Postado originalmente por
diogo ludovico
Se voce usar a função adicionar caminho do google earth, voce pode literalmente desenhar a estrada por onde voce passará. Aliado aos pontos "marcados" como voce mostrou, voce poderá usar o modo de navegação do GPS, pois estará "vendo" a estrada.
A questão é, voce pode baixar o trackmaker gratuitamente, e com ele inserir os caminhamentos do google earth no gps, fazendo seu proprio tracklog antes mesmo de sair de casa.
Agora vale lembrar, que em muitos lugares as imagens do google estão com 2 a 5 anos de defasagem, ou seja, aquela ponte pode não estar mais lá, bem como a estrada pode ter mudado de lugar, ou referencias visuais desaparecido.
Desta forma, eu faço o seguinte:
Entro no google earth e vou marcando pontos de referencia, que serão usados como checkpoints. Após isso volto ao inicio e venho adicionando o caminho, por cima da estrada, o mais detalhado possivel, sempre fazendo anotações (mini planilha como vc descreveu).
Depois de tudo terminado, salvo o arquivo do google earth como .Kmz, e o abro no trackmaker, de onde passo para o GPS.
Na hora de navegar, o caminho vai estar aparecendo como se fosse uma estrada, ai é só segui-la. Meu GPS é um Garmin E-trex Vista Hcx.
4Cross, sua ideia é valida, e é "segura" desde que a estrada não tenha mudado, senão se perderá muito tempo na tentativa e erro até achar uma estrada que chegue aonde se quer sem acabar em uma sede de fazenda ou beco sem saida.
Basta baixar o Trackmaker gratuitamente e usar os recursos que o google earth dispõe, automaticamente e de gratis!!!!:mrgreen:
No seu metodo voce tem que inserir manualmente cada ponto, com um download simples voce consegue colocar todos os pontos de uma vez só.
Não estou criticando seu metodo, apenas o complementando, ok!:concordo:
P.S sabado agora faremos aqui na região um levantamento assim, espero não ter nenhuma surpresa, da ultima demos de cara com 3 cercas de arame que fechavam a "estrada"que na imagem era perfeita (imagem de 2005), mas que tinha sido abandonada.