x
Convex Datacenter
Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 115

Tópico: GPS off-road

  • #13
    Usuário Avatar de Pikachu
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    S.B.Campo/SP
    Idade
    54
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por moskamoc Ver Post
    Galera, no frigir dos ovos, qualquer aparelho destes é igual por dentro. A única função deles é receber o sinal do satélite e calcular a sua posição, colocando no mapa. O navegador é que difere um do outro por mais ou menos funções, etc. Os mapas mudam de acordo com o aparecimento de novas rotas, vias etc. por isso a necessidade de atualização anual. Os aparelhos apenas calculam a posição deste fazendo a triangulação entre sinais recebidos de no minimo tres satelites, calculando a diferença de tempo que cada sinal é recebido. Celulares fazem isso triangulando tres torres distintas sem usar satelite. Os sinais do satelite são os mesmos para qualquer aparelho. Sao sinais de radio que levam um tempo x pra ser recebido pelo GPS. O aparelho calcula: satelite 1 = x, satelite 2 =x + 2, satelite 3 = x+5, e calcula a posição como perto do satelite1, pouco perto do satelite 2 e longe do satelite 3, isso dá a posição exata do aparelho.Isto explica tb porque o GPS quando parado nem sempre indica a direção certa que vc estaria apontando, precisando dar alguns passos para ele reconhecer a direção de caminhada.
    É simples assim, mas não é tão simples assim... rs
    Você está corretíssimo ao dizer que a forma de calcular a posição é a mesma em qualquer aparelho. MAS... A diferença da antena receptora de cada aparelho já dá uma diferença absurda. Senão essas "porcariazinhas" de GPS de celulares seriam excelentes... Mas servem prá quebrar o galho... rs Podem xingar à vontade; eu tenho GPS no celular e não tem comparação com um Outdoor, por exemplo. Na cidade quase não se percebe o erro porque o software tem um "lock on road", que faz com que ele sempre te coloque dentro de uma rua, estando você ali ou não. Mas, saindo das ruas, a diferença não é pequena.

    Olhe o exemplo abaixo: a trilha em VERMELHO for feita com um GPS do iPhone. A trilha AMARELA, com o meu GPS 62S (Outdoor). Olha a diferença de precisão. No mapa, olhando agora, nem parece muito. Mas vai prá dentro do carro e vai numa bifurcação, por exemplo. É bastante diferença...


    Falando dos mapas de rua, você está certo quando diz que eles mudam pelo aparecimento de novas ruas/rodovias/etc. Mas os GPSs não se resumem a isso. Os GPS antigos nem aceitavam atualização de mapas. Hoje a maioria aceita. Mas existe os "CUSTOM MAPS", que hoje facilitam MUITO a vida dos off-roaders. Ele quem permite que eu veja a trilha no GPS como na foto acima.

    Sem os Custom Maps, eu veria a trilha assim no meu GPS:


    E não são todos os GPS que possuem esta fucionalidade. Os normais de carro, nem pensar. Outra diferença "bruta".


    Agora, falando em direção:
    "Isto explica tb porque o GPS quando parado nem sempre indica a direção certa que vc estaria apontando, precisando dar alguns passos para ele reconhecer a direção de caminhada."
    Isso acontece EM ALGUNS APARELHOS porque a forma de calcular a posição de para onde você está virado é feita quando você se move. Mas alguns aparelhos não são assim. O 62S (Outdoor), por exemplo, tem uma bússola interna de 3 eixos que faz o cálculo de para onde você está virado, sem precisar que você se mova. E sem precisar deixar o aparelho exatamente na horizontal, como nos aparelhos que tem bússola de 2 eixos. Ou seja, mesmo dentre os que tem bússola, ainda há diferenças grandes. Imagine entre os que não tem.

    É por isso que eu disse que é simples assim, mas não é tão simples assim... rs

    Modelo de aparelho faz MUUUUITA diferença. cabe a cada um saber se a diferença é importante para você ou não. Eu, PARTICULARMENTE, nunca mais uso um GPS que não aceite Custom Maps. Só se for o do celular prá "salvar" o passeio.... rsrsrs



    Abração,
    Edu Nakiri
    Pajerinho "G.I. JOE"

  • #14
    Usuário Avatar de renzo
    Entrada
    12/08/2004
    Local
    botucatu/SP
    Idade
    48
    Posts
    575
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pikachu Ver Post
    É simples assim, mas não é tão simples assim... rs
    Você está corretíssimo ao dizer que a forma de calcular a posição é a mesma em qualquer aparelho. MAS... A diferença da antena receptora de cada aparelho já dá uma diferença absurda. Senão essas "porcariazinhas" de GPS de celulares seriam excelentes... Mas servem prá quebrar o galho... rs Podem xingar à vontade; eu tenho GPS no celular e não tem comparação com um Outdoor, por exemplo. Na cidade quase não se percebe o erro porque o software tem um "lock on road", que faz com que ele sempre te coloque dentro de uma rua, estando você ali ou não. Mas, saindo das ruas, a diferença não é pequena.

    Olhe o exemplo abaixo: a trilha em VERMELHO for feita com um GPS do iPhone. A trilha AMARELA, com o meu GPS 62S (Outdoor). Olha a diferença de precisão. No mapa, olhando agora, nem parece muito. Mas vai prá dentro do carro e vai numa bifurcação, por exemplo. É bastante diferença...


    Falando dos mapas de rua, você está certo quando diz que eles mudam pelo aparecimento de novas ruas/rodovias/etc. Mas os GPSs não se resumem a isso. Os GPS antigos nem aceitavam atualização de mapas. Hoje a maioria aceita. Mas existe os "CUSTOM MAPS", que hoje facilitam MUITO a vida dos off-roaders. Ele quem permite que eu veja a trilha no GPS como na foto acima.

    Sem os Custom Maps, eu veria a trilha assim no meu GPS:


    E não são todos os GPS que possuem esta fucionalidade. Os normais de carro, nem pensar. Outra diferença "bruta".


    Agora, falando em direção:
    Isso acontece EM ALGUNS APARELHOS porque a forma de calcular a posição de para onde você está virado é feita quando você se move. Mas alguns aparelhos não são assim. O 62S (Outdoor), por exemplo, tem uma bússola interna de 3 eixos que faz o cálculo de para onde você está virado, sem precisar que você se mova. E sem precisar deixar o aparelho exatamente na horizontal, como nos aparelhos que tem bússola de 2 eixos. Ou seja, mesmo dentre os que tem bússola, ainda há diferenças grandes. Imagine entre os que não tem.

    É por isso que eu disse que é simples assim, mas não é tão simples assim... rs

    Modelo de aparelho faz MUUUUITA diferença. cabe a cada um saber se a diferença é importante para você ou não. Eu, PARTICULARMENTE, nunca mais uso um GPS que não aceite Custom Maps. Só se for o do celular prá "salvar" o passeio.... rsrsrs



    Abração,
    legal a explicacao pikachu e concordo com vc....apenas nao entendi no que vc se referiu a custom maps....tenho um 60 csx ,um oregon 450 e um nuvi 255 w....o nuvi é so pro carro dentro das cidades e rodovias...fora isso nao serve pra nada..talvez para peso de papel.rsrsrs....agora o 60 csx e o oregon , ate quebram o galho dentro das cidades ,mas o territorio deles é no off road....se nao me engano todos os gps outdoors tem a funcao track para gravar os tracklogs.....que foi o que vc fez acima.com relacao aos mapas,sempre atualizo eles,nao uso o mapa de fabrica , ate porque é anigo,desatualizado e com um monte de diferencas.....por favor...me explique o que quiz dizer

    abs

    renzo

  • #15
    Usuário Avatar de renzo
    Entrada
    12/08/2004
    Local
    botucatu/SP
    Idade
    48
    Posts
    575
    Agradecimentos: 0
    mais uma duvida.....vc ve a imagem da foto de satelite no seu gps ???foi isso que entendi ???nunca soube que era possivel...a nao ser se vc grvasse uma imagem em jpg e calibrasse dentro do mapa....

  • #16
    Usuário Avatar de Pikachu
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    S.B.Campo/SP
    Idade
    54
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Fala Renzo,

    Custom Maps são, na sua essência, exatamente o que você estreveu: são imagens JPG calibradas no mapa. Pode ser até um desenho feito no photoshop, por exemplo. Aí a imagem é "calibrada" (georeferenciada) e vira um mapa custom.

    Você pode usar as fotos do Google Earth, por exemplo e ter todo o trabalho de calibrar as imagens, ou assinar um serviço de imagens chamado Birds Eyes (US$30.00 por ano) e poder baixar as imagens já calibradas para o seu GPS. Muito fácil....


    Quanto aos mapas de rua é isso mesmo. Sempre sai uma versão e vc atualiza-a.

    O 60CSx não aceita Custom Maps, mas o Oregon 450 aceita. Já tive ambos e são bons GPS. O que eu tenho, o 62S, é sucessor do 60CSx e veio depois da linha Oregon. Se não me falha a memória, o 450 não tem bússola de 3 eixos, o 62S já tem.
    Mas com o Oregon você já pode assinar o serviço do Birds Eye !


    Abraço,
    Edu Nakiri
    Pajerinho "G.I. JOE"

  • #17
    Usuário Avatar de renzo
    Entrada
    12/08/2004
    Local
    botucatu/SP
    Idade
    48
    Posts
    575
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pikachu Ver Post
    Fala Renzo,

    Custom Maps são, na sua essência, exatamente o que você estreveu: são imagens JPG calibradas no mapa. Pode ser até um desenho feito no photoshop, por exemplo. Aí a imagem é "calibrada" (georeferenciada) e vira um mapa custom.

    Você pode usar as fotos do Google Earth, por exemplo e ter todo o trabalho de calibrar as imagens, ou assinar um serviço de imagens chamado Birds Eyes (US$30.00 por ano) e poder baixar as imagens já calibradas para o seu GPS. Muito fácil....


    Quanto aos mapas de rua é isso mesmo. Sempre sai uma versão e vc atualiza-a.

    O 60CSx não aceita Custom Maps, mas o Oregon 450 aceita. Já tive ambos e são bons GPS. O que eu tenho, o 62S, é sucessor do 60CSx e veio depois da linha Oregon. Se não me falha a memória, o 450 não tem bússola de 3 eixos, o 62S já tem.
    Mas com o Oregon você já pode assinar o serviço do Birds Eye !


    Abraço,
    valeu a dica,......porem me fala uma coisa....essasfotos ja georeferenciadas sao salvas no cartao ou na ,memoria do gps ??? elas posuem boa definicao ??ocupam muita memoria ??esse arquivo deve ser uma grande imagem ou varias imagens pequenas de cada regiao(mais provavel)....de mais detalhes...

    abs

    renzo

  • #18
    Usuário Avatar de Pikachu
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    S.B.Campo/SP
    Idade
    54
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    As fotos são salvas onde você quiser. O GPS encontra-as onde copiar, desde que na pasta correta. A definição depende do tanto de ZOOM que você dê na imagem. é IDÊNTICO ao Google Earth. Quanto mais perto, mais nítido. Perto demais, borra. Muito longe, não enxerga tudo. São várias imagens de um todo... Isso falando de imagens que vc mesmo faz. Se pegar do Birds Eyes, você seleciona a área e ele baixa tudo de uma vez, num arquivo só...


    Abraço,
    Edu Nakiri
    Pajerinho "G.I. JOE"

  • #19
    Usuário Avatar de renzo
    Entrada
    12/08/2004
    Local
    botucatu/SP
    Idade
    48
    Posts
    575
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pikachu Ver Post
    As fotos são salvas onde você quiser. O GPS encontra-as onde copiar, desde que na pasta correta. A definição depende do tanto de ZOOM que você dê na imagem. é IDÊNTICO ao Google Earth. Quanto mais perto, mais nítido. Perto demais, borra. Muito longe, não enxerga tudo. São várias imagens de um todo... Isso falando de imagens que vc mesmo faz. Se pegar do Birds Eyes, você seleciona a área e ele baixa tudo de uma vez, num arquivo só...



    Abraço,




    blz pikachu....vou comprar e testar....depois posto comentarios aqui...abs

    renzo

  • #20
    Usuário Avatar de Cunha03
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    51
    Posts
    746
    Agradecimentos: 0
    Fale Pikachu, dentre os modelos para off road, qual seria bem indicaco.
    Tinha um 60Cs que passei para o meu irmao e vou pegar outro para mim, nao sei se ja passou o seu 62s pra frente, mais seria uma opção e qual seria outro, tinha visto o colorado o 400i(R), mais depois vi o 62S.
    Tem algum outro modelo indicado.
    Abraço

  • #21
    Usuário Avatar de Pikachu
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    S.B.Campo/SP
    Idade
    54
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por renzo Ver Post
    blz pikachu....vou comprar e testar....depois posto comentarios aqui...abs

    renzo
    Só tenha em mente que todas as fotos são de satélite. Então pode ser que uma imagem do Birds Eyes seja mais nova ou mais velha do que a do Google Earth. No meu, sempre tinha mapas das duas fontes. Comparava qual era mais atual e escolhia baixar da mais nova.

    Este serviço de imagem está no início.... Logo vai se difundir e você vai ver quão poderoso vai ficar (eu acho)... Enquanto não chegamos lá, vamos aproveitando como podemos... hehehe


    Abraço,

    Edu Nakiri
    Edu Nakiri
    Pajerinho "G.I. JOE"

  • #22
    Usuário Avatar de Pikachu
    Entrada
    14/12/2004
    Local
    S.B.Campo/SP
    Idade
    54
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cunha03 Ver Post
    Fale Pikachu, dentre os modelos para off road, qual seria bem indicaco.
    Tinha um 60Cs que passei para o meu irmao e vou pegar outro para mim, nao sei se ja passou o seu 62s pra frente, mais seria uma opção e qual seria outro, tinha visto o colorado o 400i(R), mais depois vi o 62S.
    Tem algum outro modelo indicado.
    Abraço
    Oi Cunha. Já vendi o meu 62S sim. Se eu não me engano, o Colorado já saiu de linha e não aceita mapas Custom. Quem aceita é da linha Dakota em diante (Dakota, Oregon, 62, etc). Aí as diferenças são de tamanho, resolução, tamanho da tela, touchscreen, bússola e outros detalhes. Destes, o que eu mais gostei foi o 62S que eu tinha mesmo...

    Se você gostava do 60, vai adorar o 62S. Se preferir pegar um com tela um pouco maior e touchscreen, aconselho o Oregon 550. Eu, particularmente, prefiro o 62S, mas sabe que gosto é igual bunda, né... rs Se conseguisse arrumar com alguém prá dar uma olhada, ia ser bacana.



    Abraço,
    Edu Nakiri
    Pajerinho "G.I. JOE"

  • #23
    Usuário Avatar de renzo
    Entrada
    12/08/2004
    Local
    botucatu/SP
    Idade
    48
    Posts
    575
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pikachu Ver Post
    Oi Cunha. Já vendi o meu 62S sim. Se eu não me engano, o Colorado já saiu de linha e não aceita mapas Custom. Quem aceita é da linha Dakota em diante (Dakota, Oregon, 62, etc). Aí as diferenças são de tamanho, resolução, tamanho da tela, touchscreen, bússola e outros detalhes. Destes, o que eu mais gostei foi o 62S que eu tinha mesmo...

    Se você gostava do 60, vai adorar o 62S. Se preferir pegar um com tela um pouco maior e touchscreen, aconselho o Oregon 550. Eu, particularmente, prefiro o 62S, mas sabe que gosto é igual bunda, né... rs Se conseguisse arrumar com alguém prá dar uma olhada, ia ser bacana.



    Abraço,

    pikachu,

    antes de eu compar esse serviço,gostaria de tirar agumas duvidas com vc....me passe um contato seu , fone,cel,mail...pode ser por mp.

    ...vi que vc é de sao bernardo do campo....sou nascido ai...mudei pra botucatu com 13 anos ....mas ainda tenho familia ai


    abraçs

    renzo

  • #24
    Pikachu,
    Onde vc baixa os mapas "birds eyes"?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade