x
Convex Datacenter
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456
Resultados 61 a 72 de 72
  • #61

    Entrada
    13/02/2014
    Local
    Colinas/MA
    Idade
    44
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0



    Caros amigos,
    Mas há como se conseguir metanol aqui no Brasil de maneira fácil e com custo razoável?
    Se alguém souber, por favor me diga.
    Obrigado a todos.

  • #62
    Usuário Avatar de Marcos_sc
    Entrada
    13/03/2011
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    51
    Posts
    418
    Agradecimento: 1
    Alcool anidro não é difícil de ser comprado... Gostei da discussão, não conhecia o tópico.

  • #63
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    metanol vc só consegue comprar com licença na ANP. Claro por meios lícitos e em quantidade interessante. Por meios alternativos, tudo é possível.

    Alcool Anidro pode-se comprar direto nas usinas. Sem grandes dificuldades (embora elas nao sejam permitidas a tal prática, bem..,. estamos no Brasil né?)

    Qto ao biodiesel, sou um defensor e admirador do mesmo, basta ver outros tópicos sobre o assunto aqui no fórum mesmo.

    Não vou entrar no mérito de ser melhor ou pior que o diesel pq nao é o intuito DESTE tópico, e sim sobre sua manufatura.

    Há diversos modos, fórmuletas e resultados para o biodiesel, tudo parece muito fácil mas na verdade não é assim tão fácil.

    Na teoria, vc adciona 1 litro de metanol, sai 1 litro de metanol (a ser reutilizado infinitamente) com glicerina, na prática, sai bem menos, onde vai parar então? Mesma coisa com o alcool.

    Há diversos meios de produzir o biodiesel, mas pra simplificar:
    a) batelada - produz um pouco, deixa a mágica da quimica acontecer, está pronto, vi bateladas de poucos litros até milhões de litros (usinas), a batelada é o modo mais simples, ou seja, X + Y + calor + tempo = biodiesel, porém também é o que mais sofre alterações finais, mesmo em usinas com engenheiros, químicos, equipamentos, estudos e bla bla bla, NUNCA uma "fornada" sai igual a outra. Algumas são tão ruins que nem deveriam ser consideradas (mas são... BRASIL IL IL IL).
    b) semi-contínua - não é a batelada mas também não é continua, melhor que a de cima, pior que a debaixo. usada quando a matéria prima não é constante ou sempre alterada
    c) contínua - melhor e mais eficaz, tende a ter pequenas e controláveis variações no resultado final, só pode ser utilizada em altas produções (usinas de grande porte), seu controle é mais fácil por haver pouca alteração, quando ocorre basta fazer um blend que tudo se resolve.

    Ou seja, a menos que aqui no fórum tenhamos alguém milionário o suficiente (estamos falando algo perto de R$150 milhões) para fazer o próprio biodiesel em larga escala, ficaremos com o processo de batelada, comumente algo próximo dos 150 a 200 litros por produção.

    O processo por batelada por motivos óbvios sofre muita variação, principalmente, em ambientes não controlados (laboratórios).

    E quando digo muita é MUITA mesma! Principalmente pq as matérias primas não são estáveis, ora oleo de soja, ora oleo de pinhão manso, oleo de girassol, oleo de cozinha, xixi de porco e por aí vai. Cada um desses óleos vão produzir um resultado absolutamente diferente, desde acidez, dispersão, explosão, densidade, escoamento etc, etc, etc.

    Quando falamos em aditivar o diesel em larga escala, por exemplo 5% a 15%, isso é mais fácil de resolver, quando falamos em baixa escala ou utilizar mais que esse percentual é problema na certa. Sérios aliás.

    Infelizmente não é tão simples o resultado final, veja pra ser considerado diesel, tem uma normativa MUNDIAL sobre as características físico-químicas pra chegar lá, a grosso modo, vamos fazer uma analogia.

    Se vc pegar agua + po de café + açucar = cafézinho gostoso certo? Nem sempre, tem café intomável, tem café que dá vontade de tomar 1 litro. Porém para os motores isso é muito delicado, se voce sair das margens fisicas e quimicas toleradas, ele pode até funcionar, mas a um custo muito alto pra natureza e pro próprio motor.

    Muitos fazem biodiesel em suas propriedades, eu mesmo conheco vários. Poucos conseguem algo minimamente aceitável.

    Quando falamos em motores arcaicos, de 20 30 anos atrás, ok, esses motores até com areia funcionam, porém quando falamos de basicamente tudo produzido de 1990 pra cá, as coisas mudam drasticamente.

    Biodiesel é um futuro sem volta (se o governo obvio parar de fazer atrocidades com o setor), mas requer um pouco mais de carinho por nossa parte.

    é possível fazer biodiesel até com grama espremida, é possível fazer biodiesel bom com qualquer coisa? NAO.

    Por exemplo, pinhão manso, girassol, e outros, deveriam ter sido proibido há muito tempo. Mas... Se proibirem, como iremos ter o biodiesel? Pior, o Lula vendeu o biodiesel pro mundo como a salvação planetária.... Com base na mamona e pinhão manso. Total estupidez! Resultado final, 100% das usinas de biodiesel estão capadas e com dívidas altas, ninguem quer investir, e estamos com 5% de biodiesel desde que começou o programa, já era para estarmos com mais de 40% e termos acesso ao b100 facilmente.

    cade? governos...

  • #64

    Entrada
    29/07/2014
    Local
    juiz de fora/MG
    Idade
    64
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0

    ola joao estou temtando fazer com etanol e nao estou conseguindo pode me ajudar

    Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    P/ mexer no diesel caseiro deve ser complicado...!
    O carro recebeu alguma coisa p/ ter oleo caseiro?
    me passando a formula biodiesel fei
    to com etanol meu imail e luizcarino@hotmail.com

  • #65
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz Carino, explica melhor o que precisas. O processo é muito simples. Aonde estás tendo problemas?
    O etano + soda cáustica nada mais é do que um catalisador para iniciar uma reação química para separar o óleo da parafina.
    Não tem muito aonde errar. O melhor álcool é o metanol.
    Em escala industrial é utilizado Metilato de sódio 30% diluído em 70% de metanol. Mas o catalisador caseiro funciona exatamente igual, porém não é utilizado em escala industrial pois seriam necessários mais reatores para formular o catalisador e após iniciar um segundo processo para o biodiesel propriamente. Em escala industrial, o etanol + soda cáustica é mais caro e necessita mais equipamentos. Porém para produção doméstica, o metilato de sódio é altamente tóxico e facilmente absorvido pelo organismo, causando cegueiras, queimaduras químicas graves e profundas e morte.

    O etanol mais soda cáustica causa queimaduras locais e superficiais apenas, sendo mais seguro de manusear.

    Sugiro fazeres um curso de manuseio de produtos químicos ou no mínimo um curso de MOPP (movimentação e operações com produtos perigosos), feito no SENAT, que prepara motorista para transporte de produtos perigosos e dá uma excelente noção do que fazer, o que não fazer e como agir em cada situação.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #66

    Entrada
    29/07/2014
    Local
    juiz de fora/MG
    Idade
    64
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    boa noite amigo editruder. e o seguinte tentei fazer o biodiesel com etanol mas nao ouve reaçao nehuma coloquei 1 litro de oleo de fritura usado numa temperatura de 60% 200ml de etanol e 3 gramas de soda caustica.nao deu.ai eu tentei denovo com 1 litro de oleo 250ml de etanol e 10 gramas de soda .tambem nao deu.

  • #67
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz, primeiro dissolves a soda no etanol a fim de formar um catalisador. Quando a mistura ficar homogênea é que poderás misturar com o óleo. Precisas mexer bem essa mistura também para depois deixar decantar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #68

    Entrada
    28/06/2016
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    51
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0

    Biodiesel caseiro

    Meu amigo tenho uma Nissan frontier 2.8 mecânica, e fiz o processo de fabricação caseira de biodiesel com quantidades diferentes a que foi mencionado por outro.
    É são as seguintes: para cada 10 litros de óleo de soja usado previamente esquecido a 70 graus , fazer separadamente uma mistura homogênea de 70 g de soda cáustica e 2,5 litros de metanol e colocar junto do óleo quente,
    Misturar durante meia hora, deixar esterificar ( separar a glicerina do óleo biodiesel) e lavar o óleo com água morna duas vezes!!

  • #69

    Entrada
    28/06/2016
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    51
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0

    Biodiesel caseiro

    É o detalhe é que fiz uma quantidade de 200 litros de biodiesel através desse processo e rodou perfeitamente sem engasgos!!!!
    Vai pro abraço que dá certo!!!

  • #70

    Entrada
    28/06/2016
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    51
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Meu amigo sai fora do etanol pois ele não separa a glicerina do óleo, e entupira os seus bicos com absoluta certeza!!!

  • #71
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Luiz, infelizmente não fiz essa produção em casa pois a minha esposa me proibiu.... Mas fico feliz que alguém tenha feito e esclarecido.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #72

    Entrada
    25/03/2021
    Local
    arapongas/PR
    Idade
    41
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    amigo, vc ainda faz biodiesel? tenho interesse no assunto, como entro em contato?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade