x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    COMPATIBILIDADE ETILENO GLICOLxCOBRE




    Senhores,

    Há algum tempo surgiu um tópico aqui no FORUM tratando do assunto compatibilidade do aditivo formulado com Etileno Glicol e o radiador da Band de cobre. Apresentaram diversas teorias e me parece que concluiram pela incompatibilidade. Apresento a voces um link de um site americano onde é possível verificar a compatibilidade de dezenas de produtos quimicos com os mais diversos materiais. Testei o Etileno Glicol com o cobre e o resultado foi excelente, absolutamente nenhuma incompatibilidade. Informo que utilizamos este site profissionalmente, na industria do petróleo e os resultados foram corretos para os produtos testados, tendo inclusive contraindicado alguns que de fato estavam nos trazendo problemas.

    http://www.coleparmer.com/techinfo/chemcomp.asp
    Sds,

    Jaime

  • #2

    Etileno glicol

    Boa Jaime
    Saindo do "achismo",parece que finalmente se encerra um tópico por aqui,na minha opinião!
    Marcio

  • #3
    Jaime

    O etileno glicol serve prá elevar o ponto de ebulição da água.
    É o componente mais caro da formulação do aditivo, é excelente para veículos a gasolina mas para nossas Band, onde a temp. não passa dos 85C é um componente totalmente dispensável. Recomendo utilizar aditivo a base de óleo solúvel.

    [ ]´s

    Marco Antonio

  • #4
    Me parece que oleo soluvel pode atacar com o tempo as mangueiras ou conexões de borracha. Eu utilizo um aditivo a base de Etileno Glicol que custa R$ 7,00 o litro. Comprei 10 litros e enchi meu radiador. Me recordo que o manual do meu antigo Ford Fiesta recomendava utilizar mistura de 50% agua 50% Etileno Glicol, ou Etileno Glicol puro que é o que estou usando na minha BAnd. Acho barato para os benificios . Cada vez que completo agora gasto R$7,00.
    Sds,

    Jaime

  • #5
    Jaime, quais são os benefícios se o produto serve apenas para elevar o ponto de ebulição da água e nas Band a temp. não passa de 85C ?

    [ ]´s

    Marco Antonio

  • #6
    Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    66
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0

    Marco Antonio

    Ae Marco, blz? Eu que postei há uns dias a respeito do aditivo para radiador para Bands já que tinha visto em discussões anteriores sobro o Etilenoglicol. Nesta nova postagem, André falou do produto Petroplus da STP. Procurei no site e mandei E mail mas não obtive respostas para saber dos componentes do produto. Vc conhece este produto? Falaram também em aditivo para motores MWM mas dquem postou não esclareceu muito. O q vc acha??
    Abraços

  • #7
    Citação Postado originalmente por ThE_DoG Ver Post
    Jaime, quais são os benefícios se o produto serve apenas para elevar o ponto de ebulição da água e nas Band a temp. não passa de 85C ?

    [ ]´s

    Marco Antonio
    Simples. Efeito anti corrosivo importantíssimo para o sistema. Aliás é o principal objetivo do aditivo. Já viu aquele anuncio do PARAFLU que é um aditivo a base de Etileno Glicol recomendado para o FIAT? Eles colocam dois reipientes transparentes cada qual com um chumaço de Bombril dentro. Num deles tem agua pura. No outro PARAFLU ( Etileno Glicol). No que tem so água o Bombril se desfaz em óxido de ferro(ferrugem). No outro o Bombril permanece integro, perfeito indefinidamente. Já perdi a tampa lateral do meu OM 314 quando usava água pura, por oxidaçao.
    Sds,

    Jaime

  • #8
    Usuário Avatar de Marvila
    Entrada
    22/02/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    60
    Posts
    341
    Agradecimentos: 0
    Peço desculpas por desenterrar este tópico...
    É que li num site sobre aditivos para radiadores (não recordo qual mas depois posto aqui) que o Etilenoglicol NÃO é recomendado (ou talvez seja dispensável) na composição de aditivo para motor a diesel.

    Alguém teria mais informações sobre o tema ?

  • #9
    Usuário Avatar de FIDELIS
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    Campos dos Goytacazes-RJ/Armação dos Búzios-RJ/RJ
    Idade
    67
    Posts
    1,016
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marvila Ver Post
    Peço desculpas por desenterrar este tópico...
    É que li num site sobre aditivos para radiadores (não recordo qual mas depois posto aqui) que o Etilenoglicol NÃO é recomendado (ou talvez seja dispensável) na composição de aditivo para motor a diesel.

    Alguém teria mais informações sobre o tema ?
    Senhores,

    O etilenoglicol é usado no sistema de arrefecimento e não junto com o óleo lubrificante, assim sendo na minha humilde observação acho que o que está em jogo é temperatura, o que independe do combústivel/tipo de motor.

    Sempre usei nos meus carros com motorização a diesel, gasolina, álcool e gnv, e nunca tive problemas.

    A Troller recomenda 50% de água desmi e 50% de aditivo a base de etilenoglicol.

    Abs.
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #10
    Pessoal,

    a utilização do etileno glicol em si não é o responsável pela não oxidação, para isso são utilizados outros aditivos dentro destes que são vendidos no mercado, com essa finalidade...como os inibidores de corrosão e agentes estabilizantes...

    O etileno glicol foi inicialmente utilizado para evitar que a água congelasse...cujo volume de mistura vai até 69% que é igual a -69 graus...dai em diante congela...contudo verificou-se qua o ponto de fervura da água também aumentava, de modo que utilizando 40% de etileno glicol na mistura o ponto de fervura subiria para 105 graus, em sistema aberto a 1013mb e 128 no presurizado a 1030mb...

    Então tenham a certeza que a utilização de etileno glicol é voltada principalmente para o aumento do ponto de fervura e evitar o congelamento da água, nada a ver com a não oxidação...

    Um ponto negativo dos aditivos é que em motores de desempenho elevado, ou que trabalham no limite de suas temperaturas a utilização do aditivo pode ocasionar o super-aquecimento do motor, isso porque a água tem o poder de transportar o calor maior do que misturado com aditivo;

    A agua troca 1kcal/cm3 e o aditivo troca 0,62/cm3.

    Bem, eu atualmente utilizo apenas 10% de aditivo por causa do anti-oxidante e 90% de água destilada, até porque meu motor é maçarico e está turbinado, então se abusar esquenta, mas com essa proporção não mais tive problemas de aquecimento.

    Abrs,

    Sérjão

  • #11
    Meu Caro,

    A minha Band não está se comportando de acordo com sua teoria. Meu motor é o 364, uso 12 litros de aditivo puro (com as misturas apenas do fabricante) e após subir a serra de Friburgo por mais de uma hora, paro o carro e ponho a mão no motor sem tirar de lá. O ponteiro de temperatura em posição absolutamemte mormal. Tenho Band há alguns anos sempre fazendo desta meneira e o resultado é uma agua limpa isenta de ferrugem. Concordo com voce que existem outros produtos quimicos no aditivo que inibem a corrosão. De qualquer modo podem usar a vontade, misturado com agua, puro, etc. Não há nenhum problema de aquecimento, muito pelo contrário.

    Agora esta historia de agua destilada na Band,,,,,,,,,,,,,,,,,,que exagero.!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sds,

    Jaime

  • #12
    Jaime,

    Seu motor utiliza um radiador bem dimencionado, no meu caso não, o sistema está para um motor Toyota 2.8D aspirado, com 17:1 de taxa de compressão e 76Cv originais, atualmente meu motor possui mais de 120Cv e com a taxa de compressão de motor diesel aspirado...o que gera maior temperatura no sistema e o aditivo não permite a troca de calor...caso ande em velocidade como sua band certamente meu motor estará frio, porém com minha Hilux ando em velocidades altas...como eu disse, o aquecimento não é decorrente do aditivo e sim do motor super-alimentado, potência maior que o original para o qual foi projetado...não disse que não deveriam utilizar, apenas dei mais informações sobre o etileno glicol, informações estas que irão acrescentar mais aos foristas...

    Quanto mais etileno glicol utilizar maior será a temperatura de fervura, então no seu caso realmente irá ficar sempre frio...no meu caso não, pois o mesmo, irá reduzir a capacidade de transporte de calor no sistema...isso não é teoria é fato, apenas expliquei o que acontece em veículos fora do padrão de projeto, mas os demais não apresentam esse problema...

    espero ter enrriquecido mais, os conhecimentos dos amigos foristas...

    Abrs,

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    Meu Caro,

    A minha Band não está se comportando de acordo com sua teoria. Meu motor é o 364, uso 12 litros de aditivo puro (com as misturas apenas do fabricante) e após subir a serra de Friburgo por mais de uma hora, paro o carro e ponho a mão no motor sem tirar de lá. O ponteiro de temperatura em posição absolutamemte mormal. Tenho Band há alguns anos sempre fazendo desta meneira e o resultado é uma agua limpa isenta de ferrugem. Concordo com voce que existem outros produtos quimicos no aditivo que inibem a corrosão. De qualquer modo podem usar a vontade, misturado com agua, puro, etc. Não há nenhum problema de aquecimento, muito pelo contrário.

    Agora esta historia de agua destilada na Band,,,,,,,,,,,,,,,,,,que exagero.!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade