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Convex Datacenter
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  • #1

    GPS integrado em veículos




    Pessoal,

    Acabo de voltar da Europa, em uma viagem de trabalho e andei em um Peugeot 307 que tem incorporado um computador de bordo com sistema de navegação e GPS integrado.

    A coisa funciona mais ou menos assim:

    - Você seleciona onde quer chegar (lá vale para toda a Europa, estrada, avenida, rua, beco, qualquer coisa) - um sistema parecido com esses mapas online de internet

    - Escolhe o tipo de caminho (mais rápido, mais curto, "mais bonito")

    - O bicho traça a rota

    - A medida que o carro anda... ele vai falando o caminho!!!!

    " A 200 metros, no cruzamento, vire a esquerda.."
    " A 2 kilometros, na rótula, siga a direita"

    Quando você erra o caminho, automaticamente uma nova rota é calculada...

    Sei que estamos MUITO longe desse patamar, mas...

    Não entendendo quase nada de GPS e sabendo que as cartas do IBGE disponíveis são da década de 70 e 80...

    Sabendo que o DNIT tem uns mapas rodoviários mais ou menos...

    Sabendo que a 4Rodas tem um mapa em CD-ROM (não sei a qualidade)

    Sabendo que existem alguns serviços online de mapas e rotas (maplink, Apontador, etc)

    Qual o panorama atual do uso do GPS no Brasil???
    Existem "mapas" atualizados para "jogar" dentro dos aparelhos?
    Dá para integrar os serviços online com o GPS?

    Faço as perguntas porque pretendo dentro de algum tempo comprar um GPS para equipar meu Vitara. Um segundo uso seria utilizá-lo em trekkings que faço com regularidade.

    Sei que não se pode ter as melhores vantagens em um único aparelho com usos tão distintos. Mas o nível de evolução das informações pode me ajudar a comprar um mais caro ($$$) e mais completo (se as informações estiverem disponíveis) ou um mais barato ($) e básico.

    Desde já agradeço qualquer informação!!!

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    bcantunes,
    Realmente este sistema funciona bem e eh de grande ajuda, eu mesmo o utilizo toda vez que preciso ir a um lugar desconhecido. No porta-malas fica a unidade de controle e eh possivel atualiza-la com o uso de um cd. As mensagens provem dos auto-falantes do radio.
    Quanto ao Brasil, nao tenho a informacao correta, me parece que o uso de tal sistema esta proibido devido ao fato de poder distrair o motorista.... e sinceramente, do jeito que muda o transito e o sentido das ruas em algumas localidades, isso implicaria em atualizacoes constantes....

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Pessoal,
    No Brasil temos sim um projeto, em constante atualização, o Tracksource. E é Open Source!!! De grátis. E com atualização periódica. E os caras já estão com o a função de roteamento bastante avançada, não totalmente funcional, mas em breve estará.
    Dêem uma olhada em www.tracksource.org.br. Quanto aos bichos falarem, com o roteamento pronto, é só o gps suportar a função, o que os da garmin ainda não fazem, ou implementar em uma cpu...

  • #4
    Como o Cavalcante falou tem os mapas do grupo TrackSource que são somente para os GPS da Garmin com suporte a mapas extras. Estes são divididos basicamente em dois projetos; o estadual e o municipal.
    O municipal tenta detalhar tudo da melhor forma possivel e não é roteavel e nem ser tem previsão para isso.
    Os estaduais são mais para viajens e procuram ter as estradas, suas ligações e relevantes a fim.
    Esxiste já alguns mapas estaduais roteaveis num projeto separado que em algum momento deve substituir o projeto estadual normal.
    A garmin já vende alguns modelos mais simples mas com alguns mapas como da cidade de SP com roteamento.

  • #5
    OK, já dei uma olhada no TrackSource. Trabalho excelente, ainda mais por ser voluntário.
    Porém a dúvida continua: quão avançada está a disponibilidade das informações e a integração entre elas?
    Fazendo uma pesquisa rápida encontrei vários "sistemas" que parecem não falar entre si... esforço, tempo, dinheiro, dedicação empregados de forma paralela...

    - Maplink (UOL)
    - Apontador (Webraska)
    - CD-ROM 4 Rodas (Abril)
    - TrackSource (Iniciativa coletiva)
    - Track logs (Iniciativa individual)

    Onde estes caminhos se cruzam? (ops! olha o trocadilho!)

    A história me lembra um pouco aquele site lançado pela Embrapa há algum tempo que mostrava todo o Brasil através de fotos de satélite... Veio o Google Earth e "matou a pau"!

    Tudo bem, houve desenvolvimento tecnológico por parte do corpo técnico da Embrapa, etc, etc... mas o resultado final (a informação) é muito melhor no Google... e claro, para o trabalho da Embrapa houve também emprego de esforço, tempo, dinheiro, dedicação...

    Então, para simplificar, um exemplo prático (meu uso típico):

    "Quero viajar do Rio de Janeiro para o interior de Minas Gerais. Interiorzão... estrada de terra..."

    No que o GPS pode me ajudar para eu chegar lá?

    Estes outros "sistemas" me ajudariam em alguma coisa, ou apenas teriam a informação "até a cidade mais próxima"?

    Obrigado desde já pelas informações!

  • #6
    O TrackSource deve lhe antender melhor que qualquer outro.
    Já que muitos dos que colaboram são jipeiros.
    É simples testar.
    Baixe o trackmarker gratuito e os mapas do TrackSource para o Trackmaker.
    A unica coisa que não vai conseguir fazer que no GPS é possivel é visualizar os mapas estaduais e municipais ao mesmo tempo.

  • #7
    Usuário Avatar de JairoM
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    Mais uma informação:

    Ligue seu GPS Garmin.... faça seu trajeto.
    Grave o track...
    Trasnfira pro seu computador o arquivo, para o programa Mapsource da Garmin...
    Agora é só abrir o Mapsource, carregar a seu track-log e mandar VER NO Googleearth....

    É muito legal.....

  • #8
    Pode fazer o mesmo com o TrackMaker.
    E aproveita para ver se tem algum dado que não tem no projeto tracksource.
    Ai pode enviar para o grupo como colaboração para a melhoria do projeto.

  • #9
    A 4 Rodas lançou com a Maplink um GPS roteador que me pareceu muito interessante para uso urbano, ainda que muito caro. Se o negócio for para a frente e se tornar mais "popular" pode ser uma ótima solução.

    Acho que nunca terá o detalhamento das trilhas e estradas secundárias, mas o aparelho em si, me pareceu interessante.

    Alguém já viu de perto ou usou???

    Abraços!

  • #10
    O problema deste e de outros similares é o mesmo, só tem função para onde o mapas deles tem cobertura, o que é basicamente em algumas poucas cidades.
    Um GPS como o 276C, 60Cx e outros da Garmin junto com os mapas do grupo tracksource tem muitas vantagens, principalmente para jipeiros e aventureiros.
    Pois mesmo sem o devido mapa eles tem outras funções que ajudam, e mesmo assim eles tem os melhores mapas do Brasil devido ao grupo tracksource.
    Assim para jipe não tem nada melhor que um 276C.

  • #11
    Até agora só achei uma forma de usar em conjunto dois desses sistemas

    Uso meio que em conjunto os mapas do grupo Tracksource e uma informação do maplink!!

    No caso, uso o sistema de busca do maplink para achar uma rua em uma cidade que não conheco! Após isso pego do maplink a coordenada da rua e jogo essa informação no mapsource da GArmin, com os mapas do tracksource abertos, e marco um Waypoint em cima da rua que desejo, e quando chego na cidade uso a função "Go To", afinal achando a rua, o resto é fácil!!

    Fiz isso para achar endereços em REcife e NAtal, funcionou muito bem!!!

  • #12
    Pode usar os mapas do grupo tracksource para o Trackmaker para achar a rua, se ela estiver no mapa é claro.

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