x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 72
  • #37
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,948
    Agradecimentos: 8



    Citação Postado originalmente por Hum Ver Post
    João, é uma saveiro 1986, com motor WV 1.5 com turbo e intercooler, legalizada, faz até 23 km/l, no limite 110 km/h, faz 18 km/l.
    Para fazer o diesel de oleo vegetal ou animal, é nescessário extrair a glicerina, e isso se consegue com metanol ou etanol. Como o etanol de posto é mais barato, mais seguro e mais fácil de conseguir, eu usei etanol de posto mesmo. E usei de tudo, banha de porco, gordura de galinha, gordura de peixe, o resultado final é o mesmo, biodiesel doméstico.
    P/ mexer no diesel caseiro deve ser complicado...!
    O carro recebeu alguma coisa p/ ter oleo caseiro?
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #38
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Claro que a possibilidade é possível, afina Einstein disse E=MC², logo de tudo se pode extrair energia, o meis complicado é descobrir como aplicar essa fórmula.
    Opa, uma coisa é transformar massa em energia e outra é extrair energia da massa, que entrou lá de alguma forma e está acumulada, à espera de nova transformação, e nada de fissão ou fusão, apenas química e mais algumas requenguelas, acessíveis à maioria dos mortais.

    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Através da Esterisação, se pode mesmo extrair Diesel, de qualquer óleo, carnaúba, dende, mamona, amendoim, banana, açaí, etc...até de banha de porco ou ainda de banha vinda de lipoaspiração...hehehe...
    Já tem algum tempo que entrei na filosofia da minimização, no esquema do "se dá pra fazer mais simples, pra que complicar?", e quando o assunto é energia auto-sustentável já existem zilhões de formas pra resolver, ou pelo menos atenuar, a dependência energética. Pode não valer pra grande consumo e muito menos pra quem mora em grandes centros, mas pro pessoal do campo e em muitas situações é só uma questão de empenho.

    Sds,
    Sukys

  • #39
    Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    P/ mexer no diesel caseiro deve ser complicado...!
    O carro recebeu alguma coisa p/ ter oleo caseiro?
    Na teoria é fácil, para cada quilo de óleo, mistura-se de 3 a 8 g de soda caustica diluida em 250 g de alcool.
    Mas, é preciso acertar o PH da mistura, por isso de 3 a 8 g de soda, no uso do alcool hidratado, a um residuo de agua que tem de ser retirado. As vezes tem que ferver o biodiesel. Nem sempre decanta, pois é complicado acertar o PH. Tem o problema da viscosidade tambem, com 100% tive problemas com o frio.
    Não é preciso nenhuma adaptação no motor.
    Eu só fiz pela farra. Pode ser viável fazer em escala maior para quem tem um bom consumo de diesel, no caso de fazendas, já que pode haver uma redução de custos, mas para fazer em casa não é lá muito viavel pelo tempo que se gasta.
    Em termos de motor, não houve problemas, eu usei a saveiro, pois eu precisava trocar o cabeçote do motor, e usei por uns 3 ou 4 meses, e quando abri o motor, ele estava limpo, sem problemas.
    Mas a questão do combustível alternativo é econômica. Dá para fazer alcool em casa? Dá, mas não é melhor vender como cachaça? A gasolina surgiu como um sub-produto do querosene, que era o que se queria na época que começaram a destilar protróleo. O alcool de hoje, é um sub-produto do açucar. Hoje o bio-diesel esta se tornando um pouco mais atraente, devido ao aumento da produção de soja, e o preço do petróleo.

  • #40
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Já tem algum tempo que entrei na filosofia da minimização, no esquema do "se dá pra fazer mais simples, pra que complicar?", e quando o assunto é energia auto-sustentável já existem zilhões de formas pra resolver, ou pelo menos atenuar, a dependência energética. Pode não valer pra grande consumo e muito menos pra quem mora em grandes centros, mas pro pessoal do campo e em muitas situações é só uma questão de empenho.
    Com certeza !! ....o pessoal que está no campo, tem área, recursos e necessidade, justamente para eles essas idéias seriam as mais viáveis.

    Citação Postado originalmente por Hum Ver Post
    Na teoria é fácil, para cada quilo de óleo, mistura-se de 3 a 8 g de soda caustica diluida em 250 g de alcool.
    Mas, é preciso acertar o PH da mistura, por isso de 3 a 8 g de soda, no uso do alcool hidratado, a um residuo de agua que tem de ser retirado. As vezes tem que ferver o biodiesel. Nem sempre decanta, pois é complicado acertar o PH. Tem o problema da viscosidade tambem, com 100% tive problemas com o frio.
    Pois é, não é algo tão simples assim....sem contar que para produzir 100 litros de Biodiesel, vai ter em mâos um bocado de glicerina pra se desfazer....aí vai ter que montar uma fabriqueta de sabonete artesanal tbém. Pode parece piada, mas não vai poder jogar isso fora na natureza, certo ?

    Abs.

  • #41
    Usuário Avatar de PauloB
    Entrada
    15/11/2007
    Idade
    60
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Me desculpem a intromissão. Pouco percebo de biodiesel mas acho que o futuro passa por aí.
    Actualmente, em Portugal, quase 60% dos carros são a diesel. Com o aumento do litro do gasoleo existe muito cara a usar oleo vegetal misturado com o gasoleo em proporções de 30% a 70% consoante o tipo de motor, maior percentual se for de injecção indirecta e menos se for de injecção directa ( nestes é necessario a colocação de um Kit ). Trabalha na perfeição, gasta menos, polui menos, tem cheiro de batata frita, e torna os motores mais suaves. Acho que esta solução poderá ser uma solução intermedia enquanto não se definem regras em relação ao biodiesel.
    No Brasil, praticamente todos os motores diesel são passiveis de utilizar 20 a 30 % de oleo vegetal sem qualquer modificação. Pode ser utilizado oleo vegetal usado mas tem de ser tratado de modo a retirar os detritos, agua, sais minerais, etc. O modo mais facil é mesmo comprar oleo vegetal no supermercado que com certeza é mais barato que o litro do gasoleo.

    []'s

    Paulo

  • #42
    Usuário Avatar de AUTOCARIOCA
    Entrada
    26/05/2004
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    279
    Agradecimentos: 0

    Opinioes a parte

    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Quanto ao programa governamental de adição de Biodiesel ao diesel mineral, veja como está a situação a poucos meses do lançamento a nível nacional deste confuso programa http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32527
    fora Jeeps 4x4 e antigos HOt o que tenho como HObby me dedico profissionalmente a pesquisa na area de Relações Internacionais

    e surpresa a minha no ultimo evento na CNC (Confederação Nacional do Comercio- FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR), quando o "ILUSTRE " representante da petrobras ao mostrar para um grupo de empresarios a projeção da Petrobras para os proximos 5 anos e acredite BIODIESEL será somente 2 % de todo o destinado a investimento ou seja

    -Se levarmos em consideração que uma empresa gasta de 4 a 8 % em MIDIA o que ela esta fazendo na verdade é puro Marketing pra fomentar vendas de papeis e porque o assunto esta " NA MODA" enfim

    era isto

    boa semana a todos

    Rui
    Defender 110 2006
    Defender 110 1998
    Willis CJ 64

  • #43
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Pelo que eu vi até hoje por esse fórum, basta juntar álcool etílico (20l) com soda cáustica (0,5kg), e depois de reagirem misturar ao óleo oriundo da fritura (80l). Drenar a glicerina (se misturar com ácido nítrico teremos Nitroglicerina), misturar com água, ferver o combustível e abastecer a viatura. A própria glicerina com serragem pode ser usada como combustível para ferver o combustível até evaporar toda a água.
    Para isso bastariam duas panelas grandes com flanges e tubulação para drenar a glicerina e colocar água, bem como fazer um sistema de abastecimento por filtro. Isso parece bem simples e ser feito. Como estou fazendo umas obrinhas em casa (MO própria, é claro), dá para deixar um "armário" para a minha usina...
    Alguém tem fotos de um sitema já funcional e simplificado?
    A forma de bater a mistura com água pode ser feito com um motor preso à tampa, quando colocar o álcool e soda já misturados através de tubulação evitando assim inalação de vapores e riscos de queimaduras na pele, é só colocar a tampa e ligar o motor por uma hora e depois deixar descansando.
    Após a glicerina ficar no fundo, seria só abrir o dreno para remover essa glicerina, colocar água e mexer novamente. Deixar descansar.
    Drenar o excesso de água do fundo e ferver tudo. Deixar esfriar e está pronto para o uso.
    Seria isso?
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #44
    Usuário Avatar de AUTOCARIOCA
    Entrada
    26/05/2004
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    279
    Agradecimentos: 0

    Fonte de Pesquisa

    quem se interessar
    este portal traz bastante informação do Setor

    http://www.biodieselbr.com/noticias/index.htm

    sds
    Otima semana a todos
    RM
    Defender 110 2006
    Defender 110 1998
    Willis CJ 64

  • #45
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6

    Exclamation

    Só vou comentar o que já testei na prática..


    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Pelo que eu vi até hoje por esse fórum, basta juntar álcool etílico (20l) com soda cáustica (0,5kg), e depois de reagirem misturar ao óleo oriundo da fritura (80l). Drenar a glicerina (se misturar com ácido nítrico teremos Nitroglicerina), misturar com água, ferver o combustível e abastecer a viatura.
    Na verdade é Metanol e não o etanol que funcionaria nessa fórmula básica. Para o etanol funcionar bem tem que aquecer muuito a mistura além de retirar a água antes...
    Além disso, essa fórmula básica não funciona com óleo oriundo de fritura (Usado), por que este precisa de bem mais soda cáustica que isso, e aí é um processo bem complicado de identificação de PH, cálculo de quantidade de soda, etc...

    Agora se vc quiser usar esta fórmula com Metanol e com óleo NOVO, funciona sem problemas...



    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A própria glicerina com serragem pode ser usada como combustível para ferver o combustível até evaporar toda a água.
    Procede... E serve também pra dar um aquecimento prévio na churrasqueira também

    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Para isso bastariam duas panelas grandes com flanges e tubulação para drenar a glicerina e colocar água, bem como fazer um sistema de abastecimento por filtro. Isso parece bem simples e ser feito. Como estou fazendo umas obrinhas em casa (MO própria, é claro), dá para deixar um "armário" para a minha usina...
    Alguém tem fotos de um sitema já funcional e simplificado?
    A forma de bater a mistura com água pode ser feito com um motor preso à tampa, quando colocar o álcool e soda já misturados através de tubulação evitando assim inalação de vapores e riscos de queimaduras na pele, é só colocar a tampa e ligar o motor por uma hora e depois deixar descansando.
    Após a glicerina ficar no fundo, seria só abrir o dreno para remover essa glicerina, colocar água e mexer novamente. Deixar descansar.
    Drenar o excesso de água do fundo e ferver tudo. Deixar esfriar e está pronto para o uso.
    Seria isso?
    É mais ou menos isso... E esse ultimo processo com água, chama-se Lavagem do Biodiesel e tem por finalidade tirar sais e outras partículas que por ventura ainda existiriam na mistura...
    Mas sugiro que vc faça alguns testes experimentais de 1 ou 2 litros antes de desenvolver equipamento próprio para a "fabricação de biodiesel" e use EPI por que o uso de soda cáustica + metanol + calor é muito perigoso.

    Este é um site bem interessante pra começar a entender o assunto...

    http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=101

    []´s usando óleo vegetal puro

  • #46
    apesar de não possuir veículo movido a diesel, achei muito interessante este tópico
    vi recentemente este artigo em http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=4044 e dá pra ter uma idéia de como a coisa é feita

    Como fazer biodiesel?

    Ingredientes:

    Óleo vegetal

    Soda caustica

    Metanol



    Proporções da mistura:

    1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

    (Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)



    Método:

    Aquecer o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, à venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)

    Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

    Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

    Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.

    No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIOODIESEL.

    Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

    USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.

  • #47
    Usuário Avatar de reginaldo.gaioli
    Entrada
    25/11/2007
    Idade
    51
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    biodiesel

    Citação Postado originalmente por Hum Ver Post
    Eu tenho uma saveiro diesel, e andei com ela com bio-diesel feito em casa, com óleo de fritura e etanol de posto. Experimentei com 10% até 100%.
    Só tive dois problemas:
    Primeiro, no inverno, com 100% o motor não pegava.
    Segundo, por usar óleo de fritura que eu catava nos restaurantes por aqui, não consigo mais comer fora. Não sei como a vigilãncia sanitária pode deixar alguem usar óleo até virar petroleo.
    No caso da glicerina, coloca mais soda e você terá um ótimo sabonete/sabão.
    Com o bio-diesel o motor roda mais macio, o problema é o cheiro de pastel frito, que resolvi em parte, colocando um pouco de essência. Ficou com cheiro de bolo assado.
    Só não estou fazendo mais, por causa da dona patroa que não quer que eu use a cozinha para fazer de laboratório.


    ola amigos do forum eu gostaria de saber como consigo tirar a agua do etanol que vende em posto, para eu poder fazer biodiesel? obrigado e aguardo retorno

  • #48
    Citação Postado originalmente por reginaldo.gaioli Ver Post
    ola amigos do forum eu gostaria de saber como consigo tirar a agua do etanol que vende em posto, para eu poder fazer biodiesel? obrigado e aguardo retorno
    boa noite.
    gostaria de saber se e a mesma quantidade de etanol usada quando substitui o metanol. e, se usando o etanol, haveria necessidade de mais algum detalhe no processo de fabricacao do biodisel.
    obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade