x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de Lucas Diego
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    88
    Agradecimentos: 0

    Qual GPS p/ Argentina e Chile




    Pessoal,

    Em março farei uma viagem de 22 dias passando por Foz, Salta até San Pedro de Atacama e gostaria de saber qual GPS ou Mapa realmente vale a pena? Custo x Beneficio.

    É minha primeira viagem de 8mil km então fico me perguntando qual melhor workflow de navegação, se preciso investir em algum GPS da Garmin ou me viro com mais simples e app no cel? Baixei o Sygic que pelos post foi bem recomendado como uma opção offline para o celular.

    Obrigado pessoal!
    Frontier Platinum - 2014
    CJ3B - 1954

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Lucas, boa-tarde,

    Se teu GPS for compatível com padrão Garmin, você pode fazer uso dos mapas grátis disponíveis para o Brasil, e boa parte da América do Sul. Veja o que você tem disponível: http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php

    No meu caso, eu uso o mapas do Projeto Tracksource num velho gps Foston. Nesse gps eu tenho instaladas uma versão bem antiga de um programa da Garmin.

    No celular Android, eu tenho instalado o programa Oruxmaps. No celular Windows,eu tenho instalado o programa 7Ways

    No meu laptop, onde faço meus planos de viagem, eu uso o ´programa Garmim BaseCamp, que também é grátis.

    Boa viagem!

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Diego
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    88
    Agradecimentos: 0
    Olá ismael,

    Obrigado pelas dicas, vou baixar os pgm que mencionou e ver como funcionam. Tenho 2 gps antigos, um que se diz samsung mas não tem nem modelo entao vai saber e outro que é Foston FS-513DC, vou pesquisar como instalar uma versão garmin e baixar o mapa.



    Citação Postado originalmente por IsmaelMatos Ver Post
    Lucas, boa-tarde,

    Se teu GPS for compatível com padrão Garmin, você pode fazer uso dos mapas grátis disponíveis para o Brasil, e boa parte da América do Sul. Veja o que você tem disponível: http://www.tracksource.org.br/desenv/tabela_mapsets.php

    No meu caso, eu uso o mapas do Projeto Tracksource num velho gps Foston. Nesse gps eu tenho instaladas uma versão bem antiga de um programa da Garmin.

    No celular Android, eu tenho instalado o programa Oruxmaps. No celular Windows,eu tenho instalado o programa 7Ways

    No meu laptop, onde faço meus planos de viagem, eu uso o ´programa Garmim BaseCamp, que também é grátis.

    Boa viagem!

    Saudações,
    Frontier Platinum - 2014
    CJ3B - 1954

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Eu usei em duas viagens à Argentina e Chile o antigo Garmin Nüvi 205, mas com os mapas atualizados pelo Tracksource e ProyectoMapear, da Argentina.
    Ainda utilizo pelo Brasil.
    O Garmin dava alguns bugs, tanto no meu carro, quanto nos outros dois veículos que estavam junto.
    Possíveis problemas de cobertura do satélite.
    Se você tem celular, eu sugiro usar o HERE We Go.
    Você baixa os mapas dos países para o celular e o utiliza em offline, não precisando de rede celular.
    No Here We Go eu só colocava a cidade destino, sem indicar rua e número.
    Ou seja, ele era uma contraprova para certificar o funcionamento do Garmin durante o percurso.
    Só que funcionava melhor que o Garmin, pois não perdia sinal!
    Porém, antes de seguir viagem, sugiro também visualizar previamente o percurso via Google Maps, seja no computador, tablet ou celular.
    É uma garantia maior para quem está fora do país.
    E boa viagem!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Gosto muito do maps.me, que utiliza os mapas off-line do openstreetmaps, pois utiliza muito pouco espaço da memória do celular e tem muitos detalhes que mapas pagos as vezoes não tem.

    os mapas tracksource são uma boa opção no Brasil para quem tem gps garmin, mas se não tem, o programa alternativo 7ways (grátis) é muito ruim na mimha opinião. a interface não é das melhores e baixar um conjunto completo de mapas ocupa muita memória.

    Ainda dá não pude tester o here se go, mas escutei boas recomendações.

    Endosso dica de montar o roteiro pelo basecamp da garmin, inclusive nele você pode usar os mapas do tracksource e openstreetmaps, combinando o melhor dos mapas para seu roteiro. Basta salvar o track resultante em gpx e colocar no seu celular para seguir.

    Gosto do App MotionX para ver os mapas. Ele permite olhar mapas do openstreetmaps, Google, Apple, bing, statelite e vários outros. O problema é que não é roteável (só mostra o mapa e seu track) e os mapas off-line ocupam um monte de espaço, inviabilizando baixar detalhes de um país ou estado inteiro de uma vez.

  • #6
    Usuário Avatar de Lucas Diego
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    88
    Agradecimentos: 0
    Como o primeiro destino é Foz do iguaçu, pensei no seguinte:

    Vou até Foz usando o HERE we go ou Sygic, lá eu atravesso para o paraguay e compro um Garmin, coloco os mapas da Mapear e Track source via Base Camp. Já deixo tudo pronto antes de sair para so ligar no notebook e atualizar. O que acham?

    Sobre o Garmin, todos recomendam o 55 LM, porém já não é mais tão novo, na "Mega Eletronicos"no paraguay já nem vende mais ele.

    Vi estes modelos abaixo, alguém sabe indicar? Se tiverem indicação de onde comprar também. rs

    Creio que são a evolução do 55 e o 65:

    GPS Garmin Nuvi 67 (98 dolares)
    GPS RB Garmin Nuvi 57 LM (120 Dolares)

    Valeu,
    Frontier Platinum - 2014
    CJ3B - 1954

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Exemplo de bug do Garmin na região entre Corrientes e Salta.
    Reparem na velocidade marcada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual GPS p/ Argentina e Chile-img_8836.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de Lucas Diego
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    88
    Agradecimentos: 0
    Eita!! isso foi pela falta de sinal? Qual modelo do seu garmin? Estava com mapa tracksource?
    Frontier Platinum - 2014
    CJ3B - 1954

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Lucas Diego Ver Post
    Como o primeiro destino é Foz do iguaçu, pensei no seguinte:

    Vou até Foz usando o HERE we go ou Sygic, lá eu atravesso para o paraguay e compro um Garmin, coloco os mapas da Mapear e Track source via Base Camp. Já deixo tudo pronto antes de sair para so ligar no notebook e atualizar. O que acham?

    Sobre o Garmin, todos recomendam o 55 LM, porém já não é mais tão novo, na "Mega Eletronicos"no paraguay já nem vende mais ele.

    Vi estes modelos abaixo, alguém sabe indicar? Se tiverem indicação de onde comprar também. rs

    Creio que são a evolução do 55 e o 65:

    GPS Garmin Nuvi 67 (98 dolares)
    GPS RB Garmin Nuvi 57 LM (120 Dolares)

    Valeu,

    Lucas,

    se você quer comprar um gps dedicado, faz sentido. No Paraguai e na própria Argentina vai encontrar por melhores preços. Mas eu não compraria e usaria meu tempo para outra coisa. Tenho gps no multimídia dos meus dois carros (mapas do iGo e tom tom atualizados), tenho um garmin até na bicicleta (registra o roteiro, mas não mostra o mapa), mas acabo usando o Programa maps.me ou motionx no celular. Isso porque acabo deixando nele as rotas planejadas no computador e também, quando mudo o roteiro, uso o celular para replanejar no hotel, restaurante ou café em que esteja parado.

    Na minha viagem para a chapada dos veadeiros, o mapa openstreetmap (maps.me e motionx podem usar ele) tinha até trilhas que são percorridas a pé. Os mapas do openstreetmap estão melhorando muito e há casos que tem melhor detalhes que o próprio tracksource. (Às vezes é o contrário, claro). Não tenho detalhes de sua cobertura na Argentina, mas creio ser muito boa e vale pesquisar um pouco mais antes de decidir.

    Quando conectado, o celular também pega registro de trânsito lento,etc. coisa que não sei se seu gps irá fazer, a também acaba ajudando. O maps.me tem essa facilidade assim como outros apps.

    Sugiro avaliar com cautela se o aparelho realmente vai valer o investimento de tempo e dinheiro. Além de ser um treco a mais para ficar carregando de um lado para outro e carregando na energia.

    enfim, qualquer que seja sua decião acho que estará bem, pois esta sendo uma escolha informada.

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de Lucas Diego
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    88
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Marlon, Fico feliz por ter compartilhado sua opnião.

    Esse post é exatamente pra isso, tudo que vão me dizendo eu vou pesquisando, agora você me abriu um leque de outras possibilidades, vou pesquisar o maps.me e tudo que vc passou.

    Só para entender melhor, já baixei o maps.me no celular para ver como funciona. Só fiquei na duvida em qual software voce monta o planejamento da viagem? e depois vc passa para o maps.me? Pode falar mais sobre isso?

    Obrigado!!!


    Dividindo com os demais, eu quis fazer um teste, baixar o "garmin mobile Xt" para instalar em uns foston que tenho aqui parado e tentar usar os tracksource porém não consegui achar para download o software, caso alguém tenha e puder me mandar. Agradeço.




