Retirado de www.defesanet.com.br

Primeira vitória de carro a diesel da Audi
entra para a história do automobilismo



Audi triunfa com novo protótipo R10 diesel na tradicional corrida 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos. Depois de fazer a "pole" nos treinos, o carro vencedor largou dos boxes e caiu para a 35ª e última posição na primeira volta

Os motores a diesel já foram testados em corridas antes, mas apesar de serem mais econômicos, não eram tão velozes. Com o novo protótipo R10 TDI, a Audi derrubou este mito e pela primeira vez na história do automobilismo, um carro movido a diesel conquistou uma vitória em uma competição esportiva. "Em alguns anos, as pessoas vão olhar para trás e perceber um momento espetacular, não só para a história da Audi Sport, mas para o automobilismo, quando pela primeira vez um motor a diesel venceu uma corrida internacional", destacou Allan McNish.

A equipe formada pelos pilotos Dindo Capello (Itália), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia) venceu às 12 horas de Sebring, na Flórida, Estados Unidos, pilotando o protótipo Audi a diesel. No total, 35 equipes participaram da prova. Tom Kristensen tornou-se o primeiro piloto a vencer a mais famosa corrida americana pela quarta vez, alcançando um novo recorde depois da fantástica marca de sete vitórias nas 24 Horas de Le Mans, no ano passado. "Cruzar a linha de chegada foi um momento histórico para a tecnologia a diesel. Talvez muitas pessoas não tenham nos levado a sério, mas eu acho que agora elas não rirão mais", afirmou Tom Kristensen.

Mas em Sebring o desafio não foi fácil. Calor de 30 graus Celsius, alta umidade e temperaturas no asfalto de mais de 43 graus dificultaram a prova e justificaram o título de uma das pistas mais exigentes do mundo. O piloto Allan McNish já havia demonstrado o potencial do motor a diesel V12 de 650 hp de potência conquistando a pole position e quebrando o recorde da pista no treino classificatório. Por causa do aquecimento, algumas peças do carro precisaram ser substituídas depois do warm-up, forçando o piloto Dindo Capello a largar o R10 de número 2 dos boxes. "Eu tenho muito que agradecer aos mecânicos porque o que eles fizeram depois do warm-up foi um trabalho que normalmente não se faz em tão pouco tempo", destacou o companheiro de equipe, Kristensen.

As dificuldades de Capello, no início, duraram apenas meia hora, até ele saltar da 35ª e última posição para o segundo lugar, atrás apenas do outro R10 diesel, pilotado por Frank Biela. Antes do final da segunda hora, o piloto italiano assumiu a liderança, posição mantida pelo R10 número 2 até o final da prova. Somente a troca do filtro de combustível e dois parafusos de roda perdidos provocaram pit-stops não programados. O Audi R10 de Capello/Kristensen/McNisch venceu a prova com quatro voltas de vantagem para o segundo colocado, o Lola B05/40 AER dos norte-americanos Jon Field, Clint Field e Liz Halliday.

Já o Audi R10 TDI número 1, que liderou a prova por duas horas, não terminou a corrida. O carro pilotado por Frank Biela (Alemanha), Emanuele Pirro (Itália) e Marco Werner (Alemanha) retirou-se pouco antes de completar um terço da corrida devido a um superaquecimento do motor.

Logo no início da prova, os sistemas de telemetria do carro número 1, que transmitem os dados do veículo para os boxes, pararam de funcionar. Com isso, os técnicos da Audi não tinham as informações completas sobre o carro. Quando o piloto Marco Werner comunicou pelo rádio as altas temperaturas da água, durante a quarta hora da competição, foi chamado aos boxes. A equipe descobriu radiadores completamente bloqueados por borracha de pneus. Com a limpeza do sistema, as temperaturas caíram imediatamente. Mas como precaução, a equipe decidiu retirar o segundo colocado da corrida porque o motor havia trabalhado em altas temperaturas por um longo período.

"É uma pena que não tenhamos levado os dois carros até o final, mas aprendemos muito com esta corrida e existe um longo caminho até as 24 horas de Le Mans", disse o chefe da Audi Motorsport, dr. Wolfgang Ullrich, referindo-se à preparação dos modelos a diesel para a tradicional corrida que acontece nos dias 17 e 18 de junho.