Colegas
Estou mudando a película (insufilme) da minha RAV4, e andei pesquisando sobre as antivandalismo. Tem diversas marcas e opções, mas pela minha pesquisa as melhores são 3M (série ultra). A instalação custa, em média, 600-800 reais (desmontando o forro).
Tem vários videos no Youtube sobre o assunto.
De todos os lugares de instalação que pesquisei, ninguém instala na traseira. Argumento: em caso de acidente tem um vidro "quebrável".
Na minha visão:
Vantagens:
1. Antiroubo (sem arma de fogo, claro!) em semáforos e em congestionamentos.
2. Antifurto??? não sei, pois se o vidro traseiro é facilmente quebrável, de nada resolverá.
3. Segurança em termos de estilhaços em acidentes de carro.
Desvantagens:
1. Em caso de acidente, os bombeiros tem dificuldades em quebrarem os vidros laterais, dando o primeiro atendimento. Dependendo do acidente de carro, 1s a mais é a diferença entre vida e a morte. Os instaladores dizem que em acidentes, a porta se deforma de forma que possa ser facilmente aberta. Mas do que sei, isto é uma das condições. Fora, em caso extremo, o carro cair no rio. Se fosse 100% seguro em acidentes, colocariam película na traseira.
2. 2x a 3x mais caro para instalar do que um bom insufilme.
3. Para o antivandalismo funcionar, os vidros devem estar fechados.
Estou abrindo este tópico para discutirmos sobre isso, e também quem já possui ou já passou por situações com esta película, que possa nos contar as experiências aqui.
J.