x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    curiosidade sobre biodiesel....




    hoje vi na discovery um cara que fazia o próprio diesel à partir de óleo vegetal usado. O cara conseguia óleo nos restaurantes e tinha uma pequena usina de biodiesel em casa!
    No programa não pareceu complicado, o único detalhe é a cada leva de óleo a produzir tinha que ser feita uma análise de ph, depois adicionava metanol e um outro componente que não me lembro e produzia biodiesel e glicerina..
    Não sei quanto à vocês mas me surpreendeu...

  • #2
    Caro Fsoares

    Creio que o programa ao qual você deva estar se referindo seja o "Trabalhos Sujos" não é mesmo

    Caso seja, também assisti o mesmo umas 3 vezes (pois não é inédito) e fiquei admirado com o know-how "fundo de quintal" com o qual se realizava todo o processo de transformação

    À "grosso modo" não parece ter grandes complicações, bastaria somente conhecimento técnico (um bom curso de química industrial resolve) algum investimento ($$$) em maquinário e um pouco de empreendedorismo e boa vontade.

    Pelo que pude ver o "pulo do gato" parece estar na separação da glicerina do Biodiesel, pois a permanência de "restos" deste material no Biodiesel implicará em danos ao motor devido á saponificação que o material irá sofrer no interior do motor

    Lembro que tempos atrás recebi um catálogo de cursos em vídeo no qual ofereciam "treinamento" para montagem de uma pequena fábrica de Biodiesel na fazenda, era algo similar ao mostrado no programa do canal Discovery.

    O único empecilho é que o investimento para quem estivesse interessado de fato em montar a "fabrica" seria da ordem de R$ 30.000,00 Achei um valor muitíssimo elevado, levando-se em consideração que mesmo tendo feito o "curso" com certeza teria que contratar um engenheiro químico ou químico industrial pelo menos para realizar o controle de qualidade do combustível gerado.

    Outro agravante que também me deixou a "pulga atrás da orelha" diz respeito ao fator custo/benefício digo isto porque até hoje (ao menos pelo que me consta) não existem estudos a longo prazo sobre o reflexo na utilização deste combustível em motores diesel, o que para mim é no mínimo preocupante fora isso seria sem sombra de dúvida uma excelente opção, pois em tese quem optasse por produzir seu próprio Biodiesel estaria "livre" da absurda taxação tributária imposta tanto pelo governo federal quanto pelos estaduais

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Alguém sabe exatamente como isso funciona passo a passo??? Ahahah! Eu até jhá me imagino fabricando o meu próprio diesel!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html
    neste site parece que tem uma descrição completa, mas está em inglês...
    Acho difícil que dê mesmo para fazer em casa sem ter um investimento razoável de dinheiro e tempo, de qualquer forma fiquei curioso..

  • #5
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Lembram-se q logo q começou a se falar em Biodiesel teve uma pessoa aqui no forum que falou q havia possibilidades d fazer em casa com um certo investimento? Se não me engano ele queria fazer a base de semente de girassol.

    Vou tentar achar esse tópico que conversamos isso.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Só vale a pena se tiver um espaço para fazer tudo isso e se o custo final valer o tempo investido.
    O Litro do Metanol custa de R$4,00 a R$10,00, depende aonde for comprado, o litro do óleo vegetal deve custar uns R$0,80 o litro a granel. Dessa forma é colocar na ponta da caneta, pois pode custar muito próximo do diesel comum, assim como pode custar cerca de 40% mais barato.
    Vale o investimento?
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Edi

    Se a matéria-prima em questão for aquela gordura de "refugo" proveniente de frituras de restaurantes, lanchonetes e pastelarias vale a pena sim claro que desde que se consiga este material por um preço baixo, se conseguir sem custo algum melhor ainda

    Por falar nisso lembro que saiu uma reportagem alguns anos atrás na 4Rodas na qual mencionava que os Mcdonald's do Rio de Janeiro estavam "doando" toda a gordura de refugo de seus pontos de venda para a Polícia Militar carioca que por sua vez destinava este material para que fosse processado e transformado em biodiesel que seria utilizado nas viaturas.

    Ahhh se eu tivesse terminado aquele curso de engenharia química que parei no 3º ano quem sabe hoje poderia até mesmo estar "bancando" o professor Pardal produzindo Biodiesel lá na fazenda

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/08/2004
    Local
    BRASILIA/DF
    Idade
    58
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Eu também vi essa reportagem do Discovery.
    Interessante, mas tem um produtor de suínos de SP que está fazendo biodiesel de banha de porco. A reportagem saiu no dia 15 de dezembro na edição diária do Globo Rural e pode ser lida/vista no link abaixo:

    http://globoruraltv.globo.com/GRural...257260,00.html

  • #10
    Qual seria o destino da glicerina? O lixo?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Tá louco Walter???

    Glicerina é um produto caríssimo que pode ser negociado para indústrias farmacêuticas, linhas de cosméticos, sabões e detergentes, etc, etc e etc.

    Se "bobear" ganha-se mais com a glicerina do que com o biodiesel, claro que vai depender muito do volume de produção e do grau de pureza obtido, mas que é dinheiro garantido isso é

  • #12
    Pillatus

    Nota 10 para a matéria e para o professor "Pardal" que teve essa brilhante idéia

    Só uma pergunta, será que o fazendeiro em questão não teve algum contratempo com algum órgão de fiscalização do Ministério de Minas e Energia?

    Levanto tal hipótese porque anos atrás lembro que numa aula de química um professor havia dito que a Sanepar (Empresa de Saneamento do Estado do Paraná) produzia gás metano em abundância a partir de resíduos sólidos de esgoto e que estava planejando utilizar esse gás em parte de sua frota de maquinário (geradores, pás carregadeiras, empilhadeiras, etc), mas que tal projeto teria sido TERMINANTEMENTE VETADO pois segundo uma determinada lei seria proibido tanto para pessoas físicas quanto jurídicas produzir e/ou comercializar combustível que não fosse somente o produzido pela PETROBRAS.

    Lembro muito bem disso, pois tal assunto nos deixou perplexos quando ele afirmou que o destino que a empresa teve que dar ao gás foi simplesmente liberá-lo para queima ao ar livre

    PU%$#@ desperdício!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade