x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,032
    Agradecimentos: 80

    Uma reflexão sobre Fóruns e Whatsapp




    Peço licença à Moderação, não sei se este é o local mais apropriado para abrir esta discussão, mas me pareceu que sim.

    O mundo vem mudando muito, e rapidamente. O Orkut, que já foi um grande sucesso no passado, foi sucateado pelo Facebook.
    E mesmo o Facebook passa por grandes desconfianças depois do vazamento de algumas informações que mostram uma atuação, digamos, "atípica", de uma rede social. O próprio Whatsapp já sofre a concorrência do Telegram, e, enfim, as coisas vão mudando e ao mesmo tempo que parecem facilitar a nossa vida, também causam alguns estragos.

    Como eu já comentei lá no tópico da Frontier, os fóruns estão perdendo frequentadores para o imediatismo do whatsapp. Afinal, o whatsapp é mais "instantâneo", mais rápido, realmente ajuda em algumas situações, principalmente em emergências.
    Mas, ele também carrega alguns problemas. Todas as discussões no whatsapp vão se juntando numa grande fila de mensagens, muitas vezes até desconexas com o seu objetivo, e achar uma informação, ou querer conhecer mais sobre um tema, acaba quase impossível. Além disso, ele ocupa muito espaço da memória do celular, e naturalmente as pessoas vão apagando as mensagens antigas, vídeos, fotos, etc... destruindo aos poucos o seu conteúdo
    Os grupos são limitados, e quando crescem acabam saindo do controle às vezes. Inúmeras interações sem a menor importância acontecem e te fazem ler 100 ou 200 mensagens num ida para aproveitar uma ou duas, perdidas no meio de tantos gifs irritantes e sem graça que também ocupam mais espaço do celular, que vai ficando cada vez mais lento com o tempo.

    Na minha opinião, o whatsapp não substitui um fórum, mas certamente acaba por reduzir o interesse sobre ele. Digo isso com a experiência de quem já teve vários fóruns e blogs, e quando comparo com o whatsapp, o que parece ser uma evolução se mostra um grande problema na verdade.
    O whatsapp pode ser uma ferramenta útil para alguém que está num carro em pane numa estrada pedir uma ajuda imediata, para trocar informações com vizinhos sobre questões do dia a dia do bairro, de movimento de pessoas estranhas na redondeza, no trabalho, etc... São coisas momentâneas, que raramente alguém irá consultar novamente.

    O fórum guarda um arquivo precioso de informações, acessíveis a todos e a qualquer tempo, fáceis de serem encontradas e que podem ser enriquecidas sempre com outras atualizações.
    Um fórum como esse aqui tem uma importância muito grande, e é uma rica fonte de consultas. Mas, pode ser engolido por outras ferramentas menos eficientes e com vida curta.
    É curioso como a tecnologia nos possibilitou democratizar as informações, mas ao mesmo tempo corremos o risco de perder tudo novamente por não sabermos utilizá-la da melhor forma.

    Escrever num fórum requer tempo, não é algo que muitos fazem até dirigido como whats... Baixar imagens, organizá-las, interagir com outros membros requer mais atenção e dedicação, e por isso não vemos um fórum cheio de figurinhas ridículas ou comentários sem qualquer importância para o tema que está sendo tratado.
    É nossa obrigação preservar este espaço, pois a sua utilidade é muito grande para todo mundo.

    Mas, pior do que a afastamento de alguns membros, convivemos, não só aqui mas em todos os fóruns sobre os mais variados temas, com pessoas que ingressam no fórum com o único objetivo de pedir para ser incluído num grupo de whatsapp.
    Nem vou discutir a falta de respeito desta pessoa com quem mantém, participa, modera e administra um espaço que, ao final, acaba sendo um trampolim para outra finalidade.
    Mas, já que está aqui, porque não contribuir com o fórum também?
    Esse pessoal não tem a menor noção do risco que correm expondo publicamente os seus números de telefones. Acreditem... sei do que estou falando.

    Na minha opinião essa prática de usar o fórum para ingressar em grupos de whatsapp deveria ser banida, ou os administradores de grupos deveriam exigir que estas pessoas assumam um compromisso de também contribuírem com o fórum.
    E saibam que essas novidades são modismos, e quando passar, só restarão os fóruns como fonte de consulta e de troca de experiências e informações. Mas, se não tomarmos cuidado, nem isso mais vai nos restar.

