Moderador, da uma olhada para ver se não é algum erro pós ajustes, feito ontem no Forum, no post anterior sumiu o video que enviei para o Cavesso, agora quando fui reenviar, ele apareceu o endereço sosinho.:pensativo:
Versão Imprimível
Só a título de curiosidade mesmo...... reportagem de um Programa aqui de Minas sobre o Stark...
http://noticias.vrum.com.br/veiculos...noticias.shtml
abs
17 de novembro de 2010 | N° 8993
CARRO DE SC
Stark pode sair de solo catarinense
Projeto de fabricante joinvilense de jipes foi aprovado na Zona Franca de Manaus
A Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) não tem como competir com o Troller e outros jipes 4 x4 se permanecer com a fábrica em Joinville ou em outro município catarinense. Isso porque as fábricas instaladas em Manaus e no Nordeste ganham incentivos fiscais federais, diz o presidente da SCParcerias, Gerson Berti.
A SCParcerias investiu R$ 6,18 milhões nos últimos três anos na TAC. A empresa pública é dona de 13,51% do controle da fabricante do jipe Stark. Berti explica que foi avisado de que “desde agosto de 2010 a TAC está negociando para se instalar na Zona Franca”.
Segundo a imprensa de Manaus, no dia 26 de agosto o conselho de administração da Superintendência da Zona Franca aprovou o projeto de instalação da TAC. A reunião foi presidida pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, no Amazônia Golf Resort.
O Estado da Bahia (onde incentivos são muito atrativos) e Minas G erais (onde está a Fiat e fornece os motores do jipe) também demonstrou interesse em receber a fábrica do Stark. A diretoria da empresa não quis se posicionar sobre o assunto.
Berti é claro na explicação para o desembarque da TAC de Joinville.
– Houve um erro estratégico sério porque não se avaliou que os estados do Nordeste e o Amazonas, via zona franca, oferecem vantagens fiscais e tributárias, contra as quais não conseguimos ser competitivos.
O preço do Stark – mais de R$ 90 mil –, produzido em escala pequena, torna o produto não rentável para os acionistas. Alternativa pensada seria transferir a unidade para o polo tecnológico de Lages. Isso só resolveria o problema do custo de aluguel. E não seria solução para a questão mais grave: falta de competitividade.
claudio.loetz@an.com.br
CLAUDIO LOETZ | Joinville
A novela
- Outubro de 2004 – Começa a ser projetado. Concluído em março de 2005.
- Outubro de 2006 – “Nasce” o primeiro carro flex de SC. Motor é o Volkswagen Total Flex. É apresentado no Salão Internacional de São Paulo, com a promessa de estar no mercado no ano seguinte.
- Janeiro de 2007 – Problemas com fornecedores, principalmente da caixa de direção e motor, paralisam os trabalhos.
- Setembro de 2007 – Prazo prometido para o lançamento acaba e o Stark não está à venda. Volkswagen informa o fim da produção do motor flex que seria usado pela TAC. Começam as negociações com a FPT, do grupo Fiat, para o fornecimento do motor.
- Março de 2008 – Stark pede R$ 6 milhões ao BNDES para viabilizar projeto.
- Julho de 2008 – Proposta de parceria ganha força com os ajustes finais do motor italiano ao carro.
- Outubro de 2008 – Anúncio da parceria entre a FPT e a TAC para fornecimento do motor para o modelo.
- Dezembro de 2009 – As primeiras 25 unidades, que foram vendidas em 2008, são entregues para os compradores.
- 2010 – Começa a produção do Stark em escala comercial.
Tirado do Diário Catarinense de 17 de Novembro 2010.
http://www.clicrbs.com.br/diariocata...1§ion=129#
nossa cara... tem tanta coisa errada nessa estória que nem se sabe por onde começar...
primeiro, que segundo o próprio engenheiro da tac, ele tinha dito que o stark era mais posicionado num segmento que usa pouco off road e prefere luxo, por isso do preço mais elevado
segundo, que a previsão deles era de fabricar (e consequentemente, imagino eu, vender) 25 unidades por mês, não tão conseguindo?
terceiro, que eles esperam tipo, 6 anos pra descobrir que em outros estados tem incentivos que aqui não tem? depois de colocar toda essa grana? fala sério?
e quarto, as próprias empresas sócias da tac, são de santa catarina, e conhecem muito bem (ou deveriam) os incentivos que sc dá pras empresas.. não imaginaram isso antes? fala sério?
não sei não, mas se estão querendo se mudar só por causa de incentivos fiscais, parece muito mais que a euforia inicial tá passando, e a realidade começa a mostrar a cara
x3, e bela matéria Morcego...
Agora fico aqui pensando como que as pessoas (TAC) e os parceiros da marca só foram perceber isso agora?
A real é q eles devem estar baixando o custo a niveis que deixem sem lucros.
Vc tem duas opções no mercado, um modelo novo sem nenhum conhecimento e um modelo com 10 anos de mercado e totalmente consolidado.
Todo mundo procura o consolidado.
O q vc compra, Fiat Uno, Celta e Classic ou Effa M100?
Agora eles estão buscando tudo possivel para reduzir custo. Vão procurar estamos com incentivos, vão procurar novos fornecedores (até mesmo chineses), vão querer realmente baixar custos.
Abraços
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/j...10§ion=886Citação:
Estatal quer recuperar dinheiro
Se a companhia sair de Santa Catarina, certamente a SC Parcerias terá de rever sua participação acionária no negócio. “É, não faz sentido manter-se no projeto”, diz Gerson Berti. A SC Parcerias tem um assento no conselho de administração da TAC, e não tem poder de veto. Berti pondera: sair agora da fábrica de jipes significaria perder o dinheiro aplicado. “Precisamos, isto sim, recuperar o investimento feito”, conclui.
A empresa, que produz 12 jipes Stark por mês, começou neste ano a montar os veículos em escala comercial. Nos próximos dois anos espera aumentar em quase 40% a produção, passando de aproximadamente 144 veículos ao ano para mais de 200.
O carro, que custa R$ 98,780, chegou a ter uma lista de espera com 25 nomes, cadastrados durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2008. Hoje leva entre 30 e 40 dias para ser entregue aos clientes que querem um modelo personalizado.
noticia completaCitação:
Atualizado em 21/11/2010 14:12:56
Montadora Catarinense instalará fábrica em Simões Filho
A empresa TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) em parceria com a TMAR Transporte de Veículos, também participaram da 3ª Edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), em Camaçari. A novidade é que a TAC, traz para o consumidor baiano, um carro genuinamente brasileiro, o Stark. E para transportar seu veículo para qualquer lugar a TMAR faz isso para você.
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E a montadora Catarinense TAC, tem interesses maiores para a Bahia. Através da TMAR que é a principal negociadora com o Governo do Estado, está tentando trazer a fábrica da montadora para a Bahia. Segundo os proprietários da TMAR, Aliomar Almeida e Caitano Marcatto, as empresas se conheceram no Ralli dos Sertões e com isso surgiu a idéia de montar uma fábrica da TAC no estado.
“Após algumas conversas, começamos a pensar na Bahia, pois sabemos que aqui hoje oferece muitos benefícios. Através da TMAR a TAC está ingressando no Ralli dos Sertões e no estado com sua montadora. Já está 90% confirmado de que a empresa vem, está faltando poucos ajustes”, comentaram Aliomar e Caitano.
Ainda não se sabe em qual município a montadora irá se instalar, mas eles informam que com à vinda da empresa para a Bahia, irá gerar no mínimo 200 empregos diretores.
http://www.camacaridiario.com/notici...oes+filho.html
e o $$$ que o estado de sc investiu, como fica?