x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0

    Projeto: Mini trator agrícola com peças automotivas!




    Olá amigos!
    Venho aqui mais uma vez pedir a ajuda dos amigos da 4x4brasil!
    Bom, eu estou terminando o curso de engenharia mecânica na UFES (ES), e estou com um problema:
    Existe uma matéria (Equipamentos mecânicos e industriais) que eu estou cursando agora que esta me dixando meio louco:
    O professor mandou meu grupo projetar um micro trator articulado(como uma carregadeira) usando peças automotivas!
    Eu já fechei com o motor(VW a ar da kombi) mas a parte tratora está difícil!
    Pergunto:
    Vocês saberiam me dizer o preço do diferencial completo mais barato fabricado hoje em dia? Tem que ser de produção normal e não muito caro, e ser fabricado em série. E uma caixa de marchas?
    O conjunto vai ser acoplado por meio de correntes pra aumentar a redução(dif. - caixa)!
    Grato pela atenção.
    Rodolpho.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    a inspiração é no modelo TM (Muiller) dois eixos rígidos que altera a direção em razão da articulação.

    bom voce não disse se tem que ser extremamente robusto ou só meia boca.

    existem os dana 44 que equipam muitos carros. acho que esses de f1000 poderiam aceitar até rodado duplo, desde que de diâmetro reduzido. aceitam ainda uma infinidade de relações, o que pode ser útil para o seu "tratorzinho" o que aumentaria a capacidade de tração. câmbio também, mas voce vai precisar de reduzida, talvez compense pesquisar cambios robustos de veículos off-road.

    o preço desses produtos novos voce encontra em qualquer autopeças, se acessou aqui, acho que quer saber o preço deles usados. bom, isso pode variar muito, mas um diferencial usado de f1000, em bom estado, deve estar girando entre R$ 1000,00 a R$ 2.500,00, ou até mais. eu sei que há uma margem muito grande nos preços que falei, mas como são produtos usados, o preço varia de região pra região, de ferro velho pra ferro velho, de ocasião pra ocasião e até depende da cara do fregues.

    abraços.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    em tempo - acho, entretanto que os dana maiores poderiam ser mais robustos - para comprar usados também é fácil, mas para a linha de produção, posteriormente, vai encarecer bem.

    abraços.

  • #4
    Diferencial traseiro das F 250 tem bom preço em lojas de peças usadas.E são muito fortes.

  • #5
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Quais são os requisitos básicos?

    As limitações são só financeiras ou mecânicas? (tem q haver viabilidade econômica?)


    Ele tem q cumprir alguma função específica?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/05/2004
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    687
    Agradecimentos: 0
    acho que mudaram esse tópico de lugar, salvo engano, quando respondi estava lá no cj.

    melhor avisar o cara que, pelo jeito, é novo aqui e não vai conseguir encontrar.

    abraços.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos!
    Bom, o projeto é mais um exercício de imaginação, já que não vai sair do papel, mas eu achei muito legal!
    O trator terá a limitação por preço e por utilização. Já andei olhando o preço do dif. traseiro da S-10 a diesel na concessionária e fiquei meio bambo: R$ 8.756,27 cada um!! Só ai já são R$ 17.000 cruz credo! Ainda temos o problema com a caixa de marchas, não sabemos qual usar...
    Diante disso, nos limitamos o preço de custo em uns 30 ~ 35 mil reais. O trator terá uma plaina dianteira para empurrar terra e deverá puxar um reboque. Com o motor vw a ar e as reduções prevemos uns 40 kgfm de torque nas rodas! O trator vai ter 3 metros de comprimento e vai ser articulado no meio, usará pneus de trator mesmo 7.00 x 16 2 lonas. A tração será por meio de cardãs e corrente.
    Assim que o desenho ficar pronto eu posto ele!
    Valeu a todos que responderam e lembrando que o projeto preve a fabricação em série, portanto não vale ferro velho.

  • #8
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    Podes usar uma caixa de transferencia de CJ...

  • #9
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,909
    Agradecimentos: 36
    Vou te passar a minha idéia, vc pode usar uma caixa de marchas transversal e coloca-la longitudinal no trator ( eu estava fazendo isto numa gaiola), fazendo isto vc já teria uma certa redução ( depende dos diferenciais) e ligaria os semi eixos da caixa nos diferenciais ( uala !!!! 4x4 WD).
    Ajudei?????
    Flávio...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore
    Vou te passar a minha idéia, vc pode usar uma caixa de marchas transversal e coloca-la longitudinal no trator ( eu estava fazendo isto numa gaiola), fazendo isto vc já teria uma certa redução ( depende dos diferenciais) e ligaria os semi eixos da caixa nos diferenciais ( uala !!!! 4x4 WD).
    Ajudei?????
    Flávio...
    Excelente idéia!

    Já havia pensado nisso, mas iria usar só uma das saídas da caixa bloqueando a caixa de satélites e isolando a outra para uma melhor tração. Só falta saber qual caixa usar!

  • #11

    Entrada
    11/10/2018
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    55
    Posts
    0
    Agradecimentos: 0
    pessoal
    eu encontrei este topico
    meu caso estou iniciando projeto mini trator agrucola para uso em meu sito
    porem queria montar um modelo robusto, para trabalho
    seria possivel me auxiliar?

  • #12
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Toda parte de mecanização de um jipp willys com motor Agrale diesel .Caixa de marcha será acionada através de correia.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade