Olá.
A versão atual da Gopro é a 3+. As melhorias em relação a 3 black edition são no tamanho, consumo de bateria, peso, velocidade do wifi e outros pormenores.
Eu tenho uma 3 black edition e é muito boa. Quanto a resolução 4K, acredito que nem vá usar. Ela ocupa um tamanho gigantesco de vídeo e você precisaria de uma TV 4K pra assistir a isso.
A minha, regulada em 1080p a 60 quadros por segundo, qualquer filmadinha maior gera arquivos de 1 gb de tamanho cada.
Quando saio com uns amigos passear no final de semana/feriado, volto com uns 15 gb de filmes (dão uns 20-25 minutos).
Depois, se quiser fazer clipes e manter a qualidade na edição, precisa de um computador razoavelmente potente.
Com 60 quadros por segundo em 1080p, os pc mais modestos travam só de reproduzir o vídeo original da câmera.
Na minha opinião também, precisa de uma bateria extra, pois ela dura por volta de 90 minutos e um excelente cartão de memória.
Ah, como dito no tópico, você controla ela pelo próprio controle remoto ou por celulares/tablet apple ou android, instalando o software da gopro.
Abraços.