Prezados,
Estou com uma grande dúvida e espero que possam me ajudar.
Pesqiusando sobre octanagem da gasolina, vi que existem métodos distintos para seu cálculo (RON, MON, etc). Gostaria de comparar a octanagem da gasolina americana (87, 91, 93 octanas) com a nossa gasolina brasileira. Para efeitos de comparação, não dá pra confiar muito nas informações que vejo por aí, que afirmam que nossa gasolina regular tem 85, 87 octanas. E isso por duas razões: 1) me parece que os sistemas de medição usados lá e cá são distintos, o que gera distorções nos resultados); 2) nossa gasolina tem mais de 20% de álcool, o que, penso, aumenta sua octanagem (já que a do álcool é maior), o que parece não ser considerado nos números divulgados no Brasil.
Desse modo e considerando tudo isso, pergunto: Será que nossa gasolina regular (85 ou 87 octanas originais) misturada com o álcool (que possui mais octanagem) não seria comparável a uma gasolina premium americana (com mais de 91 octanas)?
Pergunto isso porque estou analisando um equipamento da Hypertech (Max Energy - www.hypertech.com) que pode ser ajustado para "regular fuel" (87 octanas) ou "premium fuel" (91 ou 93 octanas - nos EUA, claro). Penso qeu, com nosso coquetel de gassolina + álcool, a regulagem adequada para utilização no Brasil, mesmo com gasolina regular, seria a "premium fuel", que eles indicam para gasolinas de 91 a 93 octanas nos EUA.
Pretendo testar esse equipamento e postar os resultados aqui.
Aguardo vossas valiosas considerações sobre minhas divagações leigas...
Abs.