x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 72
  • #13

    Eu fiz.




    Eu tenho uma saveiro diesel, e andei com ela com bio-diesel feito em casa, com óleo de fritura e etanol de posto. Experimentei com 10% até 100%.
    Só tive dois problemas:
    Primeiro, no inverno, com 100% o motor não pegava.
    Segundo, por usar óleo de fritura que eu catava nos restaurantes por aqui, não consigo mais comer fora. Não sei como a vigilãncia sanitária pode deixar alguem usar óleo até virar petroleo.
    No caso da glicerina, coloca mais soda e você terá um ótimo sabonete/sabão.
    Com o bio-diesel o motor roda mais macio, o problema é o cheiro de pastel frito, que resolvi em parte, colocando um pouco de essência. Ficou com cheiro de bolo assado.
    Só não estou fazendo mais, por causa da dona patroa que não quer que eu use a cozinha para fazer de laboratório.

  • #14
    sem entrar em muitos detalhes do meu C.V., mas vai um pokinho... sou estudante de agronomia e monitor de disciplina mecanização agricola na UEL. tenho estudado bstnt sobre combustiveis alternativos e talz, e filho de agricultor (sojicultor). ah! mais um detalhe: sou trilheiro e fã incondicional de troller e da bandeirante!
    gente, o biodiesel eh realmente tudo o que promete sim! mas tem que ser levado a serio... pq no começo teve um monte de gente achando que era so ir na feira, pegar o oleo de fritar pastel, colocar no motor e mandar ver. nao eh bem assim!!! percebi que os amigos jah sabem disso, mas digo isso pra outras pessoas que eventualmente entrem no topico pensando isso.
    andei fazendo as contas e cheguei à conclusao que se fizessemos biodiesel em casa a partir da propria soja para suprir as nossas necessidades (2 tratores, 1 F-1000, 1 colhedora terceirizada) contando com aquisiçao de equipamento e reagentes, reduçao do frete para transporte da produçao que em vez de ir pra cooperativa iria pra um armazem na sede da propriedade, tempo e mao de obra minha pra fazer, alem do proprio preço da meteria prima, e mais outras coisinhas, o investimento se pagaria em torno de 3 anos. e depois do investimento se pagar, sairia uns 13 a 15 centavos mais barato cada litro de diesel. contando que gastamos cerca de 2000 litros do diesel por ano, seria uma economia razoavelmente interessante, suficiente equivalente a 2 apllicaçoes de fungicida em cerca de 2,5ha de soja, que garantiria a manutençao da produtividade (o que dah GANHO de produtividade eh adubo! defensivo sah nao deixa PERDER). sem contar que pela menor contaminaçao do combustivel, aumentaria a vida util dos motores e aumentaria o desempenho, refletindo-se isso em ganho de tempo pelo aumento do rendimento do trabalho e reduçao de tempo "fora de serviço" pra fazer manutençao corretiva.

    depois de pensar nisso tudo, to quase passando a "maça do amor" (sim, isso eh o fusca da minha assinatura...) pra diesel tambem!

    mas como dito acima, tem que analisar bem os custos, porque se um jipeiro SOZINHO fizer o biodiesel so pro proprio consumo, comprando materia prima de fora, nao acredito que seja um bom negocio. agora, se esse mesmo jipeiro fizer biodiesel numa boa quantidade pra revender pros companheiros de trilha, acredito que pode oferecer um produto de qualidade muito superior por um POUCO menos que o preço praticado pelas grandes distribuidoras, e ai depende do marketing que cada um fizer. outra coisa que acredito ser interessante seria um sistema "cooperativista" entre varios trilheiros que utilizem diesel.

    isso tudo eh opiniao pessoal, e contas feitas com base na minha regiao... agora espero que cada um faça as suas contas, levando em consideraçao os custos na sua regiao. mas uma coisa nao tem o que discutir: nem que o custo por litro do biodiesel seja maior, soh pelo ganho de vida util, jah vale a pena! ou tem alguem retificando motor de graça por ai???

  • #15
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32527

    discussao menos tecnica e mais politica e economica do assunto. ainda que sobre o mesmo tema, sao discussoes diferentes...

  • #16

    Smile é Economicamente Viavel E Seu Motor Vai Longe Com Ele.

    Galera fui eu que levantou o tema e digo´só o seguinte.
    Tem o respaldo da EMBRAPA e da EMATER tambem(havia me esquecido).
    Comprando o oleo de fritura a R$0,30 o litro, ele sai a R$1,60(dados dos pesquizadores).
    É proibido VENDER mas se você quizer tem duas opções:
    1)Vender escondido(pra galera intima).
    2)Vender com nota e tudo como um beneficiamento de óleo-isso pode(dica do pesquisador).
    Outro tópico levantado é o custo do Kit.O caseiro é barato e viavel, sai por R$500,00 ou menos pois o caro são os motorzinhos(bombas) elétricos.Quanto a glicerina, etanol e o que tiver sai tudo e fica só BIO100(óleo puro).Com R$30.000,00 você monta uma mini usina capas de beneficiar cerca de 1.500l/dia o problema é a matéria prima que nesse caso entra a agricultura e negociar plantios com o auxilio da EMBRAPA e EMATER eles resam para alguem começar.
    Outra informação passada lá foi um empresário(a dois anos atras no inicio do projeto) que começou com um teste e hoje abastece toda sua frota de Ônibus e Agricola e ainda vai vender para o governo pois já produz 1milhao de litros dia(tinha bala na agulha e voou).

  • #17
    Usuário Avatar de marcosmoscz
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,495
    Agradecimentos: 0
    Você sabe qual são os equipamentos usados na produção?

    Abraços

    Marcos

  • #18

    Thumbs up Poucos e Baratos

    Estou sem a lista aqui mas vou olhar e passo delpois.
    Me lembro de Baldes(reservatório), Aquecedores, Motores(bombas),tubos e conecções, mangueiras, e químicos(esses é que vou olhar).Os quimicos é que vão tirar a glicerina, etanol e outra coisa...

  • #19
    Usuário Avatar de marcosmoscz
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,495
    Agradecimentos: 0
    A outra coisa é a soda cáustica, se não me engano!!

  • #20
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Idade
    59
    Posts
    1,210
    Agradecimentos: 0

    lúpulo também

    Um ingrediente que ninguém falou que vai nesse processo de fabricação, e é essencial, é o lúpulo.....podem acreditar.
    Em que etapa ele entra?? ´É no final, quando você estiver feliz da vida com os galões de biodiesel prontos e baratinhos pra encher o tanque do jeep e sai soltando poeira e jogando lama para todo lado....

    E onde está o lúpulo no processo??

    Dentro das latinhas que você vai abrir e mandar goela abaixo.....

  • #21
    o "quimico" eh chamado de "catalisador", que na verdade pode tanto ser uma base forte (por exemplo soda caustica) quanto um acido forte (por exemplo acido cloridrico).
    na pratica, costuma_se utilisar soda caustica devido a maior facilidade de encontrar e ao seu preço comercial.
    se quiserem posso procurar a proporçao, pq agora fugiu da cabeça

    au revoir!

  • #22
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Tem um engenheiro em Blumenau que já usa óleo vegetal puro, por processo de decantação dos sedimentos do óleo frito, que já rodou mais de 200 mil km com uma defender 110 HCPU e só teve alegrias...na alemanha eles já vendem até um kit para defender para o pré-aquecimento do óleo vegetal para melhorar o rendimento...
    Fotos do KIT...
    Obs: na alemanha da segunda guerra os tanques nazistas e demais veículos diesel, só utilizavam óleo vegetal puro!!!!oriundo da "raps" ou a nossa canola....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -4dd4_1.jpg   -352_0.jpg   -9844_1.jpg  
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #23
    Eita..que coisa só isso aqui...deixa eu conta uma história procêis que já contei aqui no fórum antes.
    Quando era garoto um Japa dono de uma barraca de pastel, usava óleo velho de pastel (filtrado com pano) diluído em álcool na sua velha pick-up D10.....Cresci, o japa sumiu (deve ter morrido, pois já era idoso), mas o vi por muitos anos sempre no mesmo lugar, a D10 cada vez mais podre (se é que era possível), e como eu era freguês assíduo sempre perguntava pra ele do motor rodendo com essa kizumba toda....ele dizia: "Motor perfeito, funciona bem, numca dá probrema, né"......e o pior é que quando saia de manhã pra aula ele chegava no ponto e sempre que o via roando com a pick-up, não saia uma fumaça sequer......Vcs acham que quem inventou essa "técnica" foi esse japa a mais de 20 anos atrás ?? Lembro que no interior de SP tinha um trator russo ou tcheco, sei lá, de um cilindro só...cabeça quente...e qualquer porcaria que puzesse no bicho ele queimava bem....esse brinquedo devia ter mais de 50 anos....

    Mas não quero estragar a brincadeira de vcs...mas não é tão simples fazer diesel em casa...Diesel propriamente dito não é obtido pela simples fórmula do japa...mas é uma reação química complexa. Diesel é obtido de duas formas: Por craqueamente ou esterificação. No Craqueamento (de craking) as moléculas são quebradas a partir do aquecimento em adição de um catalizador....Já na esterificação, processo mais comum, o óleo animal ou vegetal é misturado a um alcóol (normalmente metanol que é mais eficiente) e catalizada com ácido. O resultado é o chamado éster metílico (que é o Diesel propriamente dito) e glicerol (dejeto).
    Parace complicado ?? E é mesmo, pra fazer 100 litros disso, não é tão fácil assim e teria um bocado de deseto que não pode ser jogado em qualquer canto....
    No caso do diesel que conhecemos o processo é bem parecido, mas a materia prima é o petróleo.
    Então não dá pra chamar tudo que se vê por aí de Biodiesel....ou chamem de combustível do japa...

    Abs.

  • #24
    Ia escrever no outro post, mas achei melhor abri até outro....
    Querem falar em rendimento de motores Diesel ? Economia ? Despoluição ?
    Já existem motores Diesel de auto rendimento no EUA rodando com gás propano, isso mesmo gás. Isso sim é que é o chamado estado-da-arte (sic. Sukys).
    Pesquisem na net mais detalhes sobre esses brinquedos e vão ver do que estou falando....

    Por falar no Sukys, cadê ele por aqui que não apareceu ?

    Abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade