x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/04/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    67
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0

    Comparação de navegadores: Garmin x IGo




    Há algum tempo utilizo navegadores Garmin. A maioria das vezes que os utilizei, contudo, foram em rotas relativamente pequenas, de pouco mais que 500 km. E, muitas vezes, eu escolhia a rota que ia utilizar (no Mapsource) e apenas seguia o roteiro gravado no Nuvi. Há pouco tempo (uns 6 meses), comprei um navegador com o programa IGo, que cheguei a testar algumas vezes, mas apenas em cidade.

    Nesse começo de ano fiz uma viagem mais longa (uns 4000 km) e resolvi comparar os programas de navegação. Meu roteiro foi Belo Horizonte-Foz do Iguaçu-Nordeste da Argentina-Florianópolis-Belo Horizonte. No trecho argentino, usei apenas o Garmin com os mapas do projeto Mapear. Em todos os outros usei o IGo e, simultaneamente, o Garmin com os mapas do Tracksource. (Em algumas viagens curtas havia utilizado o Navigator 2010. Achei os mapas do Tracksource mais confiáveis.)

    Antes de iniciar o roteiro, tentei escolher alternativas semelhantes para ambos os programas: rota mais curta, sem retornos em U, sem fora de estrada etc etc. (Mudei essas alternativas na Argentina.)

    O primeiro trecho da viagem (BH-Foz do Iguaçu) foi coberto em dois dias: no primeiro percorri perto de 1000 km, no dia seguinte atingi o destino. Não tinha escolhido um lugar para pernoitar. Iria dormir quando já tivesse rodado bastante e estivesse cansado.

    Esse foi o primeiro ponto favorável para o IGo. A tela mais completa indicava quanto tempo já havia rodado, quantos km faltavam até o destino e o tempo aproximado para atingir o mesmo. Antes, nunca tinha dado muito valor a essas informações. Mas, numa viagem grande e pouco planejada, elas se mostraram muito úteis. (O tempo até o destino sempre foi calculado de maneira muito "otimista" no IGo. Sua média deve coincidir com a velocidade máxima em cada trecho. Talvez haja um jeito de corrigir isso, como existe no Mapsource. Mas, como ele indica quantos km estão faltando, você pode fazer uma estimativa mais correta. Já a expectativa de tempo até o destino do Garmin sempre se mostrou mais realista. Mas eu já tinha ajustado isso no Mapsource.)

    No que diz respeito à navegação, pude notar que as mapas do Tracksource são muito mais precisos. Mesmo em rodovias movimentadas o IGo "se perdia". Por outro lado, notei muitas divergências entre os mapas do Tracksource e o "basemap" da Garmin. Parece que o programa da Garmin tenta calcular as rotas usando o basemap e se estas estiverem muito diferentes daquelas mostradas nos mapas do Tracksource (e que correspondiam ao trajeto efetivamente utilizado), o Garmin fica o tempo inteiro recalculando a rota. Em vários momentos, recebi a mensagem de que era impossível calcular a rota até o destino!

    Não sei se esse comportamento foi devido à calibração dos mapas do Tracksource - no sentido de que os trajetos do basemap não foram "arrastados" de modo a coincidir com as corretas coordenadas da rodovia. (O que eu disse é uma especulação minha: o basemap é um mapa tosco, composto de pedaços de retas. Acho que esses pedaços de retas podem ser calibrados de modo a serem praticamente identificados com as coordenadas corretas.)

    O primeiro trecho da viagem (até o oeste de SP) eu conheço relativamente bem. Assim, descontado esse comportamento errôneo do Garmin, ainda era possível verificar se as soluções apresentadas pelos dois programas eram o trajeto mais curto. Invariavelmente o IGo apresentava a melhor alternativa. Mesmo recalculando várias vezes (e, assim, tendo reduzido o comprimento do trajeto) o Garmin chegou a propor (em SP!) um trajeto 200 km mais longo! Isso aconteceu não só nesse trecho da viagem, mas várias vezes, especialmente no trajeto Argentina-Florianópolis. O programa da Garmin se mostrou completamente incapaz de encontrar a melhor alternativa. (Suponho que o programa da Garmin sempre dê preferência pelos trechos apresentados no basemap. Como a última atualização dele é de 2007, é de se esperar muitos erros...)

    Uma outra vantagem do IGo diz respeito a apresentação da tela. Em trechos sem opções, o programa apresentava uma visão panorâmica do trajeto (a parte superior do mapa apontando para o Norte). Esse recurso era automaticamente ativado também quando as coordenadas do lugar onde eu me encontrava eram bastante diferentes daquelas previstas nos mapas. Ou seja, quando o IGo ficava "perdido", depois de me colocar fora da estrada, ele corrigia isso mostrando uma visão bem do alto. Assim, mesmo "perdido", ele ainda era capaz de me fornecer informações relevantes.

    Em ambos os programas não optei por evitar pedágios. Contudo, notei que se houvesse um trajeto alternativo evitando o pedágio e não percorrendo um trecho consideravelmente maior, o IGo oferecia essa alternativa. (Para quem viaja no Paraná, essa é uma informação relevante.)

    Na volta para Belo Horizonte, resolvi evitar a cidade de São Paulo e passar por Jarinu. Também já fiz esse trajeto várias vezes: em certo momento, tanto os mapas do Tracksource como os do IGo sugeriam um trajeto que é contra-mão. (Há mais de um ano e meio sei que esse trecho foi colocado como contra-mão...) O retorno pode ser feito mais ou menos 1 km à frente. O Garmin recalculou o trajeto e me propôs uma alternativa 40 km mais distante! Ele não cogitou simplesmente retornar ao trajeto anterior...O IGo recalculou usando essa alternativa.

    Como conclusão, gostaria de ter os mapas do Tracksource no IGo. O IGo se mostrou incomparavelmente superior. É verdade que o IGo tem mapas de lugares inusitados (parece que foram feitos com base no Google maps), mas os erros de coordenadas às vezes são muito grandes. Muitos acham que o programa de Garmin demora muito para recalcular uma trajetória. Não achei que isso tenha me atrapalhado. O que me atrapalhou foram as más alternativas que ele escolheu!

    Hamilton

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Hamilton, muito úteis as suas informações e comparações.
    Adquiri recentemente o Garmin Nüvi, devidamente atualizado para o Brasil.
    Para um perfeito "entrosamento" utilizei-o até em trechos urbanos de minha rotina diária.
    Pude perceber erros significativos, a ponto de não reconhecer um bairro inteiro de São José/SC, cidade colada com Florianópolis.
    Em uma viagem de Florianópolis à Lages/SC, ele funcionou bem, coincidindo perfeitamente com cruzamentos e acessos a outros municípios, errando, porém, na numeração e posição do endereço sugerido.
    Apesar de extremamente útil, acho fundamental ainda dar uma olhada num mapa impresso e sobre ele organizar a viagem, utilizando o navegador para precisão das informações necessárias, mas evitando erros primários de percursos mais longos ou contra-mãos!
    Parabéns pelo relato e um abraço.

  • #3
    Valeu, Hamilton. Estou encomendando um para mim e tuas informações foram fundamentais.

    Abraços,

    Marcelo

  • #4
    Usuário Avatar de Rbastos
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Hamilton.pb Ver Post
    Há algum tempo utilizo navegadores Garmin. A maioria das vezes que os utilizei, contudo, foram em rotas relativamente pequenas, de pouco mais que 500 km. E, muitas vezes, eu escolhia a rota que ia utilizar (no Mapsource) e apenas seguia o roteiro gravado no Nuvi. Há pouco tempo (uns 6 meses), comprei um navegador com o programa IGo, que cheguei a testar algumas vezes, mas apenas em cidade.

    Nesse começo de ano fiz uma viagem mais longa (uns 4000 km) e resolvi comparar os programas de navegação. Meu roteiro foi Belo Horizonte-Foz do Iguaçu-Nordeste da Argentina-Florianópolis-Belo Horizonte. No trecho argentino, usei apenas o Garmin com os mapas do projeto Mapear. Em todos os outros usei o IGo e, simultaneamente, o Garmin com os mapas do Tracksource. (Em algumas viagens curtas havia utilizado o Navigator 2010. Achei os mapas do Tracksource mais confiáveis.)

    Antes de iniciar o roteiro, tentei escolher alternativas semelhantes para ambos os programas: rota mais curta, sem retornos em U, sem fora de estrada etc etc. (Mudei essas alternativas na Argentina.)

    O primeiro trecho da viagem (BH-Foz do Iguaçu) foi coberto em dois dias: no primeiro percorri perto de 1000 km, no dia seguinte atingi o destino. Não tinha escolhido um lugar para pernoitar. Iria dormir quando já tivesse rodado bastante e estivesse cansado.

    Esse foi o primeiro ponto favorável para o IGo. A tela mais completa indicava quanto tempo já havia rodado, quantos km faltavam até o destino e o tempo aproximado para atingir o mesmo. Antes, nunca tinha dado muito valor a essas informações. Mas, numa viagem grande e pouco planejada, elas se mostraram muito úteis. (O tempo até o destino sempre foi calculado de maneira muito "otimista" no IGo. Sua média deve coincidir com a velocidade máxima em cada trecho. Talvez haja um jeito de corrigir isso, como existe no Mapsource. Mas, como ele indica quantos km estão faltando, você pode fazer uma estimativa mais correta. Já a expectativa de tempo até o destino do Garmin sempre se mostrou mais realista. Mas eu já tinha ajustado isso no Mapsource.)

    No que diz respeito à navegação, pude notar que as mapas do Tracksource são muito mais precisos. Mesmo em rodovias movimentadas o IGo "se perdia". Por outro lado, notei muitas divergências entre os mapas do Tracksource e o "basemap" da Garmin. Parece que o programa da Garmin tenta calcular as rotas usando o basemap e se estas estiverem muito diferentes daquelas mostradas nos mapas do Tracksource (e que correspondiam ao trajeto efetivamente utilizado), o Garmin fica o tempo inteiro recalculando a rota. Em vários momentos, recebi a mensagem de que era impossível calcular a rota até o destino!

    Não sei se esse comportamento foi devido à calibração dos mapas do Tracksource - no sentido de que os trajetos do basemap não foram "arrastados" de modo a coincidir com as corretas coordenadas da rodovia. (O que eu disse é uma especulação minha: o basemap é um mapa tosco, composto de pedaços de retas. Acho que esses pedaços de retas podem ser calibrados de modo a serem praticamente identificados com as coordenadas corretas.)

    O primeiro trecho da viagem (até o oeste de SP) eu conheço relativamente bem. Assim, descontado esse comportamento errôneo do Garmin, ainda era possível verificar se as soluções apresentadas pelos dois programas eram o trajeto mais curto. Invariavelmente o IGo apresentava a melhor alternativa. Mesmo recalculando várias vezes (e, assim, tendo reduzido o comprimento do trajeto) o Garmin chegou a propor (em SP!) um trajeto 200 km mais longo! Isso aconteceu não só nesse trecho da viagem, mas várias vezes, especialmente no trajeto Argentina-Florianópolis. O programa da Garmin se mostrou completamente incapaz de encontrar a melhor alternativa. (Suponho que o programa da Garmin sempre dê preferência pelos trechos apresentados no basemap. Como a última atualização dele é de 2007, é de se esperar muitos erros...)

    Uma outra vantagem do IGo diz respeito a apresentação da tela. Em trechos sem opções, o programa apresentava uma visão panorâmica do trajeto (a parte superior do mapa apontando para o Norte). Esse recurso era automaticamente ativado também quando as coordenadas do lugar onde eu me encontrava eram bastante diferentes daquelas previstas nos mapas. Ou seja, quando o IGo ficava "perdido", depois de me colocar fora da estrada, ele corrigia isso mostrando uma visão bem do alto. Assim, mesmo "perdido", ele ainda era capaz de me fornecer informações relevantes.

    Em ambos os programas não optei por evitar pedágios. Contudo, notei que se houvesse um trajeto alternativo evitando o pedágio e não percorrendo um trecho consideravelmente maior, o IGo oferecia essa alternativa. (Para quem viaja no Paraná, essa é uma informação relevante.)

    Na volta para Belo Horizonte, resolvi evitar a cidade de São Paulo e passar por Jarinu. Também já fiz esse trajeto várias vezes: em certo momento, tanto os mapas do Tracksource como os do IGo sugeriam um trajeto que é contra-mão. (Há mais de um ano e meio sei que esse trecho foi colocado como contra-mão...) O retorno pode ser feito mais ou menos 1 km à frente. O Garmin recalculou o trajeto e me propôs uma alternativa 40 km mais distante! Ele não cogitou simplesmente retornar ao trajeto anterior...O IGo recalculou usando essa alternativa.

    Como conclusão, gostaria de ter os mapas do Tracksource no IGo. O IGo se mostrou incomparavelmente superior. É verdade que o IGo tem mapas de lugares inusitados (parece que foram feitos com base no Google maps), mas os erros de coordenadas às vezes são muito grandes. Muitos acham que o programa de Garmin demora muito para recalcular uma trajetória. Não achei que isso tenha me atrapalhado. O que me atrapalhou foram as más alternativas que ele escolheu!

    Hamilton
    Hamilton qual a versão CityNavigator você usou?? Não conheço o IGO, mas confio bastante no Garmin ainda mais com os mapas do Tracksource, temos aqui em casa 01 Nuvi 250W e 01 Nuvi 765T acho o 250W muito lento, tanto na recepção quanto nos calculos de rotas. Uso o CityNav 2010.20 e Tracksource 6.09 sendo que o tracksource não tem a rua da minha casa mapeada!!
    Rodrigo Bastos

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/04/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    67
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Olá, Rodrigo!

    Como disse, não usei o CityNavigator 2010. Isso por um motivo muito simples: em uma viagem anterior -- passando naquele trecho em Jarinu, uma opção para evitar a cidade de São Paulo -- o City Navigator ficou completamente perdido. Por esse motivo, usei a versão mais recente (a de dezembro 2009) do Tracksource.

    Os mapas do Tracksource são bastante precisos. Eles cobrem uma área muito menor do que os do City Navigator. E, para completar, eles não tem numeração nas ruas de cidades (com poucas exceções). Mas as coordenadas do Tracksource coincidem com as coordenadas da região onde você está. Num lugar completamente desconhecido, isso é fundamental. E isso os mapas do IGo não conseguem fazer.

    Acho que boa parte dos problemas que eu tive com o Garmin foi devido a esse desajuste do Basemap com os mapas do Tracksource. Acho que isso fez o Garmin perder o trajeto várias vezes. Como disse, creio que isso é um problema apenas de ajuste e que talvez esteja corrigida nos próximos mapas do Tracksource.

    Mas o problema de encontrar a rota mais curta não foi devido a esse problema. Isso ficou claro: os caminhos estavam roteados no tracksource, mas o software da Garmin não os utilizava! Assim o Nuvi sugeria rotas muuuiiiito mais longas.

    Um abraço, Hamilton

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Olá Hamilton, excelentes observações
    Possuo um gps orbiter com o IGO 8.3 ultima atualização de julho de 2009 . o que eu percebo é que em algumas rodovias , principalmente as estaduais , O Igo se perde, isto é, a imagem com o trajeto da rodovia some da tela e a setinha (carro) fica no meio do nada , aparecendo as vezes a setinha fora da rota longe do trajeto , as vezes fica um longo tempo assim . até a setinha encontrar a rota novamente .
    Não é perda de sinal de satélite pois já verifiquei e os satélites estão enviando sinal para o aparelho , porem como havia dito o mapa some e a seta fica perdida no meio do nada . o que me faz perder a confiança no IGO .
    Gostaria de saber se vc tb já passou por essa situação . e o que estaria causando esse problema no IGO. ?
    Engraçado que quando faço a simulação da navegação em casa o mapa não some deixando a seta no meio do nada .
    Desde de já agradeço .
    abs.
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/04/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    67
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Marcelo, na viagem que fiz passei por isso várias vezes. Não se trata de problema do software, mas sim com os mapas. Como disse, os mapas do IGo não são muito precisos. Se você estiver seguindo uma rota (traçada pelo IGo) e se você tiver habilitado a "visão panorâmica", o navegador vai mostrar uma visão "do alto" até que ele consiga encontrar coordenadas que coincidem com aquelas definidas nos mapas. (Isso aconteceu na viagem a maior parte do tempo!)
    Nas simulações, o IGo utiliza as coordenadas dos mapas que estão gravadas no software. Assim, nunca ocorrem problemas. Quando você está na rodovia é que acontecem as diferenças entre as coordenadas da rota que você trafega e aquelas previstas nos mapas.
    Como disse, queria ter o IGo com os mapas do Tracksource...
    Um abraço, Hamilton

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Olá Hamilton , obrigado pelos esclarecimentos meu amigo , agora vc acha que se desabilitar a " visão panorâmica" esse problema tende a minimizar ?? . será que os outros soft´s como o destinator 8 e o miomap tb sofrem desse mesmo problema de sumiço momentâneo dos mapas como no IGO ??
    Estou pensando em adquirir um novo aparelho com esses navegadores , ou tentar instala-los no meu orbiter NV 35 H . mas se estes navegadores apresentarem o mesmo problema do Igo , aí seria jogar dinheiro fora .
    Desculpe de importunar e obrigado pela atenção .
    Abração .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #9
    Usuário
    Entrada
    21/04/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    67
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Marcelo, todos os conjuntos de mapas do Brasil, com qualquer software, são deficientes. O melhor é o do Tracksource -- sem dúvida! -- mas ele é deficiente em dois pontos: nas cidades falta numeração nas ruas; e tem relativamente poucas cidades navegáveis.
    Os problemas que você encontra, repito, são problemas nos mapas e não nos programas de navegação. A minha viagem me ensinou que, por enquanto, para fazer um roteiro grande, você vai precisar de 2 navegadores: um rodando o Garmin (para você ter os mapas do Tracksource) e outro com o IGo ou TomTom. (Tenho quase nenhuma experiência no TomTom, mas eu gostei do que vi -- em termos de programa -- e os relatos dos usuários são bons. Mas não tenha dúvidas: os mapas dele também devem ser deficientes.)
    Se você já tem o Garmin instalado, procure instalar o IGo ou TomTom (ou ambos!). Como disse, não acho que ter todos instalados no mesmo aparelho seja uma solução: você vai ter que comparar o que eles estão informando.
    Se você tiver tempo de planejar sua viagem, então o Tracksource resolve tudo: basta programar tudo antes no Mapsource... (Repito: os problemas de roteamento no Garmin aconteceram (creio eu) por ajustes errados no Basemap. Esses devem ser corrigidos num futuro próximo no Tracksource. O problema do Garmin, no meu entender, é um problema de software. E esse só vai ser solucionado quando o programa for totalmente alterado.)
    Quanto ao recurso "visão panorâmica" do IGo, acho que foi ele que salvou o IGo quase todo o tempo: quando "fora do mapa", ele passava para essa vista do alto...
    Uma última observação: se o GPS for para uso nas cidades, você só vai achar qual é o melhor (no seu dia-a-dia) testando eles. Os mapas de uns são melhores em pontos diferentes dos mapas dos outros. Por relatos, diria que o TomTom é o melhor. Mas estou apenas repassando algo que ouvi, mas não experimentei.
    []s, Hamilton

  • #10
    Citação Postado originalmente por Hamilton.pb Ver Post
    Marcelo, todos os conjuntos de mapas do B..a ...or (no seu dia-a-dia) testando eles. Os mapas de uns são melhores em pontos diferentes dos mapas dos outros. Por relatos, diria que o TomTom é o melhor. Mas estou apenas repassando algo que ouvi, mas não experimentei.
    []s, Hamilton
    Eu tenho o tomtom já há dois anos e viajei, cidades, para SP e MG. Pode ser que não tenha sido o melhor roteiro, não sei. Mas posso dizer que ele resolveu . Em SP, que, para quem é de fora,é complicado para andar, cruzei diversas vezes a cidade sem problemas sem ter me deixado em qualquer furada que me lembre.

    Eu comprei recentemente um 76 csx, para viagens mais, digamos, rústicas, onde o tracklog é uma ferramenta indispensável e aproveitando as experiências dos colegas que já fizeram o mesmo percurso, o que não se pode fazer com o tomtom.

    []

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Amigos, estou querendo comprar meu primeiro GPS, para usar em uma expedição ao Ushuaia e Chile neste ano, depois quero usar mo interior do Brasil, Pantanal, Jalapão, Bahia, estou totalmente perdido, qual seria o modelo mais indicado ???? que recursos ele deve ter ????
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #12
    Usuário Avatar de Rbastos
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Amigos, estou querendo comprar meu primeiro GPS, para usar em uma expedição ao Ushuaia e Chile neste ano, depois quero usar mo interior do Brasil, Pantanal, Jalapão, Bahia, estou totalmente perdido, qual seria o modelo mais indicado ???? que recursos ele deve ter ????
    Abraços.
    Feitosa eu compraria um Garmin, de preferência com o minímo de recursos, como mp3 player, vizualizador de fotos e etc... Na minha opnião GPS tem que ser GPS e pronto!!!! Sem frescuras adicionais!!!

    abrs
    Rodrigo Bastos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade