x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    hidrogênio ou gaseificador feito em casa




    Colegas,

    depois de trocar meu carro com um maxionzinho diesel econômico por um v6 viciado em alcolina (solvente + álcool - q também chamam de gasolina aqui na Bruzundanga) e por não ter gnv aqui em minha cidade, estive a pensar em algum combustível alternativo q queime em ciclo otto...
    Considerando glp pouco econômico, cheguei a dois sistemas diferentes:

    1. Gaseificadores q eram utilizados nas décadas de 60 e 70
    Tem a desvantagem de consumir 180 kg / H de resíduos de madeira em um motor de 200cv, ou seja, todos os dias terei que carregar / secar 400 kg de extrato (inviável) http://ucsnews.ucs.br/ccet/deme/emso...s/gasequi.html


    2. Hidrogênio
    Aqui que eu queria ajuda de vcs. Parece ingenuidade de menino, mas pelo site:
    http://www.cq.ufam.edu.br/cd_24_05/eletr%F3lise2.htm
    E por vários outros, dizem q eh possível separar o H2 e O2 da água + soda pela simples passagem da corrente elétrica.

    Aí, eu estive a pensar em construir um sistema simples:
    - usa energia elétrica do alternador
    - a energia entra num tambor grande com água + soda ou ácido segundo o esquema do site postado acima
    - libera-se H2 que é injetado num kit-gás ou diretamente no filtro de ar
    - regula-se o sistema de admissão para admitir + ar (com H2) e menos gasolina
    - meu v6 fissurado em gasolina vai se saciar + rapidamente
    - o consume de gasolina será diminuido drásticamente


    Minhas dúvidas, que levo aos senhores conselheiros são as seguintes:
    - o motor vai queimar beleza o H2, sem estragar nada?
    - o ácido ou soda no tambor não vai acabar, sumir, ou ainda e muito pior, ir para o motor?
    - o consumo de energia elétrica é menor ou maior que a capacidade de geração de H2?
    - se prestar, vai consumir muita água?
    - se funciona mesmo assim tão simples, por que ainda não fizeram e difundiram e não temos carro movido a água?


    Daniel

  • #2
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Outro site interessante:

    http://www.gluon.com.br/blog/2005/10/07/carros-e-agua/


    Estou decidido a levar a cabo esta minha experiência... Será q vai prestar?

  • #3
    Meu deus!
    Só tem louco nesse forum!
    Socorro!!! Auhauahuahuahuahauhaa!

    Pegue seu arrrrtomovel, troque novamente em um a diesel e seja feliz.

    Abraços.

  • #4
    Só para curar um pouco de sua loucura:
    O problema das celulas de combustíveis são o custo delas. Algumas chegam a custar 1 milhão de dolares. Outro problema é a quantidade de energia que elas necessitam para conseguir quebrar a molécula de água. Ainda é maior que a energia gerada pelo motor, logo, carros movidos a hidrogenio são lotados de baterias para suprir esta demanda de energia.

    Hoje em dia estão apostando mais nos carros hibridos, movidos a gasolina e a eletricidade. Mas isso ainda não é viável, pelo menos no Brasil não.

    Abraços.

  • #5
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    loucura

    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    Meu deus!
    Só tem louco nesse forum!
    Socorro!!! Auhauahuahuahuahauhaa!

    Pegue seu arrrrtomovel, troque novamente em um a diesel e seja feliz.

    Abraços.
    Loucura é isto aqui (depois q o carro saiu da oficina, no dia 18):

    18 CEF Ranger gasolina 185
    19 C Ranger gasolina 53
    21 I Ranger (gasolina) 187
    26 C Ranger gasolina 60
    28 C Ranger gasolina 90
    30 C Ranger (gasolina) 130
    31 C Ranger (gasolina) 50


    Parte de minha contabilidade pessoal só de maio (hoje eu coloque + R$ 100 de gasolina).
    No diesel eu gastava 500 p/ mês, na gasosa eu gasto quase o triplo...

  • #6
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    + hidrogenio

    “O ideal, em relação ao hidrogênio, seria que tivéssemos painéis solares em nossas casas, e que nós mesmos fabricássemos nossa energia e abastecêssemos nossos carros com hidrogênio”, insinua Brunat. É um panorama sem dúvida bastante distante da realidade. “Se, hoje, deixássemos de emitir CO2* pelo planeta, seria preciso muito tempo para as coisas voltarem a ser como eram. Não é o caso, porque continuamos a emitir gases nocivos. É um círculo vicioso, porque achamos que, como sociedade desenvolvida, temos de consumir mais. Dentro de 200 anos, seremos considerados irresponsáveis.” Para o professor da ESADE, “é preciso encontrar pais que atuem como tutores para pôr freio a essa realidade”.

    http://wharton.universia.net/index.c...ese&specialId=

    http://oglobo.globo.com/blogs/largma...cod_Post=10780

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=hzJZJjo9MNA&eurl=[/ame]

    A dúvida agora é como pressurizar o hidrogênio dentro de cilidros de gás, tais como os de gnv em casa...

    4X4 Brasil

  • #7
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    - o motor vai queimar beleza o H2, sem estragar nada?
    Reação de hidrogênio com oxigênio gera energia e água. Como no motor a combinação (queima) nunca é perfeita e como no ar atmosférico existe a presença de outros gases, principalmente nitrogênio, o resultado será energia, água e um tanto de óxidos de nitrogênio, só que em escala absurdamente menor que com a queima de qualquer outro combustível.
    Em resumo, hidrogênio é o melhor combustível que existe.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    - o ácido ou soda no tambor não vai acabar, sumir, ou ainda e muito pior, ir para o motor?
    Agua pura apresenta uma alta resistência elétrica e eletrólise requer condução de corrente, daí o uso de qualquer substância que diminua a resistência do eletrólito, no caso, a água, e seja qual for a substância utilizada para diminuir a resistência tem que haver um controle de densidade e filtros para evitar contaminação.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    - o consumo de energia elétrica é menor ou maior que a capacidade de geração de H2?
    Em toda conversão de energia existe perda, e a energia elétrica dispendida é superior a energia gerada, e muito!
    Não fosse assim só os arabes estariam utilizando gasolina, e brasileiro só usaria álcool em caipirinha.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    - se prestar, vai consumir muita água?
    Já li um relato de carro equipado com motor de 60~70HP fazendo alguma coisa em torno de 400~500 km com um litro de água.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    - se funciona mesmo assim tão simples, por que ainda não fizeram e difundiram e não temos carro movido a água?
    É simples e funciona, mas a questão é: custo da geração.
    Não lembro se em Santa Catarina ou no Rio Grande do Sul existe uma grande jazida de xisto betuminoso, uma rocha rica em hidrocarbonetos. Pois bem, no auge da "guerra" da OPEP a Petrobrás chegou a levantar a hipótese de montar uma usina para extração de óleo de xisto, coisa que só era viável por causa do alto preço do petróleo.
    Nem é preciso dizer o que aconteceu com a extração de óleo de xisto...

    Sds,
    Sukys

  • #8
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post

    Já li um relato de carro equipado com motor de 60~70HP fazendo alguma coisa em torno de 400~500 km com um litro de água.
    Sds,
    Sukys
    Esse é meu gol 1.0.... Só anda com alcool aguado do RJ e faz 500km...

    Só que com 50lts.


  • #9
    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    O problema das celulas de combustíveis são o custo delas. Algumas chegam a custar 1 milhão de dolares.
    E algumas custam algumas dezenas de dólares...

    Célula de combustível já é uma realidade, ainda restrita em função de emprego e vida útil mas já deixou de ser coisa de laboratório, e se procurar pela web encontrará, já em fase de testes, telefone celular e notebook "movido" à álcool.

    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    carros movidos a hidrogenio são lotados de baterias para suprir esta demanda de energia.
    Considerando projetos de empresas de vulto, em todos os casos que tomei conhecimento o hidrogênio é armazenado já na forma gasosa, sob pressão ou diluído em hidretos. Na conversão direta, via eletrólise, o problema não está só na quantidade de energia elétrica necessária, está também na quantidade de hidrogênio gerado, e se a geração for inferior ao consumo o carro deixa de funcionar.

    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    Hoje em dia estão apostando mais nos carros hibridos, movidos a gasolina e a eletricidade. Mas isso ainda não é viável, pelo menos no Brasil não.
    Nem no Brasil e nem em qualquer outro lugar. O grande problema do uso de baterias ainda é a autonomia e a poluição, só que de forma secundária e não primária.

    Sds,
    Sukys

  • #10
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    “O ideal, em relação ao hidrogênio, seria que tivéssemos painéis solares em nossas casas, e que nós mesmos fabricássemos nossa energia e abastecêssemos nossos carros com hidrogênio”, insinua Brunat...
    Não sei quem é este senhor Brunat (fosse a Luisa Brunet eu saberia ) mas o que acho interessante nos ecologistas de plantão é a meia-visão, bem no estilo meio-ambiente.

    Sds,
    Sukys

  • #11
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Esse é meu gol 1.0.... Só anda com alcool aguado do RJ e faz 500km...
    Acabei de abastecer o SuperMini. Com cinquentinha de gasosa+água+álcool+solvente dá pra rodar 300Km em Sampa, brincando. Pra quem gosta de kart é uma beleza!

    Sds,
    Sukys

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu andei olhando um Supermini pra comprar, mas tá caro demais por aqui.

    Em relação à usina de hidrogênio, eu aconselho em fazer em algum locar longe de casa e não fazer a usina no carro, pois imagine um acidente envolvendo hidrogênio e água com mistura cáustica! Os riscos de agravamento de lesões ou incêndio seguido de explosão também são maiores.
    Acho que deve ser mais fácil fazer isso que álcool em casa.
    Imagine, usa um kit de GNV corrigido para a mistura do H2 e tenta abastecer em casa usando um reservatório também de gnv. O importante é usar um sistema bem vedado, com bomba de alta pressão para pressurizar o H2. Porém essa bomba deve ser apropriada, pois não pode gerar muito calor e nem faíscas, como os demais equipamentos devem ser aterrados e sistema elétrico anti-explosão. Isso só para fabricação sem riscos. A captação pode ser feita através de uma tampa num tonel de 200l e dali é sugado o H2 para ser pressurizado, armazenado e transferido para o veículo. A idéia é genial, porém é sempre bom fazer uma boa avaliação dos riscos para não ter nenhum acidente durante essas experiências.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade