José Carlos, Quais cilindros?????
Se for os que foram postados primeiro, pra carros tunning, o site é http://streetshock.com.br.
Se você estiver se referindo ao cilindro postado nas outras fotos : http://www.hebelwelding.com/myjeep.html
Abraços
Versão Imprimível
José Carlos, Quais cilindros?????
Se for os que foram postados primeiro, pra carros tunning, o site é http://streetshock.com.br.
Se você estiver se referindo ao cilindro postado nas outras fotos : http://www.hebelwelding.com/myjeep.html
Abraços
Considerações de projeto da apostila de suspensão a ar da Goodyear:
6. BASIC CYLINDER AND PISTON SPRINGS
Cylinders with pistons can be used as pneumatic springs but they have several major drawbacks:
(1) Sliding friction transmits significant forces through the spring. Short impulses are especially detrimental.
(2) It is difficult to maintain zero gas leakage past the piston and rod seals for the desired life of the unit.
(3) Clevises are required at the top and bottom for most mountings.
(4) The effective area cannot be manipulated.
(5) The piston and rod guide present wear problems.
An advantage is that high operating pressures may be used, and the unit can combine load-carrying and damping functions.
Obrigado Leopoldo pelas informações passadas, basicamente batem com as conclusões que estamos tirando com nossa discussão. Se você puder passar essa "apostila " na integra, acredito que poderiamos compartilhar mais informações. Pesquisei pelo Google, e não a encontrei.
Viajando mais um pouco na idéia, fiz um desenho esquemático de uma variação da idéia inicial.
Seria a associação da função de mola com a função de amortecedor num mesmo cilindro, com possibilidades de regulagem de acordo com a necessidade.
Essa regulagem se daria através do controle da passagem do óleo para fora do cilindro, até um reservatório externo, este que seria pressurizado também, mas pressão suficiente apenas para facilitar o retorno do óleo para o cilindro.
Agora pergunto:
Essa combinação poderia otimizar a vedação da parte pneumática???
Poderia preservar os componentes de vedação pela lubrificação????
Fazendo ainda uma nova consideração, possibilitaria uma gama maior de regulagens, uma vez que a pressão do reservatório poderia servir de antagonista, equilibrando a força do cilindro.
Abraços a todos
1- Reuní o que eu catei dos sites (goodyear e firestone) em 2 compêndios, cada um com 25 mega. Mande um email válido pq não dá para anexar;
2- A pressão que tende a escapar é entre o cilindro e a haste. Com esse arranjo, a pressão sobrepujaria (poderia) a capacidade de retenção do selo com ou sem o cilindro externo, isso é o problema a ser solucionado ou verificado.
Manda pro email nataofraga@terra.com.br
Abraços
Não estou conseguindo mandar.
Goodyear 26 mega e Firestone 24 mega.
Eu baixei os dados dos sites: (Tem literatura tecnica suficiente para suspensão baseada em fole).
1- entre no site:
http://www.goodyearep.com/Default.aspx
Faça cadastro no resource center, entre em air springs e baixe todo o conteudo, item a item, do local USA e Brazil.
2- entre no site:
http://www.enidine.com/pdffiles/Airsprings-2009_ITT.pdf
3- entre no site:
http://www.firestoneindustrial.com/
escolha south america e north america e baixe os dados
4- depois eu vou ver se acho algo sobre atuadores pressurizados.
Leopoldo, mais uma vez obrigado pela resposta e pelas referências que você me passou.
Na verdade eu já concluí faz algum tempo que cilindros e bolsas de borracha têm um funcionamento bem diferente.
Nos cilindros não podemos variar a pressão interna, pois essa acaba sendo o resultado do peso suportado e do diâmetro deste cilindro. Assim, num determinado veículo a pressão interna acaba aumentando somente se seu peso receber incremento ou se o cilindro for inflado até o seu limite de abertura. O que determina a altura, é o volume. E como o volume dos cilindros altera apenas referente a ação do êmbolo, corre-se o risco de ter um cilindro inadequado para o peso a ser suportado se suas dimenções não forem devidamente configuradas. A vantagem que vejo, se é que é vantagem, é a capacidade do cilindro suportar pressões bem maiores que as bolsas, deixando a função elástica apenas para a compressibilidade do ar.
Em relação às bolsas, incrementa-se a pressão à medida que se quer ganhar altura, principalmente porque esta sofre alterações dimencionais devido à elasticidade da borracha. Assim, tal como um pneu, quanto mais pressão, menos deformação da bolsa, e até um certo ponto, a bolsa colabora com a função elástica em conjunto com o ar. Acredito que este seja um dos motivos de permitir o uso de pressões mais baixas, principalmente por que essas bolsas possuem um diâmetro bem maior em consideração aos cilindros.
Portanto, acredito que apartir de então, comparações entre estes sistemas sejam inadequadas.
Particularmente continuo a discutir a confecção de uma suspensão por meio de cilindros pneumáticos devido a possibilidade de obter um equipamento personalizado, adequado à necessidade do veículo e do usuário, com durabilidade, baixa e barata manutenção, possibilidade de grandes amplitudes tudo a um custo relativamente baixo.
Pesquisando mais e raciocinando mais um pouco, encontrei alguns componentes e algumas soluções mais simples.
Modelo 1: Cilindro básico, tal qual às fotos postadas, associado à função de amortecedor, com regulagem dessa ação externa.
A válvula hidráulica de controle de vazão suporta 210bar, unidirecional com válvula de retenção incorporada para permitir retorno livre, suporta temperaturas de até 70°C, etc etc etc. O óleo a ser utilizado pode ser igual aos aplicados em amortecedores SAE 5w10, mas acredito que a viscosidade não chegue a ser problema, certo de que a válvula permitirá qualquer compensação.
Detalhe à parte, um dos componentes é maciço o que pode incrementar peso e custo de material.
Modelo 2: Cilindro mais complexo, a exemplo de uma bengala de moto, onde com a adição do êmbolo flutuante, pode ser utilizado ar comprimido, dispensando N² ou outros gases mais nobres.
Entretanto possui mais componentes, mais elementos de vedação, e usinagem mais complexa. O ajuste do amortecedor pode ser feito através de uma válvula rotativa em conjunto com a viscosidade do óleo.
É necessário uma manobra mais difícil para preenchê-lo com óleo, necessitando o componente estar fora do seu local de trabalho, pois precisará estar de cabeça para baixo para receber o óleo.
Notem que este sistema é constituido de 2 tubos, tormando o equipamento mais leve.
Modelo 3: O modelo mais simples de todos, que a exemplo do modelo 2 é constituido de tubos, possui o êmbolo flutuante, porém a válvula deve ser configurada sempre com o dispositivo aberto, aumentando ou diminuindo os orifícios de passagem, que podem ser tal como "gicleurs" de carburadores, bem como mudando a viscosidade do óleo.
O procedimento de preenchimento do óleo segue o exemplo do modelo 2.
Concluíndo o discurso, acho pertinente esse trabalho todo para que dispositivos eficientes sejam desenvolvidos para nossa utilização, e seguindo o exemplo de quem hoje comercializa o AIRFUX, coloque-se no noso mercado um produto acessível, possível de ser feito por quem tem um pouco de "jeito" pra coisa, e que possa dar um desempenho satisfatório pra nossa prática do Off Road permitindo com certa facilidade ajustes e configurações ao gosto do condutor, podendo fazer tudo isso de dentro do carro.
Estou disposto a iniciar a confecção de alguns protótipos e quando tiver algumas novidades vou relatando por aqui.
Abraços.............com calo nos dedos, hehehheh!!!!!!!!!!!!
Em ambos os sistemas:
- a variação da altura pode ser feito com a variação de pressão do cilindro ou fole.
- a montagem pode ser conjugado ar/oleo, tipo cilindro ar/oleo com mola auxiliar externa e sendo inclusive amortecedor e fole atravessado por amortecedor com ou sem mola externa. veja também como exemplo as suspensões dos aviões grandes ... é com cilindro ar/oleo.
- a diferença entre ambas é o método de vedação (o fole é mais "seguro", desde que não esteja furado :roll:) e a área X pressão de trabalho.
- em resumo, para aplicações fora de estrada onde se quer grandes amplitudes, o cilindro pode ser a solução, ou uma com fole, mas a estrutura da suspenão não pode ser convencional sob risco de dano prematuro.
- O sucesso de um ou outro depende do preço e disponibilidade de peças de reposição.
Lembrei que o Kadett da GM tem amortecedor traseiro presurizável a ar ... nunca ví um desmontado.
Ah , sobre a humidade ....
quando eu montei os suportes da minha suspensão, tive o cuidado de colocar um furo bujonado no suporte do fole ... justamente para drenar qualquer humidade que condensasse.
hoje eu abri o dreno e ... nada ... só ar seco .... depois de 8 anos de uso.
Ola pessoal.
Estou usando a citação porque volta e meia a RR não está abrindo no meu computador.
Este assunto muito me interessou, entretanto pesnso que o grande desafio deste projeto sera a estanqueidade desta mola pneumática. Na verdade esta mola existe no mercado com aplicação diferente e se chama mola gas. Ela é usada para manter uma porta do porta malas aberta por exemplo. Também é usada em sistema de reclinamento de alguns banco de vans e onibus. Penso que uma ideia interessante seria abrir uma dessas e ver como são as vedações e sistemas de lubrificação. Resgardadas as devidas proporções ainda temos que lembrar que estas molas foram construidas para poucas movimentãçoes se compararmos com os ciclos de uma suspensão. assim penso que a lubrificação e vedação para este projeto terão que ser muito superior. Um início iomportantissimo será a qualidade da parede do tubo. Pense em algo com rugosidade melhor do que de um amortecedor, pois a pressão e esforços serão maiores.
Este modelo sempre esteve nos meus sonhos mas nunca tive tempo para iniciar algo, principalmente por que sempre acreditei ser algo bastante complexo a nivel de vedação e durabilidade. Mas vamos saber somente se tentarmos. Boa sorte.
O que você estão querendo desenvolver é algo como está nas fotos abaixo ?
Existem algum kit brasileiro para pronta instalação em 4x4 ?
nao isto é um airshox.
o que eles estao falando é bem diferente :concordo:
sim existe o "airfux"......PROCURE PELO MARCEL.