x
Convex Datacenter
  • #9385
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2



    Descartes Gadelha (*) ganha retrospectiva durante III Festival UFC de Cultura

    (*) O Artista Plástico Descartes Gadelha é pai do amigo LEOCABRAL.

    07-Oct-2010

    "Catadores do Jangurussu", exposição que o artista plástico cearense Descartes Gadelha apresentou, em 1989, no Museu de Arte da UFC, ganhará retrospectiva a partir de 18 de outubro, como parte da programação do III Festival UFC de Cultura – Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar. Através de 120 peças – 70 pinturas de tamanhos variados, todas em óleo sobre tela, e 50 desenhos – a exposição, que ficará em cartaz até 30 de novembro, reproduz cenas do antigo lixão de Fortaleza.
    As peças foram produzidas ainda nos anos 1980, mas somente 34 deles já foram expostas no MAUC, há 21 anos, quando "Catadores do Jangurussu" estreou. A abertura oficial da exposição acontecerá às 17h do dia 18, com apresentação do grupo Maracatu Solar, comandado pelo cantor e compositor Pingo de Fortaleza, que homenageará o artista.
    Em texto publicado, em 1989, para a abertura de "Catadores do Jangurussu", o artista explicou que todas as telas foram executadas a partir de sua vivência no próprio aterro sanitário.

    O resultado são quadros feitos com "cores deterioradas, próprias do lixo em decomposição e das pessoas que conseguem viver do que é possível recolher daquele mar de detritos". Sem a aparente preocupação da denúncia social, as pinturas buscam a atmos-fera psicológica do meio ambiente, apresentando aspecto retorcido e rostos desfalcados, com olhares cansados.
    Para Descartes, "a fome, a doença, o abandono e o extremo desamparo modelam de tal forma aqueles seres, que visualmente seus corpos se fundem com o próprio lixo, em um nauseante espetáculo de camuflagem onde pedaços de lixo parecem conter inteligência, sentimento, portanto individualidade".

    Não ficaram de fora das peças figuras marcantes do antigo lixão. Estão lá os urubus, os cães e os ratos, numa guerra pelo direito de sobreviver do ser humano. Nessa batalha, segundo Descartes, vencem apenas a decomposição e o poder da degradação.

    Nascido em 18 de junho de 1943, Descartes Marques Gadelha desenha desde pequeno. Seus primeiros desenhos foram caricaturas que fazia de seus colegas nas calçadas e nas paredes de toda a vizinhança, motivo de constantes brigas.

    Aos 19 anos, iniciou-se na pintura, através de aulas de desenho livre sob orientação do pintor Zenon Barreto (1918-2002). Nesse período, trabalhou como desenhista técnico da Rede Ferroviária Federal. Sua primeira exposição aconteceu já no ano seguinte, em 1963, fazendo parte da mostra "A Paisagem Cearense", no Museu de Arte da UFC.

    A exposição tem entrada gratuita, assim como toda a programação do III Festival UFC de Cultura. Todas as atividades relacionadas ao evento, que este ano acontece simultaneamente aos Encontros Universitários 2010, são encontradas no site www.festivalufcdecultura.ufc.br. Novidades podem ser acompanhadas pelo twitter @IIIFestivalUFC.

    O III Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, ação cultural do Governo do Estado do Ceará e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Coelce, Cetrede, Associação dos Docentes da UFC e Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

    Serviço:
    "Catadores do Jangurussu", de Descartes Gadelha
    Local: Museu de Arte da UFC (Avenida da Universidade, nº 2854 – Benfica)
    Período: 18/10 a 30/11 – Abertura oficial: às 17h de 18/10
    Horário para visitação: 8h às 18h

    Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7319)

  • #9386
    Usuário
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    775
    Agradecimento: 1
    JeffCatunda, GleisonNogueira e LeoCabral por onde andam que não foram aos cataventos hoje?
    O rei das dunas que se cuide, o nosso amigo Igor daqui a alguns finais de semana estará comandando nas dunas,viu?rsrsrsrsrs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01170.jpg   -dsc01188.jpg   -dsc01194.jpg   -dsc01204.jpg  

  • #9387
    Usuário
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    775
    Agradecimento: 1
    + algumas fotos de hoje.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -troller.jpg   -dsc01235.jpg   -dsc01238.jpg   -dsc01201.jpg  

  • #9388
    vale ressaltar que nao era eu que estava atolado na 2 foto, apenas coloquei o carro la pra ancorar o cairo.
    T4 2010 Apache

  • #9389
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ig_carneiro Ver Post
    vale ressaltar que nao era eu que estava atolado na 2 foto, apenas coloquei o carro la pra ancorar o cairo.
    kkkkkk kk kk kk k k kkkKKkkkkKkKKkKKKKkKkKkKkkkkKkkk....
    Claro que não era você... Era o seu caro... kkkKkkkkKKkkkkkkkKKkkk.....

  • #9390
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SINERENTACAR Ver Post
    JeffCatunda, GleisonNogueira e LeoCabral por onde andam que não foram aos cataventos hoje?
    O rei das dunas que se cuide, o nosso amigo Igor daqui a alguns finais de semana estará comandando nas dunas,viu?rsrsrsrsrs
    Turma boa essa... e o Igor gosta mesmo da coisa.

    Como o Gleison já se aposentou e o Eudazio é o novo REI DAS DUNAS, fica ai o Igor para pegar o lugar dele daqui ha um tempo.... Mas tudo vai depender das aulas que ele está tomando com o Cairo...

  • #9391
    Usuário
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    775
    Agradecimento: 1
    Vão fazer algo hj?

  • #9392
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SINERENTACAR Ver Post
    Vão fazer algo hj?
    Estou vendo se me libero para ir aos cataventos mais tarde, lá pelas 15 ou 16 horas...

    Ontem fui só dar uma breve volta por lá e encontrei com o Igor que retornou para me fazer companhia...

    VALEU IGOR, OBRIGADO!

    Vamos ver se hoje rola alguma coisa... Vou almoçar em casa e estarei on line......

  • #9393
    se forem basta me ligar.
    ontem presenciei um acidente onde um quadriciculo com 2 pessoas capotou e caiu por cima dos matos na duna alta. por sorte os ocupantes nao se feriram muito mais era bom fazer um tipo de campanha pras pessoas usarem um minimo de equipamento de segurança.
    T4 2010 Apache

  • #9394
    Usuário
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    775
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Estou vendo se me libero para ir aos cataventos mais tarde, lá pelas 15 ou 16 horas...

    Ontem fui só dar uma breve volta por lá e encontrei com o Igor que retornou para me fazer companhia...

    VALEU IGOR, OBRIGADO!

    Vamos ver se hoje rola alguma coisa... Vou almoçar em casa e estarei on line......
    Estou saindo da locadora por volta de 12hs, depois irei almoçar e estarei liberado para algum passeio por aqui perto ou até mesmos nos cataventos.
    Qualquer coisa estou no baixa frequência.

  • #9395
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Pessoal,

    Passeio do Dia das Criancas - Triha da Solidariedade... Fortaleza - CE...

    No Dia das Criancas, 12-10-2010, nos iremos realizar uma acao social...

    Nos jipeiros, normalmente, chegamos aos locais de mais difícil acesso... Entao porque nao juntar o util ao solidario?...

    Buscaremos, atravez da doação de presentes as crianças de regioes carentes, regioes estas por qual sempre fazemos passeios, RAIDs ou Trilhas, levar um pouco mais alegria a esta criancas e, certamente, ajudar os mais necessitados...

    PARTICIPE ! ! !

    []s

    PS: de antemao, gostariamos agradecer a todos que, de uma forma ou outra, estao envolvidos na realizacao da Trilha da Solidariedade, tentando levar um pouco mais alegria a esta criancas e, certamente, ajudar os mais necessitados...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -modelo_camisa_frente_-passeio_dia.jpg  
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #9396
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Pessoal,

    Passeio do Dia das Criancas - Triha da Solidariedade... Fortaleza - CE...

    No Dia das Criancas, 12-10-2010, nos iremos realizar uma acao social...

    Nos jipeiros, normalmente, chegamos aos locais de mais difícil acesso... Entao porque nao juntar o util ao solidario?...

    Buscaremos, atravez da doação de presentes as crianças de regioes carentes, regioes estas por qual sempre fazemos passeios, RAIDs ou Trilhas, levar um pouco mais alegria a esta criancas e, certamente, ajudar os mais necessitados...

    PARTICIPE ! ! !

    []s

    PS: de antemao, gostariamos agradecer a todos que, de uma forma ou outra, estao envolvidos na realizacao da Trilha da Solidariedade, tentando levar um pouco mais alegria a esta criancas e, certamente, ajudar os mais necessitados...
    Puxa Murilo, muito legal essa ação, mas infelizmente estarei de plantão o dia todo no IJF...

    Cara, eu quando tinha bugue fazia muito isso com meus meninos ainda bem pequenos... Fazia pacotes de brinquedo+sabonete+roupas e etc e saia pelo meio dos matos distribuindo os presentes... Isso há uns 12 anos, e lá pelas brenhas de Aquiraz e Euzebio pelo meio dos matos...

    Boa sorte e sucesso nessa empreitada.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade