O maior motor do mundo.
Cada cilindro comporta 1.820 litros, e cada um produz 7.780 cavalos. O motor todo tem 14 cilindros, com cerca de 110.000 cavalos. O virabrequim (foto abaixo) pesa 300 toneladas, e o motor tem 27 metros de comprimento por 13,4 metros de altura, e peso total de 2.300 toneladas.
Esse motor a diesel é japonês e é utilizado em grandes navios.
Vejam mais fotos neste site:
http://people.bath.ac.uk/ccsshb/12cyl/.
Esses motores são 2 tempos, o ar é injetado por pressão quando o pistão está quase no PMI e nesse momento abre-se a válvula de escape para fazer a ventilação do cilindro todo. É muito rápido. Cada vez que o pistão sobe comprime o ar.
102rpm é bastante para um motor desse tamanho. Imagina o deslocamento de massa em cada cilindro!
Em alto mar esse motor queima Filloil ou BPF (óleo de baixo ponto de fulgor), que é um dos últimos resíduos antes de sobrar o piche no refino do pétróleo, e por se tratar de praticamente um refugo, tem valor comercial muito baixo. É tão viscoso que tem que manter sempre aquecido por linhas paralelas de vapor para não entupir a tubilação. É usado também em caldeiras e fornos industriais.