x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Suspensão pneumática à pistão !!!!!! Seria uma boa opção????




    Olá a todos !!!!!!!!

    Acho que segurei demais um peido e veio então a idéia de merda. Mas que venham as pedradas.

    Recentemente, foleando uma revista de Tunning, ví uma reportagem a respeito de uma empresa que está comercializando suspensões pneumáticas que ao invés de usar as famosas bolsas de borracha, utiliza cilindros e pistões com o argumento de que é mais seguro etc etc etc. Pra mim foi surpresa, pois nunca havia visto isso no mercado automotivo, nem mesmo equipando originalmente veículos.

    É sabido que o custo de produção de um cilindro assim é bem acessível.

    Foi quando me veio uma idéia: Usar uma mola helicoidal bem longa, fraca e que seja capaz de acompanhar todo o curso da suspensão e então reforçar esse trabalho com um cilindro pneumático compatível com o curso.

    Assim, seria possível ajustar a carga da "mola" mexendo na pressão desse cilindro, bem como altura, e o mais interessante seria fazer uma comunicação entre os cilindros do lado esquerdo para o direito com uma válvula que pode ser acionada remotamente, onde poderiamos conseguir um efeito contrário o de uma barra estabilizadora, o que julgo ser interessante para erosões, e demais situações onde o Jeep fica em situação de X. Assim a roda que sobe empurra a oposta para baixo obrigando essa a buscar o chão. Automáticamente o sistema se equaliza quando o carro estiver nivelado.

    Pesquisando mais, encontrei válvulas niveladoras e achei bem interessante o mecanismo, que manda mais pressão para o lado em que o carro está se inclinando, tentando manter sempre o eixo paralelo ao chassi, o que acredito ser desejável quando se precisa de estabilidade.

    Viajando um pouco mais poderia ser feito um esquema de pêndulo ligado às válvulas niveladoras o que poderia ser capaz inclusive de manter o carro nivelado ao horizonte, mesmo quando o terreno é inclinado. Imagina isso pra subir ou decer uma ribanceira????

    E sem contar que serviria também de "Bump Stop".

    Antes que Elmer e compania limitada recomende fazer uma pesquisa por aqui, eu já o fiz, e a única coisa parecida que encontrei foi isso: Willis com suspensão a ar. Mas como poderão ver o sistem utilizado é o de bolsas de borracha que conferem um curso ridículo de suspensão.

    Em se tratando de um tipo de suspensão ajustável, certa vez ví o Bill escrevendo que sistemas como esse são proibidos em qualquer modalidade Rock Crawlin do mundo inteiro, mas acredito que isso se refira a sistemas em que o piloto possa controlar de acordo com a necessidade.

    Minha idéia é um sistema autônomo com dispositivos relativamente simples. Será que se aplica à regra????

    E antes das pedradas, não dispensa o amortecedor, pois o cilindro faz apenas o papel de mola.


    Pois bem é uma idéia que venho pesquisando tem um tempinho, e gostaria de trocar informações e opniões com todos aqui.



    Abraços a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Faltou a foto do Kit.




    E lembrem-se esta foto é só pra ilustrar o sistema, o conceito, e é lógico que os kit mostrados aí não servem pra nenhum dos nossos carros.

    Abraços

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Antes que Elmer e compania limitada recomende fazer uma pesquisa por aqui, eu já o fiz, ...
    Falem mal mas falem de mim, o importante é estar na mídia

    []'s sem contribuir em nada no tópico

  • #4
    Ja foi discutido algo parecido aqui no Forum.
    Hydraulic ram shocks
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Valeu Loiro pela referência do link, eu já tinha o visto, porém não tem muito a ver com a minha idéia. O Hidraulic Ram shock é simplesmente um pistão hidráulico que não faz o papel de mola. Tem a função apenas de erguer e abaixar o eixo.


    A minha sugestão é um sistema pneumático de molas tal como já existe na característica de bolsas de borracha, porém confeccionados na forma de cilindros e pistões. A vantagem de fazer assim é a liberdade de medidas para atender as necessidades específicas, uma vez que esse tipo de cilindro é simples, fácil e relativamente barato de ser feito.

    Como é capaz de fazer o papel de uma mola, acredito ser um dispositivo eficiente uma vez que é fácil chegar à regulagem desejada alterando apenas a pressão no cilindro.

    Seria um Fux Air sem a função de amortecedor, mas com a capacidade de ter sua configuração alterada assim que desejado, comandando isso do painel do seu carro.

    A sugestão de usar em conjunto a uma mola helicoidal vem da simples idéia de "dividir" tarefas e "disfarçar" o sistema de suspensão uma vez que o cilindro passa facilmente por um amorecedor e suspensões pneumáticas são proibidas para o uso em vias públicas.

    Para os casos de veículos de competição, poderia ser utilizado apenas o cilindro pneumático. E veja que se é proibido em competições o sistema Hidraulic Ram, é necessário avaliar a legaldade deste sistema. Acredito ainda que a tal proibição deva ser pelo fato se não se tratar de uma mola e exigir necessariamente o comando do motorista.

    Os possíveis ajustes imediatos também podem ser realizados nos cilindros pneumáticos, quando desejado, mas com um pouco mais de investimento pode ser feito até de forma autônoma, sem a necessidade de comando do motorista.


    Abraços a todos.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    eu posso estar de "oreião" dando essa idéia...

    o Leopoldo tem algo pneumático no jeep dele... ELE sim é o cara pra responder algo mais concreto

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1075686245

    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Sim Rubens, eu já tinha visto o sistema do Jeep do Leopoldo, porém utiliza justamente as bolsas de borracha que na minha opnião deixam a desejar em termos de desempenho.

    São muito grandes, e permite um curso limitado na suspensão. O resultado estético ainda fica duvidoso.

    Vejo como desvantagem ainda falando das bolsas, a fragilidade. Se um pneu pode furar, a bolsa também. Entretanto não tem "estepe" tal como o pneu, e sem ela o carro fica sem suspensão.

    É exatamente um dos argumentos do fabricante do "novo" sistema de pistões .


    Abraços a todos

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    1- a desejar em termos de desempenho.

    2- São muito grandes, e permite um curso limitado na suspensão.

    3- O resultado estético ainda fica duvidoso.

    4- Vejo como desvantagem ainda falando das bolsas, a fragilidade. Se um pneu pode furar, a bolsa também.

    5- Entretanto não tem "estepe" tal como o pneu, e sem ela o carro fica sem suspensão.
    Bom .... vejamos:

    1- qual o seu critério para desempenho ? essas bolsas são o equipamento original do ônibus urbano B58 Volvo. Portanto, para o Jeep willys, estão mais que superdimensionadas. Como o volume de ar é grande, o efeito do aquecimento durante o trabalho também é menor que de outras bolsas de ar. Como é nacionalizada, o preço está em conta e tem em muitas lojas de peças ... inclusive só de borrachas, oque é logisticamente interessante.

    2- Grandes é relativo. São maiores que as molas helicoidais normais, mas ainda são instaláveis no jeep. MAs isso é uma questão de escolha. Acham-se menores. Sobre o curso, ela é insuficiente para aplicações dependendo de como é instalada. Na posição em que está a minha, fornece abertura semelhante ao jeep original. Para melhorar a abertura, pode-se confeccionar uma suspensão com essa bolsa mas com geometria do .... esquecí o nome daquela gaiola americana .... crawler alguma coisa. As molas pneumáticas que mais tem curso são as de fole triplo ou as em forma de sino. Só que os tamanhos destas peças disponíveis aqui no Brasil onde só aparecem as sobras .... são enormes para o jeep. E o custo também. Apesar das peças adaptadas no jeep do Daniel.

    3- Isso não é quesito.

    4- Bolsas podem furar ou rasgar mas, molas podem escapar ou quebrar. É a vida.

    5- Acontece que soltando um jogo de porcas vc troca a borracha. Ela é re-instalável. Pelo menos NESTE modelo.

    A ideia é simples; vc deseja algo diferente? tem que pesquisar bastante para encontrar o kit que mais seja adaptável, se é esse o caminho que vc vai percorrer.

    Quando eu desenhei a minha suspensão, em plena era collor, a única que acabou estando disponível, e que eu pudesse comprar, sem ter que vender o jeep era essa do B58. Hoje deve haver uma centena de outras opções. Eu lamentei muito quando ví o catálogo técnico dessas molas e percebí o curso nada exagerado.

    vc pode se divertir um pouco .... consulte aqui:

    http://www.enidine-europe.com/pdffiles/Airspring.pdf

    http://www.strutmasters.com/
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9

    setor

    Sabem informar de qual carro é esse setor da foto


    Palitex

  • #10
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Palito...

    é da caixa de direção???


    LANDAU

  • #11
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Bom .... vejamos:


    Quando eu desenhei a minha suspensão, em plena era collor, a única que acabou estando disponível, e que eu pudesse comprar, sem ter que vender o jeep era essa do B58. Hoje deve haver uma centena de outras opções. Eu lamentei muito quando ví o catálogo técnico dessas molas e percebí o curso nada exagerado.


    Olá Leopoldo, obrigado pela resposta e por prestigiar essa discussão.

    Em primeiro lugar, vamos esclarecer que não estou fazendo crítica nenhuma a respeito do seu projeto, nem mesmo das soluções adotadas por você.

    As considerações que fiz são genéricas ao sistema pneumático das bolsas de borrracha. Afinal a discussão é justamente para comparar este sistema com o que estou propondo.

    Agora vamos aos pontos:

    1- qual o seu critério para desempenho ? essas bolsas são o equipamento original do ônibus............................................ ...., o preço está em conta e tem em muitas lojas de peças ... inclusive só de borrachas, oque é logisticamente interessante
    1- Critério para desempenho. Estamos buscando um sistema de suspensão que ofereça amplitude e facilidade de ajuste. Amplitude razoável para um projeto "hardcore" gira em torno de 14 pol. Até onde pesquisei, não existe nada compatível com essa dimensão até mesmo porque estas bolsas foram projetadas para uma finalidade diferente para a qual eu estou sugerindo.
    Que as bolsas utilizadas em ônibus são mais que eficientes, seguras e extremamente superdimencionadas para um Jeep é a mais pura e inquestionável verdade.

    2- Grandes é relativo. São maiores que as molas helicoidais ................................................. onde só aparecem as sobras .... são enormes para o jeep. E o custo também. Apesar das peças adaptadas no jeep do Daniel
    2- Por essas razões que você mesmo descreveu, é que vem a idéia de projetar algo do tipo que foi sugerido. Bolsas com amplitude satisfatórias são desproporcionais para serem instaladas num Jeep.

    3- Isso não é quesito.
    3- A questão estética realmente não é quesito, pois se algo for realmente eficiente, dane-se a aparência.

    4- Bolsas podem furar ou rasgar mas, molas podem escapar ou quebrar. É a vida.
    4- Em relação ao risco de rupturas e furos comparado à falhas de molas helicoidais e semi elípticas, vejamos que estamos falando de veículos que circulam em locais que oferecem mais riscos, tal como pedras, galhos, etc etc etc, ao contrário de um ônibus que circula apenas em vias públicas. Mas é a vida mesmo, tudo tem os dois lados. Mas entre uma mola helicoidal solta e uma bolsa rasgada, opinião a parte, prefiro as helicoidais e que com o devido capricho, é fácil previnir. É bem verdade que substituir uma bolsa não é tarefa complicada e até seria possível carregar uma reserva no carro.

    A ideia é simples; vc deseja algo diferente? tem que pesquisar bastante para encontrar o kit que mais seja adaptável, se é esse o caminho que vc vai percorrer.
    Exatamente por ser um sistema simples, existe limitações. E é preciso iniciar o projeto sabendo dos padrões existentes.
    Confeccionar um cilindro não é tarefa das mais difíceis, e pode-se configurar o mesmo de acordo com o projeto sem precisar respeitar padrão algum.
    A manutenção é fácil e barata, pois o que pode sofrer desgaste é apenas o anél de vedação.

    Baseado neste argumento é que acho pertinente pensar em algo através dessa solução.

    Portanto, deixando as justificativas pra traz e tentando evoluir no projeto:

    A maior dúvida está na relação de diâmetro do cilindro para a carga capaz de suportar. É certo que quanto maior o diâmetro, menor a pressão para suportar a mesma carga. Mas como seria feito esse cálculo???? Qual seria a pressão razoável para se basear o projeto????
    A exemplo do Fux Air, este possui apenas 2,5pol de diâmetro do cilindro ,se não estiver enganado, e por isso necessita de mais de 200 psi de nitrogênio.
    Mas para usar ar comprimido, acredito que o ideal seria utilizar cerca da metade dessa pressão afim de facilitar a configuração de mangueiras, conexoes e reservatórios bem como o compressor. Assim, teria que ter exatamente o dobro do diâmetro do FUX AIR para poder trabalhar com 100PSI???

    Outra dúvida é com relação à geração de calor pela pressão do ar.
    Qual o coeficiente???
    Num cilindro com componentes metálicos, essa caloria poderia ser prejudicial em que????
    E a condensação de água. Apenas o "filtro" separador é suficiente ??? Nas bolsas pneumáticas chega a ocorrer acúmulo de água no interior delas???

    Bom acredito ser estas as dúvidas iniciais a serem sanadas para que outros critérios possam ser definidos.

    Abraços a todos.

  • #12
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Encontrei algo tal como estou projetando:





    Materiais utilizados






    Cilindro ainda desmontado







    Cilindro montado







    Meio fora de foco, mas o cilindro na posição, todo fechado








    Agora todo aberto









    A última






    Encontrei ainda uma empresa que fornece quase todos os componentes http://www.marvitubos.com.br/index.htm.


    E de depois de alguns cálculos cheguei à conclusão que um cilindro com 80mm de diâmetro é capaz de suportar cerca de 300 Kg com 6 BAR. Basta aplicar a fórmula de área X pressão = força.

    Portanto, a maioria dos detalhes iniciais acredito estarem esclarecidos.


    Agora é quebrar a cabeça no sistema de controle dos cilindros.



    Abraços a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade