x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2

    Carros 'vigiados' pelo celular




    Esse parece ser "bão"

    __________________________________________________ ___________
    Leandro Bisa

    O carro está prestes a ser roubado. O dono do veículo está num lugar qualquer, a quilômetros dali. Mas, sete segundos após a porta ser aberta, seu telefone celular toca, avisando sobre o crime. E o melhor: pelo telefone, ele pode desligar o veículo, deixando o ladrão no meio da rua. Este dispositivo já existe, chama-se ''Kalarm'' e foi desenvolvido no DF por uma empresa ligada à Universidade de Brasília (UnB). Se tudo der certo, ele estará no mercado em sete meses e custará cerca de R$ 400.
    Além disso, o dispositivo permite ao proprietário controlar a velocidade do carro e ouvir tudo o que se passa em seu interior. Qualquer veículo ou aparelho de telefone pode ser usado.

    O Kalarm foi desenvolvido pela Sea Wireless, uma empresa especializada em tecnologia para celulares, que faz parte da Incubadora de Empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB.

    A idéia surgiu há um ano, durante uma viagem de carro. Sem muito o que fazer, três integrantes da equipe, todos analistas de sistemas, resolveram fazer uma lista de possíveis serviços para celular.

    - Surgiu no trecho entre Uberlândia (MG) e Cristalina (GO). Queríamos fazer algo para participar de um concurso de tecnologia para celulares - comentou Alexandre Gomes, responsável por desenvolver o aparelho.

    Clédiston Santos, um dos que estavam no carro, explicou que o projeto tinha objetivo de chegar ao mercado a um preço acessível.

    - Já existem serviços similares a estes. Mas chegam a custar R$ 2 mil, pois utilizam tecnologia via satélite. Além disso, o usuário precisa pagar uma taxa mensal que varia entre R$ 200 e R$ 300, e quem controla o sistema é uma empresa - comentou Santos.

    Segundo o analista de sistemas, o Kalarm é mais barato porque, em vez de satélites, usa torres de telefone normais, dessas que podem ser vistas em vários pontos da cidade. E não precisa da intervenção de uma empresa.

    A Sea Wireless aposta ainda que o serviço fará muito sucesso entre os pais de jovens.

    - Eles podem programar uma velocidade máxima como 100 km/h, por exemplo. Toda a vez que o carro atingir essa velocidade, o celular toca - disse Santos.

    De acordo com os inventores, botões de emergência podem ser inseridos no veículo. No caso de um sequestro-relâmpago, a vítima aperta o botão e um terceiro celular é acionado. E quem estiver do outro lado da linha, pode ouvir tudo, desde que um sistema de áudio seja instalado.

    A Sea Wireless procura agora uma empresa que queira financiar o projeto, produzindo o aparelho em escala comercial. O valor estimado para isso é R$ 1 milhão. E, apesar de o Kalarm ainda não ter chegado às lojas, uma nova versão já está sendo desenvolvida. Nessa, o dono do carro poderá saber, pelo telefone, exatamente onde o veículo está.

    Fonte: http://jbonline.terra.com.br/jb/pape...040802014.html

    __________________________________________________ ___________

    []'s
    Aurélio

  • #2
    Aurélio,

    Beleza esse sistema. Só tem uns probleminhas:

    Você já viu um mapa de localização de celular? Você sabe como funciona?

    A operadora de celular consegue identificar em qual ERB (Estação Rádio Base) você se encontra e, em tese, ela sabe a cobertura dessa ERB. Digo em tese por que existem as áreas de fronteira, onde duas ou mais ERBS estão captando o seu sinal. Cada ERB, em cidades grandes, cobrem uma área de aproximadamente 16 quadras (4x4), em cidades pequenas essa área é muito maior. Se você localizar o seu veículo em uma ERB, significa que ele pode estar em qualquer área desses 16 quarteirões.

    Mesmo que você consiga localizar o seu veículo, como vai recuperá-lo?

    Experimente chegar na delegacia, ou encontrar uma viatura da PM e dizer "Roubaram o meu carro e sei onde ele está". Se encontrar policiais de boa vontade, e que não estejam em nenhuma investigação, pode ser que vc dê sorte e eles recuperem o seu carro, desde que não seja uma favela ou outra coisa parecida, pois para isso, eles precisarão de reforços, o que chama atenção dos bandidos e faz com que eles fujam da região, provavelmente no seu carro, por uma rota alternativa.

    Falo isso com conhecimento de causa, pois trabalho na Ituran, uma empresa de localização, rastreamento e RECUPERAÇÃO de veículos, e sei como os sistemas funcionam. Nosso sistema é por triangulação de antenas, que localiam o veículo com precisão de 5 metros em áreas urbanas, inclusive em garagens subterrâneas. Outro sistema confiável é o GPS, mas em áreas urbanas seu desempenho fica totalmente prejudicado, pelos prédios, árvores e, até mesmo, por uma folha de papel alumínio.

    Procure em sua região os prestadores desse tipo de serviço, só fuja da CA SYSTEM, pois o sistema deles, embora eles vendam como recuperador de veículos, é só um bloqueador ligado em um pager (CONECTEL, PAGENET, MOBI, etc) qe tb só funciona onde tem cobertura do sistema.

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Fábio,

    Valeu pelas explicações e esclarecimentos quanto ao funcionamento e tal.
    Mensagens desta natureza e deste nível sempre ajudam no crescimento do Fórum.

    []'s
    Aurélio

  • #4
    Fábio,

    Só para entender, como você disse que o sistema da Ituran trabalha por triangulação de antenas, entendo que sejam as antenas da operadora de celular e suponho que a distância seja determinada pela intensidade dos sinais (pouco preciso por causa da pequena distância relativa) ou por efeito Doppler (que pode apresentar melhor precisão - em caso de existir movimento do veículo, evidentemente - mas que acredito ser aplicável sómente para os celulares de tecnologia digital).

    De que forma é feita a triangulação deste sistema?

    Todas as operadoras de celular oferecem infomações (para as empresas de rastreamento) que permitem este tipo de varredura com tamanha precisão?

    Outra coisa, como se procede a identificação de um veículo em garagem subterrânea se nestas condições dificilmente obtemos sinal no celular, a não ser que estejamos virtualmente sob uma ERB? (lembrando que neste caso - apenas uma antena - a triangulação é impossível)?



    Faço estas perguntas porque sei das dificuldades que a própria policia tem em localizar chamadas telefônicas oriundas de celular (casos de sequestro, por exemplo) e que em termos de prioridade toda a tecnologia sempre é dirigida à preservação da vida e não ao patrimônio.

    Abraços,

  • #5
    Sukys,

    As antenas da Ituran e todo o sistema de cálculo e triangulação são próprios, inclusive o protocolo de comunicação entre cada antena e a central, portanto, não utilizamos o serviço das operadoras de celular.

    Quanto a funcionar em subsolos, onde o rádio do seu carro funcionar, o sistema Ituran também funciona.

    O nosso sistema foi desenvolvido para as forças armadas de Israel e é utilizado em várias metrópoles do mundo com sucesso, devido à tecnologia que permite a localização em grandes centros.

    Por ser um sistema duplex, com comunicação dos dois lados, permite a instalação de botões de pânico, ajudando em casos de sequestros. Para transportadoras, através de um terminal de texto, permite a comunicação entre o caminhão e a central.

    Para não parecer parcial sobre a qualidade do serviço, o Luiz Cláudio do Barão Vermelho possui o sistema no Engesa dele e também o serviço Autobusca, que permite localizar o veículo via Internet (para que você possa rastrear seus filhos, ou esposa, ou motoristas da empresa), pergunte pra ele quais as impressões.

    Se tiver interesse, entre em contato com o nosso SAC 3613 2386 ou visite nosso site http://www.ituran.com.br lá existe uma apresentação sobre o sistema.

    []'s rastreados

  • #6
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por escoria
    Para não parecer parcial sobre a qualidade do serviço, o Luiz Cláudio do Barão Vermelho possui o sistema no Engesa dele e também o serviço Autobusca, que permite localizar o veículo via Internet (para que você possa rastrear seus filhos, ou esposa, ou motoristas da empresa), pergunte pra ele quais as impressões.
    Já que citaram meu nome...

    Sukis, como eu já conhecia o sistema, assim que comprei o Engesa a primeira coisa que fiz foi levar na loja de um amigo pra instalar o Ituran.

    O Sistema da Ituran atua como localizador, bloqueador e rastreador do veículo, e ainda oferece o serviço de auto busca (você rastreia seu carro através do computador em tempo real) e de recuperação.

    Ele permite a localização do veículo em lugares que geralmente os sistemas via satélite não conseguem agir como garagens, subsolos, galpões, etc. Eu cheguei a ver testes realizados com alguns sistemas via satélite que não conseguiram localizar o carro porque ele estava debaixo de um telhado de zinco...

    A precisão dessa localização é outro ponto forte. São poucos metros de erro (se não me falha a memória 5) e, quando a equipe de recuperação chega junto com a polícia, supondo que seu veículo esteja escondido numa rua em que existam várias garagens fechadas, a central dispara uma sirene para saber em qual garagem ele está.

    Essa equipe de recuperação é também, na minha opinião, outro fator importantíssimo. É a primeira que age se deslocando para encontrar o veículo e, se for necessário, aciona a polícia (eles tem algum tipo de acordo) para a recuperaração do mesmo.

    O índice de recuperação de veículos equipados com o sistema Ituran é de 96%.

    Agora, como nem tudo são flores, o ponto crítico desse sistema é sem dúvida sua área muito restrita de cobertura. Como eles operam com antenas próprias, fica difícil aumentar essa área da noite para o dia. Hoje são apenas 39 municípios que compõe a região metropolitana de São Paulo, e se não me engano estava pra começar no litoral de SP e no Rio de Janeiro (Escória, me corrija se eu estiver falando besteira).

    Enfim, colocando tudo na balança e pesando os prós e contras (o Engesa se encontra 95% do tempo na região que tem cobertura) optei pela Ituran e estou muito satisfeito.

    []'s...

  • #7
    Fábio,

    Sendo um sistema proprietário a coisa muda de figura...

    Como em sua primeira mensagem sobre o assunto não havia referência sobre o uso de sistema proprietário (dava apenas a entender que não era via GPS) deduzi que era via celular e aí veio a dúvida, já que por celular não existe a menor possibilidade de triangulação com um grau de precisão que chegue aos cinco metros. Em tese até seria possível mas para isso haveria a necessidade de alterar os atuais protocolos de comunicação, entre outras (muitas) coisas, e espero que isso nunca aconteça, caso contrário teremos uma versão realista do filme "1984" de Orson Welles.


    Abraços,

  • #8
    Usuário Avatar de The Water
    Entrada
    05/08/2004
    Idade
    43
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    pelo q eu entendi, o sistema da Ituran funciona em FM, ou alguma coisa assim, certo? Não seria mto propenso a interferências?

    eee sukys, nós estamos em "1984". A "tele-tela" nada mais é que a internet, o controle de informações (q era a função do personagem principal, Wilson, se não me engano), é feito pela Globo. E quem é o inimigo dos EUA? O terrorismo, ou o Iraq, com seus poços de petróleo?

    bom, pontos de vista expostos, ainda fiquei na dúvida se o sistema da Ituran é em FM, e se está mto sucetível a interferencias.

    abs

  • #9
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por The Water
    pelo q eu entendi, o sistema da Ituran funciona em FM, ou alguma coisa assim, certo? Não seria mto propenso a interferências?
    A parte técnica eu deixo pro Escória responder, mas na prática o sistema funciona por rádio-frequencia e eu nunca tive problemas com interferência.

    Existe um número de telefone da Ituran que é exclusivo para testes (eles recomendam fazer esse teste pelo menos uma vez por mês). Você liga de dentro do carro e imediatamente eles te passam sua localização. Em seguida testam o bloqueio do motor, botões de pânico e o disparo da sirene.

    Eu já fiz esse teste nas mais diversas situações e nunca houve qualquer tipo de falha...

    []'s não comissionados...

  • #10
    The Water,

    Enquanto o "dono da criança" não dá o ar da graça vou dar um pitaco, dizendo que o sistema de comunicação deve ser em FM e muito provavelmente em modulação de fase.
    Com certeza não saberemos maiores detalhes técnicos deste sistema, mesmo porque isso incorre em segurança e até em sigilo comercial, mas se quiser conhecer a base de funcionamento procure na internet por "radio-farol" ou "radio goniômetro", que são os "avós" dos atuais sistemas de monitoração.

    Em tempo: FM é menos propenso a interferências do que AM, além do que em transmissão de dados existem técnicas para supressão de ruidos.

    Abraços,

  • #11
    Pessoal,

    Nossa faixa de frequencia é ampla e o sistema se auto-calibra no caso de interferência, o que não é comum. Quanto à frequencia e a forma de funcionameno, não posso passar pois dois motivos:

    1º Como o Sukys falou, é uma política de segurança
    2º Não sou técnico a esse nível, portanto não sei muito sobre radio transmissão.

    Em breve, estaremos trabalhando com GPS, mas é para um mercado de frotas. Esse sistema, embora nossos concorrentes digam que serve, não serve para nós e para veículos de passeio, pois a antena tem que ficar exposta, o que facilita a sua descoberta; as sombras de prédios dificulta a comunicação e precisamos de um número mínimo de satélites em ângulos diferentes para que o sistema possa ser localizado; árvores também dificultam a comunicação, o que nos levaria a fazer trilhas só em campos abertos; o custo é de aproximadamente U$ 1.000.

    []'s rastreados

  • #12

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade