Pessoal, não sei se tem algo sobre isso postado por aqui, achei a notícia bem interessante:

"Empresa cria motor 2 cilindros de 325 cv

Propulsor é movido a diesel e utiliza construção inovadora


Márcio Murta



Diversas tecnologias vem sendo empregadas nos motores automotivos com o objetivo de aproveitar melhor o combustível e diminuir as emissões de poluentes. Injeção eletrônica, catalisadores, 2 velas por cilindro e diversas outros aprimoramentos são provas concretas de tal afirmação.

Muitos aprimoramentos com esses fins continuam em desenvolvimento. Atualmente, por exemplo, as principais fabricantes globais investem em sistemas de abertura das válvulas de admissão e de escape eletrônicos, dispensando a utilização de correias ou correntes, e minimizando, consequentemente, atritos, emissão de poluentes e gastos de combustível. A EcoMotors, por outro lado, criou uma técnica completamente diferente.

A empresa que possui como base de sua existência a criação de propulsores limpos apresentou um projeto em desenvolvimento que utiliza motor boxer (utilizado por Fusca, Porsche e Subaru), ou seja, com cilindros contrapostos, chamado de "opoc". O que diferencia o motor opoc dos motores boxer comuns é que existem 2 pistões – um de frente para o outro – em cada cilindro.

Nesse sistema inovador, cada cilindro de pistão duplo comprime o ar com a movimentação de uma peça em direção à outra, para que então o diesel seja pulverizado e ocorra a combustão. Dessa forma, cada cilindro disponibiliza duas bielas para a árvore de manivelas (virabrequim), entregando torque elevado mesmo em baixas rotações. O propulsor utiliza princípios de motor dois tempos, pois não utiliza válvulas de admissão e de escape, o que ajuda a reduzir o peso.

A EcoMotors afirma que o sistema é tão balanceado e silencioso quanto um propulsor de 4 cilindros comum com o diferencial de ser mais compacto, leve, econômico, utilizar menos peças, ter menos atrito e poluir menos. Tudo isso, segundo a empresa, custando menos. Novos projetos para utilizar como combustível gasolina e etanol estão em desenvolvimento.

A potência específica – que pode ser entendida basicamente como a eficiência com que o motor aproveita a queima do combustível – dos propulsores turbodiesel atuais está chegando à casa dos 85 cv/l. O novo sistema, que também utiliza compressor, aumenta a potência específica para a casa dos 130cv/l, um patamar altíssimo até mesmo para os mais desenvolvidos motores movidos a gasolina.

Embora a EcoMotors não divulgue mais informações, ela afirma que deverá apresentar em 2010 um automóvel com um motor de 2 cilindros com 100 mm de curso, que desenvolve 325 cv e o torque de 91,8 kgfm a 2 100 rpm. Toda essa potência consumiria, de acordo com a empresa, apenas um litro de diesel para percorrer 44,5 quilômetros."

Fonte: Carro Online
Link original da notícia: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3610#