    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Lucas,

    se você quer comprar um gps dedicado, faz sentido. No Paraguai e na própria Argentina vai encontrar por melhores preços. Mas eu não compraria e usaria meu tempo para outra coisa. Tenho gps no multimídia dos meus dois carros (mapas do iGo e tom tom atualizados), tenho um garmin até na bicicleta (registra o roteiro, mas não mostra o mapa), mas acabo usando o Programa maps.me ou motionx no celular. Isso porque acabo deixando nele as rotas planejadas no computador e também, quando mudo o roteiro, uso o celular para replanejar no hotel, restaurante ou café em que esteja parado.

    Na minha viagem para a chapada dos veadeiros, o mapa openstreetmap (maps.me e motionx podem usar ele) tinha até trilhas que são percorridas a pé. Os mapas do openstreetmap estão melhorando muito e há casos que tem melhor detalhes que o próprio tracksource. (Às vezes é o contrário, claro). Não tenho detalhes de sua cobertura na Argentina, mas creio ser muito boa e vale pesquisar um pouco mais antes de decidir.

    Quando conectado, o celular também pega registro de trânsito lento,etc. coisa que não sei se seu gps irá fazer, a também acaba ajudando. O maps.me tem essa facilidade assim como outros apps.

    Sugiro avaliar com cautela se o aparelho realmente vai valer o investimento de tempo e dinheiro. Além de ser um treco a mais para ficar carregando de um lado para outro e carregando na energia.

    enfim, qualquer que seja sua decião acho que estará bem, pois esta sendo uma escolha informada.

    []'s
    Frontier Platinum - 2014
    CJ3B - 1954

  • #11
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Lucas Diego Ver Post
    Eita!! isso foi pela falta de sinal? Qual modelo do seu garmin? Estava com mapa tracksource?
    Esse GPS estava no outro carro da excursão, mas o meu também ficava "recalculando" por alguns períodos, mesmo já estando no caminho certo. Ambos os GPS´s com o Tracksource.
    O meu é um Garmin Nüvi 205W. Considerado antigo e já substituído por modelos maiores.
    Mas o Tracksource está devidamente atualizado.
    E para a América do Sul uso em conjunto o ProyectoMapear, que é da Argentina e também roda no Garmin, pois ambos utilizam a plataforma MapSource, que é o software básico do Garmin.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Lucas Diego Ver Post
    Boa noite Marlon, Fico feliz por ter compartilhado sua opnião.

    Esse post é exatamente pra isso, tudo que vão me dizendo eu vou pesquisando, agora você me abriu um leque de outras possibilidades, vou pesquisar o maps.me e tudo que vc passou.

    Só para entender melhor, já baixei o maps.me no celular para ver como funciona. Só fiquei na duvida em qual software voce monta o planejamento da viagem? e depois vc passa para o maps.me? Pode falar mais sobre isso?

    Obrigado!!!


    Dividindo com os demais, eu quis fazer um teste, baixar o "garmin mobile Xt" para instalar em uns foston que tenho aqui parado e tentar usar os tracksource porém não consegui achar para download o software, caso alguém tenha e puder me mandar. Agradeço.

    Lucas,

    Além do maps.me poder calcular um roteiro para você (uma perna por vez), também permite importar o roteiro utilizando o formato KML.

    No caso do roteiro importado ele mostra na tela, mas fica sem instruções de voz, como todos os outros GPS que testei. Não faz muita falta, pois esse plano prévio é mais para referência. Na viagem varias coisas podem fazer você precisar ajustar um pouco seu plano. Basta ter a linha mestra desenhada para você conseguir tomar as decisões rapidamente. Ai você coloca o destino no mapa e fica atento se a roteirização automático do programa esta no mesmo rumo ou se tem variação. Se variar, segue seu plano original e ele recalcula na sua nova posição.

    Para importar, no Iphone, eu mando o arquivo por email e mando abrir no programa. Detalho a importação baixo.

    O MotionX (outro programa que uso), aceita o formato GPX. Tambem uso o importar via email.

    Basicamente, você pode desenhar sua rota e usar em quase qualquer programa. Os passos básicos são os mesmos: desenhar a rota usando o mapa de sua preferência, gravar num formato especifico e importar no seu GPS preferido. Cada App e modelo de GPS pode aceitar um formato diferente para importar, estes dois que mencionei são bem comuns.

    Vamos aos detalhes...

    Desenhar a rota

    Uso diversos programas para os primeiros passos, depende de qual mapa acho melhor para o roteiro ou se já tem algo pronto na internet:
    - Para ficar nas estradas principais normalmente usava o google maps. Mais recentemente instalei o BaseCamp e tenho preferido. Nas estradas principais todos os mapas são bons e não tem muita diferença entre eles.
    - Quando quero mapas mais detalhados no 4x4, procuro no wikiloc se já tem alguém que passou pela região e tem algo pronto.
    - Se não tem pronto, desenho em algum site/programa que suporte o OpenStreetMap (OSM). Agora posso usar o BaseCamp, para montar roteiros usando o melhor do OSM e TrackSource ao mesmo tempo.
    - No caso raro de haver no caminho que desejo um trecho sem rotas, confiro nas imagens de satelite do google se há alguma rota possível. O interessante destes sites alternativos é que mesmo quando não há uma estrada em nenhum dos mapas, você pode olhar as fotos de satélite e encontrar algumas rotas que ninguém nunca digitalizou (o google maps não deixa fazer isso e o BaseCamp não mostra as imagens de satélite). Muito raro esse ultimo caso, mas existe as vezes. Cuidado pois pode dar de cara em algum obstáculo intransponível que não aparece no satelite (cerca, erosão, desnivel, construção recente,...)

    Há diversas alternativas na internet, você pode escolher o seu programa, considerando que suporte um mapa de sua preferência, usabilidade,etc. Algumas opções:


    1. Garmin BaseCamp (qualquer mapa no formato garmin. tracksource e openstreetmap por exemplo. Salva em GPX, KML e outros);
    2. Google Maps (somente mapas google, não salva o mapa + tem um truque);
    3. Wikiloc - GPS trails and waypoints of the World (Permite buscar roteiros 4x4 e outros tipos, já prontos, e baixar em GPX em vários formatos)
    4. Google Earth (somente mapas google, salva em KML);
    5. Route Planner | Walks, Runs, Bike Rides | plotaroute.com (vários mapas inclusive openstreetmap, salva em GPX, KML e varios outros)
    6. Strecke planen | GPSies (vários mapas inclusive openstreetmap, salva em GPS, KML e outros)
    7. OpenRouteService (openstreetmap e salva GPX somente)


    Para usar no GPS, basta gerar o roteiro e salvar no formato que seu App aceite.

    Especificamente para o google maps vou gerar exemplo, pois precisa apoio de um software extra. De modo geral, todos vão permitir salvar num destes formatos que mencionei diretamente então não precisa detalhes.

    Nota: É mais fácil do que parece quando escrevo, mas o passo a passo fica longo.


    Passos 1 e 2 (google mapssomente)


    1. Inserir seu destino e rota no google maps.
    2. Escolher uma das alternativas (se apresentar)
    3. Clicar em compartilhar (Ícone com três bolinhas) e vai aparecer o link conforme imagem abaixo:
      Qual GPS p/ Argentina e Chile-clip_image001.jpg
    4. Copiar o link;
    5. Abrir o GPS Visualizer: Convert GPS files to plain text or GPX que tem ferramenta de conversão (há varias outras, basta pesquisar no google uma que prefira. Eu uso essa.) escolher o modelo de saida (KML, ou GPX) e colocar o link no local indicado e clicar no botão "Convert " ou "Create KML file".

      Veja a imagem para o GPX.
      Qual GPS p/ Argentina e Chile-clip_image002.jpg

      E para KML:
      Qual GPS p/ Argentina e Chile-clip_image003.jpg
    6. E baixar o arquivo clicando no link disponibilizado:
      Qual GPS p/ Argentina e Chile-clip_image004.jpg
      ou
      Qual GPS p/ Argentina e Chile-clip_image005.jpg



    Passo 3 - Importar no GPS

    1. Enviar os arquivos (KML ou GPX) para o seu email. O maps.me só suporta o KML, na versão que tenho.
    2. Abrir o email no celular e baixar os arquivos.
    3. Abrir arquivo, e compartilhar com o programa de mapas.
      Para o Maps.me, aqui a rota está aparecendo em azul:

      Qual GPS p/ Argentina e Chile-img_3432.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3433.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3434.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3435.jpg

      Para o MotionX:
      Qual GPS p/ Argentina e Chile-img_3436.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3437.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3438.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3439.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3440.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3441.jpgQual GPS p/ Argentina e Chile-img_3442.jpg


    Abraços,
    Marlon

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Florianópolis - Argentina - Chile
      Por Glaicon no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 228
      Última resposta: 17/03/2020, 06:26
    2. Importar Defender 110 da Argentina ou Chile
      Por Samuri no fórum Land Rover
      Respostas: 53
      Última resposta: 25/05/2016, 23:35
    3. Brasil - Argentina - Chile
      Por José Paschoal Neto no fórum Planejamento
      Respostas: 65
      Última resposta: 22/10/2013, 08:30
    4. Campings na Argentina e Chile!
      Por Dudagordon no fórum Planejamento
      Respostas: 27
      Última resposta: 16/10/2012, 03:43
    5. TR4 - gasolina Argentina e Chile
      Por dscpl no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/03/2011, 18:31

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade