 650. Que baita GPS. recomendo a todos q estao com duvidas.
abraços
Galera reanimando o tópico. Consegui instalar o mapa tracksource, estou tendo dificuldades apenas com os POIs, não encontro essa pasta na raiz garmin, nem mesmo na pasta garmin. Dessa forma, estou na dúvida se simplesmente arrasto os pois para a raiz ou abro uma pasta especifica dentro da pasta garmin direto na aparelho. E aí sugestões?
Lucas,
Quando fui instalar a pasta Poi no meu GPS, acabei "copiando e colando" a pasta em vários lugares: na raiz do SD, na pasta Garmin, na pasta mapas (ou maps)... rsrsrs... enfim: funcionou... só não sei de qual destas pastas o GPS lê as informações...
Abraços.
Vocês não utilizam o Mapinstal da Garmin? Porque quando seleciona o mapa do tracksource pelo Mapinstal, vai tudo junto Pois, radares, mapas,... É super fácil de utilizar.Este programa vem junto quando se baixa o Basecamp.
Pessoal, seu que o tópico anda parado, mas vou arriscar uma perguntinha:
Vale a pena pagar R$ 110 a mais pela câmera do 650 em vez do 600 ?