x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1

    malucos de plantão




    Olá pessoal, nesses últimos dias ando com algumas idéias malucas sobre combustível para abastecer nossos jipes. Com a especulação do álcool e do petróleo, fica cada vez mais difícil não judiar do bolso na hora de abastecer, não é mesmo ? Se eu não me engano, na busca por alternativas, um sujeito do sul adaptou um trator (ou jipe) movido a diesel para encarar como combustível ÓLEO DE FRITURA USADO OU GORDURA que, através de processos químicos, transforma-se em biocombustível. Dizem que sai do escapamento cheiro de coxinha ou pastel.
    Fiquei imaginando alternativas inclusive ecológicas para mover nossas carangas e além do próprio álcool, pensei também na possibilidade do hidrogênio. Não estudo química nem engenharia, minha ignorância nesses assuntos é quase total, mas fiquei imaginando... Será que é posssível substituir o GNV que está no cilindro do jeep por hidrogênio ? Pesquisando por aí, descobri que o pessoal usa o h2 para alimentar baterias que por sua vez fazem funcionar motores elétricos. Existe até uma empresa no Brasil chamada Unitech que pesquisa esse tipo de célula de combustível. Já existem também alguns busos que rodam aqui em São Paulo com essa nova tecnologia. Mas por que não adaptar um motor para rodar diretamente com hidrogênio ? Para produzi-lo, poderíamos montar um equipamento que realizasse eletrólise em grande escala e para alimentar essa parafernália (inclusive os compressores), energia solar (ou eólica) ! Como o produto da "queima" do h2 seria água e como usaria energia solar para produzir gás hidrogênio, teríamos praticamente um sistema totalmente ecológico e acredito eu, a um custo extremamente baixo !
    Engenheiros, químicos e entusiastas de plantão, é possível adaptar um motor movido a combustão ou um motor de ciclo diesel para rodar diretamente com hidrogênio (aproveitando a tecnologia empregada no GNV) ? Quais seriam os possíveis problemas que iríamos enfrentar ?
    Tudo bem, parece uma viagem muito grande, mas sei lá...
    Abraços !


    CJ-5 1965 podre - em dias de temporais, chove mais dentro do que fora !

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Existem varias pesquisas neste sentido.
    Dentre os problemas encontrados existem o alto custo de obtencao do gas e a seguranca na manipulacao e estocagem do mesmo.
    A queima em si e viavel e libera muita energia, entre 2,5 a 3,1 vezes mais se comparada com a mesma quantidade em gasolina, mas atualmente fala-se muito em celula de combustivel como sendo a melhor alternativa devido ao fato de se obter energia eletrica. Ou seja, utilizar motores eletricos ao inves de combustao interna. Os motores de combustao ficam a desejar quando o assunto e rendimento.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    jeep4x4podre,

    A BMW tem modelo rodando na alemanha com hidrogenio.É um motor a gasolina que queima hidrogenio(qualquer motor a gasolina pode fazer isso).O problema é conseguir o Hidrogenio , a armazenagem também é complicada.

    Homero

  • #4
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    e a obtenção de hidrogênio por eletrólise ainda não é viável economicamente. Além limitações técnicas, o que mata é o custo. Você gasta muita energia elétrica para se obter 1 litro de hidrogênio por eletrólise.

    Flávio

  • #5
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Quer a gente deseje oiu não o real futuro dos automóveis é serem movidos a eletrecidade. A forma da obtenção ou armanzenamento desta energia é que será a chave da tecnologia que se transformará em padrão assim como a gasolina e o diesel são hoje.
    A real dificuldade hoje nem é obter energia. É acumular. Nossa tecnologia de acumuladores é péssimas e está várias décadas em relação a outras áreas pois só começamos a investir em pesquisas massivas nesta área após a populartização dos celulares que são bons consumidores de energia e tem de ser pequenos e leves. Mas mesmo assim ainda não sabemos fabricar baterias que prestam não. O melhor que fazemos ainda é grande e muito pesado. E hoje este é o fator limitante em um carro elétrico e não a eletrônica ou qualquer outra área.
    As células de hidrogênio são hoje uma alternativa com chanches de se tornar economicamente viável pois vivemos em um mundo se fusão nuclear (esta é a energia mais limpa e no futuro será a mais barata) e o sistema acumula mais energia com menos peso e custo de tão ruins que são nossas melhores baterias.
    Na California, o Exterminador do Futuro (Arnaldo e SuasNega) criou uma auto estrada com postos de abastecimento de hidrogenio para viabilizar a implantação da tecnologia no restante dos EUA. Por lá os caras tão se mexendo e os carros rodando na Rodovia são so testes das montadoras....
    Mas, em contrapartida, o primeiro reator nuclear a fusão fria já está em construção e estima-se que ficará pronto em menos de 10 anos (não tenho informações muito atualizadas disto). Na era da fusão, poderemos obter quantidades massivas de energia sem os temidos lixos nucleares.... Será um grande avanço para a humanidade... podemos dizer até que será como quando mudamos do vapor para a eletrecidade...
    Os padrões do o quanto poderá ser gerado e consumido vão mudar radicalmente e tudo no mundo passará a ser elétrico, não só os carros, pois a energia será muito barata pois será extremamente abundante....
    Como os carros a hidrogênio também são elétricos no final das tantas, reforço o que disse no início do post... os carros do futuro (e até aviões) serão elétricos... só resta saber como irão acumular esta energia e como irão reabastecer.

    []s futuristicos pensando nos carros dos meus netos....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade