x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31

Tópico: GPS com LapTop

  • #1

    Exclamation GPS com LapTop




    Moçada, ideias malucas que preciso compartilhar com vcs...

    ideia 1:
    Se eu pegar um notebook, destes masi antigos, que rodem um software leve masi um google earth ou mapsouce, etc, via antena externa USB, conseguiria usar ele nomalmente no meu 4x4? No meu caso a fixacao dele no painel nao seria problema. Vai funcionar? Pensei naqueles tipo 500Mhz, dela de 14 e tal...é só pra isso!

    Ideia 2: Tem como separar a tela do notebook e deixar ele debaixo do painel? Como é o encaixe dele na dobradiça do micro?

    Abraço.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Moçada, ideias malucas que preciso compartilhar com vcs...

    ideia 1:
    Se eu pegar um notebook, destes masi antigos, que rodem um software leve masi um google earth ou mapsouce, etc, via antena externa USB, conseguiria usar ele nomalmente no meu 4x4? No meu caso a fixacao dele no painel nao seria problema. Vai funcionar? Pensei naqueles tipo 500Mhz, dela de 14 e tal...é só pra isso!

    Ideia 2: Tem como separar a tela do notebook e deixar ele debaixo do painel? Como é o encaixe dele na dobradiça do micro?

    Abraço.
    Nava,

    Não têm porque não funcionar, se você tiver como fixar no painel... O Google Earth vai precisar de internet. Não é do Mapsource que vc precisa, o que vc precisa é do nRoute, que vc baixa gratuitamente no site da Garmin.

    Se o GPS que vais ligar no micro não for Garmin, vais precisar, para utilizar o nRoute, do GPSGate, que emula um GPS Garmin.

    Fontes de alimentação de notebook para ligar nos 12V do carro têm pra vender no Mercado Livre.

    Separar a tela do notebook é possível, mas não é trivial, pois vais ter de "fabricar" cabos mais longos pra ligá-lo longe do corpo do notebook. Cada notebook têm um encaixe diferente, vais ter de verificar. Entretanto, não vai ficar difícil pra vc digitar alguma coisa???

    Por último, o maior problema do notebook é o HD, que vai sofrer com o off-road e, provavelmente, durar pouco tempo. Existe a alternativa de usar um notebook sem HD e dar boot com um pendrive com Windows XP e todos os programas que vais usar, mais informações aqui:

    http://www.nu2.nu/bootablecd/

    Boa sorte!

    []
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #3
    Se eu bem entendi, tu quer ligar um notebook DIRETAMENTE a uma antena externa via USB. Isso não é possível, porque só a antena não resolve!!!!

    Tu vai precisar de um GPS, daí sim, nele tu pode ligar o GPS ao notebook e do GPS para uma antena externa.

    A antena seve somente pra receber o sinal. Ela não faz mais nada, diferente do GPS, que recebe os dados e te dá tua localização e etc.

    Então se era isso que tu queria fazer, NÃO vai dar.

    E quanto a separar a tela do notebook, onde tu vai botar ela?! Porque ocupa um SENHOR espaço, fora o trabalho de fios e etc para a outra parte do notebook que não pode ser "separada", porque lá estão todas as placas necessárias pra tela funcionar.

    Se eu entendi errado, desconsidera esse post.

    Abraço.

  • #4
    A ideia é fixa uma tela de micro antiga, max 14 polegada no painel com fita velcro.
    separar a tela do cpu e deixar o cpu no porta-luvas. Lá qdo vc abre ja dá no teclado e fica guardado qdo nao precisa usar alem da ficaçao ficar toda escondida dentro.

    A duvida é usar a antena exteerna e um software qq que simule as funcoes gps, como o google. Acesso a internet, se for necessário tb pode ser feita com modem usb GSM de celular, mas tem de ter cobertura ne.

    Este programa nRoute simula um gps? Esse é o ponto.

    Outra coisa, o HD de laptop é projetado para vibracóes e pancadas, pois foi projetado para ser portatil. A sportage possui uma susp macia e nao vejo problemas com isso.

    Valeu as dicas!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5
    A questão é que não existe um "simulador" para GPS no PC. Tu precisa necessariamente de um GPS. Pois é ele que tem os "aparelhos" necessários para receber os dados e mostrar as posições, estradas e etc.

    O nRoute nada mais é do que um programa que recebe as coordenadas do GPS no notebook e mostra a "tela" do GPS no notebook em tamanho maior, somente isso.

    E mesmo usando a internet via GSM seria horrível, ainda mais em trilhas. Fora que eu acho que ele não tem como navegar em tempo real, o máximo tu vai poder ver os mapas e etc, mas não vai te mostrar tua posição atual, porque não tem nenhum dipostivo com GPS pra passar as coordenadas.

    Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Quando falas em "antena de GPS USB" eu entendi "receptor GPS" USB ou bluetooth. Se for isso mesmo, o nRoute + GPSGate (se o receptor não for Garmin) vai te dar todas as funções de um GPS.

    Agora, te enganas redondamente quando dizes que HD de notebook é projetado para vibrações e pancadas... Os únicos que suportam isso são esses novos HDs de estado sólido, tipo o do Asus EEPC.

    []
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #7
    Iche, mas nao existe nada que eu possa plugar em um laptop e saber as coordenadas, traçar rota em um mapa etc? Pra que servem entao estas antenas gps para computador?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Iche, mas nao existe nada que eu possa plugar em um laptop e saber as coordenadas, traçar rota em um mapa etc? Pra que servem entao estas antenas gps para computador?
    Cara,

    São duas coisas distintas: receptor GPS e antena pra GPS. Esse primeiro é um receptor GPS (embora o "antena" na descrição do vendedor) e serve pra plugar no laptop e usar com o nRoute + GPSGate (esse modelo abaixo é bluetooth, não sei se funciona na USB, têm alguns que sim e outros que não):

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...q-palm-htc-_JM

    Agora, esse abaixo é uma antena para ligar em GPS, não é um receptor:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...x-mmcx-bnc-_JM

    []
    Mário
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #9
    Ok, agora sim...com esse receptor usb/bluetooth consigo rodar os progamas para trabalhar com laptop em qq lugar comose fosse um gps. E dai a ideia de fixar ele no painel funcionaria?

    Puxa, to quase lá...risos

    Tem ainda o problema do HD, mas isso dá-se um jeito.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #10
    A Tim e a Claro tem uma antena externa que conecta na internet.
    Acho que seria uma boa solução. Teria internet e pode usar os mapas do Google e Yahoo.

  • #11

    Teste GPS10

    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Ok, agora sim...com esse receptor usb/bluetooth consigo rodar os progamas para trabalhar com laptop em qq lugar comose fosse um gps. E dai a ideia de fixar ele no painel funcionaria?

    Puxa, to quase lá...risos

    Tem ainda o problema do HD, mas isso dá-se um jeito.
    Fala senhores!!

    Cada dia aprendo mais com esse fórum. Show demais !!

    Consegui conectar o GPS receiver bluetooth da Garmin (modelo GPS10) com o Laptop, e ainda melhor: com o (1) Google earth e depois com o (2) NRoute da Garmin, conforme sugerido aqui.

    a) Para o caso 1, tem-se que pedir um update do Google Earth para Google Earth Plus. O custo é de 20 dolares e pode ser feito diretamente a partir do link abaixo

    http://earth.google.com/intl/pt/

    Neste caso, tem-se a sua posição no Google Earth, porém terá de ter baixado "em cache" os locais que pretende ir. Talvez uma boa idéia seria comprar esses modems USB para Laptop ou da Claro, Vivo ou Tim e ter acesso a internet em alguns lugares, evitando ter de baixar o mapa em cache, mas é um senhor avanço.

    b) Para o caso 2, o resultado muito bom. Vc baixa o NRoute da Garmin (free no link abaixo, porém são 100 MBytes...) e navega numa interface muito semelhante a do Mapsource.

    http://www8.garmin.com/support/agree.jsp?id=575

    Comentários:

    a) Lembrar que o laptop tem de ter conexão bluetooth. Se não, terá de comprar uma antena de comunicação, mas é sem extress. Ela custa em torno de R$20,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-notebook-_JM

    b) Segue o link do GPS da Garmin (GPS10). É uma boa tentar usar este modelo para uma melhor compatibilidade com os softwares da Garmin. Eu tenho um outo GPS receiver também (Holux 236) e este infelizmente ele não funciona no meu Palm com o Garmin Mobile XT, mas não sou expert no assunto e conforme sugerido, pode dar certo com outros modelos que não o GPS10. Segue um link abaixo sobre o GPS10.

    [ame]http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_gw?url=search-alias%3Daps&field-keywords=GPS10[/ame]

    c) O GPS utiliza comunicação serial, ou seja, só pode-se utilizar um software por vez. Não é possível usar o Google e o NRoute ao mesmo tempo

    d) Coloquei duas figuras dos testes.

    Abs

    DK
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GPS com LapTop-gps_teste-google.jpg   GPS com LapTop-gps_teste-nroute.jpg  

  • #12
    Muito bom!

    Entao a receita funciona! Legal...o segredo entao é o GPS10, isso?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade