x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 72
  • #49



    A RESSUREIÇÃO DO PROJETO ELKO (aquele de motor com multicombustiveis, oleos vegetais etc..) da decada de 80, atualiza-lo e pronto, estará quase tudo resolvido, inclusive a produção caseira de combustiveis, acabamdo com o nefasto monopolio. Penso que essa assunto está gerando mais especulações do que efeitos diretos, ao meio ambiente e àos usuarios. Mas que bom seria se eu pudesse produzir o meu próprio combustivel e sair pantanal a dentro com meu bruto..
    Abraços a todos.

  • #50
    Citação Postado originalmente por proença Ver Post
    apesar de não possuir veículo movido a diesel, achei muito interessante este tópico
    vi recentemente este artigo em http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=4044 e dá pra ter uma idéia de como a coisa é feita

    Como fazer biodiesel?

    Ingredientes:

    Óleo vegetal

    Soda caustica

    Metanol



    Proporções da mistura:

    1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

    (Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)



    Método:

    Aquecer o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, à venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)

    Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

    Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

    Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.

    No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIOODIESEL.

    Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

    USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.
    AMIGO...QUE BELEZA DE DETALHES, COMO VOCE DISSE DEVEMOS TER O MÁXIMO DE CUIDADO, ACIDENTES DEVEM SER EVITADOS.
    JÁ RODEI COM MU JAVALI MAIS DE UMA SEMANA USANDO DIRETAMENTE OLEO DE FRITURA, FIZ A ADPTAÇÃO DE FORMA RUDIMENTAR PARA TESTE. INICIAVA O FUNCIONAMENTO COM DIESEL, MUDAVA PARA O OV, E ANTES DE PARAR O MOTOR VOLTAVA PARA AO DIESEL. DEU UM TRBALHÃO MAS FOI BOM...É SÓ APERFEIÇOAR OU USAR ESSE METODO QUE VOCE APRESENTOU. icojavali@hotmail.com

  • #51
    ótima ideia. Vamos em frente..

  • #52
    Citação Postado originalmente por dieselboy Ver Post
    quanto ao programa governamental de adição de biodiesel ao diesel mineral, veja como está a situação a poucos meses do lançamento a nível nacional deste confuso programa http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32527
    o programa é confuso porque eles não querem largar o osso. Estão tentando botar "guela" abaixo do consumidor, uma ideia que ao final a solução estará disponivel a todos graças as várias ideias como essa que estão fluindo em vários lugares. O medo governamental é perder o poer sobre a energia de combustiveis e daí adeus petros....e outros espertalhoes de plantão.

  • #53
    Citação Postado originalmente por dieselboy Ver Post
    aqui no brasil tem um grupo remanescente do projeto elko que diz comercializar kits de conversão para funcionamento com 100% óleo vegetal.

    O problema é que por 3 vezes tentei entrar em contato via e-mail com estes "trastes" e a resposta que obtive foi nenhuma

    Ou eles estão demasiadamente ocupados atendendo aos milhares de pedidos a ponto de recusar novas encomendas Ou a empresa em questão é fantasma

    Link p/ a empresa http://www.elsbett.com.br/us/elsbett...-and-vans.html
    eu já recebi várias informações da esllbet.com - o engenheiro responsável e o senhor thomas fendel de curitiba, ele produz um kit e dá melhores explicações a respeito, inclusive sobre outras alternativas

  • #54
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Luiz

    Particularmente acho que o futuro dos combustíveis deveria trilhar nesse sentido me refiro `a AUTO-SUFICIENCIA PESSOAL de cada produtor rural.

    Muito ao contrário do que vem TENTANDO fazer o governo atual que para "NAO LARGAR O OSSO" do monopólio PREFERE sacrificar o consumidor com preços abusivos, sobretudo devido `a ABSURDA incidencia de tributos que servem unica e simplesmente p/ financiar suas farras politiqueiras!!!

    Seu entusiasmo é contagiante, porém ACHO que vc deveria ser mais cauteloso, pois como é de praxe ao surgimento das novas tecnologias não é incomum que apareçam espertalhões, vigaristas e aproveitadores da boa fé dos mais animados

    Em outros tópicos referentes ao mesmo tema discutimos sobre a viabilidade do processo em questão e a conclusão que pelo menos eu cheguei é que para que a produção caseira seja economicamente viável será necessário uma produtividade considerável. Deve-se sobretudo levar em consideração o preço dos reagentes químicos e do maquinário que não deve ser nada barato

    Essa história de Biodiesel ainda vai dar muito "pano p/ manga"
    "Fendel" <thomas@fendel.com.br>
    O dr. Thomas Fendel é um defensor dos multicombustiveis e pode dar melhores explicações.

  • #55
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Aqui no Brasil tem um grupo remanescente do projeto Elko que DIZ COMERCIALIZAR kits de conversão para funcionamento com 100% óleo vegetal.

    O problema é que por 3 VEZES TENTEI entrar em contato via e-mail com estes "trastes" e a resposta que obtive foi NENHUMA

    Ou eles estão demasiadamente ocupados atendendo aos MILHARES de pedidos a ponto de recusar novas encomendas ou a empresa em questão é FANTASMA

    Link p/ a empresa http://www.elsbett.com.br/us/elsbett...-and-vans.html
    "Fendel" <thomas@fendel.com.br>
    Este endereço voce pode achar melhores informações com o Doutor Thomas Fendel.

  • #56

    Entrada
    13/02/2014
    Local
    Colinas/MA
    Idade
    44
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Amigos do forum,
    Alguém sabe as proporções certas para se fazer Biodiesel com óleo vegetal, soda caústica (NaOH) e ETANOL?

    Obrigado.

  • #57
    Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Idade
    51
    Posts
    410
    Agradecimentos: 2
    E o que sempre dizem do fato do biodiesel gerar resíduos no sistema de combustível, ainda mais com as modernas bombas de altíssima pressão "common rail", bicos injetores piezzoelétricos, muito sensíveis e caros? Uma coisa é pegar um q20b, que roda até com óleo de fritura filtrado, com mínima adaptação. Mas e os sistemas atuais de injeção de combustível, será que não reclamariam do uso do biodiesel puro?

  • #58
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Adriano, 80 litros de óleo vegetal, 20 litros de álcool de posto e 500gr de soda. A proporção se mantém sempre.

    Tem um produto chamado de Metilato de Sódio que substitui a soda e o álcool, também na proporção de 80/20, porém é um produto muito perigoso de ser manuseado e é utilizado em circuito fechado dentro das usinas. Então para venda normal não existe.

    Fassis, o biodiesel pode ser utilizado em motores modernos sem medo, porém tem que ter cuidado na filtragem do biodiesel tanto para motores mais novos como nos mais antigos. Qualquer resíduo ficará retido nos filtros, porém antes de colocar no tanque tem que fazer o processo de lavagem do biodiesel e filtragem.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #59

    Entrada
    13/02/2014
    Local
    Colinas/MA
    Idade
    44
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Amigo Edintruder.
    Amigos do fórum.
    Tenho estudado muito sobre o biodiesel e quero produzi-lo com etanol. Pois nestas alturas (ano 2014), metanol no Brasil não é fácil de encontrar/comprar, além do que seu preço é muito alto, não havendo vantagem nenhuma em produzir o BD com este alcool. Acho que devemos estudar e experimentar com etanol mesmo, mesmo que o rendimento de produção seja menor, pois com etanol evitamos maiores toxidades para quem produz além de, é claro, de poder produzir com alguma vantajem em cima do diesel de petróleo (diz-se custo de produção).
    O que tenho visto em meus estudos é que o etanol, por ser de cadeia maior, mesmo com pouca água já favorece muito a produção de emulsões/sabões fazendo com que o rendimento da produção caia muito. Por isso é necessário se usar o etanol anidro, que também é caro, e com isso não haveria vantagem na produção do BD com este alcool também. Além do que, a reação de transesterificação com etanol precisa de mais alcool e mais energia(temperatura e tempo maiores para reação). Assim o processo com etanol anidro seria muito mais caro que com metanol. Por isso acho que devemos experimentar com alcool de posto mesmo que, até onde sei, é quase anidro.
    De qualquer forma, obrigado pela receita, vou realizá-la, e os meus experimentos e resultados descreverei com detalhes mais tarde.
    Obrigado.

  • #60
    Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Idade
    51
    Posts
    410
    Agradecimentos: 2
    O álcool hidratado de posto tem 6,2 a 7,4% de água, não sendo "quase anidro". Para a fabricação do biodiesel não sei o quanto esse percentual de água atrapalharia!

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade