x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de oliveiraideal
    Entrada
    11/10/2008
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    34
    Posts
    704
    Agradecimentos: 0

    Diferenciais "desconhecidos" do omega. T case Niva e posicionamento do motor




    Prezados, gostaria de ajuda em umas informações básicas..

    Comprei estes dois diferenciais que postei aqui nessas fotos.. gostaria de entender este tipo de relação de voltas do motor.. e o mesmo acontece com a caixa de transferencia do NIVA que também comprei.. e também como ficarão as rotações do motor se eu utilizar a caixa do chevette 4 marchas ou de 5 marchas.

    Resumindo:
    1 - Gostaria de saber a relação de voltas do cardan x voltas da homocinética dos diferenciais..
    2 - Gostaria de saber a relação da caixa de transferencia..
    3- a Relação da caixa do chevette 4 marchas.
    4 - a possibilidade de colocar o motor na traseira, o que terei de fazer, ou se não precisará de nada..
    5 - O que terei de modificar no cambio 4 marchas se não quiser ter muita manutenção depois
    6 - O que terei de modificar no cambio 5 marchas se não quiser ter muita manutenção depois
    7 - Como ficará a velocidade máxima dos cambios 4 e 5 marchas com um motor ap de 5 mil rpm finais (não quero saber forcando muito o motor)
    8 - Tipo de carburação melhores ou injeção.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Diferenciais "desconhecidos" do omega. T case Niva e posicionamento do motor-diferencial-1.jpg   Diferenciais "desconhecidos" do omega. T case Niva e posicionamento do motor-diferencial-2.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    bom amigo, para usar motor traseiro e t case do niva não presisa modificar nada pois ela é integral e solteira....

    as relações se ninguém lhe fornecer eu procuro no material que tenho em outro pc e amanha posto....e calculo a relação para você...e dos diferencias ta na plaquete é o ratio 3,9/1

    e no cambio 4 marchas, que eu uso o que pode encomodar seria a trava da ré, apenas uns pingos de soldas já resolve, no meu topico tem a gambiarra que tem que fazer.....já a 5 marchas eu não sei...

    e qual o tamanho de pneus que pensa usar...

    e injeção é claro que é muito melhor ,o funcionamento, e não afoga nas inclinações.....4 bicos é melhor ainda

    desculpe não poder responder tudo mas estou indo para a facul.....

    valew e boa sorte.....
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro.SC
    Entrada
    13/01/2011
    Local
    Cocal do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Também tenho dois diferencias de omega (para possivel adaptação).
    Depois q li teu tópico fui abrilos hehehe. pq não sabia direito sua relação...que até então pra mim era 3,15/1, mas este é do omega 4.1.
    O meu é igual ao seu 3,9/1 coroa 39 e pinhão 10. Parece ser o mesmo usado nos omegas 2.0 e 2.2.
    No omega 3.0 a relação é 3,7/1 (se minha pesquisa não estiver errada...)

    Aí vem minhas dúvidas????
    -Qual seria o melhor para se fazer uma gaiola 4x4?
    -3,9/1 não fica muito reduzido?
    BEM DE LEVE...

  • #4
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Alessandro.SC Ver Post
    Também tenho dois diferencias de omega (para possivel adaptação).
    Depois q li teu tópico fui abrilos hehehe. pq não sabia direito sua relação...que até então pra mim era 3,15/1, mas este é do omega 4.1.
    O meu é igual ao seu 3,9/1 coroa 39 e pinhão 10. Parece ser o mesmo usado nos omegas 2.0 e 2.2.
    No omega 3.0 a relação é 3,7/1 (se minha pesquisa não estiver errada...)

    Aí vem minhas dúvidas????
    -Qual seria o melhor para se fazer uma gaiola 4x4?
    -3,9/1 não fica muito reduzido?
    bom amigo, a melhor relação eu nao saberia lhe dizer, pois vai variar pelo tamanho dos pneus, mas eu uso 43/8 que dá, 5,375 e pneus 235/75/15 e a 1ª é pouca coisa mais curta que a do cambio vw com reduzidas que eu usava antes, e eu tambem tenho o 53/9 que da 5.88 mas eu só tenho um se eu arrumar outro talvez use na minha gaiola.....

    valew.....
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #5
    Olá Oliveira, eu uso essa especificação na Máquina Blue! O melhor diferencial é mesmo esse que tu tem, o 3,9:1, se utilizares a caixa do Chevette quatro marchas como eu aí está tua relação final, os pneus não interferem no cálculo, porém interferem na transferencia de potência para o solo, quanto menor mais força e menor velocidade, quanto maior mais velocidade e maior esforço sobre os semi-eixos! Se utilizares a caixa com cinco marchas as relações das primeiras quatro marchas são iguais e a quinta já está aí na descrição.
    Aí está a relação da máquina marcha por marcha!

    Com a tração em velocidade:
    1ª-17.55:1
    2ª-10.11:1
    3ª- 6.45:1
    4ª- 8.31:1
    5ª- 3.93:1
    Ré -17.78:1

    Em reduzida:

    1ª-31.16:1
    2ª-17.95:1
    3ª-11.46:1
    4ª- 8.31:1
    5ª- 6.98:1
    Ré-31.58:1

    isso multiplicando o diferencial 3.9:1 pela T-case Niva 1.2:1 e 2.13:1 e a caixa Chevette! Te parece bom?
    abç, Cesar

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa!

    Em relação ao diferencial.

    3,90:1, significa que o cardam/pinhão girará quase 4 voltas, para 1 do pneu/coroa.

    Veja as relações para carros a gasolina:
    8x43 = 5,375 - Jeep relação curta
    9x44 = 4,89a - Jeep
    11x47 = 4,27 - Rural
    11x45 = 4,09 - Troller
    12x47 = 3,92 - ---

    11x41 = 3,73 - Itamarati
    13x46 = 3,54 - F1000 motor 229
    13x43 = 3,31 - Dodge V8 (se não me engano)
    14x43 = 3,07 - F1000 turbinada (o pessoal coloca essa)
    15x45 = 3,00 - F1000 turbo de fábrica

    Bem se colocar pneus grandes, só arrancará na descida.
    Vai ficar muito longo.
    A 3,90:1 já é para motores de baixo giro, com torque em baixa.

    É a minha opinião.

  • #7
    Usuário Avatar de oliveiraideal
    Entrada
    11/10/2008
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    34
    Posts
    704
    Agradecimentos: 0
    Kim, a relação 3,9 tem que ser multiplicada pela a da caixa do chevette, e também pela T case do niva.. além de aumentar DEMAIS a relação, o conjunto inteiro é praticamente "inquebrável" pois até hoje, é difícil de ver ou escutar falar que um diferencial quebrou, ou que uma caixa do chevette partiu dente, ou que a T case estourou.. todos os componentes que vou utilizar, assim como o nosso amigo César utilizou, são componentes com uma durabilidade BASTANTE acentuada..

    A propósito césar.. como tu fizestes a adaptação da saida da T case para os diferenciais e da caixa para a T case?

    Qual foi o conjunto que tu utilizastes para fazer o conjunto de frenagem? foi o mesmo do omega a disco? ficou muito difícil a adaptação? quero fazer dois duplos A para a gaiola futura.. vou testar primeiramente o primeiro duplo A nesta minha gaiola.. hoje (se der tempo) vou comprar uns discos de corte, umas proteções e vou cortar boa parte da dianteira da minha gaiola.. daí na semana vou mandar cortar algumas peças para começar o dimensionamento da duplo A, planejo aumentar a distancia dela do solo de uns 26- 28 centímetros para uns +- 35 cm que é o ponto mais alto que ela ficaria se ficasse 100% com o assoalho reto obrigado!

  • #8
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por oliveiraideal Ver Post
    Kim, a relação 3,9 tem que ser multiplicada pela a da caixa do chevette, e também pela T case do niva.. além de aumentar DEMAIS a relação, o conjunto inteiro é praticamente "inquebrável" pois até hoje, é difícil de ver ou escutar falar que um diferencial quebrou, ou que uma caixa do chevette partiu dente, ou que a T case estourou.. todos os componentes que vou utilizar, assim como o nosso amigo César utilizou, são componentes com uma durabilidade BASTANTE acentuada..

    A propósito césar.. como tu fizestes a adaptação da saida da T case para os diferenciais e da caixa para a T case?

    Qual foi o conjunto que tu utilizastes para fazer o conjunto de frenagem? foi o mesmo do omega a disco? ficou muito difícil a adaptação? quero fazer dois duplos A para a gaiola futura.. vou testar primeiramente o primeiro duplo A nesta minha gaiola.. hoje (se der tempo) vou comprar uns discos de corte, umas proteções e vou cortar boa parte da dianteira da minha gaiola.. daí na semana vou mandar cortar algumas peças para começar o dimensionamento da duplo A, planejo aumentar a distancia dela do solo de uns 26- 28 centímetros para uns +- 35 cm que é o ponto mais alto que ela ficaria se ficasse 100% com o assoalho reto obrigado!

    realmente é resistente, mas eu já vi quebrar caixa satelite de um omega 2.2 mas qualquer coisa blocante 48 já resolve.....

    da para calcular a velocidade final mas sem a bitola dos pneus não tem como.......

    o calculo que eu sei para 1000 rpm's calcula a circunferência em mm multiplica por 0,06 e divide pelo escalonamento, tcase e diferencial

    depois multiplica pelo giro desejado tipo 6500 rpm (6.5)

    como eu disse eu uso 43/8 que dá 5,375 e pneus 31pol com as garrasa e caixa do chevette 4 marchas, e fica quase a mesma coisa que com cambio vw e reduzidas da kombi....

    o que faltou na relação do nosso amigo é o 53/9 que da 5,888 eu tenho um desses se eu arrumar outro vou colocar na dianteira dai acredito que fique bom com motor ap que gira bem...

    o seu vai ficar bem mais longo terá que usar pelo menos um 2.0 para empurrar direito na simples, dependendo do tamanho dos pneus........mas acho que você não vai querer pneus pequenos

    valew e boa sorte
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro.SC
    Entrada
    13/01/2011
    Local
    Cocal do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por oliveiraideal Ver Post
    Qual foi o conjunto que tu utilizastes para fazer o conjunto de frenagem? foi o mesmo do omega a disco? ficou muito difícil a adaptação? quero fazer dois duplos A para a gaiola futura.. vou testar primeiramente o primeiro duplo A nesta minha gaiola.. hoje (se der tempo) vou comprar uns discos de corte, umas proteções e vou cortar boa parte da dianteira da minha gaiola.. daí na semana vou mandar cortar algumas peças para começar o dimensionamento da duplo A, planejo aumentar a distancia dela do solo de uns 26- 28 centímetros para uns +- 35 cm que é o ponto mais alto que ela ficaria se ficasse 100% com o assoalho reto obrigado!
    Oliveira, já pensasse em utilizar toda a suspenção trazeira do omega? Eu estou pensando em fazer isso. Seria bem mais facil...principalmente na gaiola q vc vai construir. Pois não precise dimencionar semieixo, suspenção, freios... Qualquer problema futuro tem peça para comprar. Creio que essa suspensão seja um pouco mais pesada q o duplo A (ponto negativo). Os rolamentos dos cubos de rodas do omega 2.0 são mais baratos que as do 2.2(que tbm não é um absurdo de caro) não sei quanto a durabilidade.
    Daria para utilizar as reduzidas das Kombi para amenizar o problema da gaiola ficar com a relação longa e ganhar altura...

    Abraço
    BEM DE LEVE...

  • #10
    Olá gurizada,
    Uso essa relação na Maquina desde a construção, e olha que dou "pau" na coitada e nunca tive problemas com a transmissão, o que quebra primeiro é a solda do semi-eixo e se esse for muito forte quebra a homocinética, são excelentes "fusíveis", OLiveira tem um cara de Minas Gerais que fez uma gaiola parecida com a Máquina e usa um duplo A na dianteira, a gaiola se chama Cheeta, dá uma olhada que tem por lá tuas soluções, eu usei tudo VW cubos e freios, mas são com circuito hidráullico, não com cabos. Se não encontrares o Cheeta, creio que lá pelo início do tópico da Máquina Blue tem alguma coisa.

    Mali9ski,
    A arrancada da máquina com a relação descrita é incrível, uso pneus BFGobrich 31/10,5 e poderia usar 33/12, só não uso por dificuldade de dobra a direção e pelo maior esforço sobre os semi-eixos. Este verão vou ao Uruguai tentar comprar uma medida rara no Brasil 32/11 se encontrar vai ficar bala!! Mas se não encontrar te garanto que não vou sentir falta, esse conjunto de pneus e transmissão é maravilhoso, e se o Oliveira utilisar o Ap 2.0 como eu, vai ser muito feliz, te garato que não tem Jeep que arranque com mais violencia que a Máquina, talvez pelas características do motor, talvez pelo peso da gaiola. Dá uma olhadinha no tópico da máquina e me deixa por lá tuas oppiniões que podem me ajudar a melhora-la, obrigado.

    Alessandro.SC
    Na Confraria do Buggy temos uma gaiola feita sobre um omega, agregados, suspensões e motor (motor traseiro) funciona muito bem apesar de um pouco mole, mas é muito larga, porém se aproveitar apenas os braços talvez sirva muito bem.

    Oliveira,
    Tens que ligar o eixo mestre da caixa do Chevette a entrada de força da caixa de redução do Niva e tirar dois cardãns para os diferenciais dianteiro e traseiro, de novo, no tópico da Maquina Blue tem isso descrito, dá uma olhada poderá te ajudar.

    Amigos, qualquer coisa estou lá no tópico da máquina, mas como a vida anda corrida assuntos mais urgentes por favor me enviem um e-mail que assim que possa respondo!


    Abraço a todos

    Cesar

  • #11
    Gurizada,
    Aí vai um programinha da Gurgel que calcula velocidade marcha por marcha,
    aproveitem
    Abç
    Cesar
    Diferenciais "desconhecidos" do omega. T case Niva e posicionamento do motor Arquivos Anexos

  • #12
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por cesarferreira Ver Post

    Mali9ski,
    A arrancada da máquina com a relação descrita é incrível, uso pneus BFGobrich 31/10,5 e poderia usar 33/12, só não uso por dificuldade de dobra a direção e pelo maior esforço sobre os semi-eixos. Este verão vou ao Uruguai tentar comprar uma medida rara no Brasil 32/11 se encontrar vai ficar bala!! Mas se não encontrar te garanto que não vou sentir falta, esse conjunto de pneus e transmissão é maravilhoso, e se o Oliveira utilisar o Ap 2.0 como eu, vai ser muito feliz, te garato que não tem Jeep que arranque com mais violencia que a Máquina, talvez pelas características do motor, talvez pelo peso da gaiola. Dá uma olhadinha no tópico da máquina e me deixa por lá tuas oppiniões que podem me ajudar a melhora-la, obrigado.



    Cesar

    Cesar, eu não tinha visto que a simples do niva tem redução, mas ainda fira longa na simples por isso tem que ser pelo menos um 2.0 para empurrar

    e na trilha você anda reduzido direto ou na simples um pouco

    blz amigo vou dar uma passada no seu tópico ainda mais agora que estou concluindo a tração da minha, de uma passa no meu e deixe sua opinião sugestão ou critica

    valew e parabéns pela ''maquina blue''
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor AP 2.0 + flange + cambio + t-case + diferenciais JPX
      Por Mourão GP no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 16/06/2011, 18:51
    2. motor omega 4 cil 2.2 x câmbio omega 5m
      Por jeep5 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/01/2011, 00:15
    3. Chassis, t-case, diferenciais.
      Por Doglair Valim no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 24/08/2009, 13:16
    4. Vendo Niva motor 1.8 kadett injetado cambio omega
      Por Deninson no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 01/02/2009, 16:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade