x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4

    Arrow Usar dois câmbios 3 marchas ligados??




    Pessoal, eu tenho uma viatura (F100 V8 292) com câmbio 3 marchas, não estou muito contente com esse câmbio, já que na estrada, a 100-120km/h, deixa o motor em alta rotação e também tem uma 1a marcha longa e frouxa... Conversando com um mecânico aqui, ele me deu a idéia de colocar mais 1 câmbio 3 marchas, ligado em série, sendo assim, ficaria com 6 marchas, ou seja, ganharia mais algumas marchas e com o ajuste da relação do diferencial/pneus, eu poderia ter força de 1a reduzida e final pra andar na estrada com rotação baixa, porém com 2 alavancas de câmbio...

    Sim, é uma adaptação meio grosseira, MAS, andei pesquisando por alguns câmbios 5 marchas pra colocar, e não há alternativas por menos de 2.500 reais (só o câmbio), e um 3 marchas desses, compra-se por 300-400 reais, e ainda, é forte, e aguenta mto desaforo...

    O que me dizem?

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    Pessoalmente não acho uma boa ideia.
    Apesar dos R$ 350,00 do segundo cambio, voce terá que fazer cardã, serviço de torno, um novo suporte, uma nova alavanca etc, que no fritar dos ovos vai ficar quase o mesmo preço do cambio 5 marchas.
    Com o cambio 5m, voce fica com a viatura show, com um cambio bem escalonado e de facil manuseio, já pensou como será manusear as 2 alavancas e as combinações das mesmas??
    (1/ com 1° 1/ com 2° 1° com 3°) ( 2° com 1° 2° com 2° 2° com 3°) e ( 3° com 1° 3° com 2° 2° com 3°)
    Pense nisso, um cambio de 4 ou 5m sai só pelo cambio e cardã ($$$$), não precisa mecher muito em suporte nem ficar reposicionando nada.....


  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Olá Meu Caro;

    Observar uma questão importante que existem duas formas básicas de você montar esses câmbios.

    Montando a saída do primeiro na entrada do segundo: ganha-se mais 2 marchas de redução, continuando com a ralação final em 1:1.

    Montando a saída do primeiro na saída do segundo: você ganha uma transmissão inversamente proporcional à redução, te dando 2 marchas overdrive, o que tornará sua transmissão extremamente longa. Pra entender melhor, veja que uma 5ª marcha overdrive geralmente tem relação de 0,75:1. Com a 2ªmarcha do tal câmbio funcionando inversamente você já terá algo muito longo, na casa do 0,5:1. Porém a primeira marcha (não sei ao certo a relação) mas acredito ser por volta de 3,17:1 te daria uma transmissão de aproximadamente 0,31:1, o que é infinitamente longo.

    Assim, se usar o primeiro exemplo, poderá usar uma relação de diferencial mais longa, conseguindo então uma escala melhor com a combinação das marchas selecionadas nos câmbios.

    Na segunda opção, poderia usar uma relação de diferencial bem curta, obtendo então a compensação na tranmissão. Tudo vai depender dos recursos que você dispõe, desde a montagem dos câmbios até as coroas e pinhões disponíveis para tal operação.

    Portanto, basicamente o que se ganha são praticamente mais 2 marchas, ou mais reduzidas ou mais longas. Assim o que será usual seria 1/1, 1/2, 1/3, 2/3, 3/3.

    Em relação ao cardã, vai ter que mexer de qualquer jeito, pois mesmo se colocar um câmbio 5 marchas, este terá um comprimento maior que o seu original.

    O consolo é que para encurtar eixo cardã, o serviço é mais fácil e barato que para fazer o contrário.

    Abraços

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    Pessoalmente não acho uma boa ideia.
    Apesar dos R$ 350,00 do segundo cambio, voce terá que fazer cardã, serviço de torno, um novo suporte, uma nova alavanca etc, que no fritar dos ovos vai ficar quase o mesmo preço do cambio 5 marchas.
    Com o cambio 5m, voce fica com a viatura show, com um cambio bem escalonado e de facil manuseio, já pensou como será manusear as 2 alavancas e as combinações das mesmas??
    (1/ com 1° 1/ com 2° 1° com 3°) ( 2° com 1° 2° com 2° 2° com 3°) e ( 3° com 1° 3° com 2° 2° com 3°)
    Pense nisso, um cambio de 4 ou 5m sai só pelo cambio e cardã ($$$$), não precisa mecher muito em suporte nem ficar reposicionando nada.....
    Não creio que o preço fique próximo Diogo, calculo que gaste bem menos nos 2 3 marchas:
    creio que com no máximo 1000 reais eu coloque mais um 3m e saia andando;
    -400 do cambio
    -600 de adaptação (cardã, suportes, MO, luvas, cruzetas, alavancas, etc).

    No caso do 5a marcha seria;
    2.500 - 3.000 só do cambio
    600 de adaptação/MO/pçs.
    Isso se não tiver que mexer no comprimento do eixo piloto...

    Concordo com vc que com um 5a marchas drive seria muito melhor, mas é mais que o triplo do preço! Incomparável, preço de cambio de utilitários está muito alto...Pra ter uma idéia, esses dias um conhecido, comprou uma caixa de câmbio de CAMINHÃO, 5 marchas, pra colocar em um dodge truck traçado 6X4 e pagou 2k!

    Quanto ao manuseio das alavancas, creio que não vai ser algo não tão assim constante, acho que na cidade fique mesmo nas 3 marchas mais curtas, e na estrada por exemplo, coloque uma mais longa no 2o câmbio e fique variando nas 3 marchas normais mesmo, como se fosse um cambio normal, e somente alguma situação esporádica como alguma subida carregado (pra usar a reduzida), ou alguma pista dupla tranquila (pra usar a longa)...

    Vai ficar algo assim, hehehe:

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=fY3hHHlHPU0]YouTube - feneme D11000[/ame]

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Zoega
    Não faça isto, te digo porque já fiz uma vez quando tive uma Veraneio 3 marchas c/ cambio na coluna e tinha oficina mecanica, isto foi quando introduziram o alcool no Brasil.Passei a minha p/ alcool, bebia mais do que eu, era uma briga p/ "pegar" naquele frio no interior do RS.Coloquei outra caixa invertida, eu parecia motorista de alfa romeu cambiando nas duas caixas, nao conseguia colocar a quinta que seria a terceira da primeira caixa mais primeira da outra, a veraneio tremia toda, faltava motor, quando parachoque dianteiro começava 'a tremer era hora de parar. Foi dinheiro, tempo jogado fora,mas, foi gostoso, fiz uma experiencia que tirou minhas dúvidas. Abraço

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Idade
    57
    Posts
    379
    Agradecimentos: 0
    Vai dar uma trabalheira, e o peso?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4

    Arrow

    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Olá Meu Caro;
    Observar uma questão importante que existem duas formas básicas de você montar esses câmbios.
    Montando a saída do primeiro na entrada do segundo: ganha-se mais 2 marchas de redução, continuando com a ralação final em 1:1.
    Montando a saída do primeiro na saída do segundo: você ganha uma transmissão inversamente proporcional à redução, te dando 2 marchas overdrive, o que tornará sua transmissão extremamente longa. Pra entender melhor, veja que uma 5ª marcha overdrive geralmente tem relação de 0,75:1. Com a 2ªmarcha do tal câmbio funcionando inversamente você já terá algo muito longo, na casa do 0,5:1. Porém a primeira marcha (não sei ao certo a relação) mas acredito ser por volta de 3,17:1 te daria uma transmissão de aproximadamente 0,31:1, o que é infinitamente longo.
    Assim, se usar o primeiro exemplo, poderá usar uma relação de diferencial mais longa, conseguindo então uma escala melhor com a combinação das marchas selecionadas nos câmbios.
    Na segunda opção, poderia usar uma relação de diferencial bem curta, obtendo então a compensação na tranmissão. Tudo vai depender dos recursos que você dispõe, desde a montagem dos câmbios até as coroas e pinhões disponíveis para tal operação.
    Portanto, basicamente o que se ganha são praticamente mais 2 marchas, ou mais reduzidas ou mais longas. Assim o que será usual seria 1/1, 1/2, 1/3, 2/3, 3/3.
    Em relação ao cardã, vai ter que mexer de qualquer jeito, pois mesmo se colocar um câmbio 5 marchas, este terá um comprimento maior que o seu original.
    O consolo é que para encurtar eixo cardã, o serviço é mais fácil e barato que para fazer o contrário.
    Abraços
    Pois é Renato, minha idéia inicial é montar como vc colocou no 1o exemplo...porém contando todas as possibilidades de marchas ficaria assim; 1/1, 1/2, 1/3, 2/1, 2/2, 2/3, 3/1, 3/2, 3/3, fora ''as rés'', hehehe Seriam 9 combinações, mas aí acho que uma marcha 1/3 ficaria muito próxima de uma 2/1 por exemplo, não?

    Minha 1a marcha a 4.500 rpm dá ~ 60km/h, pro meu uso isso é MUITO longo, a picape não tem arrancada, não tem força pra subir ladeiras fortes...Pra vcs terem uma idéia, na configuração atual, eu não consigo fazer burnout, não patina de 1a, pode erguer o giro até 4500rpm e soltar embreagem que o motor engole sapo e não patina...nem parece que é um V8 de quase 200hp...Esses dias pra subir uma rampa forte de estacionamento, carregado (com uns 300kg na caçamba), tive que dar aquela comida na embreagem e chamar o giro se não não ia... Até penso se há possibilidade da engrenagem da 1a marcha do meu câmbio ser mais longa do que a original, digo, outra engrenagem trocada/adaptada, com relação mais longa na 1a...será?

    E o que me dizem de um C4 auto? Sei que continua sendo um 3 marchas, mas, sem pensar em consumo, tenho a impressão que talvez possa melhorar algo em relação a arrancada, ou estou errado, vou perder mais força ainda? Talvez usar um C4 + um 3 marchas? (agora que vão chingar minha mãe aqui, rs)...

    []'s

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Zoega
    Não faça isto, te digo porque já fiz uma vez quando tive uma Veraneio 3 marchas c/ cambio na coluna e tinha oficina mecanica, isto foi quando introduziram o alcool no Brasil.Passei a minha p/ alcool, bebia mais do que eu, era uma briga p/ "pegar" naquele frio no interior do RS.Coloquei outra caixa invertida, eu parecia motorista de alfa romeu cambiando nas duas caixas, nao conseguia colocar a quinta que seria a terceira da primeira caixa mais primeira da outra, a veraneio tremia toda, faltava motor, quando parachoque dianteiro começava 'a tremer era hora de parar. Foi dinheiro, tempo jogado fora,mas, foi gostoso, fiz uma experiencia que tirou minhas dúvidas. Abraço
    Hehehe, estou dando risada aqui, não acho ninguém que apóia a tal idéia... rs... Mas hein Sergio, o 6zão da veraneio blz, com aquele peso todo dela tbm, creio que não dê pra empurrar uma 5a, mas será que o V8 na F100 (mais leve) não empurra? Hoje nessa configuração eu já cheguei nos 160 com ela, na retona com declive (pista), mas parece que o motor tá no meu colo... É isso que sinto falta tbm, viajar a uns 100-120, tranquilo, com uns 2.000rpm, escutando o barulho, aproveitando todo o torque do V8tão e com o consumo adequado...

    []'s

    Vai dar uma trabalheira, e o peso?
    O trabalho vai ser praticamente o mesmo de se colocar uma 5 marcha, vou ter que mexer no comprimento do cardã, capa seca, suportes, etc... Quanto ao peso não há problema, esse cambio não deve pesar nem 50kg...

  • #9
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por zoega Ver Post
    Até penso se há possibilidade da engrenagem da 1a marcha do meu câmbio ser mais longa do que a original, digo, outra engrenagem trocada/adaptada, com relação mais longa na 1a...será?
    []'s
    Zoega, essa caixa não é a dos Landau/Maverick ou dodge?? se for a relação da 1ª é longa pra kct, 18 dentes no caso de landau/maverick, 19 dentes no caso dos dodge , comparando por exemplo com a mesma caixa aplicada na C10 que, se não estou enganado tem 16 dentes...
    Já li alguma coisa aqui no fórum quando estava para comprar esse cambio... a 1ª do cambio da C10 é mais curta que dos demais cambios clark 3 do mesmo modelo aplicados em outros veículos... quero dizer, se esse for o problema, a solução pode ser você trocar apenas a engrenagem da 1.ª... conta ela, se tiver 18 ou 19 dentes é do landau/dodge... Abs...
    4X4 Brasil Razão: alteração

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Idade
    57
    Posts
    379
    Agradecimentos: 0

    E a relação?

    Será que você não está com o diferencial muito longo?
    Tenho uma F100 1975 com motor motor 4.9i e cambio de 5 marchas com 5° drive e dif. 46/13, é um foguete mesmo carregada e no GNV.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    Zoega, essa caixa não é a dos Landau/Maverick ou dodge?? se for a relação da 1ª é longa pra kct, 18 dentes no caso de landau/maverick, 19 dentes no caso dos dodge , comparando por exemplo com a mesma caixa aplicada na C10 que, se não estou enganado tem 16 dentes...
    Já li alguma coisa aqui no fórum quando estava para comprar esse cambio... a 1ª do cambio da C10 é mais curta que dos demais cambios clark 3 do mesmo modelo aplicados em outros veículos... quero dizer, se esse for o problema, a solução pode ser você trocar apenas a engrenagem da 1.ª... conta ela, se tiver 18 ou 19 dentes é do landau/dodge... Abs...
    A caixa é pra ser de C-10, não tem rabeta, é essa aqui:
    http://i164.photobucket.com/albums/u...a/IMG_3763.jpg
    Tenho impressão que possa ser 18 ou 19 dentes mesmo...Mas se fosse somente a troca da engrenagem da 1a tava bom, a questão é que esta caixa é limitada mesmo, 3 marchas acabam com o desempenho e economia do carro, na estrada também é um martírio, viajar a 100-120, só com o giro lá em cima e aí, além de barulho e de judiar do motor, bebe um petróleo e tanto...hehehe Preciso de uma 5a também...

    Será que você não está com o diferencial muito longo?
    Tenho uma F100 1975 com motor motor 4.9i e cambio de 5 marchas com 5° drive e dif. 46/13, é um foguete mesmo carregada e no GNV.
    Meu diferencial é um 4.09, segundo informações do antigo dono, nunca conferi, mas já tirei as velocidades em ordem de marchas e coloquei em uma planilha de calculo da relação...
    4.9 com 5a drive deve andar pacas mesmo hein... tem videos/fotos dela?

    []'s

  • #12
    Acho ambas as idéias legais (sério).

    Mas permitam-me "pitacar" só na parte da matemática dos valores:

    A- Atual 3M + "outra" 3M = R$ 400,00 só a aquisição, já que considerando valores idênticos para ambas as adaptações (o que particularmente acho que sai mais caro para colar "duas" do que trocar uma, mas não dá para afirmar)

    B- "nova" 5M = R$2.500,00 - R$ 400 (afinal "sobra" a 3M "atual"), portanto, desembolso final de(hipotéticos) R$ 2.100,00

    Diferença portanto de R$1.700,00 para ter-se 5m (com uma mais reduzida que a atual primeira e uma mais longa que a atual terceira), comparado com ter duas caixas mas ter que optar por OU apenas ganha mais reduzidas OU apenas ganha-se "overdrive", a combinação das duas (pelo demonstrado) não gera os dois "efeitos".

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade