Hoje ao assitir o Programa Mundo 4x4 do Canal Rural, me chamou a atenção um interessante filtro testado pelo Chakal e fabricado por uma empresa gaúcha. Trata-se do Filtro Kleenoil Mueller fabricado pela Relub que promete filtrar até 10x mais o óleo lubrificante de motores, retendo particulas de até 1 microm, aumentando a vida útil do lubrificante e obviamente do motor.
Achei o invento bem interessante (Até porque pelo que foi divulgado não é nada novo e vem sendo usado a bastante tempo), por isso resolvi compartilhar com os amigos caso ainda seja novidade por aqui.
Vi o programa de hoje, entrei no site para olhar os anteriores e vi esse filtro com a proposta bem interessante, estou na dúvida se alguém jás testou?
Sem falar que o cara é uma lenda do off road brasileiro. Abraço para o pessoal e suas viaturas.
É caro pra instalar num carro de passeio, mas entenda que isso foi desenvolvido para máquinas de serviço pesado e um equipamento desses acaba representando uma economia bem grande em termos de manutenção e custo operacional.
Achei caro... R$ 1500,00, fora os refils que não sei o preço.
Opa.
Na verdade seria um pouco mais barato, pois utilizaríamos em nossas viaturas o filtro para carter de até 10 litros que custa R$1300,00.
Se considerarmos que a cada troca de óleo com 5K o custo fica torno de R$120,00 (7 litros de óleo a R$12,00/l, mais R$40,00 do filtro) e que com uso desse filtro só haveria troca a cada 50K, o preço quase empata.
Entretanto, se conforme disse o Mueller, essa microfiltragem aumenta a vida útil do motor em até 10 vezes, ai a coisa muda de figura e o investimento vale a pena.
Outro produto que achei interessante é o Teccon.
Entrei em contato com a Relub para saber quantidade do produto x quantidade de combustível e periodicidade de uso.
Abs
A proposta do filtro é garantir a integridade do óleo não é?????
Apesar disso, será que vale a pena estender tanto assim as trocas de óleo????
Não se deve levar em conta que existem muitas intempéries que podem afetar no desempenho do óleo, independentemente de uma boa filtragem?????
Por mais que esse equipamento garanta um bom resultado, e que se justifique sua instalação, será que é sensato manter o mesmo óleo no motor por tempo maior que o recomendado????
Tô questionando isso porque um carro acaba tendo um comportamento muito diferente de uma máquina agrícola, ou estacionária em termos de funcionamento......rotação constante, temperatura constante, tempo de funcionamento ininterrupto por período maior etc etc etc....
Assim, penso que é válido sim instalar um equipamento como esse, mas que fique claro que não é tão milagroso assim, e mesmo o óleo sendo filtrado com mais eficiência, não é garantia de durabilidade muito maior.
Portanto mesmo instalando, penso ser sensato aumentar o intervalo de troca mas no máximo em 10% ou 20% e não em 1000% como foi comentado acima....
Concordo com o Renato!! Também outro detalhe: quanto menor a partícula que o filtro retém, maior quantidade, maior saturação. Em quanto tempo este filtro satura? E quando satura, não vai dificultar a passagem do óleo??
abs
Caio
Postado originalmente por Renato Fraga
Vamos discutir um pouco....
A proposta do filtro é garantir a integridade do óleo não é?????
Apesar disso, será que vale a pena estender tanto assim as trocas de óleo????
Não se deve levar em conta que existem muitas intempéries que podem afetar no desempenho do óleo, independentemente de uma boa filtragem?????
Por mais que esse equipamento garanta um bom resultado, e que se justifique sua instalação, será que é sensato manter o mesmo óleo no motor por tempo maior que o recomendado????
Tô questionando isso porque um carro acaba tendo um comportamento muito diferente de uma máquina agrícola, ou estacionária em termos de funcionamento......rotação constante, temperatura constante, tempo de funcionamento ininterrupto por período maior etc etc etc....
Assim, penso que é válido sim instalar um equipamento como esse, mas que fique claro que não é tão milagroso assim, e mesmo o óleo sendo filtrado com mais eficiência, não é garantia de durabilidade muito maior.
Portanto mesmo instalando, penso ser sensato aumentar o intervalo de troca mas no máximo em 10% ou 20% e não em 1000% como foi comentado acima....
Trocamos essa semana o óleo motor diesel, na concessionária, a R$ 7,00 por litro, e o preço do filtro, mais R$ 13,00. Próxima troca daqui uns 5000 km.
Não acho vantagem, mesmo que ele filtre até 200 vezes mais que qualquer filtro, uma vez que o óleo também tem validade, e pode ser contaminado com outras coisas como a água (o filtro tira água também?)
Não me parece uma boa idéia deixar o mesmo óleo no motor por muito tempo, independente da quilometragem...
Eu tambem ví esta materia no mundo 4x4, eu achei otimo este filtro, ele compensa comprar para fazer filtragem do nosso oleo diesel, talvez para o oleo do motor não seja tão nescessario.
Há diversos relatos aki no forum sobre diesel contaminado principalmente para o lado da argentina, houve ate um relato que um companheiro ficou um certo tempo parado em uma cidade durante uma expedição(fora do brasil)por conta do diesel contaminado.
Esse filtro seria bem ultilizado para quem vai para uma transamazonica, que anda praticamante dentro da agua correndo risco de contaminação do diesel.