    No nosso grupo da Frontier, temos buscado manter o tópico vivo, sempre com alguma nova informação, com algum recorte de alguma notícia ou até com a inclusão de um vídeo novo. Mas eu vejo tópicos importantes aqui sendo abandonados ou com uma participação pífia. Não deveria ser assim.
    Eu acho que deveria haver uma grande campanha de esclarecimento e de divulgação por e-mails em massa convidando o pessoal para uma maior participação no fórum.
    Ou então criar restrições a quem pouco participa, como alguns outros fóruns já fazem (lá fora isso é muito comum), onde você consegue acessar um número limitado de páginas ou não consegue abrir as imagens, por exemplo.

    E vocês, o que acham disso?

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,739
    Agradecimentos: 167
    Edumar, tens plena razão.
    Os grupos de Whatsapp se perdem no tempo, carregando mensagens fora de propósito, aí incluindo as repetidas, as ofensas e, até o bate-boca eleitoral.
    O fórum perdeu muito de seus usuários. Dos bons e dos ruins.
    Domingo passado ainda, eu quis encontrar umas fotos antigas, e pude ver diversas postagens úteis em um mesmo dia no mesmo tópico.
    Era quase que uma conversa fluindo, de tanta participação.
    Hoje, vemos tópicos parados há dias.
    É uma pena.
    Por isso que não faço parte de nenhum grupo de Whatsapp sobre carros.
    Prefiro o fórum, tanto pela organização, quanto pela perpetuação das mensagens.
    Os outros aplicativos passam.
    O fórum fica!

  • #3
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,218
    Agradecimentos: 71
    Muito boa essa discussão.
    Hoje estamos refletindo nos grupos a respeito de sua continuidade, depois da recente invasão que ocorreu.
    A ideia é manter o pessoal que frequenta aqui, os amigos mais conhecidos para um bate papo mais geral, e evitar gente estranha, principalmente aqueles que sabemos nem ter Frontier mas finge que tem para tumultuar.
    Aqui também aconteceu muito isso, mas foi identificado e ações foram tomadas.
    Acho que faz parte de todos nós preservarmos esse espaço.
    E como o Edu disse, o pessoal não tem a menor noção da bobagem que é colocar números de telefones abertos ao público. Qualquer um, não só membros deste fórum, tem acesso a essa informação, e hoje em dia, nesse mundo doido, quanto maior a privacidade, melhor.

    A ideia do Edu foi interessante, restringir o acesso do fórum para quem não é registrado e não tem participação frequente.

  • #4
    Usuário Avatar de JeepOta
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    129
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Peço licença à Moderação, não sei se este é o local mais apropriado para abrir esta discussão, mas me pareceu que sim.

    O mundo vem mudando muito, e rapidamente. O Orkut, que já foi um grande sucesso no passado, foi sucateado pelo Facebook.
    E mesmo o Facebook passa por grandes desconfianças depois do vazamento de algumas informações que mostram uma atuação, digamos, "atípica", de uma rede social. O próprio Whatsapp já sofre a concorrência do Telegram, e, enfim, as coisas vão mudando e ao mesmo tempo que parecem facilitar a nossa vida, também causam alguns estragos.

    Como eu já comentei lá no tópico da Frontier, os fóruns estão perdendo frequentadores para o imediatismo do whatsapp. Afinal, o whatsapp é mais "instantâneo", mais rápido, realmente ajuda em algumas situações, principalmente em emergências.
    Mas, ele também carrega alguns problemas. Todas as discussões no whatsapp vão se juntando numa grande fila de mensagens, muitas vezes até desconexas com o seu objetivo, e achar uma informação, ou querer conhecer mais sobre um tema, acaba quase impossível. Além disso, ele ocupa muito espaço da memória do celular, e naturalmente as pessoas vão apagando as mensagens antigas, vídeos, fotos, etc... destruindo aos poucos o seu conteúdo
    Os grupos são limitados, e quando crescem acabam saindo do controle às vezes. Inúmeras interações sem a menor importância acontecem e te fazem ler 100 ou 200 mensagens num ida para aproveitar uma ou duas, perdidas no meio de tantos gifs irritantes e sem graça que também ocupam mais espaço do celular, que vai ficando cada vez mais lento com o tempo.

    Na minha opinião, o whatsapp não substitui um fórum, mas certamente acaba por reduzir o interesse sobre ele. Digo isso com a experiência de quem já teve vários fóruns e blogs, e quando comparo com o whatsapp, o que parece ser uma evolução se mostra um grande problema na verdade.
    O whatsapp pode ser uma ferramenta útil para alguém que está num carro em pane numa estrada pedir uma ajuda imediata, para trocar informações com vizinhos sobre questões do dia a dia do bairro, de movimento de pessoas estranhas na redondeza, no trabalho, etc... São coisas momentâneas, que raramente alguém irá consultar novamente.

    O fórum guarda um arquivo precioso de informações, acessíveis a todos e a qualquer tempo, fáceis de serem encontradas e que podem ser enriquecidas sempre com outras atualizações.
    Um fórum como esse aqui tem uma importância muito grande, e é uma rica fonte de consultas. Mas, pode ser engolido por outras ferramentas menos eficientes e com vida curta.
    É curioso como a tecnologia nos possibilitou democratizar as informações, mas ao mesmo tempo corremos o risco de perder tudo novamente por não sabermos utilizá-la da melhor forma.

    Escrever num fórum requer tempo, não é algo que muitos fazem até dirigido como whats... Baixar imagens, organizá-las, interagir com outros membros requer mais atenção e dedicação, e por isso não vemos um fórum cheio de figurinhas ridículas ou comentários sem qualquer importância para o tema que está sendo tratado.
    É nossa obrigação preservar este espaço, pois a sua utilidade é muito grande para todo mundo.

    Mas, pior do que a afastamento de alguns membros, convivemos, não só aqui mas em todos os fóruns sobre os mais variados temas, com pessoas que ingressam no fórum com o único objetivo de pedir para ser incluído num grupo de whatsapp.
    Nem vou discutir a falta de respeito desta pessoa com quem mantém, participa, modera e administra um espaço que, ao final, acaba sendo um trampolim para outra finalidade.
    Mas, já que está aqui, porque não contribuir com o fórum também?
    Esse pessoal não tem a menor noção do risco que correm expondo publicamente os seus números de telefones. Acreditem... sei do que estou falando.

    Na minha opinião essa prática de usar o fórum para ingressar em grupos de whatsapp deveria ser banida, ou os administradores de grupos deveriam exigir que estas pessoas assumam um compromisso de também contribuírem com o fórum.
    E saibam que essas novidades são modismos, e quando passar, só restarão os fóruns como fonte de consulta e de troca de experiências e informações. Mas, se não tomarmos cuidado, nem isso mais vai nos restar.

    No nosso grupo da Frontier, temos buscado manter o tópico vivo, sempre com alguma nova informação, com algum recorte de alguma notícia ou até com a inclusão de um vídeo novo. Mas eu vejo tópicos importantes aqui sendo abandonados ou com uma participação pífia. Não deveria ser assim.
    Eu acho que deveria haver uma grande campanha de esclarecimento e de divulgação por e-mails em massa convidando o pessoal para uma maior participação no fórum.
    Ou então criar restrições a quem pouco participa, como alguns outros fóruns já fazem (lá fora isso é muito comum), onde você consegue acessar um número limitado de páginas ou não consegue abrir as imagens, por exemplo.

    E vocês, o que acham disso?
    Edumar, parabéns pela sua ótima colocação. Embora eu não tenha o costume de fazer muitas postagens, sempre acesso o Fórum para ver se tem novidades e com exceção de alguns tópicos, a maioria está sem qualquer comentário há muito tempo. Eu mesmo fui ver há quanto tempo não postava nada e constatei que faz mais de 4 anos, pois também fiquei só no grupos de whatsapp.
    O whatsapp tem seus méritos, pois em alguns casos é possível pedir uma indicação, sugestão ou ajuda de qualquer lugar e a resposta é quase imediata, porém em razão do excesso de comentários, fotos e vídeos de assuntos alheios, depois de algum tempo quase não sobra nenhuma informação importante, o que não acontece com o Fórum, onde nada se perde e na maioria dos casos os comentários são pertinentes, objetivos e ficam guardados para que qualquer pessoa possa realizar a sua pesquisa e as consultas sempre que precisar.
    Também concordo que poderia ser feito alguma coisa para trazer os antigos usuários de volta ao Fórum, como enviar mensagens via Fórum e também através dos grupos de whatsapp, fazendo um movimento inverso ao que ocorreu quando muitos pararam de postar no Fórum e migraram para o whatsapp.
    Como eu não sou expert em muita coisa para ficar postando nos tópicos, vou tentar dar a minha contribuição fazendo alguns comentários nos tópicos que eu tenha alguma coisa interessante para expor e também tentar incentivar o pessoal dos grupos de whatsapp a retornarem ao Fórum.
    [ ]´s.
    Nório.
    Ex-Defender 110, Ex-CJ 5- Guincho Mecânico Ensimec, Ex-Tracker 09- lift de 2", ex-Troller T4. SW4 2015, lift 2".

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 136
    Boa noite, meus queridos amigos !!!

    Bem, todos já sabem a minha opinião sobre whatsapp... eu odeio.... kkkkkk.......
    Das poucas vezes que eu entrei no grupo da Frontier pelo whatsapp, acho que uma duas ou três foi para pedir calma por conta de uma provocação qualquer feita aqui no fórum neste tópico, e algumas vezes foi para enviar algum artigo ou texto que me solicitaram ou achei pertinente. Entrar para participar de alguma conversa, realmente me irrita.

    Engano de vocês que fórum vai acabar. É o que funciona, quem sobreviver vai ver a sua ascensão....kkkk.... Escrevam o que estou dizendo.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 136
    Boa noite, meus queridos amigos !!!

    Excelentes considerações!!! Acho que daqui sairá algo bastante construtivo.

    Só para constar, eu odeio whatsapp e sou fã de fóruns, aliás, participo de muitos pelo mundo todo.
    Nada substitui hoje a eficiência de um fórum. Fóruns nunca morrerão.

    Whatsapp é bom só para gritar por socorro "Alguém pode me dizer o que faço agora com o meu DPF entupido no meio da estrada, a meia noite e em uma área de grande incidência de zumbis?" kkkkk......

    Logo que eu tiver mais tempo, vou contribuir com uma visão mais detalhada sobre o que penso disso tudo.

    Uma ótima noite a todos os amigos.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 136
    Citação Postado originalmente por JeepOta Ver Post
    Também concordo que poderia ser feito alguma coisa para trazer os antigos usuários de volta ao Fórum, como enviar mensagens via Fórum e também através dos grupos de whatsapp, fazendo um movimento inverso ao que ocorreu quando muitos pararam de postar no Fórum e migraram para o whatsapp.
    Como eu não sou expert em muita coisa para ficar postando nos tópicos, vou tentar dar a minha contribuição fazendo alguns comentários nos tópicos que eu tenha alguma coisa interessante para expor e também tentar incentivar o pessoal dos grupos de whatsapp a retornarem ao Fórum.
    [ ]´s.
    Nório.
    Parabéns pela iniciativa, meu caro Nório. Uma ação vale mais do que mil reflexões e centenas de debates inúteis. O tal do "eu acho isso... eu acho aquilo..." isso não resolve nada.
    Vamos nos unir e mudar essa situação. Vamos trazer o pessoal de volta e alimentar o fórum com participações mais intensas. Já tenho até alguma experiência com isso... aqui mesmo.... kkkk......
    Esse é o caminho.

  • #8
    Usuário Avatar de JeepOta
    Entrada
    09/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    129
    Agradecimentos: 2
    Andei relendo alguns tópicos antigos e uma coisa que me deixa p. da vida é o sujeito que se cadastra no Fórum, faz uma ou duas perguntas e mesmo depois que alguém responde com a maior boa vontade e cara nem agradece e nunca mais aparece. Tenho certeza que essas atitudes desanimam muito as pessoas que se dispõem a ajudar.
    Será que não há alguma forma para evitar isso?
    Ex-Defender 110, Ex-CJ 5- Guincho Mecânico Ensimec, Ex-Tracker 09- lift de 2", ex-Troller T4. SW4 2015, lift 2".

  • #9
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Posts
    2,218
    Agradecimentos: 71
    Citação Postado originalmente por JeepOta Ver Post
    Andei relendo alguns tópicos antigos e uma coisa que me deixa p. da vida é o sujeito que se cadastra no Fórum, faz uma ou duas perguntas e mesmo depois que alguém responde com a maior boa vontade e cara nem agradece e nunca mais aparece. Tenho certeza que essas atitudes desanimam muito as pessoas que se dispõem a ajudar.
    Será que não há alguma forma para evitar isso?
    Nem se incomode muito com isso, tem coisas piores.

    O tópico da Frontier teve uma época que era invadido por gente que se registrava, ia direto nele e ficava inventando um pilha de problemas na caminhonete. Aí a gente jogava uma armadilha e pegava a pilantragem. Ainda há alguns meses um tentou retornar mas foi logo afastado.
    Outro colega teve um barulho na frente da Frontier dele, e os caras fizeram fila para condenar a caixa de direção, queriam enfiar buchas de poliuretano e sei lá mais o que... e era só um alicate ou outra ferramenta que nem lembro que esqueceram solta na saia de proteção. O colega já rodou quase 100.000km com ela com caixa de direção perfeita.
    É complicado. Tem essas coisas em fórum também, mas mesmo assim ele ainda é bem melhor que o whatsapp em muitos aspectos.
    Youtube também virou outra bagunça. Comentários de fanboys de marcas, concorrentes, gente que quer aparecer, etc.
    Muitas vezes pegamos o vídeo, copiamos no canal do youtube do Clube e repostamos, porque ali bloqueamos os malucos.

    Gente mal educada tem em todo lugar. Fanáticos também. Interessados em fazer nome para oficinas e lojas... isso também tem muito. No nosso grupo um tentou fazer isso, se colocando como o entendido de tudo, que trabalhou na concessionária da e que os caras eram porcos, não sabiam nada, eram incompetentes, mandavam tudo pra ele, etc...
    O Leo deu um print nas mensagens e enviou para a tal concessionária, nem posso dizer aqui o que o gerente disse do infeliz... Foi-se do grupo.

    É muita coisa para controlar, mas pelo menos aqui tudo fica registrado para consulta de todos. Como você faz para achar alguma informação no whstapp? Tem que descobrir um grupo, entrar nele, e nada vai estar lá, tudo vazio, e sair perguntando algo que muitas vezes o pessoal já está de saco cheio de responder.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 136
    E então, meus queridos amigos?
    Falou-se muito... concluiu-se pouco.... kkkkk....
    Qual a sugestão? Acho que impedir o fórum como ponte para acesso aos grupos já seria um bom começo.
    Limitar o acesso somente aos membros cadastrados também seria outro caminho interessante.
    O que acham?
    Minha opinião, apenas, não quero ser o dono da verdade.

  • #11
    Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Idade
    47
    Posts
    694
    Agradecimentos: 29
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    impedir o fórum como ponte para acesso aos grupos já seria um bom começo.
    Mais um voto a favor aqui

  • #12
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,948
    Agradecimentos: 8
    Concordo Edumar!
    Virei membro do fórum menos de 1 ano que criou e eu era "viciado"....
    Na época logo em 2007 criei o meu tópico "Baeta´s Off Road!" que deu bons resultados hilários que até hoje é um dos + visto do fórum com quase 1 milhão de visitas......!
    Pena que o zap "matou" o fórum, pois vai mudando as tecnologias né?
    Até hoje dou olhada no meu tópico e dá saudades na época do sem "zap" que eu deixava a janela do fórum aberta dia todo!
    Zap é bom instrumento de juntar o povo.... Aqui mantém as lembranças antigas que nuncam serão apagadas!
    Cada passeio e trilhas eu postava logo em seguida....!
    Logo vou botando as fotos do passeio que ando fazendo por aqui...!
    Sou totalmente favor do 4x4Brasil........
    Ideal é criar app do fórum para Ios/Android para postar logo nos tópicos sem usar o PC!
    Modernidade cresceu muito, pois tenho maquina Nikkon D5000 que uso as x, pois tirar com iphone 11 e guardar, logo postar no app do fórum 4x4BR...Seria lindo!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Para reflexão!!! Jeep Renegade diesel X lei brasileira
      Por rfdex no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 46
      Última resposta: 10/07/2021, 13:02
    2. Reflexão
      Por André Cajarana no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/07/2011, 14:47
    3. reflexão
      Por Barao de Castro no fórum Humor
      Respostas: 4
      Última resposta: 14/12/2009, 23:05
    4. Reflexão: Fábula da galinha vermelha
      Por Tio Eddie no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/01/2009, 15:44
    5. Reflexão sobre o ORKUT!! Leiam....
      Por Lucas Nassif no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 11
      Última resposta: 11/07/2007, 16:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade